sexta-feira, 22 de junho de 2012

Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo

Sexta-feira, 29 de junho de 2012
Auditório da Secretaria de Educação e Esportes, Praça Queluz, 11, Centro
PARTE TEÓRICA – Comunicações de 30 minutos cada
08:00h – Inscrição no local - Início de  venda de  livros pela Livraria Quarup (Juiz de Fora)
08:30h – Abertura / Apresentação
09:00h – "Primeiras sesmarias do Caminho Novo" – Prof.s Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca (Barbacena).
Sinopse: os autores apresentam uma relação de primeiros sesmeiros do Caminho Novo, em Minas Gerais, de Simão Pereira até Conselheiro Lafaiete, na primeira metade do século XVIII, baseada em relato de viajantes, mapas antigos e documentos tributários.
Autores: Francisco Rodrigues de Oliveira, engenheiro agrônomo (UFV, 1956). Mestre em Matemática (UnB) e Meteorologia (UFV). Memorialista. Membro da Associação de Apoio ao Arquivo Público de Barbacena e Centro de Memória Belisário Pena (Barbacena) / Luiz Mauro Andrade da Fonseca: médico (UFJF, 1973), memorialista, professor de Patologia Geral e de História da Medicina (Faculdade de Medicina de Barbacena). Membro do Instituto Mineiro de História da Medicina e da Sociedade Brasileira da História de Medicina. Membro da Fundação Casa de Cabangu (Santos Dumont) e do Centro de Memória Belisário Pena (Barbacena).
 09:30h – "A paleografia na pesquisa histórica" – Prof.s Jairo Machado Braga (São João Del Rei) e Sheldon de Carvalho (Barbacena)
"Leitura Documental" – Professor Jairo Braga Machado
Sinopse: Apresentação de um breve estudo sobre leitura documental, conceituando de maneira breve o que é paleografia, conceito de documento, documento público e privado. Na oportunidade, será também apresentado a compreensão da paleografia enquanto instrumento fundamental para a realização e desenvolvimento d pesquisa histórica, tendo como suporte a documentação cartorária dos séculos XVIII, XIX e XX.
Autor:  Professor Jairo Braga Machado: Graduado em História , especialista em Metodologia da História, Brasil República e Arquivologia, diretor do Arquivo Histórico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. de São João del-Rei- MG
-"Transcrição Documental: oportunidade de trabalho e desenvolvimento cultural" .
Sinopse: Apresentação de uma reflexão sobre as possibilidades do ofício de transcritor/pesquisador consoante à formação de oportunidades de trabalho e geração de um setor promissor para o mercado, bem como uma alavanca ao desenvolvimento da produção cultural pela facilitação e acessibilidade na divisão do trabalho de pesquisa entre o transcritor/pesquisador e o autor de uma pesquisa.
Apresentação: Sheldon Augusto de Carvalho é graduado em História pela Universidade Presidente Antonio Carlos de Barbacena (UNIPAC). Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do quadro efetivo do município de Conselheiro Lafaiete.
10:00h – Café / pausa
10:30h – "A integração incompleta das instituições preservacionistas e culturais de Minas Gerais" – Prof. Alex Guedes dos Anjos (Barbacena).
Sinopse:  apresentação das principais instituições de preservação de bens culturais e a forma como se relacionam.
Autor: Alex Guedes dos Anjos é advogado (UNIPAC-2002), conselheiro do Patrimônio Histórico e Artístico de Barbacena, membro honorário do Movimento pela Defesa da Cidadania, coordenador da Comissão de Defesa de Prerrogativas dos Advogados da Subseção de Barbacena da OAB-MG.
10:00h – "Os Índios Carijós nos primórdios de Conselheiro Lafaiete" – Prof.a Mauricéia Maia (Conselheiro Lafaiete).
Sinopse: abordagem geral de fontes que discutem a vida dos índios carijós que deram origem a Conselheiro Lafaiete.
