quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Newsletter do Blog do Ale' Italia

 

Blog do Ale' Italia

Imigrantes e locais têm relacionamento complicado na cidade italiana de Rosarno

Posted: 27 Jan 2010 03:58 AM PST

Pobreza faz italianos e os vindos de fora brigarem no mercado de trabalho.     E a presença da máfia calabresa só complica o conflito.

Rachel Donadio
Do New York Times, em Rosarno

Os números oficiais mostram que há 1.600 agricultores nesta cidade, apenas 36 deles italianos. A realidade, exposta pelos conflitos violentos ocorridos aqui no início de janeiro, era muito diferente: cerca de 1.200 estrangeiros, a maioria deles africanos, ganhavam cerca de US$ 30 por dia, sem registro, colhendo laranja e tangerina. Agora que a cidade está sem mão-de-obra estrangeira, as frutas permanecem nas árvores.

Em outros locais, não se pode viver com US$ 30 por dia. Porém, esta é uma das partes mais pobres da Itália, e os moradores locais não ganham muito, mesmo que a maioria não colha frutas.

"Quem está cuidando de nós?", pergunta Maria Amato, de 39 anos, dona de casa. "Até poucos dias atrás, nós não existíamos."

De um ponto de vista geral, a maior revolta de imigrantes jamais vista na Itália – chocante aqui não apenas pelo ira dos imigrantes, pois alguns deles entraram em conflito com moradores locais, mas também pelos ataques a eles por parte dos moradores da cidade – afeta profundamente a difícil evolução da Itália: de um país de emigrantes para um país que recebe imigrantes.



Visto em 11 de janeiro, local onde ocorreram os confrontos entre imigrantes, moradores locais e policiais na cidade italiana de Rosarno. (Foto: The New York Times)

Um pesquisador italiano pede à França para exumar o corpo de Leonardo da Vinci

Posted: 27 Jan 2010 12:44 AM PST



As investigações biológicas do mundo de Leonardo Da Vinci continuam. Depois das especulações de um nutricionista sobre o colesterol da Monalisa, agora é a vez de examinar o Leonardo em pessoa.


Um antropólogo italiano, Giorgio Gruppioni, pediu (mas ainda não conseguiu) que a suposta tumba de Leonardo na Loira possa ser reaberta, e que a caveira do gênio italiano possa ser exumado e analisado. Sobretudo para fornecer a prova definitiva de como se parece com a Monalisa, como se o famosos auto-retrato não bastasse.

A permissão oficial por parte das autoridades francesas é só uma questão de tempo, que pode até ser aprovada definitivamente ainda este ano.

Michelangelo no Second Life nos Museus em Comune 2.0

Posted: 27 Jan 2010 12:41 AM PST



Depois da Roma Antiga em 3D no Google Earth e o Museu virtual da Rua Flaminia antiga, que tem sede permanente em uma sala do Museu Nacional Romano nas termas de Diocleziano, um novo projeto do Sistema Musei Civici (Sistemas Museus Civicos) é apresentado na preparação de mostras no Second Life.


A primeira, foi inaugurada no Experience Italy no domingo 24 janeiro 2010, no PiuBlog.it e no 2LifeCast, traz a Arte de Michelangelo na fase 2.0 com instalação dedicada para "Michelangelo architetto a Roma" (Michelangelo arquiteto em Roma), a mostra está nos Museus Capitolini até 7 de fevereiro de 2010.

Graças a plataforma multimídia dos Museus em Comune 2.0, os rascunhos extraordinários do artista podem se mover em um espaço tridimensional completamente computadorizado e dinâmico, onde os avatar podem aparecer com as fantasias renascentistas criados pelos Ardigraf Design e Donna Flora, e os interpretadores de entrar nas obras de arte de forma mais intensa.


Dia Mundial da Lembrança ao Holocausto

Posted: 27 Jan 2010 12:33 AM PST




A Assembléia Geral das Nações Unidas instituiu o dia de 27 de Janeiro como o Dia Mundial da Lembrança do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas do exterminínio nazi. Vários países, incluindo Grã-Bretanha, Itália e Alemanha, já consideravam 27 de Janeiro o dia da memória das vítimas do Holocausto pois foi nessa data, em 1945, que as tropas soviéticas libertaram o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polónia. A resolução, proposta por Israel, foi co-patrocinada por outros 104 países e aprovada por consenso (sem necessidade de votação).


O texto da resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.

O "Dia da Memória" foi formalmente instituído pela República Italiana em 20 de julho de 2000, com a Lei n. 211. As celebrações do Dia da Memória acontecem de maneira coordenada em Roma, à presença do Presidente da República Giorgio Napolitano, e em todas as Embaixadas da Itália no mundo. A data do dia 27 de janeiro foi escolhida pela força do impacto no imaginário coletivo representada pela derrubada dos portões de Auschwitz, acontecida exatamente em 27 de janeiro de 1945. O "Dia da Memória", por um lado visa lembrar o momento histórico acima citado, por outro pretende manter viva na memória coletiva a Shoah ("catástrofe", "destruição", "desolação", em língua judia), a prisão e o extermínio dos judeus e os heróis que opuseram-se àquele projeto de genocídio, para que nunca mais eventos parecidos possam acontecer novamente.

