sábado, 27 de junho de 2009

Blog do Ale' Italia

Blog do Ale' Italia

Blog do Ale' Italia 



O Sarau Poético Brasil & Itália

Posted: 27 Jun 2009 02:35 AM PDT




Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Memorial do Imigrante, Caffé Bistrô convidam :


Sarau Poético Brasil & Itália
dia 27 de junho de 2009


O Sarau Poético Brasil & Itália tem como finalidade levar ao público visitante, alguns momentos mágicos de Poesia brasileira e italiana.Você também poderá participar declamando poemas de sua autoria ou de outros poetas brasileiros ou italianos.


Coordenação: Poetisa Valdyce Ribeiro
27 de junho de 2009 (sábado)

Local: Caffé Bistrô do Imigrante
das 14h às 16h
Neste dia Entrada Franca

Bauernfest é aberta no antigo prédio da Bohemia

Posted: 27 Jun 2009 02:29 AM PDT


O prefeito Paulo Mustrangi falou sobre a importância da festa para Petrópolis, frisando que a cidade precisa reverenciar o Clube 29 de Junho.

A 20ª Bauernfest – Festa Alemã – foi aberta na noite de ontem, no prédio da antiga fábrica de cerveja Bohemia, desativada há décadas e que estava fechada até hoje. Durante dez dias, as pessoas que participarem da Bauernfest terão a oportunidade de conhecer as instalações da primeira cerveja do Brasil e ao mesmo tempo se divertir com as músicas e se deliciar com as comidas típicas.O prefeito Paulo Mustrangi falou sobre a importância da festa para Petrópolis, frisando que a cidade precisa reverenciar o Clube 29 de Junho, pois durante 50 anos vem mantendo vivas a cultura e a história alemã na cidade. "É um momento de alegria para comemorar a saga dos colonos alemães, pois deixaram uma herança que é única em toda a América Latina". Sobre o espaço da cervejaria, o prefeito agradeceu à Ambev por ter aberto o prédio para realização da festa alemã. Ele disse que vai trabalhar para que a empresa se sensibilize e abra o prédio, dando a ele um destino econômico. "Hoje estamos realizando uma festa onde promovemos o encontro da tradição e da cultura, num prédio que é histórico para a cidade". Emigdia Hoelz M. Lyrio, presidente do Clube 29 de Junho, falou sobre a importância dos 50 anos da entidade, lembrando que a Bauernfest foi uma conquista e seu objetivo é prestar uma homenagem aos colonos alemães. Ela falou que ao longo dos anos a festa transformou-se num evento turístico cultural. O presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Charles Rossi, disse que todas as pousadas da cidade estão cheias, com grande movimento na cidade. A abertura da festa teve ainda a sangria do primeiro barril de chope e contou com a participação do Coral Municipal de Petrópolis e da Banda do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrópolis. Durante toda a Bauernfest, será realizado o tradicional Concurso de Tomadores de Chope, Bauernband e outras apresentações no Salão de Baile da Cervejaria. No Palácio de Cristal, haverá Contos Medievais Alemães com o grupo ShowCanteQueEncante, História da Bauernfest para crianças com o Grupo Faz de Conta, apresentação de corais, teatro, show e dança, e contação de histórias com As Bisbilhotecárias e As Vovós da Praça Koblenz.

Rogério Tosta
Redação Tribuna

Veneza ganha sua primeira gondoleira

Posted: 27 Jun 2009 02:25 AM PDT


Giorgia Boscolo, primeira gondoleira mulher 'certificada', posou sobre gôndola nesta sexta-feira (26) na cidade italiana de Veneza. Primeira gondoleira em mais de 900 anos na cidade, ela passou por um teste para garantir a vaga. Giorgia tem 23 anos, é casada, tem dois filhos e 'herdou' a profissão de seu pai, também gondoleiro. (Foto: Reuters)

Começa o Festival Folclórico de Parintins

Posted: 27 Jun 2009 02:19 AM PDT


Os bois Garantido e Caprichoso (de azul) (Foto: Glauco Araújo/G1)


Cerca de 70 mil turistas são esperados no Amazonas, a partir desta sexta-feira (26), para acompanhar o 44º Festival Folclórico de Parintins, que vai até domingo (28). Na Arena dos Bois, os adversários são o Garantido e o Caprichoso. O resultado será divulgado na segunda-feira (29).

