sábado, 9 de maio de 2009

Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul


Aos amigos gaúchos e estudiosos nos temas:
Tenho o prazer de transmitir-lhes a importante informação abaixo, oriunda do Presidente do IHTRGS, Cel. Claudio Moreira Bento.
Recomendo a visita ao site e leitura dos artigos lá disponíveis.Está em funcionamento o site www.ihtrgs.org
Peço o empenho dos confrades e amigos divulgarem a existencia deste site a possiveis interressados em História e Tradições do RGS.

Cel Bento

http://www.ihtrgs.org/
Colaboração Luiz Alberto

Conselho Nacional de Arquivos


Poucos lugares são mais agradáveis a um historiador do que um bom arquivo. Fotografias, plantas urbanas, fichas policiais, vídeos, jornais, correspondências ou manuscritos originais. O campo da arquivologia lida com todos esses documentos e muito mais. Nas últimas décadas, inclusive, deixou de ser apenas uma "ciência auxiliadora", como gostavam os positivistas, para se transformar em uma área autônoma, com suas próprias regras e reflexões filosóficas. Em uma era em que a comunicação e os fluxos informacionais se intensificam, repensar o lugar do arquivo na sociedade é uma tarefa para o arquivista e para profissionais que gravitam nesta órbita, como é o caso do profissional da história.Interessados nessa relação podem visitar o ótimo site do Conselho Nacional de Arquivos, o CONARQ.

Trata-se de um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional da Casa Civil da Presidência da República, que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

No site (clique aqui), você pode conhecer as competências estabelecidas em 2002 para o funcionamento do órgão, além de poder baixar gratuitamente a legislação arquivística brasileira e outras publicações digitais. Não deixe de conferir!

Café História

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...