Redação AI
iagem arquivo virtual

Algumas notícias

Posted: 27 Jan 2010 12:14 AM PST

Italianos confiam nos juízes e em Napolitano

Posted: 26 Jan 2010 11:50 PM PST


Roma, Ansa - Os italianos têm a máxima confiança em seu chefe de Estado, Giorgio Napolitano, e no sistema judiciário, mas confiam menos no chefe de governo, Silvio Berlusconi, na escola, nos sindicatos e nos partidos políticos, indica uma pesquisa.     O trabalho anual do instituto privado de estudos políticos, econômicos e sociais Eurispes anunciou essa inversão de tendência sobre o afastamento crescente entre os italianos e as instituições em relação aos anos anteriores.       O Relatório Itália 2010 se baseou em entrevistas diretas com questionários entre 1.191 cidadãos, concluídas em princípios de janeiro de 2010.

A confiança dos italianos no presidente Napolitano, segundo o estudo do Eurispes, chegou no último ano a 70%, registrando assim um aumento de 6% sobre o ano anterior.    Esta confiança se verificou principalmente entre os entrevistados com mais de 65 anos (73,3%) e entre aqueles de 45 a 64 anos (73,7%).   Já a confiança dos italianos no governo, liderado por Silvio Berlusconi, diminuiu um pouco na comparação com o ano anterior.    

Os que manifestaram confiança no governo foram agora 26,7%, contra os 27,7% do ano anterior.   Essa porcentagem, no entanto, se mantém bastante constante nos últimos anos, independente de se tratar de um governo de centro-direita ou de centro-esquerda.    Mostraram mais confiança no governo os cidadãos do nordeste (29,4%) do país e os de direita, enquanto que o menor índice se registrou nas ilhas e entre as pessoas de esquerda e centro-esquerda.

Em relação ao Parlamento, os níveis se mantiveram bastante estáveis, com 26,9% contra os 26,2% do ano anterior, com porcentagens mais altas entre as pessoas de direita, centro-direita e centro; e mais baixas entre as de esquerda e centro-esquerda.    Para o Judiciário, a confiança cresceu no ano passado, atingindo 47,8%, com uma alta de 3,4% em relação a 2008.     Neste item, a confiança dos italianos cresceu nos últimos cinco anos e atualmente quase um italiano em dois apóia os magistrados locais.     Os que expressaram menos confiança na magistratura foram os italianos de direita (35,6%) e os de centro-direita (35,4%).

Imigração ilegal: desembarques caíram 90%

Posted: 26 Jan 2010 11:46 PM PST


Prato, Ansa -  Na Itália os desembarques em 2009 foram 9.573 contra os 36.951 de 2008, com uma redução de 74% sobre uma base anual.


"Este é um resultado importante, fruto do acordo com o governo líbio. A redução é de 90% se considerarmos o período da entrada em vigor do Acordo de amizade, associação e cooperação assinado no ano passado com esse país africano", afirmou na manhã de ontem o ministro italiano do Interior, Roberto Maroni.

Segundo o citado acordo, em troca de cooperação em diversas áreas, a Líbia recebe de volta as embarcações de imigrantes interceptadas ainda em alto-mar, antes do seu desembarque na costa italiana.

Quanto ao gerenciamento das repatriações, Maroni destacou que nos últimos dois anos 42.595 pessoas foram devolvidas a seus países de origem. "Enfrentamos dificuldades nestas operações e nesse sentido cobramos uma maior atuação da Europa, porque um Estado não pode arcar sozinho com todo esse peso, principalmente os que são - como a Itália, os principais destinos dos clandestinos. Tenho a impressão que as coisas estejam mudando. As medidas adotadas pela Itália no combate à imigração clandestina são mais eficazes que as adotadas por outros governos europeus", comentou Maroni.

O governo italiano aposta na ideia de que cada região italiana deveria ter "um centro de identificação e expulsão. Estamos na fase da avaliação desses locais, ouvindo as autoridades locais, das regiões e das províncias", especificou o ministro.

"Estamos fazendo muito na frente da prevenção, acrescentou Maroni. O aviso que se espalha nos países do Magreb é que a Itália já não é o país onde é possível desembarcar e permanecer sem problemas. Não por acaso o último desembarque aconteceu na Córsega".
A propósito, hoje (26) o chanceler italiano Franco Frattini elogiou a postura do presidente francês Nicolas Sarkozy, que no domingo (24) afirmou que a França não aceitará os imigrantes clandestinos e não dará asilo a eles, em se referindo aos cerca de 120 curdos encontrados na última semana em uma praia francesa.

"Não deixarei a França desarmada frente a um fenômeno como o que assistimos na Itália", disse Sarkozy em entrevista à imprensa local.

Na mesma intervenção, o mandatário declarou que proverá "o necessário" ao grupo encontrado na sexta-feira (22) em uma praia da Córsega, "mas os clandestinos não terão direito a asilo. Isso é fundamental para conter todos os outros criminosos, os traficantes" de seres humanos.
Sarkozy se "referia obviamente à Itália do fim de 2008, quando o país absorvia centenas de imigrantes", esclareceu  o chanceler italiano, que reiterou que os novos controles do país, em vigor desde o início de 2009, levaram o fenômeno do fluxo migratório "a uma redução drástica de 90%".

