terça-feira, 28 de julho de 2009

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Em busca dos Togni

Posted: 27 Jul 2009 12:27 PM PDT

Domingos Togni, do sul de Minas, pergunta por familiares que permanecem em Leopoldina. Diz que seu avô falava no primo Pedro e pede aos descendentes para entrarem em contato. Se você, leitor, é desta família, por favor, deixe um comentário aqui no blog e repassarei para o Domingos.

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Homens sem Paz

Posted: 26 Jul 2009 08:49 AM PDT

Livro de Constantino Ianni, publicado pela Civilização Brasileira em 1972, trata-se de uma segunda edição da obra lançada em 1963 por este filho de imigrantes italianos procedentes de Castellabate, província de Salerno. Foi indicado por um leitor deste blog que vem acompanhado os últimos posts. Agradecemos a indicação e confirmamos que realmente muitas obras citadas pelo autor foram utilizadas em nossos estudos. Ler agora serviu também para avaliarmos nossas conclusões anteriores, já que o especialista em Economia Política aborda muitos aspectos incluídos em nosso trabalho.

Embora o livro trate mais especificamente da imigração posterior à época de nosso interesse, ressaltamos que o capítulo VII O Homem como Mercadoria nos permitiu confirmar a impressão que nos marcou desde o início da nossa pesquisa. Enquanto a literatura que consultávamos, no início da década de 1990, primava por uma visão romântica da imigração, nascia o desejo de conhecer o outro lado da história, ou seja, o contexto prévio que mencionamos inúmeras vezes.

Independente de concordarmos ou não com a integralidade do que escreveu Ianni, foi muito bom saber sobre os "riachos de ouro" que se transformaram em "ribeirão", subtítulo Os Riachos de Ouro no citado capítulo. Não conhecemos os Annali e a opinião de Corbino, referida pelo autor. De todo modo, se a economia dos emigrados sustentou o desenvolvimento econômico da Itália, é mais um motivo para reverenciarmos aqueles valentes colonos que cruzaram o oceano para vir construir ou readaptar tantas cidades brasileiras, como é o caso de Leopoldina.

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Família de Vittorio Carraro

Posted: 25 Jul 2009 12:35 PM PDT

O sobrenome Carraro é bastante comum em Leopoldina. Alguns usam como Carrara. Recebemos consulta sobre o comprador do lote número 7 da Colônia Agrícola da Constança - Vittorio Carraro, cuja família vai abaixo descrita.

Vittorio era filho de Francesco Eugenio Carraro e Santa Bordin. A esposa, Elisabetta, era filha de Angelo Carraro e Giovanna Cancelliero. Os irmãos de Vittorio e Elisabetta deixaram numerosa descendência em Leopoldina.


Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Julho de 1910: posse de colonos

Posted: 24 Jul 2009 06:20 AM PDT

A assinatura dos contratos de venda dos lotes da Colônia Agrícola da Constança demonstra que a organização dos lotes não coincide com a numeração. Assim é que, no dia 15 de julho de 1910, tomaram posse os adquirentes dos lotes 2, 3, 16, 17, 18 e 19.
Manoel José dos Passos - 2
Francisco Carneiro de Macedo - 3
Auriel de Rezende Montes - 16
Francisco Antonio Reiff Junior - 17
Jeronimo José da Silva - 18
João Pacheco de Carvalho - 19

No dia 20 do mesmo mês, foi a vez da ocupação dos seguinte lotes:
Jesus Salvador Lomba - 4
Candido Giuliani - 56

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Miracema e a Preservação

Posted: 23 Jul 2009 01:50 PM PDT

Com grande prazer atendemos o pedido para divulgar o texto publicado no blog O Vagalume no último dia 20: Miracema é destaque na preservação de seu Centro Histórico.

Referindo-se ao esforço para alavancar a indústria do turismo, Angeline destaca o resgate da memória e da história das cidades, atividade que também reputamos de extrema importância.

Na matéria há um link para entrevista concedida pela Diretora Geral do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), arquiteta Maria Regina Pontin de Mattos e a Assessora Técnica arquiteta Dina Lerner. O objetivo da entrevista foi esclarecer aos miracemenses a questão do Tombamento. Entre outras informações importantes, as entrevistadas destacam a importância de resgatar e preservar, por exemplo, as práticas culturais dos imigrantes italianos que viveram na cidade.

Há muito mais. Leiam a matéria completa.

Analisar as Fontes

Posted: 23 Jul 2009 10:27 AM PDT

"Todo historiador deve ler os documentos que lhe caem nas mãos, amarrado ao mastro da mais absoluta desconfiança."

