sábado, 10 de abril de 2010

A Rádio Jornal inicia as comemorações na manhã deste 10 de abril - Imigrantes em Leopoldina, MG


Imigrantes em Leopoldina, MG

A Rádio Jornal inicia as comemorações na manhã deste 10 de abril

Ouça uma parte do programa FAZ, da Rádio Jornal deste sábado, com a participação de Luja Machado e Nilza Cantoni, autores da pesquisa que resultou no evento deste fim de semana em Leopoldina. Estamos comemorando o Centenário da Colônia Agrícola da Constança e os 130 anos da Imigração Italiana em Leopoldina, com o envolvimento de um grande grupo de descendentes dos imigrantes que constituem uma parte importante da nossa história.




.

Imigrantes em Leopoldina, MG


Imigrantes em Leopoldina, MG

A Homenagem dos Estudantes

Posted: 09 Apr 2010 11:27 AM PDT

Os trabalhos dos estudantes de Leopoldina ficarão expostos no prédio da antiga Escola Rural Carlos de Almeida, localizada no pátio da Capela. Pelo que vimos até agora, foram vários os instrumentos de pesquisa utilizados pelos alunos, resultando em textos muito interessantes.

O sucesso do projeto Conhecendo suas Raízes poderá ser observado por todos os presentes ao evento deste fim de semana. Muitos perceberão que, apesar do grande número de sobrenomes já abordados, Leopoldina abrigou muito outros imigrantes descobertos agora, através dos trabalhos dos estudantes do município.

Intérprete do Hino da Itália

Posted: 09 Apr 2010 08:19 AM PDT

Na abertura do evento comemorativo dos 130 anos da Imigração Italiana em Leopoldina e do Centenário da Colônia Agrícola da Constança amanhã, sábado, 10 de abril de 2010, a descendente Rayana Talarico da Silva Lingordo interpretará o Hino da Itália.

Descendente dos Matola, Lingordo, Pacheco, Lammoglia, Morais e Cosini, a bela voz de Rayana ecoará pelo pátio da Capela convocando todos os descendentes a prestarem uma justa homenagem a seus antepassados.

Construção da Capela de Santo Antônio de Pádua

Posted: 09 Apr 2010 05:19 AM PDT




Nesta fotografia vemos a comunidade reunida no pátio da Capela, para cuja construção os imigrantes se organizaram de várias maneiras. A escritura pública lavrada pelo 2º Ofício de Notas de Leopoldina, datada de 21.08.1912 informa que o terreno foi vendido por Jesus Salvador Lomba (Colono do lote nº 4) e sua mulher Maria Magdalena Lomba, constando de uma quarta ou, cento e vinte e um ares de terreno, que fora adquirido do Tenente Francisco Pimenta de Oliveira e sua mulher, confrontando com as terras da Colônia e as que pertenciam a Lino Gonçalves e sua mulher Maria das Dores Netto. 
 
Pela escritura ficamos sabendo que os compradores foram Luciano Borella, Otavio de Angelis, Luigi Giuseppe Farinazzo, Ferdinando Zaninello, Agostino Meneghetti e Fausto Lorenzetto, além da esclarecedora informação de que pagaram quatrocentos mil réis pelo imóvel para nele ser edificada uma Capela consagrada a Santo Antonio de Pádua. Parece evidente que estas pessoas foram apenas os líderes de um grupo que se dispôs a investir na aquisição do terreno e na construção da igrejinha de Santo Antonio de Pádua.
 
----------------------------------------------------------------------
ABRACE ESTA IDÉIA!!!
12 de abril 1910 - 2010
Centenário da Colônia Agrícola da Constança
http://coloniaconstansa.blogspot.com/
----------------------------------------------------------------------

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...