quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


A História nos Meios de Comunicação

Posted: 11 Aug 2009 06:19 AM PDT

Em entrevista concedida a Francesco Maiello, publicada sob o título Intervista Sulla Storia em 1982, Jacques Le Goff manifesta uma opinião interessante. Segundo ele,
Até há não muito tempo o historiador universitário julgava praticamente indigno, se não mesmo imoral, divulgar as suas ideias, particularmente através da televisão. Esta era considerada uma prática embrutecedora.
A declaração veio logo após ter dito que
a história não poderá manter uma qualquer função no âmbito da ciência e da sociedade se os historiadores não souberem por-se em dia no que se refere aos novos meios de comunicação de massa.

A lembrança deste trecho surgiu após conversa com coordenadora de uma faculdade, a qual declarou que uma série apresentada há algum tempo em rede de televisão de grande audiência, tendo como protagonista o jornalista Eduardo Bueno, não têm credibilidade por não ter sido produzida dentro de uma universidade. Não cabe, aqui, discutir a fragilidade de tal argumento. Entretanto, acreditamos que posturas deste gênero estejam na origem do distanciamento que se observa entre o que é produzido na academia e o que é consumido pelo público. Parece-nos incoerente construir conhecimento para ficar restrito ao ambiente universitário.

Umberto Eco, em Como se faz uma Tese, chama a atenção para a "universidade de massa, que transforma o aluno em pesquisador por obrigação para ascender profissionalmente". E declara que escrever uma tese "é um exercício de comunicação que presume a existência de um público".

Adaptando as palavras destes dois téoricos ao estudo que vimos realizando há 15 anos, podemos declarar que nosso objetivo é falar de perto ao público em geral, é contar o que descobrimos sobre um aspecto importante da história de Leopoldina. E contribuir para que este conhecimento chegue aos moradores da cidade e a todos os que se interessem pelo assunto. Sendo assim, o nosso meio ideal de divulgação é a rede mundial de computadores. Construir este conhecimento com a colaboração de nossos leitores, com quem trocamos impressões desde que o primeiro site foi ao ar em 1997, tem sido a nossa meta. Que esperamos estar cumprindo a contento.

Newsletter do Blog do Ale' Italia

 

Blog do Ale' Italia


Circuito das Serras em Minas explora aventura e pintura rupestre

Posted: 12 Aug 2009 04:35 AM PDT


Em Córrego do Bom Jesus, parapente é opção de de aventura
(Foto: Tassio Marques/Divulgação)

No extremo sul de Minas Gerais, um roteiro que envolve 16 cidades atrai turistas não apenas pela tranqüilidade das belas paisagens locais, mas pela diversidade das atrações que oferece. De voo panorâmico a visitas a pinturas rupestres, o Circuito das Serras Verdes é uma boa opção para todo perfil de visitante.

"O circuito possui roteiros de dois a sete dias, podendo ser adequado à demanda de cada turista", diz Gustavo Pessoa Arrais, presidente do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas e Secretário de Turismo de Camanducaia. Ainda de acordo com Arrais, para conhecer todos os produtos oferecidos nas cidades, a recomendação é que o turista crie pequenos roteiros para visitar em um prazo mais extenso.

O destaque do Circuito das Serras Verdes é o distrito de Monte Verde, que pertence à cidade de Camanducaia. Com um clima geralmente quente durante o dia e frio à noite, que dá o tom de romantismo, o turista pode aproveitar o voo panorâmico, trilhas de quadriciclo ou a pé, além da diversidade gastronômica e o comércio local, que oferece muitas opções de artesanato, decoração e vestuário


Monte Verde é destaque do circuito por comércio local e turismo de aventura (Foto: Gustavo Pessoa Arrais/Divulgação - Acervo Circuito Serras Verdes)

Presença fundamental no roteiro, o turismo de aventura pode ser aproveitado em muitos municípios, a exemplo de Gonçalves, Extrema, Córrego do Bom Jesus e Toledo, onde é possível praticar, entre outras coisas, rafting e boia-cross e visitar, de perto, belas cachoeiras.

As cidades que integram o circuito (Bom Repouso, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Conceição dos Ouros, Consolação, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Extrema, Gonçalves, Itapeva, Paraisópolis, Sapucaí-Mirim, Senador Amaral, Tocos do Moji e Toledo) foram escolhidas por afinidades culturais. "A ideia é, através da integração contínua dos municípios, consolidar uma identidade regional", diz Arrais.

Entre as atrações mais inusitadas, o circuito possui pinturas rupestres em quatro cidades: Consolação, Bom Repouso, Tocos do Moji e Extrema. As visitas podem ser feitas através das agências de receptivo das cidades. Consulte opções de hospedagem e agências pelo site oficial do Circuito .


Pinturas rupestres em Tocos do Moji (Foto: Acervo Circuito Serras Verdes )

Delícias mineiras
E como Minas é tradicionalmente conhecido como o estado que conquista o turista pelas delícias gastronômicas típicas, o Circuito das Serras não poderia deixar de fora as cidades que exploram essa peculiaridade.