Com estas palavras, Plínio José Freire Gomes chama a atenção do estudioso para a necessidade de avaliar as condições em que foram produzidas as fontes utilizadas numa pesquisa. Embora o artigo se refira a investigações sobre a inquisição, sob o título Brincando com o Fogo: o acervo do Santo Ofício como fonte (só) para Historiadores o autor alerta para situações que podem ocorrer em muitas outras circunstâncias. E conclui afirmando que é uma tarefa delicada porque a documentação do Santo Ofício traz em si uma carga muito negativa.

No sentido inverso, um levantamento feito nos jornais de Leopoldina da época em que foi criada a Colônia Agrícola da Constança apresenta uma aura romântica em torno de alguns imigrantes que viviam na cidade. Seja na coluna propriamente social, seja no noticiário, a profusão de adjetivos forma uma visão muito diferente do que transparece nas memórias das famílias de imigrantes. Em um dos casos analisados, o articulista transformou um camponês quase em estadista.

Acreditamos que não é necessário usar de subterfúgios para tratar dos nossos imigrantes. A maioria era gente simples que aceitou o contrato sonhando com a aquisição de terra, situação inviável na pátria natal. Aqui trabalharam com afinco, contribuindo para a expansão da agricultura de subsistência e realizando um bom número de diferentes atividades necessárias ao funcionamento da sociedade. Por isto nós os reverenciamos!

Festival Gastronômico em Piacatuba

Posted: 23 Jul 2009 07:34 AM PDT

Na próxima semana acontecerá o 4º Festival de Gastronomia e Cultura em Piacatuba, este belo distrito de Leopoldina. Veja a programação.

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Stefano Casini e a Comunidade Italiana no Brasil

Posted: 22 Jul 2009 09:46 AM PDT

O Comites Belo Horizonte convida para assistir ao programa pela RAI, no dia 29 de julho, quarta-feira da próxima semana, às 8h30 da manhã aqui no Brasil.

Cari tutti,
il giorno 29 Luglio alle 13.30 (ora italiana) andrá in onda su RAITALIA lo speciale "Voci Italiane: Brasile" della durata di 28 minuti. Grazie al vostro sforzo, al vostro aiuto, alla vostra amicizia ho potuto realizzare questo lavoro che mi ha impegnato per molto tempo. Ho tanto amore per il Brasile e per la comunitá italiana che ivi risiede. Siete stati sempre molto cari con me e non lo dimenticheró mai. Dal nostro Ambasciatore Michele Valensise, ai Consoli Generali, ai Direttori di enti, istituzioni o associazioni, insomma tutti, mi avete sempre dato un sorriso e un appoggio e questo è soltanto un umile omaggio (ce ne saranno tanti altri) al vostro lavoro.
Grazie e cordiali saluti a tutti

Stefano Casini

Colônia Agrícola da Constança: primeira posse

Posted: 22 Jul 2009 05:53 AM PDT

No primeiro dia do mês de julho de 1909, João Baptista de Almeida Paula tomou posse do lote número 1 da Colônia. Mas somente no dia 12 de abril do ano seguinte seria assinado o Decreto nº 2801, criando o núcleo e dando-lhe a denominação de Colônia Agrícola da Constança.

A Lei nº 438, de setembro de 1906, em seu parágrafo I estabelecia normas para fundar instituições agrícolas que acolheriam colonos nacionais e estrangeiros, com o objetivo de desenvolver a agricultura. No caso de Leopoldina, observa-se que foram adquiridas partes de fazendas vizinhas à Colônia Santo Antônio, de âmbito municipal, no decorrer da primeira década do século XX.

Segundo notícias publicadas no jornal Gazeta de Leopoldina da época, o primeiro administrador foi o italiano Ferdinando Sellani, que permaneceu no posto até outubro de 1909, quando o governo nomeou Guilherme Prates, que permaneceu no cargo até 16 de maio de 1911.

Sabemos que muitos imigrantes, que chegaram ao Brasil no final dos anos oitocentos, trabalharam na implantação da Colônia Agrícola da Constança. Provavelmente viviam na Santo Antônio e foram absorvidos pelo Estado para os trabalhos de demarcação dos lotes, construção das casas e preparo das áreas agricultáveis. E João Baptista de Almeida Paula foi o primeiro colono a assinar o contrato de compra.

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


VI Encontro Nacional sobre Migrações

Posted: 21 Jul 2009 01:03 PM PDT

Acontecerá em Belo Horizonte, de 12 a 14 de agosto de 2009, encontro com o tema Migrações e Desenvolvimento Territorial.
Apoio: ABEP/ CEDEPLAR-UFMG/ UNFPA/ CNPq/ FAPEMIG
Confira a programação.


