sexta-feira, 27 de junho de 2008

Jornais de Minas Gerais - seculo XIX disponiveis


Pesquisadores e curiosos podem consultar, pela internet, cerca de 70 mil páginas de 267 periódicos veiculados em Minas Gerais.

Hemeroteca Histórica organiza registros originais dos periódicos que serão disponibilizados no SIA/APM.

Em 2008 não se comemora apenas a data da chegada da Família Real ao Brasil. Jornalistas, leitores, pesquisadores e demais interessados em História do Brasil sabem que, até 1808, a impressão de livros e jornais era proibida na colônia brasileira, mas que com a chegada de D.João e a necessidade de imprimir os atos do governo e divulgar as notícias interessantes à Coroa, este cenário mudou, digamos, para melhor, sobretudo no quesito da publicação de informações de interesse da população.

Correio Braziliense foi o primeiro órgão de imprensa brasileiro e Compilador Mineiro, o primeiro periódico mineiro (= de Minas Gerais). Para preservar o valioso acervo de periódicos veiculados em Minas Gerais, durante o período de 1825 a 1900, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Arquivo Público Mineiro (APM) e da Superintendência de Bibliotecas Públicas/Hemeroteca Histórica, com apoio da Fapemig e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, desenvolveu o projeto Jornais Mineiros do Século XIX: digitalização, indexação e acesso, cujo objetivo é disponibilizar o resultado do trabalho à população, por meio do SIA/APM - Sistema Integrado de Acesso, num primeiro momento, e, posteriormente, no site da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, onde esse acervo se juntará aos dos demais jornais do século XX, até 1945. O SIA/APM é uma base informatizada que disponibiliza e facilita a pesquisa do acervo do APM, tanto na sede da instituição quanto pela internet, democratizando o acesso aos arquivos de Minas Gerais. Com o sistema, qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, acessa a historiografia mineira.

O projeto de digitalização da coleção de jornais mineiros do século XIX vai não apenas preservar, mas dar à população o efetivo acesso a um importante acervo para a pesquisa da história de Minas Gerais e do Brasil.

O maior desafio tem sido a preservação deste acervo de periódicos, por conta do precário estado de conservação que ocorre, normalmente, em virtude da fragilidade do suporte de papel. Como os jornais estão microfilmados e a escassez de leitoras de microfilmes exigia que a pesquisa continuasse a ser feita através do acesso direto aos originais, a nova ferramenta do SIA/APM, por si só , já apresenta um avanço. A digitalização desta coleção contribuirá para a preservação dos originais, além de possibilitar a ampliação do acesso ao acervo.

O sistema informatizado de pesquisa desenvolvido para a consulta aos jornais permite que a busca seja realizada de diferentes formas. O pesquisador poderá procurar o periódico pelo nome, pela data em que foi produzido ou pela cidade onde foi impresso. Além disso, a consulta pode ser feita cruzando-se os dados. É possível, por exemplo, pesquisar exemplares do jornal O Universal somente do ano de 1826. O sistema é capaz de filtrar a informação e pesquisar somente os dados desejados. Além disso, há ferramentas que possibilitam a ampliação das imagens, o que facilita enormemente a leitura. Várias cidades de Minas Gerais, durante o século XIX, publicaram um número significativo de periódicos. Segundo Xavier da Veiga, de 1824 a 1897 existiram, no Estado, 863 gazetas, publicadas em 118 localidades (84 cidades três vilas e 31 arraiais). Este dado, apesar de não abarcar todo o período contemplado pelo projeto de digitalização (1825-1900), mostra que um grande número de folhas se perdeu ao longo do tempo, pois o acervo atual da Hemeroteca Histórica é formado por 266 títulos. O primeiro periódico mineiro, Compilador Mineiro, foi veiculado em 1823.No mesmo mês em que esse periódico foi extinto, começou a ser publicado O Universal, folha de tendência moderada, impressa durante dezessete anos (1825-1842). Como um diário oficial, esse jornal era responsável pela publicação dos atos governamentais, imprimindo em suas páginas, sobretudo, decretos, editais, leis da Presidência da Província e discussões das Assembléias Provincial e Geral. A coleção completa desse veículo foi digitalizada, preservando-se, dessa forma, a memória do governo mineiro na fase inicial do Império.

Outro jornal responsável por divulgar atos governamentais foi O Correio de Minas, integrante da coleção acumulada pelo APM, hoje na Hemeroteca Histórica Além dos periódicos responsáveis pela divulgação de ações governamentais, acoleção de jornais mineiros do século XIX possui, por exemplo, folhas de cunho religioso, como O Bom Ladrão, fundada no ano de 1873, em Mariana, e O Lar Catholico, veiculado na cidade de Juiz de Fora, em 1891. Além disso, o acervo atual abriga vários jornais de cunho republicano, que começaram a ser publicados na segunda metade do século XIX, como é o caso do Minas Livre,veiculado em 1891, na cidade de Juiz de Fora, com tiragem de 1.000 exemplares.

http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/


Notícia enviada por Marcos Paulo Miranda, associado CBG
www.cbg.org.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...