quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais realiza lançamento de manuscritos inéditos.

Mesa-redonda sobre a coletânea digitalizada Acervo Documental do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, organizada pela Professora Maria Cândida Trindade Costa de Seabra abre, a partir das 19h30m, na quarta-feira, 13 de agosto, o início das comemorações dos 101 anos da casa. O evento é resultado de uma parceria entre o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), a Faculdade de Letras da UFMG e o Projeto Dicionário Histórico do Português do Brasil - séculos XVI, XVII e XVIII – Programa Institutos do Milênio (MCT / CNPq).

A coletânea de 5 CD-ROMs conta com 178 documentos manuscritos, avulsos: são 53 documentos manuscritos do século XVIII, 100 documentos manuscritos do século XIX, 25 documentos manuscritos, do ano de 1890, da Intendência Municipal de Sabará. Conta, também, com 17 impressos, datados dos séculos XVIII e XIX. Compõem-na, ainda, 3 livros manuscritos: Irmandade de São Joaquim de Cocal, datada de 1767; Livro de Tombo da Casa da Ponte, escrito na Bahia, em 1819; Livro da Câmara Municipal de Santa Bárbara, escrito por Manoel José Pires da Silva Pontes, em 1840. O livro História das Antigüidades de Évora, editado em 1739, em Évora, Portugal, é uma das raridades selecionadas.

Os trabalhos serão coordenados pelo Presidente do IHGMG, Engenheiro Fernando Antônio Xavier Brandão. A Professora Maria Cândida Trindade Costa de Seabra, da Faculdade de Letras da UFMG e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, discorrerá sobre a coletânea. Haverá duas palestras: a Professora Clotilde Azevedo de Almeida Murakawa (UNESP/Araraquara) falará sobre o Dicionário Histórico do Português do Brasil (séculos XVI, XVII e XVIII). Em seguida, a Professora Maria Filomena Gonçalves, da Universidade de Évora – Portugal, ministrará a palestra O Livro da “História das Antiguidades de Évora”: aspectos históricos, culturais e lingüísticos. Segundo os organizadores, um dos objetivos das palestras é destacar a importância das fontes de informação primária para construção do conhecimento geográfico, histórico e lingüístico, além de chamar atenção para o espaço cultural do IHGMG.
Outras informações:
Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
Rua dos Guajajaras, 1268, Lourdes – Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3212-4656
Notícia repassada pelo Colégio Brasileiro de Genealogia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...