Autora:  Mauríceia Maia, professora, responsável pelo Conselho de Patrimônio Cultural e secretária municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete.
11:30h – "Santeiro, além da matéria" –Escultor Luciomar de Jesus (Congonhas).
Autor: Luciomar Sebastião de Jesus, natural de Congonhas (1964), escultor (arte aprendida no Seminário Caraça), desenhista, publicitário, funcionário da Fundação Cultural de Congonhas.
 12:00h – almoço
14:00h – "A Teoria das Assinaturas e o Caminho Novo" – Prof. Geraldo Barroso de Carvalho
Sinopse: Comentário sobre uma estranha teoria, criada no início do século XVI, por Paracelso, sobre analogias existentes entre certos sinais apresentados pelos seres da terra (que estariam ocultos ou camuflados) e as suas virtudes. Essa Teoria das Assinaturas chegou a ser usada no Brasil para descobrir as virtudes curativas de certas plantas e misturou-se à pratica médica popular e à de um cirurgião-barbeiro português.
Autor:  Geraldo Barroso de Carvalho é titulado em Dermatologia (SBD) e Hansenologia (ABH), ex-professor de dermatologia da Faculdade de Medicina de Barbacena, membro efetivo da Academia Mineira de Medicina, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, da Sociedade Brasileira de História da Medicina, da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, do Centro de Memória Belisário Pena e das academias barbacenense e valenciana de letras.
14:30h – "A Genealogia no Século XXI: metodologia de pesquisa" – Prof. Gustavo Almeida Magalhães de Lemos (Rio de Janeiro – Colégio Brasileiro de Genealogia – Gen-Minas).
Sinopse: O grande desafio a ser enfrentado pelos genealogistas do presente é adequar as suas pesquisas aos métodos utilizados pela História e Ciências Sociais. A Genealogia pode prestar uma grande contribuição para a História, na medida em que o enfoque do passado, do ponto de vista da família, ajuda a entender melhor os processos históricos e os caminhos de penetração.
Autor: Gustavo Almeida Magalhães de Lemos: Graduado em Ciências Econômicas, com ênfase na área de pesquisa social. Dedicou-se, nos últimos dez anos, a desenvolver uma metodologia de pesquisa mais científica em uma atividade praticada por leigos em História na sua maioria.
15:00h – "Arquivologia: técnicas de preservação e conservação" – Prof.a Andréia de Freitas Rodrigues (Juiz de Fora)
Sinopse: A apresentação trata de uma breve introdução à conservação de documentos, apontando fatores de deterioração e ressaltando os aspectos mais importantes na realização da conservação de um acervo, visando a preparação contínua das pessoas envolvidas e preocupadas com a formulação e execução de políticas de proteção e promoção do patrimônio cultural e salvaguarda de documentos em papel.
Autora: Andréia de Freitas Rodrigues: Restauradora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atuando como conservadora na Coordenação de Preservação do Arquivo Histórico/Arquivo Central – UFJF, desde 2010. Graduou-se em Artes e Design pela UFJF em 2005. É mestre em História, pelo Programa de Pós-graduação em História (UFJF – 2009). Possui diversos cursos de aperfeiçoamento em Conservação e Restauro, pela Universidade Santa Úrsula e Restaurart, no Rio de Janeiro. Tem atuação na área de Artes, com ênfase em Artes plásticas, trabalhando principalmente com os seguintes temas: articulações entre arte, história, memória; representações da melancolia; preservação, conservação e restauração em diferentes suportes, especialmente papel.
15:30h – "Inscrições latinas nos monumentos de Minas Gerais" – Prof. Aldo Eustáquio Assir Sobral (Ouro Preto).
16:00h – Café / pausa
16:30h – "O Caminho Novo entre o Arraial dos Carijós e Conselheiro Lafaiete por meio da cartografia e de outras iconografias" – Prof. Antônio Gilberto da Costa (Belo Horizonte)