Frattini insiste que toda a Europa deveria empenhar-se na promoção de uma política comum em relação à imigração ilegal.

Itália comemora 5 anos de jantares sem cigarro

Posted: 26 Jan 2010 11:41 PM PST


Comer, jantar e tomar uma taça de vinho sem ser envolvido pela fumaça de um cigarro é possível na Itália há cinco anos, devido ao cumprimento rigoroso da lei aprovada em 2005 que proíbe o fumo em locais públicos.      Em janeiro de 2005, entrou em vigor a lei anti-fumo do Ministério da Saúde, então conduzido por Girolamo Sirchia, que proibiu o fumo em locais públicos impondo multas para os que descumprissem que variam de 27,5 euros (US$ 39) até 275 euros (US$ 388), e o dobro se o cigarro for aceso na presença de crianças e mulheres grávidas.      Também obriga os proprietários de bares e comércios a denunciarem os "infratores", sob pena de sanções de até 2,2 mil euros (US$ 3.109) se assim não o fizerem.    Só é permitido fumar em lugares amplos, em salas especialmente condicionadas, separadas com uma porta de fechamento automático e ventilação.

A lei, que em um primeiro momento gerou incredulidade com relação ao cumprimento entre os italianos, é um êxito de civismo em um país onde em outro tipo de obrigações reina a anarquia.     Os fumantes se acostumaram com rapidez a não fumar em locais públicos e atualmente é habitual que entre prato e prato, se tiverem vontade de fumar, saiam à rua para desfrutar do vício, independentemente de ser inverno ou verão.

À porta de bares e restaurantes é possível ver dezenas de jovens fumando enquanto bebem algo, sem o registro de protestos entre os fumantes e os estabelecimentos.

O ex-ministro da Saúde relembra que se no início os proprietários dos restaurantes temiam perder clientes, "depois descobriram que a norma atraiu novos consumidores, pessoas com problemas de coração, asmáticos..." que não costumavam ir a restaurantes.

Com relação às estatísticas, a lei anti-fumo comemora o quinto aniversário entre os holofotes e a penumbra. Se por um lado a aplicação da norma produziu nos últimos quatro anos uma queda geral entre os fumantes, em 2009 o número voltou a aumentar.     Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística italiano (Istat), no ano passado, o percentual de fumantes aumentou 23%, chegando aos 13 milhões em comparação com os 11 milhões do ano anterior.  Se a lei parece não ter influenciado no número de fumantes, como detalhou os dados recentes do Istat, pelo menos se fuma menos.

Em 2008, houve uma redução no consumo de 2,2%, 42 milhões de pacotes de tabaco deixaram de ser vendidos com relação ao ano anterior e pela primeira vez nos últimos dez anos as vendas ficaram abaixo dos 92 milhões de quilos.

Por outro lado, no entanto, cresce o consumo de maconha, sobretudo entre os jovens, que consideram a droga uma alternativa ao cigarro, porque fumam menos se comparado ao cigarro.

Logo após a aplicação da lei, a política quis dar o exemplo. Dois conhecidos fumantes, o líder direitista e o atual presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, e o expoente da esquerda e ex-presidente do Governo Massimo D'Alema, anunciaram que deixaram o vício.

A próxima proposta contra o tabaco foi feita pelos aliados de Silvio Berlusconi no poder, a Liga Norte, que proibiram o fumo aos motoristas, com multas de até 250 euros (US$ 353) e cinco pontos na carteira, já que "o cigarro é mais perigoso que falar ao celular".

Da EFE

Bloco dos Pirineus homenageia os Imigrantes no carnaval 2010 - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG

Bloco dos Pirineus homenageia os Imigrantes no carnaval 2010

Posted: 26 Jan 2010 04:53 AM PST

Segundo material de divulgação disponível no site do jornal Leopoldinense,

O enredo do Pirineus vem falando de Leopoldina, mas sem a pretensão de querer contar toda a história da cidade. Na verdade o enfoque é o povo leopoldinense. A exemplo do resto do Brasil, Leopoldina foi formada e se desenvolveu através da contribuição de diversos povos. Os índios Puris, Coroados e Caporés, seus primeiros habitantes, expulsos e dizimados pelos bandeirantes. O negro escravo que no trabalho exaustivo das lavouras de café fez Leopoldina crescer economicamente. O imigrante português, espanhol, sírio, e principalmente os italianos que vieram substituir o braço negro e que muito influenciaram e influenciam através de seus descendentes nos destinos da cidade. O Pirineus presta uma homenagem no ano do centenário da Colônia Agrícola da Constança a esses pioneiros. Nosso enredo é uma exaltação, não a tradicionais figuras históricas, mas a esse povo simples que com seu trabalho tira da terra o sustento e contribui para sermos o que somos. Exalta nossos artistas, sejam eles pintores, escultores, cantores, músicos. Nossos atletas do futebol, da natação, do ciclismo, das artes marciais, do vôo livre entre outros, que com ou sem apoio elevam o nome da cidade. Aos voluntários sociais, enfim a todos os leopoldinenses nascidos ou não aqui, mas que apesar de todos os problemas que enfrentam, amam essa terra.

