sexta-feira, 5 de outubro de 2012

5 de outubro de 1903 - Leopoldina, MG

 

5 de outubro de 1903

Morre em Recreio, Ignacio Ferreira Brito.

Filho de Manoel Ferreira Brito e Maria Josefa da Silva, com seu irmão Francisco Ferreira Neto foi fundador do distrito de Recreio.

Foi proprietário da Fazenda do Recreio, contígua à Fazenda das Laranjeiras, da qual foram desmembrados também os terrenos cedidos à Estrada de Ferro Leopoldina para passagem dos trilhos e construção da Estação.

Em janeiro de 1864 tomou posse como Juiz de Paz de Conceição da Boa Vista. Em abril de 1869, comprou uma casa de morada no largo da Matriz daquele distrito. Nesta casa foram realizados atos eleitorais na década de 1880.

Em 1870 foi qualificado como cidadão elegível do Colégio Eleitoral de Leopoldina. Quatro anos depois foi nomeado Subdelegado em Conceição da Boa Vista.

Em 1885 promoveu o aforamento das terras que foram ocupadas pelos primeiros moradores do então Arraial Novo, mais tarde o distrito de Recreio.

Casou-se com Mariana Ozória de Almeida, filha de Joaquim Cezário de Almeida e Luciana Esméria de Almeida. Foram seus filhos Altiva, Ana, Honória, José Augusto, Marcos, Maria Venância, Tereza Flauzina, Constança Egídia e Querino Ferreira Brito.

FONTE: Leopoldina, MG

Newsletter do Blog do Ale' Italia

 

Blog do Ale' Italia


Scuola, riecco gli studenti in piazza

Posted: 05 Oct 2012 03:07 AM PDT

A poco più di un mese dall'inizio dell'anno scolastico, scioperi contro il ddl Profumo. Cortei in tutta Italia: quindici identificati e cinque contusi a Torino, traffico in tilt a Milano


L'anno scolastico è iniziato da poco più di un mese e già gli studenti sono scesi in piazza per protestare contro il "progetto di privatizzazione e la politica dell'istruzione pubblica del Governo". 

 
 
 
 
www.ilgiornale.it/

Il piacere della tavola

Posted: 05 Oct 2012 02:09 AM PDT


IL PIACERE DELLA TAVOLA

Introduzione al gusto ed alla cucina italiana
Da dove viene la fama ed il successo della cucina Italiana, considerata una delle migliori del mondo? Quali sono le sue caratteristiche?

Il Corso propone una panoramica sui costumi dell'alimentazione, attraverso epoche e popolazioni che più hanno influenzato la cultura mediterranea, ed in particolare quella italica. Miti, leggende, antichi riti, dominazioni e guerre, influenze di popoli con culture differenti e distanti. Un grande miscuglio di eventi che ha creato il "mito" della cucina italiana e di un certo modo di intendere il gusto e di stare a tavola. 

Pittura, cinema, teatro, letteratura, musica, hanno contibuito nei secoli a rappresentare e diffondere la grande passione degli italiani per il cibo. Il piacere di stare a tavola, di condividere quel momento speciale, elevano Il "mangiare" a gesto culturale dove ci si apre e si conosce "l'altro". 

Il cibo si trasforma così, da semplice forma di sostentamento a mezzo culturale e di comunicazione.

Il corso è stato suddiviso in due moduli: nel primo si mostreranno i passaggi storici che hanno maggiormente influenzato la cultura italiana del cibo. Nella seconda parte ci soffermeremo principalmente sull'epoca moderna e contemporanea, osservando quali usi, costumi e miti siano cambiati e quali siano rimasti nella nostra epoca contemporanea. Ogni lezione include piccole parti esperienziali che ci aiuteranno ad entrare meglio nel contesto della lezione.

Modulo 1:
- Chi siamo, da dove veniamo? I Greci: cibo degli dei e del popolo; la guerra e Il simposio.
- I grandi banchetti e lo sfarzo dei romani.
- L'abbondanza dei ricchi e la fame del popolo: le feste del medioevo.
- Le influenze religiose; I cibi del cattolicesimo: pane, olio e vino.
- Cultura romana e barbara: la nascita di una cultura "Europea".
Martedì, dalle 19.00 alle 21.00, dal 30.10.12 al 04.12.12.