Sinopse:  Apresentação do traçado e de algumas transformações envolvendo o Caminho Novo na região de Conselheiro Lafaiete, do início do século XVIII (Arraial dos Carijós) ao início do XX, quando então Queluz de Minas passou a se chamar Conselheiro Lafaiete.
Autor: Antônio Gilberto é natural de Conselheiro Lafaiete, geólogo pela UFMG, Doutor pela Universidade de Clausthal Zellerfeld, Alemanha, foi Diretor do Instituto de Geociências da UFMG, de 1998 a 2006 e atualmente coordenada o Centro de Referência em Cartografia Histórica da UFMG e a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG. Entre outras, organizou e é co-autor das obras: – Os Caminhos do Ouro e a Estrada Real (Premio Jabuti 2006); – Roteiro Prático de Cartografia: da América portuguesa ao Brasil Império (Premio Jabuti 2008) e As Rochas e Histórias do Patrimônio Cultural do Brasil e de Minas.
17:00h – "Album Chorographico Municipal de Minas Geraes (1927)" – Fundamar – Fundação 18 de Março – Prof.a Maria Lúcia Prado Costa (Belo Horizonte) –http://www.albumchorographico1927.com.br
Sinopse: esta obra rara da cartografia brasileira está disponível na web acompanhada de estudos críticos de especialistas em cartografia histórica; história; linguística e planejamento urbano. São 178 mapas aquarelados acrescidos de desenhos a bico de pena dos principais bens ambientais e arquitetônicas dos municípios de Minas Gerais. O site dispõe de um índice de localização dos atuais 853 municípios nos territórios apresentados no álbum corograico. E apresenta em verbetes a toponímia de cada localidade. E traz breve biografia dos realizadores desta obra de 1927, realizada em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.
Autora:  Maria Lúcia Prado é graduada em História e Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG. É assistente social e coordenadora das oficinas de arte-educação e artesanato da Fazenda-Escola Fundamar, da Fundação 18 de Março, em Paraguaçu/MG.
17:30h – "Vias de Minas – Caminho Novo e Ferrovias" – Prof.a Helena Guimarães Campos (Belo Horizonte).
Sinopse: Apresentação de um breve estudo comparativo entre as estradas coloniais do século XVIII que integram o roteiro do Programa Estrada Real – com ênfase no Caminho Novo – e as ferrovias que serviram Minas Gerais nos séculos XIX e XX. Aborda-se de forma comparativa o traçado, as técnicas construtivas e aspectos históricos ligados à economia, ao trabalho, às relações sociais, ao imaginário e às práticas culturais.
Autora: Helena Guimarães é graduada em História, Especialista em História da América Latina e em Educação Ambiental, Mestre em Ciências Sociais, Coordenadora do Núcleo Educação, Cultura e Cidadania da ONG Trem – Transporte e Ecologia em Movimento, Integrante do Movimento de Preservação Ferroviária e da Academia Ferroviária de Letras.
18:00h – "Caminho Novo em 3D" – Prof. Ângelo Alves Carrara (UFJF).
Sinopse: apresentação do projeto "O Caminho Novo em 3D", que busca relacionar os aspectos históricos (econômicos e sociais, principalmente), às modernas tecnologias de difusão do conhecimento. O objetivo fundamental é apresentar um modelo de reconstituição do Caminho Novo capaz de permitir ao usuário do programa uma aproximação consistente dos principais elementos condicionantes das viagens no século XVIII.
Autor: Angelo Alves Carrara é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; responsáveis pelo projeto Thiago Berzoini e Gáyan Justo de Moraes.
18:30h – "Mapeamento Interativo da Estrada Real -Caminho Novo" – Prof. Altino Caleira (PUC-BH)
Sinopse: apresentação do multimídia contendo informações sobre os bens culturais tombados em níveis federal, estadual e municipal nos municípios que fazem parte do Caminho Novo da Estrada Real. Esta pesquisa foi elaborada no Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais do programa de Pós-graduação em Geografia/Tratamento da Informação Espacial da PUC-Minas e contou com o apoio financeiro da FAPEMIG.
