quinta-feira, 25 de agosto de 2011

15º Curso “Imigração Italiana: Dados Históricos e Pesquisa Genealógica” + RECICLAGEM

 




Caro(a) ítalo-brasileiro(a),
nos 150 anos da Unificação Italiana, chegamos à 15ª edição do nosso Curso, com importantes atualizações. Venha conhecê-lo ou fazer uma reciclagem (ver ao final). Se puder, divulgue para outros ítalo-descendentes ... eles lhe agradecerão a indicação, pois é o único curso deste tipo no Brasil!
Objetivos do Curso: Fornecer aos participantes uma visão histórica básica sobre a Itália e o Brasil em fins do séc. XIX e início do séc. XX, as técnicas para iniciar sua própria árvore genealógica, e informações gerais sobre o reconhecimento da cidadania italiana.
A quem se destina: A ítalo-descendentes que queiram pesquisar sua própria história familiar, e a quaisquer interessados na imigração italiana. O Curso é ministrado em linguagem acessível, num clima participativo, e não há pré-requisitos.
Alguns pontos do conteúdo:

• História da Itália; causas da Grande Emigração/Imigração; a viagem; a vida do imigrante;
• Divisão administrativa atual da Itália, mapas da Itália, aspectos geográficos e culturais;
• Nome/sobrenome: origens; registros eclesiásticos e civis, italianos e brasileiros; alterações no Brasil;
• O tipo mais simples de gráfico genealógico: a árvore de costado; outros tipos de representação;
• Genealogia no computador e Internet, com navegação e pesquisa ao vivo (os alunos são convidados a levar seu laptop, pois teremos conexão wifi)
• Cidadania italiana - o que é? Passaporte: vantagens, mas também deveres. Documentos, passos, prazos;
• Bibliografia sobre imigração italiana/café/ferrovias/cidades, e indicação de filmes sobre a imigração;
• Glossário genealógico português/italiano/inglês.
 
Duração: 16 horas-aula, com apostila e Certificado.
Local: R. Dr. Thirso Martins 100, Vila Mariana (travessa da R. Domingos de Morais, alt. nº 2221, entre o Metrô Santa Cruz e o Supermercado Pastorinho) - Salão no Térreo do Edif. Asturias Tropical (Nota: rua de mão única, no sentido R. Afonso Celso > R. Domingos de Morais).
Datas/horários: 4 aulas em setembro 2011, respectivamente no sábado dia 3, domingo 4, quarta-feira (feriado) 7 e sábado 10, sempre das 14:00h às 18:00h.
Inscrição: R$ 140, metade na inscrição e metade com cheque pré-datado para o dia 30 de setembro.
Vagas limitadas: Para inscrição ou esclarecimento de dúvidas, mande email para curso@imigracaoitaliana.com.br ou virginio@uol.com.br , ou chame no Skype virginio.mantesso, ou ainda ligue para o cel (11) 9185-1943.
NOTA: o Curso é focado na história da imigração italiana e na pesquisa genealógica individual. A cidadania italiana é brevemente mencionada, mas não é o objetivo do curso; por outro lado, as informações fornecidas e as técnicas ensinadas podem facilitar a obtenção de documentos que podem ser usados para o processo de reconhecimento da dupla cidadania.
RECICLAGEM: Recentemente, a quantidade de informação de interesse genealógico disponível na Internet vem crescendo muito. Nosso curso foi atualizado em vários aspectos, e particularmente neste, com exercícios práticos individuais online, por sistema wifi (para quem levar seu laptop). Ex-alunos, participantes de qualquer curso anterior de história da imigração, podem se inscrever com 50% DE DESCONTO.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...