quarta-feira, 9 de setembro de 2015

História Digital | Escravidão | Artes e Sociedade

 Network Email
 

[1] Evento:
 Escravidão e Mestiçagens

Acontece entre os dias 5 e 8 de outubro de 2015, na Faculdade de Filosofia e Ciências HUmanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Congresso "Escravidão e Mestiçagens - Do que estamos falando? Antigos conceitos e modernos anacronismos". [Confira]

[2] Mural: 
História Digital

No último dia 28 de agosto, sexta-feira, o fundador do Café História, o historiador Bruno Leal (NIEJ/UFRJ), fez a conferência de abertura da Semana Integrada da UniAGES, em Paripiranga, na Bahia, para um público de aproximadamente 150 alunos e professores do curso de história da faculdade. O tema da conferência foi "Novas tecnologias, difusão do conhecimento histórico". Leal falou sobre a questão da difusão da história nas mídias digitais e sobre o desenvolvimento do Café História, maior rede social de história em língua portuguesa na internet. Nesta edição do evento – a terceira promovida pela instituição – teve como mote "história e historiografia regional" e contou ainda com a participação de vários pesquisadores, entre os quais os professores José Barros de Assunção (UFRRJ) e Durval de Albuquerque Muniz (UFRN). [Confira]

[3] Notícia:
 Olimpíadas na Alemanha Nazista

O uso político das Olimpíadas, não só como propaganda, é quase tão antigo quanto os próprios jogos. Na segunda reportagem da série Espírito Olímpico, feita pelo Jornal da Globo, veja como Adolf Hitlerfez das olimpíadas uma ferramenta política. A imagem do ditador alemão hoje é parte de uma história bem conhecida. Hitler é sinônimo do mal no século XX. O horror dos campos de concentração, o genocídio, 50 milhões de mortos, Segunda Guerra Mundial. [Veja]

[4] Acadêmico:
 Revista Educação

Publicada semestralmente pelo departamento de educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, a revista "Educação", que acaba de publicar um novo número, destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente. A Revista é organizada em sessões de Dossiê, Demanda Contínua e Resenha. [Leia mais]

[5] Fórum:
 Artes e Sociedade

Qual o papel das artes na formação de uma sociedade? Este é o tema do mais novo fórum do Café Historia. Quer contribuir com esta importante discussão interdisciplinar e super atual? [Clique aqui]

Visite Cafe Historia em: http://cafehistoria.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

Comboio de alemães e austríacos cruza fronteira para dar carona a imigrantes

 


BrasilAlemanha - De Primeiro Mundo por um Brasil de Primeiro Mundo

 

Alemanha terá 6 bi de euros a mais para refugiados em 2016

O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, anunciou nesta terça-feira que a Alemanha destinará mais seis bilhões de euros ano que vem para atender em diferentes frentes a atual avalanche de refugiados que está chegando ao país.

"Alemanha é capaz de receber meio milhão de refugiados por ano"

Vice-chanceler federal alemão, Sigmar Gabriel, afirma que país tem economia forte o suficiente para lidar com fluxo "desproporcional de migrantes" durante alguns anos. Ala conservadora do governo se mostra cautelosa.

Convite: 57º Curso de Produção de Cerveja Artesanal

A Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul realiza mais um curso de Cerveja Artesanal, com vagas limitadas, no próximo dia 19 de setembro, no bairro Sarandi em Porto Alegre. Inscrições abertas.

O Restaurante Lindenhof já integra a GALERIA DE HONRA de Nova Petrópolis, RS, no projeto
Cidades 'alemãs' do Brasil

Cursos: Revisão ISO 9001: 2015 e Revisão ISO 14001: 2015 na AHKPOA

A Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul realiza os cursos nos dias 29 e 30 de setembro de 2015 na sede da entidade em Porto Alegre. Inscrições abertas.

Lúpulo brasileiro, Campeonato Mundial e desenvolvimento

O Brasil foi escolhido para sediar pela primeira vez o Campeonato Mundial de Sommeliers de Cerveja (BSWC), evento promovido pela alemã Doemens Akademie e que fez com que os olhos do mundo se voltassem para o Brasil.