Ancestrais de Antonio Montagna

Posted: 21 Jul 2009 12:19 PM PDT

Leitor de recente coluna no jornal Leopoldinense sobre os Montagna, pede para publicarmos os nomes de seus ancestrais.

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Imigração e Colonização no Brasil

Posted: 20 Jul 2009 11:30 AM PDT

Este é o título de um trabalho de José Fernando Domingues Carneiro, publicado pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1950. Na abertura o médico e professor esclarece que o trabalho é constituído de "duas aulas": a primeira é um resumo da história da imigração no Brasil e a segunda relata o êxito da colonização europeia no sul do país.

Fernando Carneiro divide a história da imigração em 3 períodos: 1808 a 1886; 1887 a 1930 e 1931 em diante. Caracteriza o primeiro como o da coexistência com o trabalho escravo, o segundo como aquele em que o imigrante veio substituir a mão de obra cativa e no terceiro, segundo esclarece, já não havia mais necessidade de braços para a lavoura. O autor faz críticas às Theses sobre Colonização no Brasil, do conselheiro João Cardoso de Menezes e Souza, publicação de 1875, procurando demonstrar "o homem medíocre que era o conselheiro" (pag. 13). E afirma que as causas para a pequena entrada de imigrantes no país, no primeiro período, foram a existência da escravidão, o clima e a febre amarela.

O trabalho é uma leitura interessante para conhecer as diferentes visões que o assunto imigração despertou nos mais diferentes pensadores. E em tempos de patrulhamento contra a destruição do planeta, torna-se curioso ler que os métodos de abertura das lavouras de café, com derrubada de mata e queimadas, foi a alternativa encontrada para domar a terra. O autor informa que a riqueza do solo foi um obstáculo à aplicação de processos aperfeiçoados na agricultura. Segundo ele, a cana de açúcar plantada em solo rico gerava plantas com muito caldo e pouco açúcar. Para o café, significava obter bela vegetação e maus frutos. Seria esta a razão para que o Senador Vergueiro mandasse derrubar a mata e aproveitar a terra durante alguns anos em outras culturas, deixando posteriormente que crescessem capoeiras para só depois receberem as primeiras mudas de café.

Ao mencionar o assunto, Fernando Carneiro cita Sérgio Buarque de Holanda, em prefácio à obra Memórias de um Colono no Brasil, de Tomaz Davatz, publicada em 1941:
"A agricultura do tipo europeu era sobretudo impraticável nos lugares incultos e remotos, para onde, na míngua de outros, se encaminhariam cada vez mais os imigrantes, na ilusão de que a uberdade do solo compensava as contrariedades da distância."

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Família Ceoldo

Posted: 19 Jul 2009 02:54 PM PDT

Descendentes de Camilo Ceoldo, italiano de Padova, que chegou a Leopoldina no dia 4 de novembro de 1888

1 Camillo Ceoldo (1842 - )

+ Maria Baldan (1847 - )

...... 2 Angelina Ceoldo

...... + Giuseppe Estopazzale

...... 2 Domenico Ceoldo (1870 - )

...... 2 Luigia Ceoldo (1870 - 1942)

...... 2 Antonio Ceoldo (1872 - 1942)

...... 2 Filomena Angela Ceoldo (1874 - )

...... 2 Michele Archangelo Ceoldo (1876 - )

...... 2 Rodolfo Domenico Ceoldo (1879 - )

...... + Tereza Righetto (1881 - )

............ 3 Miguel Arcanjo Ceoldo (1905 - )

............ + Joana Carraro (1908 - )

............ 3 João Antonio Ceoldo (1907 - )

............ 3 Alcides Ceoldo (1909 - )

............ 3 Maria Ceoldo (1911 - )

............ 3 Regina Ana Ceoldo (1914 - )

............ 3 Filomena Ceoldo (1925 - )

...... 2 Anna Maria Ceoldo (1881 - )

...... + Luigi Marcatto (1884 - )

............ 3 Antonio Marcatto (1914 - )

...... 2 Teresa Ceoldo (1883 - )

...... + Verginio Meneghetti (1879 - 1942)

............ 3 Domingos Meneghetti (1904 - )

............ 3 Maria do Carmo Meneghetti (1906 - )

............ + Antonio Carlos Fofano (1904 - )

............ 3 Maria Isolina Meneghetti (1908 - )

............ + José Antonio Sangalli (1910 - )

............ 3 Regina Meneghetti (1911 - )

............ + José Fofano (1909 - )

............ 3 Santo Meneghetti (1919 - )

............ 3 Armindo Meneghetti (1924 - )

............ + Santa Bedin

............ 3 Dirceu Meneghetti (1928 - )

............ + Yeda Ferreira

............ 3 Orlando Meneghetti (1929 - )

............ + Jessy Ferreira (1929 - )

...... 2 Regina Margheritta Ceoldo (1886 - )

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Sangirolami uniram-se aos Colle e Bonini

Posted: 18 Jul 2009 07:08 AM PDT

Quando publicamos os ancestrais de João Bonini, no dia 10 de julho, não incluímos os pais de Pierina Galasso por não termos outras informações além dos nomes. Hoje aproveitamos o pedido de descendente de José Colle, primo de João Bonini, para completar o quadro ascendente.

