sexta-feira, 5 de junho de 2009

Blog do Ale' Italia


Blog do Ale' Italia

Blog do Ale' Italia



Festa da Republica Italiana 2009 - RJ

Posted: 05 Jun 2009 02:47 AM PDT


Festa da República Italiana – 05 a 07/06/2009 - Forte de Copacabana no Rio de Janeiro

A Festa da República Italiana terá: Música, dança e feira de produtos.


SEXTA FEIRA – 05/06/2009
17:00 hs: Início do funcionamento dos stands

18:00 hs: Abertura com a participação da Banda do 1o. Batalhão de Guardas - Execução Dos Hinos - Palavra do Comandante e do Cônsul Geral - Espetáculo Pirotécnico

19:00 hs: Apresentação Coral ACIB/Rj

19:30 hs: Orquestra Cuba Libre

23:00 hs: Banda Pingos e Gotas


SABADO – 06/06/2009
10:00 hs: Início do funcionamento dos stands

13:00 hs: Banda Sob Medida

17:30 hs: Apresentação Coral Abita/Niterói

17.45 hs: Orquestra Felice Italia

22:00 hs: Show com Mafalda Minozzi

23:00 hs: Grupo Revelação

DOMINGO – 07/06/2009
10:00 hs: Início do funcionamento dos stands

13:00 hs: Orquestra Comander

17:30 hs: Apresentação do coral do círculo italiano/RJ

17:50 hs: Bonanni Italian Show

20:00 hs: Apresentação Grupo Folclórico Arcobaleno-ACRJ

20:30 hs: Continuação Bonanni Show

22:00 hs: Luciano Bruno


Brasil na Bota

Sem encontrar vítimas, FAB inicia 5º dia de buscas por Airbus

Posted: 05 Jun 2009 02:33 AM PDT

A FAB (Força Aérea Brasileira) iniciou o quinto dia de buscas pelo Airbus A330 da Air France, que desapareceu no último domingo (31) quando sobrevoava o Atlântico, com cada vez menos esperança de achar sobreviventes. Nenhum corpo das 228 pessoas que estavam no voo 447 foi encontrado até agora, e as buscas já passam de cem horas.
Somente nesta quinta-feira, os aviões da FAB sobrevoaram 185.349 km quadrados, o que equivale ao Estado do Acre. De acordo com o brigadeiro Ramon Borges Cardoso, diretor do Decea (diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo), as chances de encontrar os corpos dos ocupantes da aeronave são cada vez mais remotas.

"A cada momento diminui a probabilidade de encontrarmos os corpos, porque já estamos com mais de 100 horas do acidente e fica cada vez mais remota essa possibilidade", disse o brigadeiro, em entrevista concedida em Recife (PE).

Para a própria Air France, não há chance de haver sobreviventes do voo, segundo constatação transmitida ontem aos familiares de passageiros pelo presidente Pierre Henri Gourgeon. Um familiares de uma das vítimas contou ter testemunhado a conversa reservada quando foi confortar parentes das vítimas, a pedido das autoridades francesas.
Procurada pela Folha (veja íntegra, somente para assinantes), a assessoria de imprensa da Air France disse que não comentaria o relato e que somente o BEA (departamento de investigação e análise, na sigla em francês) daria informações sobre o acidente.

Busca inconclusiva
Nesta quinta-feira, a FAB informou que os destroços já retirados do Atlântico pelas equipes de buscas não são do Airbus. "Nenhum material do avião foi recolhido. O que nós vimos foram materiais pertencentes a uma aeronave que foram deixados por causa da prioridade de buscas de corpos", afirmou Cardoso. "Até o momento nenhum pedaço da aeronave foi recuperado."

A Aeronáutica informou que não haverá mudanças nos trabalhos de buscas pelo avião, que devem ser reforçados no fim de semana, com a chegada de aeronaves e embarcações da França. Os motivos do acidente ainda permanecem obscuros, inclusive para o órgão francês responsável pela investigação do acidente. O BEA (escritório de pesquisas e análises, na sigla em francês) afirmou nesta quinta-feira que as mensagens automáticas enviadas pela aeronave só ajudam a esclarecer duas coisas: que o avião passou por uma turbulência e uma tempestade.

Há certeza também de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Segundo eles, não é possível precisar a exata velocidade em que o avião voava. Ontem, fontes da investigação ouvidas pelo jornal "Le Monde" disseram que a velocidade "incorreta" de uma aeronave em meio a uma tempestade pode derrubá-lo.