Editora alemã disponibiliza dicionário online gratuito para receber refugiados

#SalaSocial: Langenscheidt recebeu enxurrada de agradecimentos nas redes sociais após ação; Alemanha diz que pode receber 500 mil refugiados por ano.

Resultado é o que menos importa: Dortmund e rival alemão dão boas-vindas a refugiados

Borussia Dortmund e St. Pauli, de Hamburgo, fizeram amistoso em prol dos refugiados na Alemanha. Eles deram as boas-vindas aos refugiados que saíram de seus países em busca de melhores condições de vida na Alemanha.

Alemanha busca orçamento equilibrado apesar de avalanche de imigrantes, diz Schäuble

O governo da Alemanha vai conseguir manter sua meta de atingir um orçamento equilibrado, apesar dos desafios financeiros impostos por uma entrada recorde de imigrantes no país, afirmou hoje o ministro de Finanças alemão, Wolfgang Schäuble.

Folha Pomerana Express - de Ivan Seibel - Ano III - Edição nº 106 - 12 de setembro de 2015
 

Quebrando o estereótipo do alemão - por Equipe Online, Jornal Cruzeiro do Sul, Sorocaba, SP

É comum ouvirmos, entre pessoas próximas, que os alemães são arrogantes por se sentirem superiores aos demais povos do mundo. Mas, por que temos essa visão sobre os alemães, muito antes de termos tomado 7 x 1 na Copa do Mundo de 2014?

A vida social dos antigos pomeranos no Espírito Santo - por Ivan Seibel*

A intensa visitação entre familiares e amigos da antiga população pomerana fazia com que as tardes de domingo se tornassem momentos de intenso intercâmbio social e de troca de informações...,

Câmara Brasil-Alemanha em Santa Catarina atende tem nova sede em prédio histórico do centro de Blumenau

Responsável por estimular as relações econômicas entre os dois países no Estado, a instituição com quase oito anos de atuação em Santa Catarina, atende, agora, na rua Alwin Schrader, número 1, no Centro Histórico de Blumenau.

Annie Müller é a entrevistada do mês no portal da Feira do Livro de Frankfurt

A escritora é destaque na newsletter e no portal da Feira do Livro de Frankfurt, que reúne o conteúdo do maior evento literário do mundo.

Cientistas desenvolvem teste que revela idade 'real' do corpo

Para equipe britânica, idade biológica é mais importante que data de nascimento Cientistas britânicos afirmam ter desenvolvido uma nova forma de testar se o corpo de uma pessoa está envelhecendo bem ou mal. 

Lufthansa verdient mehr - will aber weiter sparen

Lufthansa fliegt wieder Gewinne ein. Vor allem das günstige Kerosin hat dem Kranich Aufwind verliehen. An den Sparmaßnahmen beim Personal hält das Unternehmen aber fest.

Em racionamento, Saltinho, SP, vai usar cisternas para captar água de chuva

Há mais de um ano e meio em racionamento, Saltinho assinou dois convênios com o governo estadual destinados à captação e armazenamento de água da chuva.

ONU lança programa para que planeta fique mais justo e sustentável

Pequenas ações no dia a dia podem fazer do planeta um local mais justo e sustentável para todos. A Organização das Nações Unidas quer incentivar pessoas comuns a se comprometerem com as novas metas e a se engajarem voluntariamente.

Vem aí "Alles Stramm" - Festa alemã em São Pedro de Alcântara, SC

Encontro de culinária, danças folclóricas, chopp artesanal e música alemã será no dia 20 de setembro, domingo, no berço da imigração alemã em Santa Catarina.


Dickow Alimentos Ltda. já está na GALERIA DE HONRA de A g u d o, RS, no projeto Cidades 'alemãs' do Brasil

XIII CAAL Joinville, SC

No período de 23 e 27 de setembro de 2015 participe do décimo terceiro Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina

Cultura alemã em evidência: Oktobertanz realiza ação na Av. Getúlio Vargas

Grupo de danças folclóricas se apresentou no centro de Santa Cruz do Sul, RS, para cultuar as tradições germânicas.

Evo Morales diz que não permitirá Impeachment de Dilma no Brasil

Já nos humilhamos tanto com a Bolívia, que eles se sentem no direito de dizer o que pensam.!!