Il corso è in lingua italiana
Costo: R$ 450,00.
Iscrizioni entro il 26 otttobre 2012
Outras Informações

Casa di Dante - ICIB Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro
Rua Frei Caneca, 1071 (próx. ao metrô Consolação)
Tel.: (11)3285.6933
www.icib.com.br / cursos@icib.org.br

XII Settimana della lingua Italiana nel Mondo

Posted: 05 Oct 2012 02:07 AM PDT

clique para ampliar

IIC San Paolo Newsletter

"É inadmissível que um jovem nascido na Itália não seja italiano", diz Bersani

Posted: 05 Oct 2012 02:03 AM PDT


altObrigar um cidadão de 14 anos a registrar as impressões digitais junto ao Comissariado de Polícia é uma vergonha para o país, afirma o líder do PD

"É inadmissível, humilhante para uma país civilizado com a Itália o fato de existirem jovens nascidos aqui, ou que tenham chegado ao país com três, quatro anos de idade, que frequentam as nossas escolas e não tenham a cidadania italiana, não tenham pátria". A afirmação é Pier Luigi Bersani, secretário do Partido Democrático, e foi feita durante um debate organizado pelo site Youdem e transmitido pela internet.

"Na minha opinião estes jovens são italianos", disse. Bersani classificou ainda como vergonhoso o procedimento com o qual os jovens filhos de imigrantes adquirem o documento de residência no país. "Na minha opinião estes jovens são italianos. É intolerável que um cidadão de 14 anos tenha que registrar as impressões digitais junto ao Comissariado de Polícia. É uma vergonha. Digo a todos os italianos: é uma verdadeira vergonha para nós".

"Acredito  que tenhamos que começar daqui. A Itália deve decidir se pretende ou não estar em um contexto onde se respira modernidade, onde se é italiano mesmo sem ter a mesma cor de pele. Se depender de mim, o caminho será esse", disse o líder do PD.


www.agoranoticias.net

Brasileiro toca com Pino Daniele

Posted: 04 Oct 2012 05:36 AM PDT

Eumir Deodato

 Roma - Depois do sucesso de sua última turnê, o cantor e compositor italiano Pino Daniele volta ao Teatro de Arcimboldi de Milão para seu novo show La Grande Madre Tour, e irá contar com a presença do pianista e produtor musical brasileiro  Eumir Deodato
 .

     No dia 15 de outubro, será a primeira vez que os dois músicos irão tocar juntos.

     O brasileiro ganhou o Grammy de 1974 e trabalhou na produção de mais de 500 discos.

   Daniele ficou conhecido no Brasil por uma versão de Nelson Motta para a canção E Po' Che Fa, gravada por Marisa Monte e que foi tema de novela.

   Para sua nova turnê, Daniele será acompanhado por uma nova banda formada por da Michael Baker, Rino Zurzolo, Gianluca Podio ed Elisabetta Serio.


www.italianos.it
imagem arquivo virtual Google

Prefeito de Verona dá cidadania a jogador brasileiro

Posted: 04 Oct 2012 05:31 AM PDT

Verona - O prefeito de Verona, Flavio Tosi, assinou o atestado de cidadania italiana para o jogador de futebol brasileiro do Hellas Verona Jorge Luiz Frello Filho, conhecido como Jorginho.

     A cerimônia de entrega da constituição e da bandeira italiana aconteceu essa manhã no Palácio Barbieri.

      Jorginho que nasceu há 21 anos e vive em Verona desde seus 15 anos de idade, pediu a cidadania por descendência de seu avô, que nasceu em Vicenza.

     "Estou honrado e orgulhoso por ter sido reconhecido, estou muito feliz. Virei italiano e posso pensar na minha família, minha irmã que também poderá virar", explicou Jorginho.

      Tosi ressalta a história da região e lembra dos 9 milhões de venetos que vivem em outros países.

         "É um prazer saber que um jovem talento seja orgulhoso de se tornar italiano e viver na Itália como um", completou.


www.italianos.it

Escola. Seis a cada 10 estudantes têm como colegas filhos de imigrantes

Posted: 04 Oct 2012 05:26 AM PDT

alt
Pesquisa Istat sobre "A escola e as atividades educativas" constata que a convivência de jovens estrangeiros e italianos ocorre também fora das escolas

As escolas são cada vez mais locais de encontro entre jovens provenientes de culturas diferentes: a maior parte dos estudantes italianos tem companheiros de classe que são filhos de imigrantes e, quase sempre, mantém uma convivência também fora da escola. Este é um dos temas evidenciados no relatório sobre "A escola e as atividades educativas", publicado ontem (4) pelo Instituto Nacional de Estatística.