Autor: Altino Barbosa Caldeira, Ph.D. Graduado em Arquitetura pela UFMG. Especialista em Cultuar e Arte Barroca pela UFOP. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Sheffield, Inglaterra. Pós-Doutor pela Universidade de Bolonha, Itália. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e Coordenador-Adjunto do Programa de pós-graduação em Geografia da PUC-Minas. Cel: (31) 8471- 7229 // Tel: (31) 3413-6370
20:30h  Coquetel, restrito aos participantes do encontro, apresentação de violeiros do local, sediado e patrocinado pela Casa de Cultura de Conselheiro Lafaiete. A Casa de Cultura "Gabriella Mendonça", situada à rua Comendador Baeta Neves, 68 –Centro, é uma construção do final do século XVIII em pedra e pau-a-pique, coberta de telhas. O sobrado onde funciona a Casa de Cultura, situado na antiga Rua Direita, é um dos poucos marcos, ainda de pé, da história queluziana. As "Violas de Queluz" são instrumentos musicais de origem portuguesa, introduzidas no cenário cultural brasileiro através da colonização e catequização jesuítica. Existem dezenas de modelos de violas no Brasil, sendo a viola caipira a mais conhecida, no entanto, a "viola de Queluz" é a que representa Minas Gerais no universo musical.
Sábado, 30 junho 2012 –
PASSEIO CULTURAL (por adesão)
09:00h – saída
09:30h – Alto das Bandeirinhas– Monumento aos Inconfidentes.
- Monumento criado para reverenciar os inconfidentes da antiga Carijós e da Real Vila de Queluz, considerando o Alto das Bandeirinhas o local para homenagear os inconfidentes de Queluz e a Tiradentes.
10:00h – Passeio pelo Caminho Novo dentro da cidade de Conselheiro Lafaiete.
-Trajeto a ser apresentado pela Prof.a Mauricéia Maia.
10:30h – Visita à Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Templo construído a partir de 1732. O painel do altar-mor, os retábulos e altares possuem características das três classes barrocas do Brasil Colonial e de outras estéticas posteriores, que configuram o processo histórico de mais de duzentos e cinquenta anos.
11:00h às 13:00h – Restaurante Moinho Velho
 Bate-papo e almoço.
14:00h – Visita à Estalagem do Lourenço, com monumento a Tiradentes e trecho do Caminho Novo.
-Trata-se de visita ao sítio arqueológico da Varginha (MG129, km2, junto à Estrada Real), no município de Conselheiro Lafaiete, onde se encontram as ruínas da Estalagem da Varginha do Lourenço (local de reunião de inconfidentes), a Gameleira (de 500 anos, onde se pendurou uma perna de Tiradentes) e o Monumento a Tiradentes (feito pelo Raul Amarante Santiago).
15:00h – Visita ao Museu Municipal para conhecer o seu acervo e também apreciar a exposição especial de cartografia histórica intitulada "Dos Sertões das Minas de Ouro a Minas Gerais", organizada pelo Prof. Antônio Gilberto da Costa.
-O acervo consta de centenas de documentos do século passado, livros da Câmara, hemeroteca, obras de artes, coleções de variedades, vestuário, porcelanas, jornais, revistas e literatura informativa.
INFORMAÇÕES GERAIS:
- A inscrição será feita na hora, no local.
- A inscrição será de R$30,00 para os assistentes, não sendo cobrada dos palestrantes.
- A taxa da inscrição não cobre as despesas com almoço, jantar e passeio cultural.
- Outras informações: Prof. Luiz Mauro –(32)3331-7590 – email lmkultur@hotmail.com
- A escolha de hotéis poderá ser feita livremente pela internet (Hotéis de Conselheiro Lafaiete). Algumas sugestões:
. HOTEL CARUMBÉ- (31) 3763-1555
. RHUDS HOTEL – (31) 3763-4199
. VILLA REAL HOTEL – (31) 3763-4042
. MINAS APART HOTEL – (31) 3763- 1920

