terça-feira, 25 de outubro de 2011

Separados por uma tradição - negros e brancos convivem sem se misturar


Separados por uma tradição


Joice Bacelo | joice.bacelo@zerohora.com.br

Em Solidez, no interior de Canguçu, negros e brancos convivem sem se misturar.
A miscigenação é recente, tem menos de cinco anos, e não existe um adulto que seja cria dessa mistura de raças.
Quem é negro é descendente de quilombola. Quem é branco tem origem germânica. Do contraste da cor da pele segue um histórico de costumes que ainda se divide em dois grupos. Pouco mais de um quilômetro separa as duas igrejas luteranas da comunidade. O pastor (da IELB) é o mesmo, o que mudam são os fiéis. Em uma igreja, o culto é apenas para os negros, e a outra é frequentada somente por brancos. Resquício de uma rixa da década de 1920, quando os primeiros imigrantes começavam a chegar às terras do primeiro distrito de Canguçu.


Na casa de Getúlio e Santa Aura de Souza, ambos de 89 anos, come-se cuca e a música preferida é a tocada pelas bandas tipicamente alemãs. Fotos: Nauro Júnior.
Em Solidez, os grupos se enlaçam pela cultura alemã. A Escola Santo Ângelo reúne alunos brancos e negros, oferece aulas de danças típicas e, na última edição do Festival Estudantil da Cultura Alemã de Canguçu, levou a premiação máxima: canto solo e em grupo, na língua dos imigrantes, e dança típica com integrantes negros e brancos.



Hugo e Hilda Bull, 78 e 79 anos, filhos de imigrantes, possuem os mesmos hábitos do casal anterior, mas as igrejas frequentadas são diferentes

Registros históricos da localidade confirmam que foi a partir de um confronto corporal que os germânicos decidiram impedir a entrada dos negros na igreja. Após o episódio, o pastor da época visitou cada uma das famílias remanescentes de quilombolas para propor a construção de uma igreja própria. O que surgiu de uma rixa virou tradição, mantida de 1927 até hoje.

Como extensão das igrejas, apareceram os cemitérios. A comunidade construída pelos negros tem dois: um exclusivo para negros, e outro para quem não frequenta a comunidade dos descendentes de imigrantes. Já no cemitério dos germânicos são enterrados apenas familiares do grupo. Uma relação tratada pelas cerca de 200 famílias da localidade como característica do lugar, não como princípio de racismo ou preconceito
Na casa de Getúlio e Santa Aura de Souza, ambos de 89 anos, come-se cuca à tarde, não falta batata no cardápio e a música preferida é a tocada pelas bandas que se inspiram na cultura alemã. Eles têm os mesmos hábitos da família de Hugo e Hilda Bull, 78 e 79 anos, filhos de imigrantes.


Pomeranos e quilombolas vivenciaram servidão
Doutor em educação pela Universidade do Vale dos Sinos, Carmo Thum realiza estudos sobre a mistura de culturas há mais de 10 anos. Ele explica que a localidade é habitada, em sua maioria, por descendentes de pomeranos – pessoas vindas da Pomerânia, na costa do Mar Báltico, entre a Alemanha e a Polônia, que foi devastada durante a II Guerra Mundial.
Historicamente, frisa, não há registro de preconceito entre negros e pomeranos.
Ao contrário, descendentes de quilombolas e de pomeranos vivenciaram uma situação de servidão:
– A cultura pomerana foi silenciada pela dos alemães.



http://wp.clicrbs.com.br/pelotas/2011/10/23/separados-por-uma-tradicao/

Colaboração Nélio J. Schmidt
Porto Alegre, RS

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...