sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Indice de casamento de Soledade de Itajuba - MG (Delfim Moreira, Itajuba e redondezas).

Repassando do Colégio Brasileiro de Genealogia (www.cbg.org.br)




Colégio Brasileiro de Genealogia
CASAMENTOS EM SOLEDADE DE ITAJUBÁ - MG
Repassamos mensagem recebida do Sócio Correspondente José Maurício Prado, brasileiro residente na Dinamarca, que poderá ser de interesse.
--------------------------------------------------------

Preparei um indice de casamento de Soledade de Itajubá - MG (Delfim Moreira/MG, Itajuba/MG e redondezas). O arquivo Excel encontra-se na seguinte pagina:


Ha 4700 casamentos no periodo entre 1761 e 1925, maior parte de Delfim Moreira/MG, mas aos poucos incluirei mais e mais de Itajuba e outras localidades proximas, como Pirangussu, talvez Virginia tambem. O indice consolida (e "digitaliza") e expande os indices existentes. 
 
O ponto de partida foi o indice preparado pela pesquisadora genealogista Rosana Matias Rosa. O guia composto por ela eh a transcricao do mesmo indice que se encontra disponivel em microfilmes e na pagina do FamilySearch. Ela digitou os casamentos de 1761 ate 1818. 
 
No arquivo excel que estou diosponibilizando agora, o indice segue transcrevendo o que antes estava so em imagem ate 1899 e expande incluindo os casamentos de 1900 ate 1925. Para o  periodo entre 1761 e 1839, o indice tambem usa informacoes valiosas da transcricao dos livros de casamento feita pelo Monsenhor Lefort, associado CBG falecido há muito.

De 1900 ate 1925, o indice inclui nomes dos nubentes, nomes dos pais, e naturalidades. Antes de 1900, aos poucos digitarei tambem. No entanto, ha um periodo entre 1874 e 1887 no qual as imagens dos assentos nao estao disponiveis, entao nao ha como diretamente achar a filiacao. Ha outros casos, como em 1870 ou 1888, no qual os proprios assentos so traziam os nomes dos nubentes e das testemunhas, e nada mais. O mesmo ocorre para casamentos de Itajuba/MG daquela epoca (nao estao digitados ainda, mas vou colocar no futuro).

O indice infelizmente nao eh completo. Ha um periodo entre 1840 e 1857 no qual nao ha indice ou imagem dos assentos para Delfim Moreira/MG.

Espero que esse trabalho seja util para aqueles que pesquisam familias da regiao. Na minha familia, ha dois ramos distintos que moraram durante o seculo XIX em Soledade de Itajuba, portanto tenho muita informacao sobre as familias de la e coloco-me a disposicao.

Saudacoes,
Mauricio Prado
Copenhague, Dinamarca

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...