Missa pelo Centenário da Colônia Agrícola da Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG

Missa pelo Centenário da Colônia Agrícola da Constança

Posted: 25 Jan 2010 05:32 AM PST

 

Confirmada com o Padre Marcos, responsável pela Igrejinha de Santo Antonio da Onça, a celebração de missa comemorativa pelo Centenário da Colônia Agrícola da Constança e os 130 Anos da Imigração Italiana em Leopoldina.

Será no dia 11 de abril, domingo, às 11 horas da manhã, na própria Capela construída pelos imigrantes.

Newsletter do Blog do Ale' Italia

 

Blog do Ale' Italia

Uma mostra no Museu do Cinema de Turim para os 50 anos de "La Dolce Vita"

Posted: 26 Jan 2010 01:11 AM PST




Já passaram 50 anos desde a primeira projeção da obra-prima cinematográfica de Federico Fellini: La Dolce Vita. O filme deu o nome a uma época e a um mito que não desaparece com o tempo e que ainda vive na mente de qualquer pessoa que viveu aquele período ou simplesmente, admira a obra do grande maestro do cinema italiano.

O "Museo Nacional do Cinema Italiano" de Turim decidiu de festejar em modo especial a data com uma grande mostra com o nome ""Gli Anni della Dolce Vita" (Os anos da Dolce Vita). Se trata de preciosas fotos do set e da cidade de Roma realizadas por Marcello Geppetti e Arturo Zavattini. A mostra fica aberta ao público até o dia 21 de março.

Geppetti contribuiu com as fotos de Roma. Já Arturo Zavattini (operador de Fellini, filho de um célebre colaborador nos roteiros do cineasta, Rimini Cesare), realizou as fotos do set de filmagem. Muito bonito o catálogo realizado para a Mostra que contém ainda dois artigos assinados pelos críticos Tullio Kezich e Rocco Moliterni.

http://www.blogbelavida.com/

Consulado brasileiro itinerante em Florença

Posted: 26 Jan 2010 01:07 AM PST


Uma noticia importantissima para todos os brasileiros da Regiao Toscana! Uma otima oportunidade para transferir o titulo de eleitor e fazer o registro consular!


A Você, Brasileira e Brasileiro,

O Consulado-Geral do Brasil em Roma tem a satisfação de informar a comunidade brasileira radicada na região da Toscana e arredores de que, nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro de 2010, funcionários do serviço consular brasileiro estarão em Florença para prestar alguns serviços consulares, como registros de nascimento e casamento, inscrição eleitoral e registro militar.

A iniciativa dos consulados brasileiros de deslocar-se até o local onde há maior concentração de cidadãos e cidadãs brasileiros é conhecida pelo nome de Consulado Itinerante.

O Consulado Itinerante em Florença foi solicitado por membros da comunidade brasileira residentes na Toscana, e o local – Florença – foi selecionado por se tratar da província com a segunda maior concentração de brasileiros na região centro-sul Itália, precedida apenas por Roma.

A Você, Brasileira e Brasileiro, radicado na Toscana ou em áreas vizinhas, o Consulado-Geral do Brasil em Roma faz o convite para vir a Florença, nos dias indicados acima, para obter os serviços consulares de que necessitar.

O Consulado Itinerante em Florença irá concentrar seus esforços na prestação daqueles serviços que só podem ser feitos pessoalmente, ou seja, que exigem a presença do interessado perante a autoridade consular. Por isso, serão feitos pelos funcionários do Consulado Itinerante os seguintes documentos:

a) certidões de nascimento para filhos de mãe ou pai brasileiros nascidos na Itália;
b) transcrição de certidão de casamento de brasileiros que contraíram matrimônio na Itália;

ATENÇÃO ... para os itens a) e b) acima, será preciso antecipar a documentação exigida por fax ou email.

c) recadastramento eleitoral (lembre-se de que há eleições presidenciais em outubro de 2010 e, para votar, Você precisa ter atualizado o seu domicílio eleitoral. Recadastre-se e vote!)
d) regularização da situação militar;
e) Certificado de vida (tanto para brasileiros quanto para estrangeiros/italianos com RNE e visto permanente válido);
f) coleta de dados biométricos (digitais e foto) para posterior emissão de passaporte; e,

MUITO IMPORTANTE
g) preenchimento da ficha de registro nominal (matrícula consular).

Caso Você tenha interesse em recorrer aos serviços do Consulado Itinerante em Florença, o Consulado-Geral do Brasil em Roma pede a Você, Brasileira e Brasileiro, a gentileza de responder a este email, indicando os serviços que gostaria de poder realizar. Na medida do possível, o Consulado-Geral do Brasil em Roma procurará atender todos os interessados e, nas próximas semanas, serão enviadas novas comunicações com esclarecimentos adicionais.