Em Estiva, a Terra do Morango, receitas diversas com a fruta podem ser degustadas. Já na cidade de Córrego do Bom Jesus, as quitandas mineiras oferecem o biscoito de polvilho.

Em Sapucaí-Mirim, é possível visitar e explorar o maior trutário da América Latina. Cambuí oferece o Virado de Banana, um prato típico regional, tombado como patrimônio.

Tocos do Moji também explora a gastronomia regional com o melhor pastel de farinha de milho da região. Cachoeira de Minas tem destaque com a produção de queijo parma tipo exportação.

Como chegar
O Circuito Turístico Serras Verdes do Sul é cortado pela Rodovia Fernão Dias, a via de acesso mais fácil para quase todo circuito. Cambuí, cidade que é cortada pela Rodovia, é o ponto central do circuito, com a melhor distância média entre as demais cidades do roteiro.
G1

Calice di Stelle 2009 a Donnafugata

Posted: 12 Aug 2009 03:54 AM PDT

Na Italia, existe uma noite em que todo mundo pára para olhar o céu. Trata-se de 10 de agosto, o dia de San Lorenzo, onde anualmente é possível assistir a uma mágica chuva de estrelas cadentes. Quem pode, procura um lugar mais afastado dos grandes centros, para não ter muita interferência das luzes da cidade.Em uma pequena localidade siciliana, chamada Contessa Entellina, o evento é ainda mais especial. Lá, Donna Fugata abre suas portas e convida para a inaguração da temporada de colheita de uva e, óbvio, a comemoração é regada a muito vinho.Calice di Stelle



Ontem, saí do centro de Palermo e peguei uma estrada "statale", a SS624, em direção a Sciacca. Exatamente no km 60, como dizia o convite no site Donna Fugata, encontrei uma estradinha -por onde passava apenas um carro - romanticamente iluminada com velas indicando um caminho. Fui seguindo as velas até me deparar com uma área reservada para estacionamento onde diversos rapazes uniformizados, apontavam os locais com vagas livres.

Na recepção, em troca de 10 euros era possível pegar um copo de vidro para vinho, que seria o companheiro de toda a noite (antes de ir embora, ao devolver o copo, restituiam 5 euros). Com a posse do copo na mão esperávamos que um grupo de cerca 20 pessoas se formasse para que um guia nos acompanhasse pelos vinhedos (onde pudemos experimentar as uvas in loco como se vê na foto ao lado!) e locais de produção dos vinhos. Ao final do percurso, a melhor parte começava: era hora de beber!

A degustação


A foto acima mostra o local onde aconteciam as degustações: em um corredor entre palmeiras com fundo musical estilo bossa nova, foram montadas mesinhas onde serviam Sherazade, Mille e una Notte... Esses eram os nomes dos vinhos produzidos por DonnaFugata, que estavam a disposição para serem saboreados.Experimenta um chardonnay daqui, um nero d'avola ali, uma grappa acolá... no final todos os visitantes estavam "alegres", rindo, alguns jogados no gramado embaixo de oliveiras e olhando para o céu.Depois era só esperar a alegria passar um pouco, para pegar a estrada de retorno...


Pubblicato da Brasil na Italia

60 anos da Convenção de Genebra

Posted: 12 Aug 2009 03:50 AM PDT

As quatro Convenções de Genebra, assinadas a 12 de Agosto de 1949, celebram esta quarta-feira 60 anos. Na véspera do aniversário dos tratados sobre a protecção dos civis, dos detidos, dos feridos e dos trabalhadores humanitários durante os conflitos, o Comité Internacional da Cruz Vermelha apelou a um maior respeito pelas convenções que, segundo o organismo, são cada vez mais desrespeitadas nos teatros de guerra. O presidente do Comité, Jakob Kellenberger, sublinhou que "estas convenções têm provado ser altamente relevantes e extremamente úteis para a protecção de milhares de pessoas".


Euronews.pt

Antônio Prado: Noite Italiana espera por quatro mil visitantes

Posted: 12 Aug 2009 03:35 AM PDT

Acontece nos dois próximos sábados de agosto, 15 e 22, a Noite Italiana, no Centro de Eventos de Antônio Prado. Em sua 29ª edição, a organização apresentará como novidades aos visitantes mesas temáticas e frutas da estação.Segundo o presidente da Festa e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Valter Visentin são esperadas cerca de quatro mil visitantes em cada noite.


