terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Pesquisadora procura objetos doados ao município de Leopoldina no século XIX

Clique aqui para ver a versão completa

Pesquisadora procura objetos doados ao município de Leopoldina no século XIX
 
Atualizado em 13/12/12 - 17h17

       
 
 
 
Foto: Arquivo GLN
Nilza Cantoni
 

A pesquisadora e historiadora Nilza Cantoni, estudiosa da história de Leopoldina, durante busca por informações nos arquivos da Gazeta de Leopoldina, hoje sob responsabilidade da Casa de Leitura Lya Maria Muller Botelho, que está com a missão de digitalizar todo o seu acervo, encontrou duas preciosidades que resolveu enviar ao Jornal Leopoldinense Online.

 Na verdade, são dois recortes do centenário jornal que trazem informações sobre doações feitas por pessoas à Câmara Municipal de Leopoldina, equivalente na época ao Poder Executivo local.

 O primeiro recorte tem data de 17 de outubro de 1895 e traz a seguinte nota, respeitada a grafia da época: "O Sr. Marciano T.L. Guimarães offertou á nossa municipalidade um grande osso de baleia, que acha-se exposto na sala de entrada da casa da Camara".

 O segundo recorte tem data de 31 de outubro de 1895 e registra a seguinte nota, também respeitada a grafia da época: "O Sr. Joaquim Werneck offereceu á Camara Municipal duas panellas dos índios. Uma dessas panellas, pequena e um tanto estragada, foi encontrada há tempos em uma excavação a que se procedia no Prado Leopoldinense e a outra, grande e em perfeito estado, foi encontrada pelo offertante no dia 24 do corrente em mattas da fazenda de Santa Izabel, propriedade de Junqueira & Lobato, nas raízes de uma grande árvore".

 Na mensagem enviada ao Jornal Leopoldinense, a pesquisadora indaga: "Já pensou como seria diferente nossa história se as pessoas tivessem tido o cuidado de guardar estes objetos?" Para Nilza Cantoni, citando um dos seus ídolos, Jacques Le Goff, "o que sobrevive não é o conjunto daquilo que existiu no passado, mas uma escolha efetuada quer pelas forças que operam no desenvolvimento temporal do mundo e da humanidade, quer pelos que se dedicam à ciência do passado e do tempo que passa, os historiadores."

 Ao final ela opina e indaga: "Eu acho que as forças dominantes de Leopoldina escolheram apagar os vestígios de nossa história. O que foi feito dos objetos mencionados nos anexos?

 

 

 
Conteúdo extraído do site www.leopoldinense.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...