Ainda não está definido o local onde estará instalado o Consulado Itinerante em Florença. O Consulado-Geral do Brasil em Roma pede a Você, Brasileira e Brasileiro, que entre na página do Consulado (http://www.consuladobrasilroma.it/) para ter mais notícias. Em breve, serão indicadas, na página do Consulado, o endereço do escritório do Consulado Itinerante e outras informações pertinentes.

Consulado-Geral do Brasil em Roma
Equipe do Consulado Itinerante em Florença (20 e 21 de fevereiro de 2010)
Piazza di Pasquino, 8
Roma - CAP 00186 - Itália
Tel : +39 06 6889 661
Fax : +39 06 6880 2883

PS. Como o Consulado-Geral do Brasil em Roma não tem os emails de todos os brasileiros radicados na Toscana e arredores, por favor .... repasse esse email para seus amigos e conhecidos brasileiros que vivem nessa área. O Consulado-Geral do Brasil em Roma agradece.

Una storia vera

Posted: 26 Jan 2010 12:59 AM PST




UNA STORIA VERA

Dall'Onder, Ermelinda in Michelon

Nel 1908, in um luogo chiamato Caravaggietto, vicino a Caxias do Sul, abitavano alcune famiglie di contadini italiani.

In quell'epoca, c'erano molti disboscamenti e ciò motivò uno squilibrio ecologico: le cavallette, venivano in nuvole, distruggevano tutte le coltivazioni.

Per combatterle, i contadini scavavano delle fosse, in torno ai campi. Poi, le spaventavano, per fare cadere tutte in quele buche.

Dopo, pestavano quegli insetti, com i piedi per sterminarli. Uno di quegli contadini aveva um buco nella suola dei suoi stivali, consequentemente è stato graffiato ai piedi. Per questo motivo ha preso uma infezione tetanica che lo ha portato a morte.

Questo giovane, aveva solo ventiquattro anni, ha lasciato la moglie incinta, la quale aspettava uma bambina.

Bambina questa che è nata:

- Senza potere conoscere il suo genitore,
- Senza avere uma famiglia completa,
- Senza avere niente da mangiare.

Bambina questa che è estata:

- Consegnata a un'altra famiglia
per essere allevata;
perche, la sua mamma;
non poteva mantenerla.

Bambina questa che:

- oggi vive tra di noi;
- oggi parla Veneto;
- oggi rivela tanta felicittà;
- oggi vive a pregare;
- oggi ha novant'anni;
- oggi ha sette figli;
- oggi è mia suocera;
- oggi se chiama Cassol Josefhina in Michelon.


http://www.massolindefiori.com.br/site2009/index.html

Algumas notícias de hoje

Posted: 26 Jan 2010 12:55 AM PST


Prodi: 'Chi comanda nel Pd?'   Bologna resta senza sindaco  Vendola: 'Con me sinistra viva'
http://www.repubblica.it/

Olimpiadi, Roma contro Venezia
http://www.repubblica.it/

Bagnasco: «Riforme sono urgenti Sogno dei nuovi politici cattolici»
http://www.corriere.it/

Médicos descobrem tratamento para crianças com 'ossos de vidro'
http://www.bbc.co.uk/portuguese/index.shtml

Terremoto no Haiti encerra 'período de sorte' da região, diz americano
http://g1.globo.com/g1/mundo/

Polemiche su Haiti, l'ira di Hillary Bertolaso: "Mai criticato l'America"
http://www.lastampa.it/

Napoli, rinasce il teatro San Carlo
http://www.ansa.it/

Mediaset, possibile stralcio Berlusconi
http://www.ansa.it/

Una nuova generazione di politici cattolici
http://www.rainews24.it/it/

Pílula para emagrecer pode causar enfarte e é proibida na Europa
http://odia.terra.com.br/portal/

A FIAT teve resultados acima do previsto, no último trimestre de 2009
http://pt.euronews.net/

Representante italiano pede que L'Aquila não seja esquecida

Posted: 26 Jan 2010 12:24 AM PST


Roma, Ansa - O subsecretário da presidência do Conselho de Ministros da Itália, Gianni Letta, pediu ontem (25)  que a cidade italiana de L'Aquila, na região de Abruzzo, devastada por um terremoto no último ano, não seja esquecida diante da tragédia do Haiti.


"Não há como fazer uma classificação da dor e nem dos terremotos. Mas nos dias em que vemos as imagens do terremoto do Haiti, temos o dever de não esquecer L'Aquila e Abruzzo", disse Letta ao participar hoje da inauguração de uma mostra dedicada à esta região italiana.

Também estavam presentes no evento -- que marca a abertura da exposição "L'Aquila. L'arte ferita delle chiese del centro storico a Montecitorio" -- o presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Gianfranco Fini, e o senador Franco Marini, do Partido Democrata (PD).

"Como italianos devemos nos orgulhar porque no fim de novembro já não havia mais pessoas em tendas", comentou Marini, por sua vez. O parlamentar da maior força de oposição do país reconheceu também a "forte eficácia" do governo para enfrentar tal situação.

O abalo sísmico de 5,8 graus na escala Richter atingiu a região de Abruzzo em 6 de abril de 2009, deixando ao menos 297 mortos e mais de 50.000 desabrigados. As localidades destruídas foram reconstruídas pelo governo italiano, que também teve apoio internacional.