André Tajes / Agência RSCOM


Le ouvê

Imigrantes são denunciados em Milão

Posted: 12 Aug 2009 03:32 AM PDT

Oito imigrantes foram denunciados no final de semana em Milão, depois que entrou em vigor uma nova lei que criminaliza a permanência irregular de estrangeiros na Itália. Entre estas pessoas há um brasileiro, cuja identidade não foi divulgada, além de marroquinos, chineses e um egípcio. Todos estão sob custódia policial e podem ser imediatamente expulsos do país ou levados a centros de identificação, onde deverão permanecer por até seis meses e posteriormente serem igualmente repatriados. A Lei de Segurança italiana, aprovada no dia 2 de julho pelo Parlamento e publicada no Diário Oficial nesse sábado, trata como crime a imigração ilegal. No próprio sábado, dois marroquinos foram detidos no município de Pescara, na região de Abruzzo, centro do país. Antes de ser promulgada, a medida foi criticada pela oposição, pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano, por entidades protetoras dos direitos humanos e pelo Vaticano. De acordo com a legislação, o imigrante clandestino não poderá ser preso, mas terá de pagar multas de até 10 mil euros e será expulso do país. Funcionários públicos têm a obrigação de fazerem denúncias e italianos não podem alugar imóveis a pessoas sem documentos. Além disso, o estrangeiro poderá ficar por até seis meses em centros de identificação e expulsão -- o período anterior era de até dois meses. São previstas ainda penas de até três anos de reclusão para italianos que aluguem imóveis aos clandestinos. A lei também dificulta os trâmites para obter a nacionalidade italiana por meio do matrimônio. Ontem, somente em Verona, norte da Itália, de oito casamentos entre um cidadão italiano e um estrangeiro que estavam marcados, apenas a metade foi realizada. Um dos pontos mais polêmicos da lei, porém, é a criação de rondas civis de patrulhamento, integradas por pessoas maiores de 18 anos que não sejam filiadas a partidos políticos. As rondas são voluntárias e seus integrantes não podem ter antecedentes criminais nem consumir álcool ou drogas. Os grupos não andarão armados.


Ansa

SMS para italianos que viajam para o exterior

Posted: 12 Aug 2009 03:28 AM PDT

O Ministério das Relações Externas da Itália inaugurou um serviço de SMS para tornar mais seguro e imediato o socorro dos italianos que estejam de férias no exterior. A campanha chama-se SMS-Mae e foi lançada com o slogan "A Itália está com você: para os italianos se sentirem em casa também quando estiverem no exterior". Cerca de 12 milhões de usuários, que aceitaram o serviço, receberão um SMS com as instruções necessárias para efetuar seu cadastro nos sites da Farnesina (sede da Chancelaria italiana) que, entre outros, oferece informações sobre os países que serão visitados. Desta forma, no caso de permanência no exterior, os cidadãos contarão com a ajuda do governo italiano, com maior eficácia e rapidez em casos de necessidade. Para conhecer o serviço, os turistas podem acessar o site dovesiamonelmondo.it. A ajuda via torpedo é uma iniciativa do ministério italiano e da Telecom Itália e não tem nenhum custo aos cidadãos.


Com informações da Ansa

Veneza lança casamento informatizado

Posted: 12 Aug 2009 03:25 AM PDT

A prefeitura da cidade de Veneza, norte da Itália, inaugurou esta semana o 'casamento on-line', um serviço que permite a transmissão da cerimônia pela internet, com o uso de web cam, para alegria de parentes e amigos impossibilitados de assistir ao vivo à cerimônia nupcial. O serviço de transmissão do casamento em tempo real, oferecido pelo município de Veneza, permite aos convidados ausentes acompanharem o evento conectando-se ao site weddingvenice.com. Para que isso seja possível, como informou no dia 11 a imprensa local, os noivos devem desembolsar entre € 120 e € 144, dependendo se eles fizeram a reserva com antecedência ou se foi uma decisão de última hora. As taxas para a cerimônia civil não estão incluídas. Os promotores da iniciativa afirmam que o serviço agrada principalmente os casais de estrangeiros, que tradicionalmente procuram Veneza para se casar. A maioria dos casamentos realizados na cidade é de gente que vem de fora. Anualmente, cerca de 1.400 noivos escolhem as salas do Palácio Cavalli (sede do município), nas imediações da famosa ponte Rialto no Canal Grande, para celebrar a sua união. As tarifas do pacote matrimonial podem chegar a um total de € 3.500 no caso de noivos não residentes e que decidem se casar em um domingo ou feriado.


Da Ansa

Professori di religione e scrutini, la Cei al Tar :«Sentenza vergognosa»

Posted: 12 Aug 2009 03:22 AM PDT

Milano, Corriere della Sera - Affondo della Cei sulla sentenza del Tar. Il tribunale del Lazio ha stabilito che i crediti scolastici aggiuntivi concessi a chi segue le lezioni di religione sono illegittimi e che i docenti di religione, non avendo diritto a concorrere con il proprio insegnamento alla formazione del voto finale, non possono partecipare a pieno titolo agli scrutini. I vescovi parlano di «decisione vergognosa». Monsignor Michele Pennisi, commissario Cei per l'educazione cattolica, la scuola e l'università, annuncia che appena i vescovi si riuniranno «a settembre per la commissione episcopale dell'Educazione e della Scuola», il problema sarà «analizzato» e «certamente da parte della Cei ci sarà una netta presa di posizione».