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Campanha Abrace esta Ideia em andamento

Posted: 17 Jul 2009 11:34 AM PDT

Recebemos o informativo número 09/2009 da Maiss Conhecimento, com uma notícia muito interessante.

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA COLÔNIA CONSTANÇA PODERÁ TER MOSTRA DE CINEMA ITALIANO

Já foram dados os primeiros passos com o objetivo de realizar uma Mostra de Cinema Italiano prevista para acontecer durante as comemorações do centenário da Colônia Constança em abril de 2010, que tem o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Gilberto Toni entre seus organizadores. O consultor da Maiss Conhecimento, Rodolfo Lima, esteve reunido com o produtor cultural Breno Lira Gomes. O encontro foi no Rio de Janeiro, onde Breno, mineiro de Coronel Fabriciano, já desenvolve um trabalho de produção e curadoria de mostras de cinema. Atualmente ele é o responsável pela curadoria e produção de algumas mostras dos seguintes festivais: Montes Claros em Movimento – Festival Nacional de Cinema do Norte de Minas, Curta Cabo Frio e Festival Tambores de Cinema e Vídeo, esse último no Maranhão.

Breno Lira Gomes é jornalista por formação, é editor, mas enveredou pela área cinematográfica, atuando como assessor de imprensa de distribuidoras cariocas, como programador do Cinema Estácio, pertencente a Universidade Estácio de Sá. E atualmente ele é responsável pela programação e promoção do projeto Distribuição Criativa, da Pipa Produções. Em novembro ele irá produzir o primeiro Seminário de Cinema Digital, na Caixa Cultural, também no Rio de Janeiro.

Breno já esta desenvolvendo o projeto para realização da mostra de cinema tendo a Itália como tema. De acordo com o produtor, a idéia é levar para Leopoldina produções tanto italianas quanto brasileiras que mostram o encontro dessas duas culturas. E também apresentar filmes de importantes cineastas italianos que são admirados no Brasil, e diretores brasileiros respeitados na Itália.

Rodolfo acredita que a mostra será uma boa oportunidade para que seja iniciado em Leopoldina um projeto de fomentação de platéia para cinema. E com isso, quem sabe, implantar um plano de criação de uma sala de exibição, com projeção digital, que priorize a exibição de filmes brasileiros. Na próxima semana o projeto será levado pelo consultor Rodolfo Lima ao conhecimento do Secretário Gilberto Toni, que já se prontificou a ajudar na viabilização da Mostra de Cinema.

Saudamos com entusiamo a proposta da Maiss Conhecimento e esperamos que o projeto se realize, transformando-se num jeito marcante de homenagear os colonos italianos que ajudaram a modelar a Leopoldina que temos hoje. Na oportunidade, cumprimentamos o Secretário Gilberto Tony e seu assessor Rodolfo Lima por esta iniciativa.

Desafio ao ouvinte e ao leitor

Posted: 17 Jul 2009 11:37 AM PDT

Numa troca de mensagens com um pesquisador italiano, soubemos de uma situação interessante. Segundo ele, algumas famílias desapareceram de uma determinada cidade do sul da Itália por conta da emigração. Visitando a localidade na década de 1980, o estudioso observou que moradores falavam mais de São Paulo ou Nova Iorque do que de Roma. Isto porque, mesmo quem nunca tenha saído da cidadezinha, tinha parentes emigrados. Viajar a Roma não era uma prática. E concluiu: "não consegui encontrar uma só família que não tenha parentes no continente americano".

No sentido inverso, citamos Leopoldina. Aqui é difícil encontrar uma família que não tenha ligação com imigrantes. Este foi, inclusive, o motivo que nos fez sugerir o Desafio ao Ouvinte para o programa dominical, na Rádio Jornal, apresentado pelo Marcus Vinicius. Passados mais de dois meses, os ouvintes do programa ainda não nos indicaram uma rua da cidade em que não haja parentes de imigrantes. E aqui deixamos o Desafio ao Leitor: se vc conhece famílias radicadas em Leopoldina há bastante tempo, e que não tenham ligação com imigrantes, por favor, entre em contato conosco.

