quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

“Grande Italia 150 anni”


"Em preparação aos grandes eventos de Celebração do 150° aniversário da Unidade da Itália (1861-2011), o Comitato 150 anni, o Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca, o Ufficio Scolastico Regionale per il Piemonte, a Provincia di Torino e a La Fabbrica (agencia de comunicação) promovem um importante projeto educativo, “Grande Italia 150 anni”, destinado às escolas de vários Países nos quais e emigração italiana foi particularmente significativa, entre eles, obviamente, o Brasil.

O objetivo deste projeto, idealizado em ocasião de uma celebração tão importante para a Itália, è criar nos jovens de origem italiana o sentimento de pertencer à grande comunidade italiana, que tanto contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento econômico e cultural do mundo inteiro.

Nesta primeira fase do projeto, um grupo selecionado de escolas, professores e alunos serão chamados a participar de um concurso fotográfico que retrate aspectos importantes da presença italiana no Brasil.

As fotos que serão selecionadas, expressão da visão dos nossos jovens sobre o conceito de “italianidade” no Brasil, farão parte de uma Exposição que será’ realizada no mês de Setembro de 2010 em Turim (primeira capital da Itália), em ocasião da inauguração do ano letivo italiano 2010/2011.

Como importante representante da presença italiana no Brasil, sua colaboração e participação neste projeto é muito valiosa, seja para indicar escolas e professores que poderiam participar como para fornecer aos alunos, em seguida, indicações sobre aspectos culturais, econômicos e sociais que poderiam ser objetos das fotografias.

Para acompanhar o projeto no Brasil foi constituído o Centro de Coordenação “Concurso Grande Itália 150 anos” – La Fabbrica do Brasil, Avenida Angélica 2632, 10 andar – 01228-200 São Paulo SP – tel. (11) 33552200 – e-mail grandeitalia150anni@lfdb.com.br  que estará’ a sua completa disposição com informações mais detalhadas (falar com Mauro Mantica).

Esperamos poder contar com sua participação e colaboração."

Segundo o edital, o concurso é aberto a alunos entre 8 e 19 anos de idade de todas as nacionalidades mas que estejam estudando em território brasileiro; para participar, os professores deverão estimular os próprios alunos a realizar fotografias – acompanhadas de um breve texto (10/15 linhas, em português ou em italiano) sobre a presença italiana no Brasil, passada ou presente; a fotografia pode ser realizada individualmente ou em pequenos grupos, eventualmente com a ajuda de familiares. As fotos e os respectivos textos serão recolhidos pelo professor, que providenciará seu envio acompanhado do modulo de participação devidamente preenchido que será disponibilizado aos participantes; poderá ser fotografado qualquer tipo de testemunho que retrate aspectos importantes da presença italiana no Brasil, de um ponto de vista histórico, cultural e social; serão aceitas também fotos que representem a “italianidade” ou o “made in Italy”; o texto de 10/15 linhas que acompanhará cada foto deverá contextualizá-la e motivar sua escolha.

Colaboração Lea Beraldo
http://www.imigrantesitalianos.com.br/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...