Calçada acessível é inaugurada na XV de Novembro, Centro de Joinville, SC

Empresários investiram cerca de R$ 80 mil na revitalização. O Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que ocorrerá este mês em Joinville, já deixou um legado para os moradores da cidade, especialmente para quem circula a pé no centro.

Técnico da Alemanha critica gastos dos clubes ingleses em transferências

O técnico da seleção inglesa concordou com as declarações do comandante alemão, mas ressaltou que a atual safra de jogadores ingleses é boa o suficiente e que Greg Dyke, chefe da Federação Inglesa de Futebol, está tentando acabar com este proble

Cinco das sete cidades que mais crescem na região Sul são de SC

Dos 48 municípios de porte médio do Brasil que registraram maior crescimento econômico no período de 2004 a 2010 sete são da região Sul e, deste grupo, cinco são de Santa Catarina: Balneário Camboriú, São José, Joinville, Itajaí e Palhoça.

Imigrantes são esperança de empresários alemães contra falta de mão de obra

A chegada diária de milhares de imigrantes à Alemanha é aplaudida pelas empresas, que pedem integrá-los rapidamente a um mercado de trabalho carente de mão de obra - mas a política não caminha tão depressa.

Registro: Grande público no primeiro final de semana da Festa do Moranguinho

No sábado, 5, teve desfile e a Septemberfest. E no domingo, grande show da banda Jota Quest.

Teste usa 10 indicadores para detectar sinais de Alzheimer em cinco minutos

Questionário de múltipla escolha foi desenvolvido por médico americano e pode ser conduzido por pessoas sem especialização, mas não substitui diagnóstico formal.

Pré-Convite: XI. Westphälischer Tanzabend em Westfália, RS

Encontro será no dia 02 de abril de 2016.

Comboio de alemães e austríacos cruza fronteira para dar carona a imigrantes

No domingo, pelo menos 140 carros deixaram Viena para buscar imigrantes em Budapeste. Em comboio, ativistas alemães e austríacos cruzaram a fronteira da Hungria para dar carona a imigrantes e ajudá-los a chegar à Europa Ocidental.

   


...Central de Notícias BrasilAlemanha. Notícia do portal www.brasilalemanha.com.br - um universo temático à sua espera. Aguardamos sua visita!Mande suas sugestões para contato@brasilalemanha.com.br. Obrigado!
Sílvio Aloysio Rockenbach, editor
Tiragem desta edição: 185.548 destinatários.


 brasilalemanhabrasilalemanhabrasilalemanhabrasilalemanha

 Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial. 
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

São Paulo é a melhor cidade para startups na América Latina, aponta estudo

 


BrasilAlemanha - De Primeiro Mundo por um Brasil de Primeiro Mundo

 
  Deula-Brasil abre seleção para intercâmbio de jovens agricultores 2016/2017 na Alemanha

Enquanto um grupo de intercambistas enfrenta o período de adaptação na Alemanha, é hora de iniciar a formação de outro que participará do Programa de Aperfeiçoamento Profissional em Agropecuária na Alemanha no período de 2016/17.

Energia solar: por que não deslancha? - por Heitor Scalambrini Costa*

A capacidade instalada no Brasil levando em conta todos os tipos de usinas que produzem energia elétrica é da ordem de 132 gigawatts (GW). Deste total menos de 0,0008% é produzida com sistemas solares fotovoltaicos.

Business Host atrai alemães para visitar empresas de SC

Uma das excelentes surpresas do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, (20-22.09.2015), em Joinville, é o sucesso do Business Host, programa inovador de hospedagem para empresários alemães lançado pela Federação das Indústrias do Estado (Fiesc).

A
ACELE - Associação Comunitária de Línguas Estrangeiras já integra a GALERIA DE HONRA de Porto Alegre, RS, no projeto Cidades 'alemãs' do Brasil
 

Ex-bolsista cria projeto para ensinar alemão a estudantes da UFMA

Ednilson Barros Barroso participou do Ciência sem Fronteiras (CsF). Ele diz que, no Maranhão, não havia instituições que ensinassem alemão.

Festival de Cultura Paulista "Revelando São Paulo" acontece em Valinhos

Pela primeira vez fora ca capital, São Paulo, a ideia é difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração.