«RELIGIONE PARE INTEGRANTE DELLA NOSTRA CULTURA» - «Per monsignor Diego Coletti, che della Commissione episcopale per l'educazione cattolica è il presidente, la sentenza del Tar rischia di alimentare diffidenza e sospetto verso la magistratura. Non solo: Coletti ritiene che l'insegnamento della religione cattolica è parte integrante della conoscenza della cultura italiana, e in questo senso va intesa nel sistema scolastico italiano, non come percorso confessionale individuale. Da questo punto di vista il vero limite è l'esenzione dall'ora di religione, cioè la possibilità di non avvalersene. Ai microfoni di Radio Vaticana, Coletti parla di «bieco illuminismo». «Se per laicità si intende l'esclusione dall'orizzonte culturale formativo civile di ogni identità si cade nel più bieco e negativo risvolto dell'illuminismo che prevede che la pace sociale sia garantita dalla cancellazione delle diversità e delle identità, mentre io credo che uno Stato sanamente laico deve preoccuparsi di far emergere e rispettare e di mettere in rete caso mai e di far crescerete tutte le identità soprattutto quelle di altro profilo culturale», ha detto Coletti.

LE CRITICHE DI AVVENIRE - «La decisione del Tar laziale ha già suscitato la legittima protesta dei docenti, per l'evidente tentativo, già per altro portato avanti anche nel recente passato, di emarginare l'insegnamento della religione cattolica nelle scuole pubbliche italiane», scrive da parte sua il quotidiano cattolico Avvenire. Per il giornale della Cei, siamo davanti a «un tentativo alquanto maldestro. La sentenza del Tar, infatti, arriva dopo la conclusione dei lavori della commissione paritetica Ministero dell'Istruzione-Cei, che ha deciso all'unanimità di passare dalla votazione con gli 'aggettivì (sufficiente, buono...) ai voti numerici. Quando la decisione sarà avallata dal Consiglio di Stato, anche il voto di religione - sottolinea il quotidiano cattolico - farà media e il problema dei crediti sarà quindi superato una volta per tutte».

Itália destinará 2 milhões de euros para buscas de avião que caiu em 2008

Posted: 12 Aug 2009 03:16 AM PDT

O governo italiano destinará 2 milhões de euros para a realização de novas buscas na costa oeste da Venezuela, onde, no dia 4 de janeiro de 2008, caiu um avião da companhia Transaven, com oito italianos a bordo. O anúncio foi feito pelo advogado Ricardo Tropiano, que trabalha para os familiares de Fabiola Napoli e Stefano Fragione, duas das vítimas do acidente. Além dos oito italianos, a aeronave tinha a bordo cinco venezuelanos e um suíço. Até agora somente o corpo do co-piloto foi encontrado. "Em uma reunião que foi realizada na sede do governo nos últimos dias, a presidência do Conselho de Ministros aceitou a proposta de iniciar uma nova fase de buscas, com base nas análises realizadas por técnicos italianos na Venezuela há cerca de dois meses", afirmou Tropiano. O advogado informou também que o chanceler italiano, Franco Frattini, já comunicou o Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolas Maduro, sobre a decisão da Itália. As novas buscas se concentrarão em uma região do mar ainda inexplorada, onde provavelmente caiu o avião. A operação contará com o auxílio de técnicos italianos e venezuelanos. O avião que caiu em janeiro do ano passado era um bimotor YV2081, tipo Let410, da Transaven. Acredita-se que a aeronave tenha caído em uma área entre o arquipélago de Los Roques e a capital, Caracas.


Ansa

Nuovi modelli per la richiesta di cittadinanza per matrimonio e per residenza [

Posted: 12 Aug 2009 03:02 AM PDT

Predisposti per le domande di concessione, per matrimonio e per residenza, dopo l'entrata in vigore della legge sulla sicurezza .

Con la legge 15 luglio 2009 n. 94 sono state introdotte alcune novità riguardo ai requisiti necessari per ottenere la cittadinanza italiana.

Per le richieste di concessione, per motivi di residenza e per matrimonio, è stata prevista la presentazione di documenti originali in aggiunta a quelli usualmente acquisiti (es. atto di matrimonio); viene introdotto, inoltre, il versamento di un contributo pari a 200 € per le nuove istanze.

Il periodo di residenza legale in Italia cresce, da sei mesi a due anni, per le domande per matrimonio.

Sono stati predisposti, pertanto, nuovi modelli di domanda:

Modello A: domanda di concessione per matrimonio

Modello B: domanda di concessione per residenza

Maggiori indicazioni sull'applicazione delle nuove disposizioni nella circolare del Dipartimento per le Libertà Civili e l'Immigrazione del 6 agosto 2009.