Citando dados do Ministério da Educação, o Istat revela que no ano escolar 2010/2011 resultavam matriculados nas escolas quase 711 mil estudantes não italianos, cerca de 8% da população discente. A incidência mais alta é verificada na escola infantil (8,6%), elementar (9%) e média (8,8%). Os números reduzem nas escolas secundárias de segundo grau (5,8%), onde porém nos últimos anos o incremento foi maior em comparação com outros graus escolares.

Outras informações que chegam da pesquisa conduzida pelo Istat, para verificar aspectos da vida cotidiana, referem-se às famílias. O levantamento revela que mais da metade dos estudantes de 6 a 17 anos que freqüenta a escola obrigatória ou a secundária de segundo grau tem em classe um companheiro estrangeiro (mais de 3 milhões de estudantes, equivalente a 59,3%). O percentual é mais alto (acima de 78%) no Centro-Norte, onde a presença estrangeira é maior, enquanto no Sul e nas Ilhas não alcançam a 33%.

Somente 1% dos estudantes italianos de 6 a 17 anos freqüenta aulas com maioria de alunos estrangeiros. Um dado que redimensiona o alarme sobre as chamadas classes-guetos, limitando a excepcionalidade de casos como o da escola Lombardo Radice de Milão.

A pesquisa revela ainda que mais de 1 milhão e 700 mil estudantes italianos de 6 a 17 anos (28% do total) encontram colegas de escola estrangeiros hora do horário escolar, um fenômeno que não se diferencia em relação à idade e ao tipo de escola freqüentada. A cota chega a 40% no Norte contra 15,4% no sul e 13,6% nas Ilhas e, segundo o Istat, "isso evidencia que existem momentos de convivência entre italianos e estrangeiros também fora das escolas".

www.agoranoticias.net

Especialistas divergem sobre conceito de nova classe média brasileira

Posted: 04 Oct 2012 05:25 AM PDT

"Essa classe média é uma fantasia que está se criando. Não se define a classe média pela renda, mas pela posição na estrutura populacional", diz economista 

O diagnóstico de ascensão de parte da população pobre à classe média na última década, como defendido por alguns intelectuais e por técnicos do governo não é consenso entre especialistas em desigualdade e estratificação social.
Esses especialistas não negam a diminuição da desigualdade social, a redução da concentração da riqueza, a melhoria da renda dos mais pobres e o incremento das perspectivas desse setor da população. Entretanto, consideram que a renda não é o único fator a ser levado em conta – pesquisa divulgada pelo governo na semana passada classifica como classe média os que vivem em famílias com renda per capita mensal entre R$ 291 e R$ 1.019 e tem baixa probabilidade de passar a ser pobre no futuro próximo.

"Essa classe média é uma fantasia que está se criando", critica Eduardo Fagnani, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Não se define a classe média pela renda, mas pela posição na estrutura populacional", explica o economista que também participa do núcleo de estudos Plataforma Política Social. Segundo ele, o conjunto da população em ascensão ainda depende muito do sistema público de saúde, previdência e ensino e não tem entre as suas despesas o pagamento de escola particular para os filhos, a manutenção de previdência complementar, acesso a plano de saúde privado ou o costume de fazer viagens ao exterior.

Ele lembra que a noção de classe média é associada a determinados padrões de consumo e de formação educacional "que não temos no Brasil, como amplo acesso ao curso superior", disse.

Em linha semelhante, o sociólogo Jessé Souza, autor do livro Os Batalhadores Brasileiros e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), prefere chamar a população em ascensão econômica no Brasil de "nova classe trabalhadora" e critica o ponto de vista estritamente econômico que não considera "condições sociais, morais e culturais", repassados em família, que permitem a "apropriação" de hábitos e comportamentos considerados como de classe média.


Agência Brasil
 www.agoranoticias.net

Sanatoria: Passes de ônibus serão aceitos como prova de presença na Itália

Posted: 04 Oct 2012 05:22 AM PDT

altPasses de ônibus serão aceitos desde que contenham o nome e a foto do interessado

As carteiras de passe ("tessere di abbonamento") para os meios de transportes públicos são válidas para comprovar a presença do trabalhador estrangeiro na Itália desde 31 de dezembro de 2011, um dos requisitos exigidos para a regularização em curso. A informação foi divulgada pela associação de voluntariado Naga, com sede em Milão, que na quinta-feira passada encaminhou a questão ao ministério do Interior e recebeu a resposta da referida Pasta na terça-feira (2).