Divulgação: Novas postagens no blog do AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL.

 
 


 
Se você, estudante universitário, professor, pesquisador ou simplesmente cidadão apaixonado por HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL, ARQUEOLOGIA, TURISMO CULTURAL, MEIO AMBIENTE, desejar colaborar com o trabalho do AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL, envie-nos uma cópia do seu trabalho de pesquisa para compor o nosso acervo bibliográfico. Caso queira denunciar crimes contra o Patrimônio Cultural, entre em contato com o nosso e-mail logo abaixo. Se deseja comunicar ou repassar informações sobre eventos culturais, faça o mesmo. PARTICIPE! Sua colaboração é muito importante para nós e será muito bem-vinda.

Também realizamos periodicamente eventos culturais e passeios históricos-culturais por sítios históricos da Baixada Fluminense. Caso seja do seu interesse em participar, mande-nos seu nome, e-mail e telefones para futuros contatos.

Entre em contato conosco:

(21) 9765-6038 ou 7399-8339 (CLARINDO)










 



 




Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Abertas as inscrições para a edição 2012

Maio 22, 2012 por educacaopatrimonial



Estão abertas as inscrições para a 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que este ano, além dos 24 anos de premiação, comemora também os 75 anos do IPHAN e os 400 anos da cidade de São Luís, no Maranhão. Os proponentes têm até o dia 9 de julho para apresentar o projeto, que deve ser incluído em apenas uma das sete categorias previstas no edital. As inscrições devem ser feitas em uma das Superintendências Estaduais do IPHAN.
 
Os candidatos, pessoas físicas ou jurídicas, deverão apresentar um dossiê ilustrado para caracterizar a atividade. As comissões presididas pelas Superintendências do IPHAN promoverão a pré-seleção das ações correspondentes aos seus estados ou ao Distrito Federal. As ações vencedoras na etapa estadual serão encaminhadas para a Comissão Nacional de Avaliação que anunciará os nomes dos sete vencedores nacionais no dia 28 de setembro de 2012. Cada um receberá troféu e R$ 20 mil em dinheiro.


Rodrigo Melo Franco de Andrade

O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil. Na política foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o IPHAN desde sua fundação em 1937, até 1968.
 
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro e está dividido em sete categorias:

• Promoção e Comunicação


• Educação patrimonial


• Pesquisa e inventário de acervos


• Preservação de bens Móveis


• Preservação de bens Imóveis


• Proteção do patrimônio natural e arqueológico; e


• Salvaguarda de bens de natureza imaterial


O edital da 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade está à disposição nas Superintendências do IPHAN e nos sites www.iphan.gov.br e www.comprasnet.gov.br. Informações gerais podem ser obtidas no Departamento de Articulação e Fomento – DAF / Coordenação de Difusão, em Brasília, SEPS Quadra 713/913 – Bloco D – 4º andar – Cep: 70390-135. Telefones: (61) 2024.5459. Fax: (61) 2024.6498. Endereço eletrônico: premio.prmfa@iphan.gov.br.


Edital – PRMFA 2012

Anexo I – Ficha de inscrição

Anexo II – Resumo da ação

Consulte o Diário Oficial da União


Material de divulgação

Cartaz – PRMFA 2012
 
Folder – PRMFA 2012



23ª Edição – Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2011


Conheça os premiados em 2011



Mais informações

Assessoria de Comunicação Iphan


Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br

Heli Espíndola – heli.espindola@iphan.gov.br

Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br

(61) 2024-5475 / 2024-5476 / 2024-5477




Fonte: Ascom – DAF


Rio de Janeiro - Alguém identifica o lugar?



Antonio Pastori <> 4 de março de 2012 17:14


---------- Mensagem encaminhada ----------

De: Wanderley Duck <>

Data: 4 de março de 2012 13:00

Assunto: Rio de Janeiro - Alguém identifica o lugar?

Para: ..............................


Um amigo do Rio de Janeiro pediu ajuda na identificação do local desta foto.

Alguém sabe que viaduto é (ou era) esse ?

Antonio Pastori
Saiba mais sobre a AFPF em:


Essa vai dar uma boa discussão: Tem gente que disse que é no subúrbio da Leopoldina ou da Central, em Irajá, se não me engano.

Outro colega afirma ser a da antiga estação da Pulverização em Barra do Piraí.


Então...?

Abs.,



Antonio Pastori

PATRIMÔNIO




 

PRESERVAR O PATRIMÔNIO É PRESERVAR NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE

"Reside nos vastos Palácios da Memória (...) inúmeros tesouros trazidos pela percepção". As confissões de Santo Agostinho

A Preservação do Patrimônio considera não somente os valores artísticos e históricos-documentais, todos os bens são testemunhos significativos da ação humana e suportes da memória coletiva da sociedade.

