sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Memória, Aprender e Conhecer

A questão da memória, aprendizagem e conhecimento

A questão da memória e aprendizagem estão diretamente relacionadas com a assimilação do conhecimento via informação em todas as suas formas. Mas em 1959 Guilford (1) mostrou a relação entre a mediação da informação a função memória e da cognição possibilitando a geração do conhecimento. O modelo de Guilford de aprendizado e memória foi utilizado por Jason Farradane em 1963 na construção de seu "Relational Indexing" (3)

Pesquisa com resultados liberados neste janeiro de 2009 vêm comprovar esta configuração de interiorização da informação:

Esta novas descobertas mostram uma condição de funcionamento do cérebro que muda rapidamente entre as as atividade de lembrar e  de aprender, que não podem ser simultâneas  mas cuja combinação é necessária para interações sociais, o dialogo, a troca de enunciados com um outro e  interiorização da informação pela escrita em seus diferentes formatos.

A descoberta, de cientistas da Universidade de Amsterdã e da Universidade Duke, foi publicada na Public Library of Science (www.plos.org). Os pesquisadores indicam que existe uma espécie de comutador cerebral para mudar rapidamente a atividade entre o processo de lembrar e o de aprender, que não podem ser simultâneos. (4)

Segundo os cientistas a lembrança  e a aprendizagem  mantêm uma constante concorrência no cérebro do ser humano. Os dois processos não podem acontecer ao mesmo tempo e tentam competir para conseguir  prioridade. Esta região pode atuar como um comutador no cérebro: sua função consiste em mudar rapidamente do modo "aprender" ao modo "lembrar" e vice-versa.

 A ciência da informação usando  achados da Psicologia indicou  este comportamento desde 1959, com as  condições de evidências baseadas na tecnologia da época. (2)

Caso interessar saber mais siga  as indicações da lista abaixo:

(1) Guilford,J.P. , Three Faces of Intellect, Americam Psychologist, v. 14 , n. 8, 1959.

(2) A transferência da informação para o conhecimento (mostra o cubo do conhecimento de Guilford)
http://aldoibct.bighost.com.br/A%20transfInform.pdf

(3) Farradane, J. , Relational Indexing and Classification in the Light of Recent Experimental work in Psychology,  Information Storage and Retrieval, vol 1, pp 3-11, 1963
http://tinyurl.com/ayucmt

(4) Comutador cerebral" faz funções de lembrança e aprendizado acontecerem quase ao mesmo tempo
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u489696.shtml

(AAB)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...