quarta-feira, 20 de maio de 2009

Biblioteca Brasiliana


José Mindlin

A BRASILIANA USP é um projeto da Reitoria da Universidade de São Paulo concebido e desenvolvido pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), sempre em estreito diálogo com outras unidades uspianas. Com este Projeto, a USP facultará para a pesquisa e para o ensino a maior Brasiliana custodiada por uma universidade em escala mundial, tornando-a disponível em linha na rede mundial de computadores (internet). O Projeto BRASILIANA USP implica, portanto, a permanente inacesso aos seus usuários e suas atividades regulares de pesquisa, ensino e extensão – o novo edifício será terface entre as atividades fins da USP – formação de quadros, pesquisa e divulgação de resultados – articulados por um vetor estratégico de alcance nacional.

O Projeto Brasiliana USP será instalado no coração do campus da USP, entre os edifícios da Reitoria e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. O edifício de 20.000 m2, que está atualmente em construção, foi desenvolvido pelos escritórios Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, com a assessoria da FAU, dentro das mais rigorosas exigências para um edifício dessa natureza. Tomaram-se como paradigma as mais conceituadas bibliotecas americanas, tais como a Beineke Library da Universidade de Yale, a Morgan Library, a New York Public Library e a Biblioteca do Congresso, bem como a Biblioteca Nacional de Paris. Além de abrigar os acervos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e do Instituto de Estudos Brasileiros – garantido as melhores condições de a base da construção da Biblioteca Brasiliana Digital.

Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes.


Está no ar, a página do Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes. É o http://www.arquivodecampos.org.br/

O Arquivo Público de Campos foi criado em maio de 2001 pela lei municipal nº 7.060 e inaugurado em 28 março de 2002, fruto de uma parceria do poder Executivo municipal e da UENF, atendendo aos anseios da sociedade organizada que pleiteava há décadas a criação de uma instituição que fosse capaz de preservar os registros históricos, gerir a documentação que garanta direitos aos cidadãos e subsidiar a tomada de decisões do poder público.

O Arquivo Público mantém sob sua guarda documentos produzidos pelos Poderes Executivo, Legislativo Municipal e Judiciário Estadual, uma coleção de jornais publicados em Campos e, documentos pessoais, entre outros.

O volume aproximado desse acervo é de 600 metros lineares, 1.500 encadernações dos mais variados tamanhos, microfilmes e CD-Roms.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...