Redação revista eletrônica Oriundi

11 de agosto, Dia do Advogado

Posted: 11 Aug 2009 11:50 AM PDT



"São os homens e não as leis que precisam mudar. Quando os homens forem bons, melhores serão as leis. Quando os homens forem sábios, as leis por desnecessárias, deixarão de existir. Mas isto, será possível somente, quando as leis estiverem escritas e atuantes no coração de cada um de nós."(Hermógenes)

O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade. Quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal. Advogar é uma das opções do bacharel em Direito. A outra é a carreira Jurídica. O advogado pode defender interesses de pessoas ou de instituições, privadas ou públicas. Pode especializar-se em Direito Administrativo, Civil, Comercial, da Criança e do Adolescente, Ambiental, Internacional, Penal ou Criminal, Trabalhista ou Previdenciário e Tributário.

O dia 11 de agosto é a data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil e é também o Dia do Advogado. Esse dia é também conhecido como o "Dia do Pendura", uma tradição do início do século 20, quando comerciantes costumavam homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça. O dia é até hoje temido nos restaurantes, pois dizem que a tradição de comer sem pagar continuou a ser seguida.

COMO O CURSO SURGIU NO BRASIL
Logo após a Independência do Brasil, já se realizavam debates na Assembléia Constituinte, e depois na Assembléia Legislativa, em prol da criação dos cursos jurídicos. Em 11 de agosto de 1827 foram criados os dois primeiros cursos, um em São Paulo, outro em Pernambuco (Olinda).

Também havia o desejo de criar uma instituição que acolhesse e orientasse os advogados, o que aconteceu em 1843, com a criação do Instituto dos Advogados Brasileiros. Esse instituto tinha como principal objetivo constituir uma Ordem dos Advogados do Império.

Mesmo com o projeto de criação apresentado ao Senado, em 1851, depois detido na Câmara dos Deputados e discutido exaustivamente, a Ordem dos Advogados, durante o período do Brasil Império, nunca conseguiu se constituir.

Somente após a Revolução de 1930, instalado o Governo Provisório, em 18 de novembro de 1930, foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, numa época em que advogados e juristas já participavam ativamente da movimentação em torno da renovação e das mudanças na política do país (era a época da chamada República Velha).

PARA EXERCER A PROFISSÃO
A Ordem tem a missão de zelar pela ordem jurídica das instituições, pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas e pela ampliação dos direitos da sociedade, em geral.

Para poder advogar profissionalmente, o graduando precisa prestar exames na OAB.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
Pode atuar, entre outras áreas, na área do Direito Internacional, (resolvendo questões comerciais, de impostos, por exemplo, entre organizações de nações diferentes); na área Ambiental (nas questões entre o homem e o ambiente); na área de Direito do Consumidor (estuda e aplica as normas para defender os direitos dos cidadãos perante empresas, públicas ou privadas, que forneçam bens ou serviços, e vice-versa). Já atuando em Direito Penal ou Criminal, o advogado apresenta a tese de defesa ou acusação de crimes contra pessoas (física ou jurídica). Em Direito Civil, o advogado representa os direitos individuais e privados em situações referentes à posse e propriedade de bens e em situações familiares como separações e heranças, por exemplo.

Pode, seguindo a carreira jurídica, atuar como advogado público, promotor de justiça ou delegado de polícia e juiz. Em todas essas escolhas, é preciso prestar concurso público.

O advogado público representa interesses do município, do estado ou da União em todas as áreas do Direto, zelando pela legalidade dos atos do Poder Executivo, por exemplo, nas licitações e concorrências públicas. Pode também atuar nas defensorias públicas, representando cidadãos que não tenham como assumir despesas com processos judiciais.

Como delegado de polícia, prepara inquéritos e chefia investigadores.

Como juiz, decide conflitos entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público, além de cuidar de tributos, encargos judiciários e de ações cíveis (referentes ao direito civil) e comerciais.

Como promotor e procurador de Justiça, promove ações penais, defende a ordem pública em juízo (os promotores) ou nos tribunais (os procuradores). Também é quem fiscaliza o cumprimento das leis, defende os interesses dos cidadãos e do patrimônio público.

O CURSO
O curso de graduação em Direito dura, em média, cinco anos, com os três primeiros anos bem teóricos, onde se aprende português, sociologia, economia, teoria do Estado e as matérias específicas com direito civil, processual penal, comercial, constitucional, medicina legal.

Em todos os estados brasileiros existe pelo menos uma instituição que oferece o curso.