A iniciativa da Naga, empenhada em evitar que muitos imigrantes acabem na rede dos fraudadores, é conseqüência do aumento, nas últimas semanas, de cidadãos estrangeiros irregulares que recorrem à entidade para tirar dúvidas sobre o assunto. De acordo com o e-mail dos especialistas do Viminale enviado à associação milanesa,  a carteira de passe para transportes públicos é válida desde que "tenha a foto do interessado e seus dados pessoais". Naturalmente, não serão aceitas apenas as carteiras emitidas pela Empresa de Transportes de Milão (Atm), mas também por todas as empresas de transportes públicos da Itália.
 "A prova de presença é ainda um dos pontos mais obscuros da regularização tanto que muitos empregadores ainda não enviaram os pedidos porque não estão seguros se os seus trabalhadores poderão  demonstrar que estão aqui desde dezembro do ano passado. Nós  também aconselhamos os empregadores de esperar os esclarecimentos anunciados pelo ministério", explicam os operadores da associação.

O esclarecimento fornecido pelo ministério do Interior abre o campo para muitos imigrantes que viajam de ônibus e metrô, mas sobretudo atende parte das reivindicações de associações e sindicatos, que defendem que a prova de presença pode ser fornecida também por empresas privadas que desenvolvem um serviço público.

A resposta enviada à Naga estranhamente ainda não entrou entre as FAQs (perguntas mais freqüentes) oficiais do Ministério do Interior. Assim, embora faltem menos de duas semanas para encerrar a regularização, ainda é necessário esperar uma circular com esclarecimentos oficiais para eliminar definitivamente todas dúvidas e que permitir  "uma aplicação homogênea em toda Itália". 

 

ORIUNDI - Edição 456 - Giornalismo fatto con passione

 
newsletter oriundi página do oriundi no facebookpágina do oriundi no twittersite oriundi
Anno 9 - Numero 456 - Venerdì, 05/10/2012
Economia
Causa crisi, un nuovo disoccupato su tre è straniero [it]
In Italia nel 2011 si contano complessivamente 2,2 milioni di occupati stranieri, il 9,8% di tutti i lavoratori. La nazionalità più rappresentata tra i lavoratori stranieri è l...
ORIUNDI FACEBOOK
Economia
Istat: Occupati e disoccupati in Itália [it]
Ad agosto 2012 gli occupati sono 22.934 mila, in calo dello 0,3% rispetto a luglio (-75 mila unità). Il calo riguarda in particolare le donne. Il numero di occupati diminuisce dello 0,3% anc...
Italianos no Exterior/Italiani all'Estero
"Viaggio nelle Marche" per giovani discendenti di emigrati marchigiani [it]
Hanno meno di 30 anni e molti di loro non sono mai stati in Italia. Conoscono le Marche solo dai racconti dei loro nonni che a loro volta li hanno sentiti dai loro genitori. Sono marchigiani di sec...
Spazio dei lettori

O Comitê dos Italianos no Exterior - Comites, Circunscrição Recife, comunica que, em função de adequações financeiras dispostas pelo ministério das relações exteriores da Itália, passa a funcionar nas dependências do consulado da Itália, situado na Av. Domingos Ferreira, 2222, 2º andar, Boa Viagem, Cep 51020-030. Os usuários devem procurar a sra. Risonete Ramos às segundas, quartas e se[ leggi tutto ]
Comites - Recife - contato@comitesrecife.com.br

Ciao, Vorrei sapere, dove si può fare il teste de português, per ottenere la naturalização brasiliana, a Maceió - Alagoas, saluti, Baresi Mario.[ leggi tutto ]
Mario Baresi - mariobaresi@gmail.com

Alemanha: 22 anos após unificação, ajuda ao Leste gera polêmica


 


BrasilAlemanha - De Primeiro Mundo por um Brasil de Primeiro Mundo


1ª Noite da Cerveja Alemã em Santa Cruz do Sul, em ritmo de Oktoberfest.

 

Richard Wagner é tema central de série de eventos promovidos pelo Club Transatlântico

Entre palestras, conversas e pockets opera o Círculo Transatlântico Richard Wagner convida os amantes do compositor alemão para rever a obra do artista a partir do dia 16 de outubro.

