quarta-feira, 16 de junho de 2010

Convite - Rio Grande do Sul


Segue convite para lançamento de meu novo livro: "Criúva, um povoado brasileiro".

Trata-se, resumidamente, de um resgate da História de um Distrito de Caxias do Sul. Pelas suas peculiaridades encontram-se elementos culturais diferentes daqueles relacionados à imigração italiana na região. A temática envolve o início do povoamento dos chamados Campos de Cima da Serra que durante o Século XVIII estabeleceram pontos de passagem dos Tropeiros que transportavam gado para outros Estados, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo."Muitas pessoas não se dão conta de que as Capelas, Vilas e pequenos Povoados também têm História. O interior do Brasil guarda um Patrimônio Cultural incalculável".

Também é apresentada Genealogia dos primeiros habitantes proprietário da extensa Sesmaria Palmeira dos Ilhéus, numa combinação de portugueses-açorianos com paulistas.

O lançamento faz parte da programação do Seminário Integrado Origens de Caxias do Sul, realizado na Faculdade da Serra Gaúcha (rua Os 18 do Forte, 2366, Caxias do Sul, RS - fone (54) 2101-6000, ).

Data: 9 horas, dia 18 de Junho de 2010.

Na oportunidade o autor participará do evento com a palestra "Portugueses, mamelucos e mestiços" na formação étnica da região.

Obrigado.
Luiz Antônio Alves
tonybel@uol.com.br
http://www.fuj.com.br/

http://www.cbg.org.br/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...