quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Arquivo Público lança o livro “Viagem ao Espírito Santo (1888): Princesa Teresa da Baviera”

Em 1888 a Princesa Teresa da Baviera visitou o Espírito Santo e percorreu rios, florestas, vilarejos e manteve contato com os botocudos às margens do Rio Doce, deixando escritas as suas vivências e impressões. As anotações deram origem ao livro “Viagem ao Espírito Santo - 1888”, que será lançado pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), na próxima terça-feira (18), às 19h, na Biblioteca Pública Do Espírito Santo. A obra faz parte da linha editorial da Coleção Canaã e foi organizada pelo historiador e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Julio Bentivoglio, com tradução de Sara Baldus.



Teresa chegou ao Brasil com uma dama de companhia e dois auxiliares, um deles com habilidades taxidérmicas - arte de empalhar. Ela levava consigo um equipamento fotográfico e contratava guias locais em suas andanças pelas florestas. Julio Bentivoglio explica que além da observação dos indígenas – preocupação central de muitos viajantes estrangeiros - ela realizou um trabalho meticuloso, inventariando, catalogando e arquivando elementos naturais.

O empenho da princesa na descrição dos lugares proporciona ao leitor um relato sobre as terras capixabas e as pessoas que ali habitavam e se relacionavam, constituindo-se uma fonte de informações sobre o final do século XIX. Teresa Charlotte Marianne Auguste, nascida em Munique, era filha do rei Luitpold, que assumiu o trono do reino da Baviera em 1886, governando até 1912. Ela era uma estudiosa autodidata com interesse pela botânica, zoologia, geografia, história natural e idiomas.
Julio destaca a necessidade de ler e interpretar os escritos de Teresa com a noção de se tratar de um material elaborado por alguém que em suas reflexões e olhares traz a cultura na qual viveu e a posição social que ocupou. Porém, é inegável a contribuição da princesa à história capixaba ao trazer novos dados sobre as características da natureza, os indígenas, as dificuldades enfrentadas nos deslocamentos, o cotidiano das famílias e a presença dos primeiros imigrantes europeus.
Teresa da Baviera passou por outros Estados, resultando na publicação da obra “Minha viagem aos trópicos brasileiros”, em alemão, da qual só existe um exemplar no Brasil na Biblioteca da Universidade de São Paulo (USP). O livro produzido pelo APEES consiste na tradução dos três capítulos dedicados ao Espírito Santo e também do diário do Barão Maximiliano Von Speidel, um dos acompanhantes da princesa. Traz ainda o texto “Imagens e Invenções do Espírito Santo nos relatos dos viajantes oitocentistas e na historiografia” e um perfil biográfico da princesa.

Informações à imprensa
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo 
3636-6117/9633-3558 
comunicacao@ape.es.gov.br

colaboração Stanley Savoretti de Souza - MG 


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...