O bumbódromo, apelido popular dado para a arena, tem capacidade para 35 mil pessoas e é dividida em duas alas, a vermelha, para quem torce para o Garantido, e a azul, para quem torce para o Caprichoso.

A rivalidade entre os bois, inspirados no bumba-meu-boi de São Luís, cresceu a cada ano e passou a ser disputado de maneira mais organizada, sobre um tablado. Em 1988, o atual bumbódromo ganhou corpo e hoje é palco para o Garantido e Caprichoso mostrarem suas forças. O local passou por reforma para ampliação da área de passagem das alegorias.

Muita tecnologia hoje usada nos carros alegóricos que desfilam na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e no Anhembi, em São Paulo, é importada do Amazonas. A forma de apresentação também difere muito dos carnavais do país. Os bois Garantido e Caprichoso se apresentam como se estivessem em uma ópera ao ar livre. O repertório de cada um tem pelo menos 20 músicas oficiais, o que não impede a agremiação de puxar sucessos do passado.

Avaliação

Encenações sobre lendas amazônicas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos dão o tom do espetáculo. No total, os dois bois realizam 15 horas de apresentações durante os três dias de festival. Por noite, cada um deles é avaliado em 21 quesitos e por nove jurados. O Boi Garantido tem como tema "Emoção" e o Caprichoso, "Onde o verde encontra o azul", numa alusão à junção da floresta com o boi azul.

G1 com informações do Portal Amazônia

Le Dolomiti

Posted: 26 Jun 2009 05:36 AM PDT



La Repubblica


clique para ler a notícia

Addio a Michael Jackson

Posted: 26 Jun 2009 05:31 AM PDT

Video do Dia - Ben com Michael Jackson

Posted: 26 Jun 2009 04:30 AM PDT


Imigrantes em Leopoldina, MG


Imigrantes em Leopoldina, MG

Imigrantes em Leopoldina, MG 



Um diretor nascido na Umbria

Posted: 26 Jun 2009 07:19 PM PDT



Com a ajuda de nosso amigo Romulo Sellani, descobrimos a origem de uma família ligada à Colônia de um modo especial. É que Ferdinando Sellani foi seu primeiro diretor de obras, tendo sido também proprietário de um lote da Fazenda das Palmeiras que foi adquirido pelo estado para ampliação do território do núcleo. E Sante Sellani foi proprietário do lote de número 60 da Constança, dele tomando posse em junho de 1910. Segundo a lista de passageiros do vapor Città di Milano, a família passou ao Brasil em 1898 e instalou-se inicialmente em Juiz de Fora.

Outra família radicada em Leopoldina, com origem na Umbria, foi a De Angelis.

Pesquisa de Opinião

Posted: 26 Jun 2009 04:48 PM PDT

Todos os leitores que responderam a consulta desta semana disseram que sim, que Leopoldina deve comemorar o Centenário da Colônia Agrícola da Constança.

Esta semana temos uma nova enquete. Participe!

Lendas Familiares e Ideologia

Posted: 26 Jun 2009 02:15 PM PDT

Entre as informações recorrentes nas entrevistas com descendentes de imigrantes, algumas poderiam ser reunidas numa categoria denominada Lendas Familiares. Sabe-se que a transmissão oral e permanente de lendas está na base da tradição capaz de formar uma ideologia. Por este caminho é que tentamos compreender algumas falas.

Sabe-se que a História é construída de visões e perspectivas diversas. Cada um de nós recorre a uma série de informações para concluir sobre um fato. Em geral as conclusões estão sempre abertas a revisões que surjam a partir de novas informações. E assim tem sido no estudo da imigração em Leopoldina.