Vom Verständnis der Welt - von Eckhard Ernst Kupfer*

Wenn man dieser Tage die Zeitung aufschlägt, oder die Nachrichten im Rundfunk und Fernsehen hört und sieht, dann muss man sich fragen, in welcher Welt leben wir denn?

Poder Judiciário apoia  ações do projeto Guri Músico de Quinze de Novembro, RS

O Foro da Comarca de Ibirubá, RS, em Convênio firmado pelo Juiz de Direito Ralph Moraes Langanke, repassa recursos para reforçar as ações do Grupo Cultural Som Legal em suas atividades de iniciação musical com desenvolvimento social

Berliner Schulen vor großen Herausforderungen - von Henning Fülbier*

Am vergangenen Wochenende gingen in Berlin die langen Sommerferien zu Ende. Das neue Schuljahr hat angefangen. Und schon stehen die Schulen vor großen Herausforderungen.

Oktoberfest de Igrejinha, RS, leva tradição e alegria à Expointer

Comitiva da festa estará presente no último dia do evento, no próximo domingo, 6 de setembro.


O Café Colonial Serra Verde já integra a GALERIA DE HONRA de Nova Petrópolis, RS, no projeto Cidades 'alemãs' do Brasil

A adaptação de um povo - por Dr. Ivan Seibel*

Os primeiros imigrantes pomeranos no Brasil eram de procedência essencialmente rural. Eventuais núcleos urbanos, com sua igreja, com praça, escola e casas, o projeto nunca chegou a ser concretizado.

Tecnologia combina face e íris para fazer reconhecimento biométrico muito mais seguro

Uma empresa nascente de tecnologia (startup) sediada em Campinas, no interior de São Paulo, desenvolveu uma tecnologia de reconhecimento multibiométrico combinando face e íris.

Matemática é aplicada à otimização de granja no interior paulista

Os mais de 23 mil frangos de corte de uma granja são monitorados ininterruptamente por um software desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), que reúne dados e os envia a cada cinco minutos aos pesquisadores do CeMEAI.

Conheça a Associação Cultural Deutsche Welt

Participe das atividades voltadas a cultura alemã, desenvolvida pelos imigrantes e descendentes, residentes em Florianópolis, SC

Convite para palestra: "Gestão da Complexidade", evento que integra a agenda oficial da AHK São Paulo

No dia 14/09, a partir das 09h, Daniel Berners vai palestrar sobre o tema na Câmara Brasil-Alemanha (Rua Verbo Divino, 1488 – 3º andar, São Paulo, SP)

Participe da Oktoberfest do Bom Fim em Porto Alegre

Porto Alegre, RS - 03, 10, 17 e 24 de outubro de 2015

Sobre livros, autores em um leitor (III) - por Edgar Welzel

Stuttgart, Alemanha

Florianópolis recebe mostra de artista alemã sobre migração germânica

Exposição estará aberta a partir desta quinta (3) até o dia 9 de outubro. Obra resgata as memórias da migração alemã em SC e no Brasil.

Empresa alemã reforça raízes no Brasil com soluções para drenagem e reutilização de água

Pioneira em desenvolvimento de sistemas de gestão hídrica no mundo, Grupo ACO reforça investimentos para atender mercado nacional

Atividades artísticas e culturais marcam programação oficial da 31ª Oktoberfest

Datas e horários estão disponíveis em www.oktoberfestsantacruz.com.br

"Com imigração, importamos conflitos religiosos"

Sociólogo Hans-Georg Soeffner diz que integrar imigrantes às sociedades alemã e europeia pode evitar graves desavenças culturais, como entre diferentes ramos do islã. Aguardado fluxo de refugiados pode agravar problema.


Dickow Alimentos Ltda. já intgra a GALERIA DE HONRA de 
A g u d o, RS, no projeto Cidades 'alemãs' do Brasil

XIII CAAL Joinville, SC

No período de 23 e 27 de setembro de 2015 participe do décimo terceiro Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina

Festival Folclórico de Nova Petrópolis, RS, foi marcado pela emoção

Além da apresentação de grupos de dança de diferentes culturas, programação incluiu apresentação do traje oficial da corte da 28ª Oktoberfest de Igrejinha e reencontro de ex-soberanas da festa

Musicalização infantil na Expomusic

São Paulo, SP - 19 a 20 de setembro de 2015

Agenda ACSTVI

Flüchtlingsstrom auch ein Thema im DFB-Team

Die aktuellen Flüchtlingsströme sind neben den sportlichen Herausforderungen derzeit auch Thema im DFB Team. Dies erläuterten DFB Teammanager Oliver Bierhoff, sowie die Nationalspieler Thomas Müller und Toni Kroos am Mittwoch.