O órgão francês alertou ainda para o risco de "interpretações erradas ou especulação" sobre a queda do Airbus. O BEA deve divulgar novos detalhes em entrevista coletiva neste sábado.
Folha on line

Veneza dá início a Bienal mais "magra"

Posted: 05 Jun 2009 02:11 AM PDT






Obra do fotógrafo paraense Luiz Braga na Bienal de Veneza, 53ª edição


A 53ª edição do evento terá 90 artistas, além de 77 representações nacionais; em 2007, foram 500 artistas, número recorde "O título é "Fazer Mundos" no maior número possível de línguas", explica curador da Bienal, que começa hoje para convidados MARIO GIOIADA REPORTAGEM LOCAL A Bienal de Veneza, mais tradicional exposição de artes do mundo, chega à sua 53ª edição mais enxuta e renovada. Tendo à frente o sueco Daniel Birnbaum, 46, o curador mais jovem da história do evento, a seção principal da Bienal terá 90 artistas, além das 77 representações nacionais. Com entrada para o público do próximo domingo a 22 de novembro, a abertura especial para convidados se estende de hoje a sábado.

Tudo bem mais discreto que a exposição anterior, em 2007, quando o curador norte-americano Robert Storr se orgulhava de destacar que comandava a maior edição da Bienal, com cerca de 500 artistas, entre os exibidos no Arsenale (uma antiga fábrica de cordas) e nos Giardini (onde os países mantêm seus pavilhões).

O recorte de Veneza parece ser mais experimental que o anterior. Storr assinou uma edição considerada por alguns críticos como "museológica", contando com nomes já consagrados em alguns dos principais espaços da mostra.

Já Birnbaum e seu cocurador, o alemão Jochen Volz, privilegiaram artistas com uma obra mais experimental, mesmo sendo de gerações diversas. A seleção vai desde nomes jovens, como a hispano-brasileira Sara Ramo, 34, a medalhões como John Baldessari, 77, e Yoko Ono, 76. Esses dois ganharão o prêmio máximo da Bienal, o Leão de Ouro.

Em entrevista à Folha por e-mail, Birnbaum e Volz dizem que a pluralidade pretendida na mostra é refletida já no seu título: "Fare Mondi, Making Worlds, Bantin Duniyan, Weltenmachen, Construire des Mondes, Fazer Mundos...".

"Um conceito para uma exposição grande como a Bienal de Veneza tem de ser amplo e generoso. Não pode funcionar como tema a ser ilustrado por meio de obras de arte -precisa suscitar perguntas ou conferir um espírito ao projeto como um todo", conta Birnbaum.

"O título desta Bienal é "Fazer Mundos" no maior número possível de línguas. Tem conotações bem diferentes em cada língua. No inglês, por exemplo, ela traz um sentido de trabalho artesanal; já em alemão, soa um pouco bombástico."

Volz, curador convidado da 27ª Bienal de São Paulo (2006) e curador licenciado do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), também destaca o caráter multicultural do evento.

"Em um mundo que tende a ficar cada vez mais homogêneo, é importante apontar para o pluralismo, com todos os problemas de tradução que o acompanham", diz Volz. "Mas não enxergamos nossa exposição como reação a bienais anteriores, embora tenhamos consciência dessa história."

Reformas
A curadoria de Veneza criou novos espaços para tentar surpreender o mundo da arte que passa pela cidade nesses dias. O Pavilhão Italiano, nos Giardini, ganhou novo nome -Palazzo delle Esposizioni-, foi ampliado em 1.000 m2 e vai servir de plataforma para eventos de áreas diversas, como cinema, arquitetura e dança.

Entre os pavilhões nacionais, artistas de peso exibirão obras, como Bruce Nauman (pelos EUA) e Steve McQueen (pelo Reino Unido). Haverá também novidades, principalmente vindas da estreia de países entre as representações, como Montenegro, Mônaco e Gabão.

"Em uma Bienal, é claro que esperamos ver coisas novas. Mas é de suma importância ter consciência de que a arte não é reinventada a cada dois anos", afirma Volz. "Com alguns artistas, você só se dá conta de sua relevância real depois de alguns anos ou décadas."


