quinta-feira, 21 de maio de 2009

Colônia Agrícola Constança - 100 anos - Leopoldina-MG-Brasil

Colônia Agrícola Constança





Dia 12 de abril de 2010 a Colônia Agrícola da Constança estará completando 100 anos de fundação na cidade de Leopoldina, MG.É justo que pensemos em homenagear os bravos imigrantes que se tornaram colonos.


DECRETO N. 280 DE 12 DE ABRIL DE 1910


Crea uma colonia agricola no districto da cidade de Leopoldina, com a denominação de Colonia Agricola da Constança.


O Presidente do Estado de Minas Geraes, usando da attribuição que lhe confere o artigo 57 da Constituição Mineira e na conformidade do disposto no artigo I parágrafo I da Lei n. 438 de 24 de setembro de 1906, resolve crear uma colonia agricola no districto da cidade de Leopoldina, com a denominação de "Colonia Agricola da Constança".


Palacio da Presidencia do Estado de Minas Geraes, em Bello Horizonte, 12 de abril de 1910.
WENCESLAU BRAZ PEREIRA GOMES
Estevão Leite de Magalhães Pinto


Com a palavra, então, os descendentes de Abolis, Ambrosi, Anzolim, Bartoli, Bedim, Bolsoni, Bonin, Bonini, Borella, Brando, Bronzatto, Carminatti, Campana, Campanha, Carrara, Carraro, Casadio, Ceoldo, Coli, Colli, Cosine, Estevam, Esteves, Farinazzo, Ferrari, Ferreira, Fófano, Giuliani, Gotardo, Lorenzetto, Lupatini, Marcato, Marinato, Maroni, Meneghetti, Meneghite, Montagna, Montan, Pedroni, Sellani, Stefani, Togni, Toni, Zamparo, Zampier, Zanzirolami, Zangali, Zaquine e de tantos outros sobrenomes que viveram na Colônia, a quem compete manifestar o desejo de prestar esta homenagem aos seus antepassados comemorando o Centenário da Colônia Agrícola da Constança.

Participe! Abrace esta ideia!







Exposição retrata aspectos da vida dos emigrantes italianos




Exposição retrata aspectos da vida dos emigrantes italianos
dia 22 de maio a 28 de junho, a exposição:
“A viagem das palavras: cartas, diários e testemunhos escritos dos emigrantes italianos”

Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Estado da Cultura
Memorial do Imigrante

O Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Consulado Geral da Itália e o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, exibe, de 22 de maio a 28 de junho, a exposição “A viagem das palavras: cartas, diários e testemunhos escritos dos emigrantes italianos”. A
abertura da mostra contará com a participação do professor do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo Federico Croci e com a apresentação do livro “All´ombra di un sogno", sobre os emigrantes da Região Marche (Italia) no Brasil, da jornalista Paola Cecchini.

A exposição inclui painéis temáticos confeccionados com as reproduções das cartas, documentos autográficos, fotos e diários que os italianos enviavam aos seus familiares. Os documentos descrevem os sonhos, esperanças e motivações que levaram milhões de pessoas a atravessar o oceano em busca de novas conquistas. A visão pessoal de cada testemunho, a narrativa dos pequenos eventos de cada dia e o tom emotivo das cartas leva o visitante a repensar a importância de se ter uma origem.

A mostra tem curadoria do Archivio Ligure della Scrittura Popolare (A. L. S.P.), criado em 1986 junto ao Departamento de História Moderna e Contemporânea da Universidade de Genova. Atualmente o A.L.S.P. conserva um patrimônio de mais de 20 mil documentos, muitos dos quais reproduzidos eletronicamente. Trata-se de dezenas de diários, memórias, autobiografias,cadernos e, principalmente, milhares de cartas que restituem os efeitos desestabilizantes e os impulsos de transformação cultural gerados com as migrações e as guerras.

O evento contará com a colaboração do CISEI - Centro Internazionale di Studi sull’ migrazione Italiana de Genova; do LEER/USP - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade Racismo e Discriminação do Departemento de História/USP; e da Área de Língua e Literatura Italiana do Departamento de Letras Modernas/USP.

Sobre o Memorial
O Memorial do Imigrante, membro fundador da Rede Internacional de Museus de Migração da UNESCO e IOM (International Organization for Migration), é responsável pela preservação, estudo e divulgação de importante acervo histórico referente à imigração em São Paulo nos últimos 120 anos. Instituição museológica subordinada à Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, o Memorial está sediado no local em que a história por ele preservada também ali foi construída: a Hospedaria de Imigrantes. Localizada entre os tradicionais bairros do Brás e Mooca, ela começou a ser construída em 1886. É um complexo de prédios que eram destinados a abrigar os recém–chegados de diversos países
nos seus primeiros dias em São Paulo.

Serviço:

De 22/05 a 28/06
Abertura: 22/05 às 18hs (para convidados)

Local:
Memorial do Imigrante – Rua Visconde de Parnaíba,1316 (próximo a estação Bresser do Metrô)
Horário: terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta até 20h.
Informações ao público: (11) 2692.7804 e 2692.2497
Ingressos: R$ 4,00 (Quatro Reais) comum e R$ 2,00 (Dois Reais), para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior
Entrada gratuita para menores de 7 (sete) anos e adultos com mais de 60 (sessenta) anos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...