Film: Es ist schwer, ein Gott zu sein - Trailer 1

Eine Gruppe Historiker wurde auf einen fremden Planeten entsandt, der der Erde in seiner Entwicklung um 800 Jahre hinterher ist. In dieser mittelalterlichen Zivilisation wollen Forscher die Geburt einer Renaissance hautnah miterleben.

Ich und Earl und das Mädchen - Trailer 1

Greg (Thomas Mann) will sein letztes Schuljahr möglichst unauffällig durchziehen und meidet sogar Freundschaften, um die Teenagerzeit einigermaßen unbeschadet zu überstehen. Bis er die krebskranke Rachel (Olivia Cooke) kennenlernt.

Atividades artísticas e culturais marcam programação oficial da 31ª Oktoberfest

Datas e horários estão disponíveis em www.oktoberfestsantacruz.com.br

"Com imigração, importamos conflitos religiosos"

Sociólogo Hans-Georg Soeffner diz que integrar imigrantes às sociedades alemã e europeia pode evitar graves desavenças culturais, como entre diferentes ramos do islã. Aguardado fluxo de refugiados pode agravar problema.

Solenidade homenageia comunidade alemã na Assembleia Legislativa de São Paulo

A sessão solene que comemorou nesta segunda-feira, 31/8, o Dia da Comunidade Alemã, reuniu, no Plenário Juscelino Kubitschek, descendentes de alemães que escolheram o Brasil como segunda pátria e que aqui vêm se fixando desde 1824.

Estudo desvenda como veneno de vespa brasileira mata célula de câncer

Toxina leva à formação de 'buracos' na membrana de células cancerígenas. Mecanismo pode levar ao desenvolvimento de novas drogas contra câncer.

DAAD und das brasilianische Bildungsministerium bauen ihre Zusammenarbeit weiter aus

Der brasilianische Bildungsminister Renato Janine Ribeiro unterzeichnete die gemeinsame Absichtserklärung von DAAD und MEC zum Programm "Sprachen ohne Grenzen – Deutsch", mit dem die deutsche Sprache im universitären Bereich gefördert werden soll.

Sociedade de cultura afro de Santa Cruz do Sul, RS, é conveniada ao projeto RS Ponto de Cultura

A Sociedade Cultural e Beneficente União é um dos cinco grupos negros contemplados no Estado. "Pela nossa região, que é de colonização alemã, ter um clube negro é maravilhoso", declarou Cíntia Luz, presidente da entidade.

Estádios alemães entram na campanha de boas-vindas aos imigrantes

Torcedores levaram faixas em defesa do acolhimento daqueles que buscam uma vida melhor na Europa

Festa alemã reúne culinária, concursos e música em Juiz de Fora, MG

Evento será realizado de 3 a 13 de setembro no Bairro Borboleta. Organizadores esperam receber 100 mil pessoas.

Corpo e cultura: "A nudez é vista hoje com naturalidade" no Norte da Europa

Apreciada no Norte da Europa, mas malvista no Sul do continente, a nudez no espaço público é entendida de maneiras diferentes nos vários países do mundo.

Sabor mais alemão na Schützenfest de Jaraguá do Sul, SC, em novembro

Um novo conceito gastronômico para a Schützenfest. Foi o que a Comissão Central Organizadora e a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul apresentaram no dia 25, terça-feira, com a participação do chef de cozinha alemão Heiko Grabolle.
 

São Paulo é a melhor cidade para startups na América Latina, aponta estudo

A capital paulista é a única da América Latina listada na última edição do ranking dos 20 maiores ecossistemas de startups no mundo elaborado pela empresa, na 12ª colocação – uma posição acima em relação ao ranking anterior, publicado em 2012.