Reunindo-se estes dois pressupostos, e imaginando uma classificação dos temas das entrevistas, as Lendas Familiares de maior incidência podem ser reflexo de uma ideologia sobre a imigração entre as famílias que se transferiram para o Brasil. Pensando especificamente nos italianos, em que acreditavam quando se dispuseram a deixar seu país?

Para além de diversas outras posições, há um tipo de Lenda que interessa neste momento: a "certeza" de que a temporada no Brasil seria curta e voltariam à Itália com dinheiro suficiente para se estabelecerem como proprietários e não mais como empregados em latifúndios.

Há quem afirme que os candidatos a emigrar eram facilmente convencidos pela propaganda. Entretanto, alguns autores demonstram que a propaganda só surtiu efeito porque a cultura da emigração estava já presente no imaginário do italiano mais pobre. Tanto que, segundo um relatório de Geffcken, datado de 1889, desde a Unificação o italiano acreditava que sair de seu país era a solução para si e para a pátria que o receberia de braços abertos quando tivesse acumulado capitais trabalhando em terra estrangeira.

Casamento de Imigrantes

Posted: 26 Jun 2009 08:03 AM PDT

A revisão do trabalho A Imigração em Leopoldina vista através dos Assentos Paroquiais de Matrimônio permitiu refletir sobre algumas questões que ainda precisam ser abordadas. Uma delas refere-se à idade dos noivos, que contraria uma informação recorrente nas entrevistas realizadas com os descendentes, dando conta de que seus antepassados casavam-se por volta dos 15 anos de idade. Embora tal fato não tenha sido comprovado, levantamos a hipótese de tratar-se de uma ideologia transmitida pelos imigrantes a seus filhos.

Pesquisando sobre o assunto, observamos em Note sul Machiavelli, sulla politica e sullo Stato Moderno que Antonio Gramsci informa ser o casamento precoce uma característica do regime de propriedade fragmentada, no qual é exigido maior empenho do trabalhador e não permite o trabalho assalariado. Em outro trecho o autor aborda a limitação da fecundidade, ou diminuição da natalidade, que seria possível no estado moderno, ou Príncipe moderno por ele imaginado, em contraposição do Príncipe de Maquiavel que seria o estado monárquico que preservava os privilégios das classes superiores em detrimento das massas.

Casamento precoce e taxa de natalidade: dois temas para os próximos estudos.

Imigrantes em Leopoldina, MG

Imigrantes em Leopoldina, MG

Imigrantes em Leopoldina, MG 



Emigrados de Salerno

Posted: 25 Jun 2009 04:57 PM PDT

A presença de italianos da Campania em Leopoldina, nos anos que antecederam a grande imigração, parece confirmar o que alguns estudiosos citam como "tendência" que afetou a província de Salerno na década de 1880. Em algumas localidades, a população chegou a diminuir no período entre 1884 e 1901, dado que o número de habitantes que se dirigiam para a América era superior ao de nascimentos. Segundo Constantino Ianni, naquele período foram registradas 2.473 partidas de Castellabate, cuja população era de apenas 4.856 habitantes em 1881.

Salerno, província das mais citadas.

Posted: 25 Jun 2009 04:39 PM PDT


Entre as províncias da Campania, Salerno é a de maior incidência em Leopoldina.

Até aqui pudemos confirmar a origem na Campania das famílias
Andrea, Apprata, Brando, Caiafa, Cobucci, Eboli, Fermadi, Finamori, Gripp, Manza, Mauro, Mazzei, Pagano, Prete, Russo, Scaramucci e Sparanno.


Entre elas encontram-se os imigrantes com registro mais remoto na cidade, sendo citados já no ano de 1880.

Festa junina

Posted: 25 Jun 2009 08:07 AM PDT

Neste sábado, 27.06.2009, haverá festa junina na praça em Piacatuba, a partir das 18:00 horas, com forró, evento organizado pela Escola Dr. Pompílio Guimarães.
Não percam!

Apoio

Restaurante Bom Gosto
Praça Santa Cruz, 55
Piacatuba
Leopoldina (MG)
tel: (32) 3447-2277


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...