Maria Fumaça na Serra Gaúcha

Posted: 26 Jan 2010 12:00 AM PST





O passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha se caracteriza pela mistura de alegria, animação e nostalgia. Passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, os 23 quilômetros do passeio que tem duração de 2 horas, reservam além de belas paisagens, shows, música e gastronomia local.


Em 1900 se deu início à construção da malha ferroviária para unir as, hoje conhecidas, cidades da rota do vinho. Alguns anos mais tarde, foram sendo inauguradas as Estações Ferroviárias que ligam essas três importantes cidades gaúchas: Carlos Barbosa em 1908, Garibaldi em 1918 e Bento Gonçalves em 1919. A Maria Fumaça naquela época representava um dos principais meios de transporte utilizado por passageiros e também para cargas. Para reviver estes tempos, em 1993 o ramal ferroviário dessa região foi reativado para fins turísticos. Uma ótima iniciativa, diga-se de passagem.

O trem está em perfeito estado de conservação, até seus bancos são como os originais, de madeira pura. Prova disso é que essa Maria Fumaça foi utilizado para as filmagens do "Quatrilho", filme indicado ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro.

O passeio tem início na Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, a 115 quilômetros de Gramado - principal destino oferecido nos pacotes turísticos vendidos pelas agências. Ao soar do sino, os turistas embarcam no trem formado pela locomotiva, dois vagões originais simples e quatro vagões de primeira classe, todos eles repletos da alegria que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos que formam a cultura local. Enquanto a Maria Fumaça passa sobre os trilhos fazendo o passeio se realizar, a festa fica no comando de um coral típico italiano ao som da tarantela, por apresentações teatrais, e pelos gaúchos que contam histórias durante todo o percurso.

Em cada parada ocorrem diferentes atividades para entreter os visitantes, mas é claro que o interessante mesmo você vai ver nas paisagens existentes entre uma cidade e outra: vinícolas, construções históricas, rios e montanhas, muitas montanhas.

Já em Garibaldi, a recepção acontece ao som de música essencialmente gaúcha e italiana. Enquanto alguns preferem dançar, outros ficam na degustação do saboroso espumante produzido na própria cidade. Mas venhamos e convenhamos, o melhor mesmo é fazer as duas coisas, dançar e beber para completar o clima de descontração.

No destino final do passeio em Carlos Barbosa, os passageiros são recepcionados por um show especial de belíssimas músicas italianas. É nesse momento onde todos os passageiros dos diversos vagões se encontram e se confraternizam, embalados pela música. Alguns passageiros se despedem para ficar um pouco mais em Carlos Barbosa, enquanto outros embarcam no passeio de retorno com a mesma animação do percurso de ida.


colaboração Mirna Lanius Borella Bravo - RS

Imigrantes, onde pesquisar

Posted: 25 Jan 2010 11:52 PM PST



ARQUIVOS E SITES DISPONÍVEIS PARA CONSULTAS ONLINE

BRASIL

Organização de Betania Bassani Mitidiero Simões – Presidente Prudente, SP

1. ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO – APM
permite a consulta online das listas – originais - de imigrantes que deram entrada na Hospedaria de Juiz de Fora entre os anos de 1888 a 1901.

2. ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – APERS
permite a consulta de documentos em inúmeras cidades do RS. Por estar em fase de indexação, não  existem imagens disponíveis. Do lado direito, embaixo, o ícone para consultas online (Sistema de Administração de Acervos Públicos). Dica: para processos de habilitação ao casamento - depois de  selecionar os três itens necessários para a pesquisa, coloque no espaço correspondente a NOME, uma  letra qualquer. Aparecem todos os processos da cidade escolhida.

3. ARQUIVO PÚBLICO DO PARANÁ - fornece a relação de imigrantes por sobrenome, ano de chegada e nacionalidade. Dica – colocando  uma só letra, mostra todos os sobrenomes que se iniciam com ela.

4. ARQUIVO PÚBLICO DE JOINVILLE - apresenta as lista de imigrantes de 119 viagens no período de 1851 a 1902. Tem informações   interessantes sobre os imigrantes.

5. ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Para pesquisar coloque as iniciais do sobrenome, clique em Filtrar e depois selecione o sobrenome na  "barra" antes de Pesquisar. No resultado obtido, obtem-se em muitos sobrenomes a província e o  comune de origem do imigrante.
-

6. ARQUIVO NACIONAL –   relações de passageiros estão online para consulta. Já estão disponíveis de 1875 a 1885. Obs: Fique  atento, o período citado pode ter sido ampliado entre o tempo que estas notas foram cmpostas e o   momento de sua pesquisa.