Santa Catarina teve única ferrovia brasileira construída com tecnologia alemã

A Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC) contribuiu para o surgimento e desenvolvimento de muitas das atuais cidades do Vale do Itajaí. Pesquisadora diz que avanço da indústria automobilística selou o fim da via férrea.

Casa de Cultura Alemã completa 50 anos em Fortaleza

 

Conheça Santa Cruz do Sul além da Oktoberfest

 

Palestra > Brasil e Alemanha: As indústrias têxteis e suas características

 

Projeto Embaixada da Alegria da 25ª Oktoberfest movimenta Igrejinha, RS

Dezoito grupos participaram da Gincana Oktoberfest Cultura e Tradição envolvendo grupos e comunidade em ações comunitárias de solidariedade e amor ao próximo. Ações beneficiaram 11,7 mil pessoas e 600 animais.

O apoio de seniores alemães - Affonso Ritter Jornal do Comércio, Porto Alegre, 03 10 2012

 

Cristo alemão - Fernando Albrecht
Jornal do Comércio, Porto Alegre - 02 10 2012

Desfile noturno é novidade na 28ª Oktoberfest e Feirasul

Desfiles da Festa da Alegria acontecem nos dias 12, 14, 17 e 21 de outubro e prometem encantar o público através do tema da festa "Trabalho, Cooperação e Fé"

Alemanha: 22 anos após unificação, ajuda ao leste gera polêmica

Em 1989, os estados e o chefe de governo do Leste fizeram uma previsão que, dez meses mais tarde, se revelaria um grande engano. \"O muro ainda vai existir dentro de 50 ou 100 anos, se os motivos para a sua existência não forem eliminados\", acreditava


Central de Notícias BrasilAlemanha. Notícia do portal www.brasilalemanha.com.br - um universo temático à sua espera. Aguardamos sua visita! Mande suas sugestões para contato@brasilalemanha.com.br.

Obrigado!
Sílvio Aloysio Rockenbach, editor
Tiragem desta edição: 84.948 destinatários.

 brasilalemanhabrasilalemanhabrasilalemanhabrasilalemanha

 Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial. 
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

Brasil combate desigualdade da forma errada, dizem analistas

 


BrasilAlemanha - De Primeiro Mundo por um Brasil de Primeiro Mundo


O Cristo Redentor será iluminado com as cores da bandeira alemã

Nesta quarta-feira, em homenagem à Data da Unidade Alemã, feriado que marca a Reunificação da Alemanha após a queda do Muro de Berlim, o Cristo Redentor será iluminado com as cores da bandeira do país – preto, vermelho e dourado.

Experiência de livros em praças encanta bibliotecária alemã


  

Convite: III Encontro de Pesquisadores do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre

 

Violência invade o cotidiano das cidades

"Os governos gastam mais com presos do que com estudantes. ... um detento em presídio federal custa três vezes mais do que um universitário público. E o dos presídios estaduais, nove vezes o que é gasto com um aluno.\"

Condor anuncia novos voos ligando Brasil e Alemanha

A Condor, companhia aérea alemã de baixo custo, que opera a partir de Frakfurt e Munique, anunciou o aumento de seus voos ligando Brasil e Alemanha.

Mulheres no futebol - por Fernando Albrecht, Jornal do Comércio, Porto Alegre

 

Energias renováveis devem responder por 45% da matriz brasileira em dez anos

A meta para o setor é não ultrapassar 680 milhões de toneladas de gás carbônico de emissões absolutas em 2020. Para que isso ocorra, foi feito o planejamento de crescimento de cada fonte de energia a longo prazo.

Tour Estudar e Pesquisar na Alemanha em Florianópolis

Brasil combate desigualdade da forma errada, dizem analistas

Comentário: "Caminhamos muito para o Brasil, mas pouco no contexto internacional. Precisaríamos de mais uns 50 anos neste mesmo ritmo para poder alcançar a desigualdade verificada na Alemanha, que também não é um dos países mais iguais do mundo".

  
 


Central de Notícias BrasilAlemanha. Notícia do portal www.brasilalemanha.com.br - um universo temático à sua espera. Aguardamos sua visita! Mande suas sugestões para contato@brasilalemanha.com.br.

Obrigado!
Sílvio Aloysio Rockenbach, editor
Tiragem desta edição: 84.948 destinatários.

 brasilalemanhabrasilalemanhabrasilalemanhabrasilalemanha

 Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial. 
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...