sexta-feira, 14 de maio de 2010

Palestra: "Imprensa italiana em Terra Estrangeira (Belo Horizonte 1900-1920)



Novos Registros apresenta a história da imprensa italiana em Belo Horizonte.


A atuação da imprensa italiana em Belo Horizonte no início do século XX é o tema da palestra do Projeto Novos Registros – Banco de Teses sobre BH, que acontece na próxima terça-feira, dia 18, às 19h, com entrada gratuita, no Centro de Cultura Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro).

A prof.ª Geralda Nelma Costa apresenta ao público a sua dissertação de mestrado “A Imprensa Italiana em Terra Estrangeira: vozes sociais em ação (Belo Horizonte 1900-1920)”, defendida na UFMG.

Promoção: Prefeitura de Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura, Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.

http://www.ponteentreculturas.com.br/

Caxias do Sul comemora 135 anos de Imigração Italiana com festa nas réplicas

No mês de maio Caxias do Sul comemora os 135 anos de Imigração Italiana. Para marcar a data, a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura, promove uma série de eventos, concentrados principalmente entre os dias 21 e 23 de maio. É a Festa nas Réplicas, programação que integra o Calendário de Eventos Caxias 2010.

No dia 21 ocorre Filó no Salão Paroquial do Parque da Festa da Uva, a partir das 20h30. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 20,00. Como são em número limitado, a aquisição deve ser feita com antecedência.

No dia 23 de maio haverá Almoço colonial, também no Salão Paroquial do Parque da Festa da Uva. Os ingressos são limitados e já podem ser adquiridos. O valor é de R$ 25,00.

Não serão vendidos ingressos na hora. A compra deve ser antecipada. É preciso informar o número de ingressos desejados, tanto para o filó, como para o almoço colonial. Para reserva e aquisição dos ingressos, entrar em contato com Claudia, na Secretaria da Cultura (3901.1388/3901.1288).

O cenário das Réplicas de Caxias 1885 é o palco ideal para comemorar e celebrar os 135 anos da imigração italiana. O conjunto das casas, a igreja, o coreto, o salão paroquial, e os espaços de lazer serão ocupados pelos cultuadores dos valores e das tradições italianas, com música, jogos, gastronomia e fé. Iniciando na sexta-feira, fim da tarde, as atividades ocorrerão durante todo o dia de sábado e domingo. O evento é destinado não só aos descendentes de italianos, mas a todos os caxienses e aos turistas que aqui buscam desfrutar desta história e desta alegria.

http://www.vivanews.com.br/

135 anos de Imigração Italiana no RS em Antônio Prado.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...