- clique me Consultas ao acervo (lado esquerdo)
- clique em Sistema de Informações do Arquivo Nacional SIAN (meio da página)
- na página que se abre, clique em SIAN, na frase inicial (Acham-se à disposição do público
dois módulos do Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN: o MAPA - Memória  da Administração Pública e o Multinível - Descrição Multinível).
- clique, do lado esquerdo, em Multinível - Fundos e  coleções do Arquivo Nacional. Clicando,
abre logo abaixo desta frase, na mesma página, o ítem Pesquisa. Clique. Abrem, também logo abaixo,
as opções de pesquisa. Escolha Multinível e clique. Você vai estar no nível 1 onde começa a   relação do que o AN vai colocar online. Embaixo, à esquerda, clique no sinal de maior para passar à

próxima listagem - 2C-E. Escolha, nesta página 2C-E, a opção
Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras e clique nesta seta
Abre outra guia:

Relações de passageiros em vapores RPV BR AN,RIO OL.0.RPV

nd 3 -
Série
Clique na seta. Vai abrir:
Título Sigla Código de Referência Nível

- Porto de Fortaleza PFT BR AN,RIO OL.0.RPV, PFT nd 3.5 - Subsérie

Porto do Rio de Janeiro PRJ BR AN,RIO OL.0.RPV, PRJ nd 3.5 - Subsérie

Clique na seta em frente a Porto do Rio de Janeiro para ver as relações de passageiros.

Para abrí-las: clique na lupa que está à frente do nome do navio. Na guia que se abre, clique do lado direito, no alto, em

Na nova guia que se chama Apresentação digital, clique outra vez na lupa. Abre-se a listagem em PDF.Você pode salvá-las em seu computador.

Obs. – alguns pesquisadores informaram que, a partir da primeira lupa, só conseguiam abrir as páginas  se mantivessem apertada a tecla Ctrl de seus teclados (como se as pop-up estivessem bloqueadas).

7. ESTRANGEIROS DE PIRAJU - fornece um resumo de 1373 processos de estrangeiros dessa cidade.
Levantamento feito por ANTONIO ALVES DA FONSECA.

8. LISTAS DE NAVIOS
http://www.immigrantships.net/ - digitar o sobrenome em Search ISTG.

ITÁLIA
SITES DISPONÍVEIS PARA CONSULTAS ONLINE

1. ABRUZOS, Chieti, Torricella Peligna - http://www.torricellapeligna.com/   - entre em Genealogy.   Sem imagens, mas com muitas informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos.

2. ANCESTRY ITÁLIA - site pago em euros (pouco) - http://www.ancestry.it/ - permite visualizar e salvar os documentos originais. Contempla:

Titolo Raccolta

Alessandria e Asti, Piemonte, Italia: Registri di stato civile, 1866-1938 Nascita, matrimonio e decesso

Como e Lecco, Lombardia, Italia: Registri di stato civile, 1866-1936 Nascita, matrimonio e decesso

Falerna, Catanzaro, Calabria, Italia: Registri di stato civile, 1810-1936 Nascita, matrimonio e decesso

Lodi, Lombardia, Italia: Documenti anagrafici, 1866-1936 Nascita, matrimonio e decesso

Palermo, Sicilia, Italia: Indice Atti di Nascita: 1876-1885 Nascita, matrimonio e decesso

Pavia, Lombardia, Italia: Registri di stato civile, 1866-1937 Nascita, matrimonio e decesso

Siena, Toscana, Italia: Registri di Stato Civile, 1866-1937 Nascita, matrimonio e decesso

Varese, Lombardia, Italia: Registri di stato civile1866-1937 Nascita, matrimonio e decesso

Verbano-Cusio-Ossola, Piemonte, Italia: Registri di stato civile, 1870-1937 Nascita, matrimonio e decesso

3. APULIA, Bari, Alberobello - http://www.italywgw.org/archive/alberobello/index.html  - nomes,origem, ocupação, etc.

4. BASILICATA, Potenza, Tito - http://italianancestry.com/tito/ - inicia em 1809 – transcrição de   nascimentos, casamentos e óbitos.

5. CALÁBRIA – Cosenza, Montalto Uffugo - http://www.cosenzaexchange.com/montaltouffugo/ -
nascimentos, publicações de casamentos (proclamas) e óbitos. A listagem de publicação de  casamentos abrange de 1875 a 1910. Clicando-se no sobrenome, mostra-se o documento original.

6. CALÁBRIA - Cosenza, San Marco Argentano –
http://www.comune.sanmarcoargentano.cs.it/archivio/ind_arc.htm - casamentos, nascimentos,óbitos. Sem imagens.

7. CALÁBRIA, COTONE, Verzino - CATANZARO, Petronà - COSENZA, San Vincenzo La Costa -
http://transcripts-online.com/ - relação de nascimentos, casamentos e óbitos (sem imagens), com   nomes, datas e filiação.

8. CALÁBRIA – Catanzaro, Sersale - http://www.sersale.org/vital.htm    casamentos, nascimentos,óbitos. Sem imagens.

9. CALÁBRIA - Cosenza, Malito - http://www.gentree.org.br/malito/malito-1.htm  - extração de  microfilmes - nascimentos, casamentos e óbitos á partir de 1810. Compilado por Renata Gagliardi  Dias.

10. COSENZA, Calábria, Marano Marchesato –
http://www.rootsweb.ancestry.com/~ilfmm/Data/marindex.html   - nascimentos, casamentos e óbitos
– sem imagens.