Mario Gioia
Da reportagem local
(© Folha de S. Paulo)/Italia Oggi

Perito italiano participará nas investigações sobre a queda do avião da Air France

Posted: 05 Jun 2009 02:05 AM PDT

A Agência Nacional de Segurança de Voo (ANSV) confirmou ontem que um especialista italiano participará das investigações para descobrir as causas do desastre aéreo do Airbus A330 da Air France que desapareceu na madrugada de segunda-feira, quando viajava do Rio de Janeiro a Paris. O presidente da ANSV, Bruno Franchi, explicou que a participação do perito atende a um requisito previsto pela legislação internacional, uma vez que dez italianos estavam entre os 216 passageiros a bordo do voo 447. Havia também na aeronave 12 tripulantes. O técnico italiano acompanhará os investigadores franceses do Escritório de Investigações e Análises (Bea), que conduzem os trabalhos. Ainda que o acidente tenha ocorrido em águas internacionais, o governo francês ficou como responsável pelas averiguações, já que a aeronave pertence ao país.


O perito poderá, de acordo com as determinações da Organização Internacional de Aviação Civil, "visitar a cena do acidente, ter acesso a informações factuais relevantes, participar da identificação das vítimas, assistir ao interrogatório de eventuais passageiros sobreviventes do seu país e receber uma cópia do relatório conclusivo da investigação". O Airbus da Air France desapareceu no Oceano Atlântico após passar por uma forte turbulência. Acredita-se que a aeronave tenha caído após sofrer despressurização e uma pane elétrica.

Extraído da Ansa

Região cria bolsa de estudos em nome de passareira de airbus

Posted: 05 Jun 2009 01:57 AM PDT

A região italiana da Emilia-Romagna anunciou ontem a criação de uma bolsa de estudos em nome de Claudia Degli Esposti, que vivia em Bolonha e estava no Airbus A330 da Air France. Esposti era consultora da Agência de Desenvolvimento da Região da Emilia-Romagna (Ervet) e viajou ao estado do Paraná para participar de uma feira do setor têxtil. Ela havia aceitado o convite de uma delegação paranaense que esteve anteriormente em sua região. Uma outra pessoa que a acompanhava, decidiu antecipar seu retorno. Além dela, viajavam outros nove italianos no voo AF 447, que desapareceu na madrugada da última segunda-feira próximo às costas brasileiras.


A bolsa de estudos será dada a uma jovem pesquisadora "que se dedique aos temas que tenham relações com o trabalho e empenho de Claudia", explicou em uma nota os assessores Duccio Campagnali e Morena Diazzi, que recordaram "com grande afeto o trabalho envolvido de Claudia para tantos projetos importantes projetos". Claudia Degli Esposti "sempre atuou com grandíssimo profissionalismo e capacidade com um empenho em se aprofundar, conhecer e representar internacionalmente o que há de mais significativo no desenvolvimento regional e os valores mais profundos de qualidade social e de solidariedade da região", continuou a nota.


Extraído da Ansa

Jornal espanhol publica fotos de Berlusconi e amigas em mansão

Posted: 05 Jun 2009 01:52 AM PDT


Reprodução da primeira página do El País. Berlusconi aparece com algumas jovens, em sua mansão, na Sardenha. (Foto: Reprodução/El País)


EFE - O jornal espanhol "El País" publica nesta sexta-feira (5) uma série de fotografias das companhias femininas de Silvio Berlusconi em sua Villa Certosa, a mansão que o primeiro-ministro da Itália possui em Porto Rotondo, na Sardenha.

O repórter fotográfico Antonello Zappadu registrou nos últimos dois anos centenas de imagens na Villa Certosa, mas elas foram confiscadas pela Justiça italiana no final de maio.

Nas imagens publicadas pelo diário espanhol, registradas em agosto do ano passado, é possível ver claramente Berlusconi nos arredores de sua residência junto com algumas jovens.

Outras imagens mostram jovens fazendo topless junto à piscina, e é possível ver em uma delas um homem despido.

O único rosto exibido nas imagens é o de Berlusconi, e os de suas convidadas e convidados foram alterados por Zapaddu para preservar a privacidade dos hóspedes da Villa Certosa.

O premiê italiano denunciou Zapaddu à Justiça por invasão de privacidade e tentativa de fraude, depois de o fotógrafo tentar vendê-las à revista "Panorama", ligada a uma das empresas editoriais de Berlusconi.

No final de maio, a Procuradoria de Roma confiscou o arquivo fotográfico de Zappadu, e por isso algumas das fotos, como as publicadas pelo "El País", não são conhecidas da opinião pública.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Posted: 05 Jun 2009 01:43 AM PDT


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...