A ORIGEM DO DIREITO E A CONTRIBUIÇÃO DO LATIM
Autor: Valeriano Luiz da Silva
Ao complexo de normas vigentes em Roma dá-se o nome de Direito Romano.Que lá foram aplicados até a codificação de Justiniano.A evolução do direito europeu baseou-se nesta codificação.Em quase todos os códigos modernos está a marca deste soberano.Foi mérito desta codificação a evolução do direito na sociedade.Foi bem preservado o direito romano para aplicar na posteridade.Porém antes dos romanos o direito na Grécia já estava em evolução.Roma enviou dez tribunos na Magna Grécia para fazer observação.Os pretores enviados à Grécia foram com recomendação.Pra observar como os tribunais gregos faziam da lei aplicação.Em várias ciências foi grande o legado desta Grécia amiga.Foi dividido em duas partes o direito na Grécia antiga.As práticas jurídicas na Grécia arcaica.E a organização do direito na época clássica.Mas o mérito do direito foi dos romanos geniais.Deixando normas hoje usadas em todas as nações ocidentais.Uma poesia é pequena pra falar do direito com precisão.Pois a ciência do Direito está em constante evolução.No desenvolvimento do direito o latim deu contribuição.Ainda é comum advogado usar latim em petição.Deixo aqui um pouco do latim para teres algumas noções.Pois foi dele que originou a língua de várias nações.Como português, italiano, espanhol e catalão,O romeno, o francês, o galego todas estas línguas são irmãs,Estão aqui alguns termos usados nos tribunaisDessa língua tão bonita da Roma dos ancestrais
Animus decipiendi - Intenção de enganar, iludir,Animus ambulandi - Intenção de se locomover, de ir e vir,Animus abutendi - Intenção de abusarAnimus confitendi - Intenção de confessarA língua latina não poderá morrer,Pois junto com o direito ela deverá crescer.Foi ela que Cícero usou para se escrever e Sêneca a usou nos tribunais para se defender.Então na Grécia o direito teve seu aparecimento,mas foram os romanos que o usaram como instrumento.

Aradia, a primeira bruxa na tradição italiana

Posted: 11 Aug 2009 11:16 AM PDT

Aradia (Herodias) é uma das personagens mais importantes da Stregheria (Bruxaria Italia), chamada de Strega Sagrada, nasceu em 11 de Agosto de 1313 d.C. em Volterra, Toscana, região Norte da Itália.

As tradições e folclore da Bruxaria Italiana contam que Aradia foi enviada a Terra por sua mãe Diana, a Grande Deusa das Bruxas e Fadas, para que ela ensinasse a Bruxaria aos homens e trouxesse o reflorescimento da Antiga Religião Pagã.

Aradia é considerada uma "Avatar" feminina; uma Deusa que encarnou na Terra para trazer a liberdade para as classes oprimidas pelo clero e pela nobreza. Sua história foi contada de geração em geração pelos Clãs e famílias de Streghe. Parte de sua história pode ser encontrada na obra do folclorista Charles G. Leland, Aradia, Il Vangelo delle Streghe Italiane.

Stregheria (a "Velha Religião") é a bruxaria italiana. A tradição se iniciou no século XIV, com os ensinamentos de Aradia, a Feticeira Sagrada. O Sistema Strega data das civilizações pré itálicas como os Etruscos. Há muitas coisas similares entre a Strega e Wicca. A natureza é considerada como a "Grande Mãe". Há uma antiga história baseada nos ensinamentos de Aradia, onde ela profetiza a chegada da "Idade da Filha" quando a razão irá predominar. A idéia de vida após a morte para um stregan é que ele irá retornar para os domínios de Luna assim como há Lua Cheia e voltarão à terra, assim como a lua mingua. Quando prontos, passam pelo Sol para ganharem novos corpos para seu retorno às estrelas. Há os Grigori, aqueles que vigiam , os Guardiães, e os Grimas que mantêm as tradições puras e garantem que elas sejam passadas adiante. Os Lares são os espíritos ancestrais, que podem ser chamados quando se precisa de ajuda.

Em 1890 o folclorista Charles Leland publicou um livro intitulado: " Aradia, The Gospel of the Witches" (Aradia, o Evangelho das Feiticeiras). Em 1886, Leland se tornou íntimo de uma mulher italiana chamada Madalena, que se auto intitulava bruxa. Durante 10 anos ela deu às informações que fariam parte do Aradia. O livro tem algumas distorções quanto à visão do paganismo, mas ainda se pode encontrar informações valiosas sobre stregheria. O livro é uma interessante visão da bruxaria italiana pra-gardneriana. Leland foi o primeiro a descrever o sabá das bruxas, contando que elas ficavam nuas, celebravam e faziam amor durante a Lua Cheia. Essa visão, que é consagrada em Gardner, tinha sido compilada quase um século antes de Gardner.

Mas Leland não é a única fonte de informação sobre bruxaria italiana; no volume 3 de "Folk-Lore; Transactions of the Folk Lore Society, publicado em 1897, o autor, J.B. Andrews dá importantes informações sobre a bruxaria italiana, como por exemplo, quando ele relata sobre a "religião oculta" dos napolitanos. O poeta Horácio, por volta do século 30 a.C. também faz relatos sobre as bruxas italianas. Outros documentos antigos fazem claras alusões ao culto secreto a Prosérpina e Diana.

As bruxas italianas procuraram também a Maçonaria, para protegerem seu antigo culto. Influências maçônicas são facilmente reconhecidas quando se examina as práticas modernas. Por exemplo, o grupo conhecido como Carbonari (1820) tinha três degraus de iniciação demarcados pelos cinturões coloridos que os seus membros usavam: azul, vermelha e preta. Um triângulo marca o primeiro nível.