11. COSENZA, Calábria, Marano Principato –

12. CREMONA - Archivio di Stato di Cremona –
http://www.archiviodistatocremona.beniculturali.it/?q=node/44 - Índices de casamentos,nascimentos, óbitos e cittadinanza, com imagens de boa resolução e originais.

13. FIRENZE - http://www.operaduomo.firenze.it/risorse/ - entrar em REGISTRI BATTESIMALI.
Inicia em 1450.

mostra boas informações: filiação, nascimento, comune e descrição física (inclusive dos dentes).

15. LOMBARDIA - http://ricerchefamiliari.lombardinelmondo.org/ - necessário inscrever-se.
Atualmente pedem uma contribuição. Entrar em BANCA DATI ARCHIVIO DI STATO MANTOVA
(ícone à frente do nome). Depois em ACCEDI. Fornece nome, sobrenomes, filiação, data de  nascimento e comune.

16. MANTOVA – Mantovani nel mondo - http://www.mantovaninelmondo.eu/index.php - necessário  cadastrar-se. Entre em RICHERCE FAMIGLIARI. No Menu Utente, do lado direito, boas opções de
pesquisa.

17. MINISTERO DELLA DIFESA - Caduti in Guerra
http://www.difesa.it/Ministro/Commissariato+Generale+per+le+Onoranze+ai+Caduti+in+Guerra/Ricerca_sepolture.htm    - mediante o sobrenome, relaciona os soldados italianos mortos em combate durante a 1ª Guerra Mundial. Fornece filiação, data e local de nascimento, data e local de óbito. Não   encontrados da 2ª Guerra Mundial.

18. PIEMONTE, ASTI - Unione di Comuni Alto Astigiano - http://www.altoastigiano.it/ - congrega os
comuni de Berzano San Pietro, Buttigliera d'Asti, Capriglio, Castelnuovo d'Asti (ora Castelnuovo Don
Bosco), Moransengo, Pino d'Asti e Primeglio-Schierano (ora soppresso e incluso in Passerano
Marmorito). Entre em Banca dati storica della popolazione, do lado esquerdo. Fornece nomes, datas e
cidade de nascimento, casamento ou óbito.

19. SARDEGNA – Cagliari, Cagliari
http://www.araldicasardegna.org/genealogie/quinque_libri/indice_quinque_libri.htm - relação de  batizados à partir de 1570. Apresenta registros da Cattedrale di Cagliari e do quartiere Marina di  Cagliari.

20. SICÍLIA – Palermo, Misilmeri - http://www.sicilianfamilytree.com/misilmeridatabases.html   - relação de casamentos e óbitos.

21. SICÍLIA, Palermo, Petralia Sottana –
originais de nascimento de 1885 e 1886.

22. SICÍLIA, Caltanissetta, Santa Caterina Villarmosa –

23. SICÍLIA, PALERMO, Termini Imerese –
http://freepages.genealogy.rootsweb.ancestry.com/~itasicily/TI/ - transcrição e imagens dos índices  de nascimentos, casamento e óbitos de 1820 a 1822.

24. UDINE - http://www.friulinprin.beniculturali.it/   - entre em Friuli in prin do lado inferior direito.Fornece até a descrição física. Filiação, nascimento, casamento, etc.

25. VENETO – Padova, Boara Pisani –
ttp://matera.site.voila.fr/Malerba/elenco_emigranti_in_brasile_di_b.htm - elenco de imigrantes   provenientes deste comune.

26. VENETO - http://www.emigrazioneveneta.com/secondo.php   - muito bom para quem tem imigrantes originários desta região. Fornece nome, filiação, data de nascimento, província de origem   e, em muitos casos, data de imigração e local de destino.

leva. Permite o acesso a várias informações:nome, filiação, comune de nascimento, data, profissão.

28. VENETO, Verona, http://archivio.comune.verona.it/nqcontent.cfm?a_id=8738  – permite visualizar
e salvar as páginas do RUOLO DELLA POPOLAZIONE. Dica – no espaço para o sobrenome, coloque
apenas algumas letras; à frente do espaço para o Cognome, escolha Qualsiasi parola. Permite
pesquisar mesmo sem sabermos a grafia correta do sobrenome.

29. http://www.cariniexchange.org/Comune.html - Inúmeros links para vários comuni e, em muitas,informações sobre nascimentos, casamento e óbitos. Também sobre o Catasto Onciario.

30. http://www.sersale.org/comunes.htm - transcrição de registros de vários comuni de diversas  províncias.

31. CALÁBRIA, Cosenza -
permite a consulta online pelo sobrenome, em vários comuni (Alessandria Del Carretto, Castrovillari,Laino Borgo, Cerchiara Di Calabria, Paola, Cosenza, Morano Calabro, San Fili, etc). Tem em muitos  casos, imagens originais dos documentos. Necessita cadastro (gratuito).

32. PADOVA e ROVIGO - http://archivi.beniculturali.it/ASPD/index.htm   - para listas militares.Sem fotos. Cadastro gratuito.

Os endereços acima foram obtidos em grupos de discussão sobre genealogia, por meio de   correspondência por e-mail com outros genealogistas e pelas próprias pesquisas da autora.

Betania Bassani Mitidiero Simões – Presidente Prudente, SP

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...