   

 

Central de Notícias BrasilAlemanha. Notícia do portal www.brasilalemanha.com.br - um universo temático à sua espera. Aguardamos sua visita!  contato@brasilalemanha.com.br
Sílvio Aloysio Rockenbach, editor
Tiragem desta edição: 145.948 destinatários.


 brasilalemanhabrasilalemanhabrasilalemanhabrasilalemanha

 Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial. 
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

Deula-Brasil abre seleção para intercâmbio 2016/2017 de jovens agricultores na Alemanha

 


BrasilAlemanha - De Primeiro Mundo por um Brasil de Primeiro Mundo

 

Berlinenses querem abrir restaurante antidesperdício

Somente na Alemanha, 18 milhões de toneladas de alimentos são descartados por ano. Para reaproveitar sobras, grupo de Berlim pretende inaugurar um restaurante que só utilize ingredientes que iriam parar no lixo.

Alemanha é modelo de acolhimento de imigrantes na Europa, diz Libération

Merkel foi vaiada por militantes de extrema-direita quando visitou o centro de refugiados de Heidenau, no dia 26, mas disse que não vai tolerar a violência.



Projeto preserva arquitetura de casas históricas em Blumenau, SC

A cidade de Blumenau, fundada pelo farmacêutico alemão Hermann Blumenau, em 1850, é famosa por preservar a forte influência cultural germânica. Um desses traços é a permanência da arquitetura tradicional elaboradas pela técnica Enxaimel.

Nível dos mares subiu oito centímetros desde 1992, mostra pesquisa da Nasa

Pesquisa avalia que elevação está mais rápida e deve piorar no futuro. Nível pode aumentar 90 centímetros até o fim do século, segundo estudo.

Veja os Workshops no estande oficial alemão da Expointer 2015 em Esteio, RS

Temas como Eco Energia; Tecnologia e Profissionalização da Gestão do Agronegócio; Sistema de Corte Industrial; e Economia de Energia e Iluminação no Agronegócio movimentarão o estande.

Inovação: Companhia de teatro alemã procura 39 casas em Lisboa para espetáculo

A companhia de teatro alemã Rimini Protokoll está, através do Teatro Maria Matos, à procura de 39 casas em Lisboa onde possa realizar um espetáculo com 15 pessoas sentadas à volta de uma mesa.

Aos 37 anos, morre "Willmutt", o humorista que registrou o maior número de pessoas em show na ExpoMauá

O jovem humorista paranaense Cleiton Geovani Kurtz, que ficou conhecido por todo país, especialmente pela gravação de telefonemas no papel do alemão Willmutt, faleceu dia 21/08, em acidente de carro.

AHK: Curso Método AVA - Análise do Valor Agregado‏

Dia 09/09 na Câmara Brasil-Alemanha, em Porto Alegre.

Juiz gaúcho monta banda de rock com jovens condenados por ele mesmo


Festa alemã reúne culinária, concursos e música em Juiz de Fora, MG

Evento será realizado de 3 a 13 de setembro no Bairro Borboleta. Organizadores esperam receber 100 mil pessoas.

Estádios alemães entram na campanha de boas-vindas aos imigrantes

Torcedores levaram faixas em defesa do acolhimento daqueles que buscam uma vida melhor na Europa


Galeto Piccolo Pollo
 já entrou  na GALERIA DE HONRA de Nova Petrópolis, RS, no projeto Cidades 'alemãs' do Brasil

Sociedade de cultura afro de Santa Cruz do Sul, RS, é conveniada ao projeto RS Ponto de Cultura

A Sociedade Cultural e Beneficente União é um dos cinco grupos negros contemplados no Estado. "Pela nossa região, que é de colonização alemã, ter um clube negro é maravilhoso", declarou Cíntia Luz, presidente da entidade.

DAAD und das brasilianische Bildungsministerium bauen ihre Zusammenarbeit weiter aus

Der brasilianische Bildungsminister Renato Janine Ribeiro unterzeichnete die gemeinsame Absichtserklärung von DAAD und MEC zum Programm "Sprachen ohne Grenzen – Deutsch", mit dem die deutsche Sprache im universitären Bereich gefördert werden soll.