A Strega é dividida tradicionalmente em três tríades: Janarra, Tanarra e Fanara. Quando Aradia trouxe a Velha Religião pela primeira vez à Itália, ela ensinou seus seguidores os segredos da Terra, da Lua e das Estrelas. As Fanara são as guardiãs dos Antigos Mistérios e estão na parte nordeste da Itália. Elas guardam os segredos das Linhas Lei e das forças da Terra. As Janarra e Tanarra ocupam a Itália Central. As Janarra guardam os segredos da Lua e das energias lunares. Tanarra são os guardiões dos mistérios estelares. Eles possuem os mistérios das forças estelares.

O "Medico di famiglia" na Italia

Posted: 11 Aug 2009 11:04 AM PDT

Todo cidadão que vive regularmente na Italia tem direito de ser assistido por um médico de "famiglia". O médico di famiglia è tambem conhecido como "medico di base" ou de "medicina generale".Trata-se de um clínico geral que é a nossa referência de imediata, ele é o "cara" que conhece (ou deveria conhecer) a nossa saúde, que nos ajuda, nos orienta e nos encaminha para o médico especialista do Serviço Sanitário Nacional Italiano.Todo cidadão italiano tem direito a escolha do seu médico di famiglia e os serviços são gratuitos isto é, você nao paga nada pela consulta.Para escolher o seu medico di famiglia, você poderá consultar o elenco de todos os médicos conveniados com o Servizio Sanitario Nazionale.Antes de fazer a sua escolha, recomendo as seguintes dicas:


01) Faça uma visita ao ambulatório do médico para conhece-lo melhor.


02) Procure saber da sua disponibilidade, um medico di famiglia pode atender até 1.500 pacientes. Se você escolher um médico com muitos clientes, provavelmente terá dificuldades em agendar suas consultas.


03) Procure saber os horários de abertura e fechamento e os dias de atendimento do ambulatório. Um médico que atenda durante poucos dias na semana, nao é aconselhavel.




Geralmente eles atendem 05 dias durante a semana, alternando o período da manhã e da tarde.

A escolha final, deve ser comunicada Azienda sanitaria locale (A.S.L.) da Comune de residência. Caso você nao se idenfique com o médico que escolheu, poderá solicitar a troca no mesmo lugar onde você comunicou a sua escolha.Em casos especiais e de grande necessidade, o medico di famiglia poderá fazer atendimento à domicilio.

O pediatra é o medico di famiglia das crianças até 06 anos de idade e poderá continuar sendo até a adolescência (14 anos). Depois, você deverá escolher um medico di base que não seja pediatra.




"Permesso di soggiorno in attessa di cittadinanza" não dá mais direito a trabalhar na Itália.

Posted: 11 Aug 2009 10:49 AM PDT

Uma diretriz do Ministério do Interior italiano esclareceu definitivamente que, a partir de 11 de janeiro de 2008, todos os cidadãos de origem italiana, de posse do visto de permanência por espera de cidadania, não podem mais trabalhar na Itália.Portanto, o acordo que permitia aos titulares do visto de permanência por espera de cidadania trabalhar na Itália, não é mais válido.Recomenda-se, por isso, avaliar atentamente a oportunidade de dar entrada no pedido do reconhecimento da cidadania italiana diretamente na Itália sem estar de posse de um visto de permanência para trabalho.






Dedicato interamente a Rino Zandonai l'ultimo numero del mensile Trentini nel mondo

Posted: 11 Aug 2009 10:43 AM PDT

L'ultimo numero del mensile Trentini nel mondo: Ventiquattro pagine che tracciano il profilo umano e professionale di Rino Zandonai scomparso nel volo Air France 447 da Rio de Janeiro a Parigi.

Ventiquattro pagine che tracciano il profilo umano e professionale di Rino Zandonai, direttore dell'Associazione Trentini nel mondo onlus, e che documentano le cerimonie di commemorazione che si sono svolte in Trentino in memoria di Zandonai, Giovanni Battista Lenzi e Luigi Zortea, scomparsi il 1° giugno scorso nel tragico volo Air France 447 da Rio de Janeiro a Parigi: è questo in estrema sintesi il sommario dell'ultimo numero del mensile "Trentini nel mondo", interamente dedicato a Rino Zandonai.

«E ora l'Associazione va avanti con rinnovata consapevolezza» è il titolo dell'editoriale a firma del presidente, Alberto Tafner, che apre il giornale.

Segue una breve cronaca degli avvenimenti ed una biografia di Rino Zandonai. Due pagine sono dedicate alla cerimonia di commemorazione del 6 giugno nella Sala Depero del Palazzo della Provincia ed altrettante alla messa che nello stesso giorno è stata celebrata in Duomo dall'Arcivescovo di Trento.