As leis e Órgãos de patrimônio somente cuidam dos bens protegidos por lei, atos administrativos ou decisão judicial. Os bens culturais são bens móveis e imóveis no qual a sociedade agrega seus próprios valores através de "três necessidades básicas humanas": MEMÓRIA, REFERÊNCIA E FRUIÇÃO.

Se um simples objeto é definido "como tudo que se oferece aos nossos sentidos e à nossa alma" (fonte: dicionário Michaelis on line), um Edifício ou um Monumento, desde a sua concepção e durante seu tempo de existência, carrega e acumula valores, emoções, lembranças e sentimentos de um único indivíduo ou de grupo social.

PRESERVE O PATRIMÔNIO "(...)que os educadores habituem a infância e a juventude a se absterem de danificar os monumentos,quaisquer que eles sejam, e lhes façam aumentar o interesse, de uma maneira geral, pela proteção dos testemunhos de toda a civilização."(CARTA DE ATENAS, 1931).


www.amigosdopatrimoniocultural.blogspot.com.br

--
CLARINDO
Amigos do Patrimônio Cultural
(21) 9765-6038  ou  7399-8339
 

ORIUNDI - Edição 441 - Giornalismo fatto con passione

 
newsletter oriundi página do oriundi no facebookpágina do oriundi no twittersite oriundi
Anno 9 - Numero 441 - Venerdì, 22/06/2012
Imigração/Immigrazione
Dizionario della lingua veneta – rumena: documento culturale di un'epoca [it]
Il Veneto è una lingua parlata da milioni di persone in sei stati diversi. La metà si trova in Italia, gli altri in Brasile, Messico, Istria, Dalmazia e in Romania. Data l'impor...
Sustentabilidade/Sostenibilità
Comunidades pacificadas da zona sul do Rio ganham projeto de urbanização do governo italiano [pt]
Quatro anos após a pacificação, ocorrida em junho de 2008, as comunidades do Chapéu Mangueira e da Babilônia, no bairro do Leme, zona sul do Rio, ganharam de um pa...
Oportunidade/Opportunità
Reggio Calabria, l'Università per stranieri seleziona un ricercatore [it]
L'Università per Stranieri di Reggio Calabria seleziona un ricercatore per il settore scientifico "Metodi matematici dell'economia e delle scienze attuariali e finanziarie" per il ...
Spazio dei lettori

Estaremos recebendo este grande espetáculo na nossa cidade. A companhia teatral já percorreu vários estados brasileiros e agora chegou ao Sul de Santa Catarina. A Diretora de Cultura da Universidade e apresentadora do programa televisivo "Cultura Local" da TV UNISUL está a frente desta organização. [ leggi tutto ]
Fabiola Cechinel - Presidente - COMVESC - Tubarão - SC - fabiola_cechinel@hotmail.com

Molte grazie e che Dio vi benedica sempre.[ leggi tutto ]
Lino Vitti - poetalinovitti@ig.com.br

No âmbito das celebrações do ano Italia-Brasil, e da parceria cultural e econômica entre o estado do Rio Grande do Norte e a Italia ( ideato e gerenciado pelo Prof Paolo Fiore e pela "Itabras cultura italiana"),dia 4 de Julho, a 19 horas no auditório da livraria Saraiva( ex Siciliano), Anna Maria Camara Cascudo e Paolo Fiore apresentam: "Italia canta e conta Brasil" -Natal e Napoli entre historia e lendas-", para marcar as enormes a[ leggi tutto ]
Paolo Fiore - info@paolofiore.com

Ilmo Srs. Incentivadores do Talian. [ leggi tutto ]
Paulo Massolini – Presidente - FIBRA-RS - Serafina Corrêa - RS - comercial@odisseia.fm.br

Per favore, vi chiedo se potete inviare questi vostri bollettini importanti a.., specialmente quelli con gli articoli sulla cittadinanza italiana. grazie!! saluti.[ leggi tutto ]
Rossana Bartoli -

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...