Sabor mais alemão na Schützenfest de Jaraguá do Sul, SC, em novembro

Um novo conceito gastronômico para a Schützenfest. Foi o que a Comissão Central Organizadora e a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul apresentaram no dia 25, terça-feira, com a participação do chef de cozinha alemão Heiko Grabolle.


Schulweg já entrou na 
GALERIA DE HONRA de Porto Alegre, RS, no projeto Cidades 'alemãs' do Brasil
 

Corpo e cultura: "A nudez é vista hoje com naturalidade" no Norte da Europa

Apreciada no Norte da Europa, mas malvista no Sul do continente, a nudez no espaço público é entendida de maneiras diferentes nos vários países do mundo.
 

Secretaria de Estado da Cultura e GVT apresentam: LETRA & MÚSICA

Oficina de criação de música popular com KLEITON & KLEDIR.

Cartilha contribui na informação sobre acesso a políticas públicas

Entre os temas apresentados estão a Economia Solidária, a superação da violência contra mulheres, o acesso a políticas públicas, gestão integrada de resíduos sólidos, coleta seletiva solidária e reciclagem popular.
 

Faltam dois dias para o 1º Encontro Internacional da Família Beckhäuser em Saarbrücken, na Alemanha - Leve também o seu Encontro de Família ao Brasil e ao Mundo através do portal BrasilAlemanha, da mala direta BrasilAlemanha/Neues e do programa radiofônico AHAI, no maior quadro de Encontros de Família da Internet! 

Centro Cultural Morgenstern de Colinas, RS, convida para 24. Blumentanzfest

A confraternização será no dia 19 de setembro de 2015, no Centro Comunitário de Colinas, RS.

Volkstanzgruppe Sünnros de Frederico Westphalen, RS, convida para IX. Barril Fest

Encontro será no dia 26 de setembro de 2015, no Ginásio do Clube São Cristóvão, em Frederico Westphalen, RS.

Google Sunroof mostra se vale a pena instalar painéis solares em casa

A nova ferramenta usa informações de satélite do Google Maps para calcular quantas horas de sol o teto da sua casa recebe por ano, quanto você irá economizar se instalar painéis solares no telhado, e em quanto tempo irá recuperar o investimento.

Medalha Goethe para Eva Sopher

Klaus-Dieter Lehmann, presidente do Goethe-Institut, entregou a MEDALHA GOETHE a três personalidades que se destacaram na promoção do intercâmbio cultural fora da Alemanha. Entre elas, Eva Sopher, diretora do Theatro São Pedro em Porto Alegre, RS,

Livro sobre Famílias de origem alemã no Rio Grande do Sul

Será às 15h deste sábado, 29, no Museu Histórico Visconde São Leopoldo na cidade do mesmo nome, o lançamento do livro Famílias de origem alemã no Rio Grande do Sul.

Flüchtlinge in Not: Bitte helfen Sie!

Diakonie Katastrophenhilfe

Curiosidades: Conheça Duque, o cachorro que compra salame

O mestiço salsicha com vira-lata pertence a Milton e Hilda, de Tuparendi, RS.

Expo Music 2015

32ª Feira Internacional da Música ocorre de 16 a 20 de setembro em São Paulo, SP.

Ministra da Cultura da Alemanha visita o Museu Judaico de São Paulo

Integrante da comitiva da chanceler Angela Merkel que veio ao Brasil na semana passada, a ministra da Cultura Monika Gütters esteve também em São Paulo. Em sua agenda, uma visita às obras do Museu Judaico de São Paulo, a ser inaugurado em 2016.  

Deula-Brasil abre seleção para intercâmbio 2016/2017 de jovens agricultores na Alemanha

Enquanto um grupo de intercambistas enfrenta o período de adaptação na Alemanha, é hora de iniciar a formação de outro que participará do Programa de Aperfeiçoamento Profissional em Agropecuária na Alemanha no período de 2016/17.


Central de Notícias BrasilAlemanha. Notícia do portal www.brasilalemanha.com.br - um universo temático à sua espera. Aguardamos sua visita! Mande suas sugestões para contato@brasilalemanha.com.br.Obrigado!
Sílvio Aloysio Rockenbach, editor
Tiragem desta edição: 185.548 destinatários.


 brasilalemanhabrasilalemanhabrasilalemanhabrasilalemanha

 Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial. 
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...