Ferruccio Pisoni, per quindici anni presidente dell'Associazione a fianco di Zandonai, l'attuale vice presidente Maria Carla Failo e Maurizio Tomasi, che da questo numero ha assunto la direzione del periodico, ricordano la figura di Rino e la sua azione come direttore della Trentini nel mondo.Le altre pagine riportano una selezione delle centinaia di messaggi di cordoglio giunti all'Associazione, compreso quello del Presidente della Repubblica, la lettera delle figlie Laura e Debora, un ricordo dei dipendenti dell'Associazione.

Due pagine sono dedicate ai compagni di viaggio di Rino Zandonai nella trasferta in Brasile, Giovanni Battista Lenzi e a Luigi Zortea.

Per la copertina è stato scelto un ritratto di Zandonai, realizzato appositamente da Diana Del Negro, una giovane componente del Circolo trentino del Portogallo. Le immagini delle altre tre pagine di copertina si riferiscono alle cerimonie in Duomo e in Sala Depero e alla Festa provinciale dell'emigrazione, che si è svolta dal 17 al 19 luglio a Storo ed è stata dedicata a Zandonai, Lenzi e Zortea .

Schumacher desiste de substituir Massa

Posted: 11 Aug 2009 10:39 AM PDT

Michael Schumacher cancelou o regresso à Formula 1. A decisão foi anunciada no sitio na Internet do piloto alemão. O regresso à competição de Schumacher pela Ferrari estava dependente do resultados de exames médicos ao pescoço. Sete vezes campeão do mundo de Fórmula 1, o piloto estava a preparar-se para o grande prémio em Valência onde devia substituir Felipe Massa que se encontra lesionado.

Luca Badoer é escolhido pela Ferrari.

Euronews/GloboEsporte.com

Costo del telefonino, in Italia un po' più alto della media europea

Posted: 11 Aug 2009 10:30 AM PDT

Milano - Il costo del telefonino in Italia è un po' più alto della media europea. Più caro per chi ne fa un uso medio-basso, appena più conveniente per chi lo utilizza più spesso. È quanto emerge dall'analisi del Communications Outlook 2009 dell'Ocse. Nella classifica dei 28 Paesi Ocse, l'Italia è sempre nella metà con i costi più alti: al 19° posto per chi fa un uso moderato del telefonino, al 20° per chi fa un uso medio, al 16° posto per chi ha alti consumi telefonici.

USO BASSO - Per chi usa il cellulare per telefonate per poco più di due minuti al giorno, 600 sms e 8 mms in un anno, paga tre volte di più di un utente olandese e circa 1,6 volte meno di un americano. Chi fa un uso moderato del telefonino (360 minuti l'anno di conversazione, 396 messaggini sms e 8 messaggini multimediali mms) spende in Italia l'equivalente di 195,23 dollari: per questa ipotesi di consumo l'Italia è al diciannovesimo posto sui 28 Paesi Ocse, poco oltre la media (163,55 dollari), lontano dai 50,31 dollari l'anno della Danimarca, al primo posto, ma comunque meno dei 279,52 dollari degli Stati Uniti, ultimi.

USO MEDIO - Anche per l'ipotesi di un traffico medio (in un anno chiamate per 780 minuti, 600 sms, 8 mms) l'Italia è oltre la media Ocse: al ventesimo posto su 28 con 394,26 dollari l'anno (la media è di 317,77). Nei Paesi Ocse costa meno usare il telefonino in Danimarca (131,44), di più anche in questo caso negli Stati Uniti (635,85 dollari). Costi più bassi dell'Italia in Olanda, Finlandia, Svezia, Danimarca, Norvegia, Islanda, Austria, Lussemburgo, Nuova Zelanda, Svizzera, Giappone, Polonia, Turchia, Regno Unito, Ungheria, Irlanda, Australia, Corea, Portogallo e Francia. Costi più alti in Grecia, Germania, Messico, Slovacchia, Repubblica Ceca, Canada, Spagna e Stati Uniti.

USO INTENSO - In Italia per la telefonia mobile risparmia chi telefona di più. Per un pacchetto di alto consumo (chiamate per 1.680 minuti all'anno, 660 sms e 12 mms), i costi scendono appena sotto la media Ocse, con 465,44 dollari (489,14 la media). Per questa ipotesi di consumo l'Italia recupera posizioni occupando il sedicesimo posto: paga meno di tutti un cittadino danese, 182,95 dollari, più di tutti uno spagnolo (956,86 dollari). Più in generale, il rapporto Ocse (che non considera promozioni, chiamate gratuite, offerte o servizi scontate come per le telefonate tra familiari, colleghi o verso un numero preferito) indica che i prezzi più bassi sono in Finlandia, Paesi Bassi e Svezia. Tra il 2006 e il 2008 (anno al quale si riferisce il rapporto Ocse) i prezzi sono diminuiti in media del 21% per un uso moderato, 28% per un uso medio, 32% per consumi alti. L'Ocse sottolinea anche che il mercato dei messaggi sms resta particolarmente profittevole per gli operatori e che sono quindi aumentate le offerte dedicate e rivolte ai clienti più giovani.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...