Governo Italiano - Notizie dal Governo - newsletter anno X n. 29



Newsletter Anno X n. 29 del 28 luglio 2009


Audio newsletter



In questo numero:


Pacchetto università: Fondi alle più virtuose

Una parte dei fondi destinati alle Università (525 milioni di euro) sono stati assegnati quest'anno sulla base di criteri di valutazione che tengono conto della qualità della ricerca e della didattica. Previsto dall'art. 2 del decreto legge 180/2008 convertito nella legge n.1/2009 il provvedimento di assegnazione dei fondi è stato firmato dal Ministro dell'Istruzione, dell'Università e della Ricerca il 24 luglio scorso. Le altre misure del "Pacchetto Università": 1) Il regolamento sulla struttura e il funzionamento dell'Agenzia Nazionale di Valutazione del Sistema Universitario e della Ricerca (Anvur) che valuterà la qualità degli Atenei e degli Enti di ricerca. 2) Il taglio dei corsi inutili per avviare una più coerente razionalizzazione dei corsi di laurea. 3) Lo sblocco dei concorsi, con nuove regole per il reclutamento dei professori universitari e dei ricercatori che impongono modalità più trasparenti di formazione delle commissioni. La valutazione dei candidati avverrà secondo parametri riconosciuti anche in ambito internazionale. In particolare, ogni titolo scientifico sarà valutato separatamente, per evitare giudizi sommari e approssimativi, e sarà richiesto, per i settori scientifici, il ricorso a valutazioni di indici oggettivi e a sistemi di valutazione internazionali (peer review).



Sicurezza pubblica, la legge in vigore dall'8 agosto

Entrerà in vigore il prossimo 8 agosto la legge n. 94, pubblicata nella Gazzetta Ufficiale del 24 luglio 2009, che contiene importanti norme in materia di immigrazione clandestina, criminalità diffusa e organizzata, sicurezza stradale e decoro urbano. Fra le novità più rilevanti: - l'introduzione del reato di ingresso e permanenza clandestina nel Paese; - il prolungamento fino a 180 giorni dei termini di trattenimento nei centri di identificazione ed espulsione; - le associazioni di volontari per il presidio sul territorio (le cosiddette ronde); - restituzione più rapida alla collettività dei beni sottratti alla mafia; - la corresponsabilità dei dipendenti pubblici collusi; - l'obbligo di denuncia dei tentativi di estorsione da parte delle imprese, pena l'esclusione dalle gare di appalti pubblici; - regime carcerario più duro per i sottoposti al 41 bis; - l'inasprimento delle sanzioni per i guidatori in stato di ebbrezza e sotto l'effetto di sostanze stupefacenti; - lo stop ai matrimoni di convenienza. La legge, approvata definitivamente dal Senato il 2 luglio scorso, si propone di rendere più incisiva ed efficace l'azione di prevenzione e di contrasto dello Stato nei confronti della macro e microcriminalità.



Gioventù e Anci per le Giovani energie in Comune

"Giovani energie in Comune": si chiama così il fondo 2009 del Ministero della Gioventù per l'Anci (Associazione dei Comuni Italiani), che punta quest'anno sulla partecipazione diretta dei giovani, su progetti capaci di durare nel tempo e sulla capacità aggregante dei numerosi piccoli comuni italiani. Nella conferenza stampa di presentazione che si è tenuta a palazzo Chigi, il Ministro per le politiche giovanili, Giorgia Meloni, ha tracciato criteri e obiettivi scelti per mettere a frutto le opportunità offerte dal fondo: tre bandi per tre tipologie di comune (piccoli, medi, e grandi); l'alleanza con il territorio; la partecipazione e la responsabilizzazione dei ragazzi per dare vita a progetti in sintonia con i loro interessi; la valorizzazione delle tradizioni: dall'enogastronomia alle espressioni folkloristiche delle feste locali. Questi progetti devono integrarsi con gli altri "settori", per fare delle politiche giovanili l'espressione di una società al passo con le generazioni: dunque istruzione, formazione, lavoro, volontariato, arte. A proposito di arte, uno spazio particolare sarà destinato al writing, vale a dire disegni, scritte e creazioni varie con cui i ragazzi tracciano la loro creatività nelle grandi città come nei paesi (la cosiddetta "Street art").



Legge comunitaria 2008

Entrerà in vigore da mercoledì 29 luglio la legge n. 88 del 7 luglio 2009 - Legge comunitaria 2008, pubblicata il 14 luglio nella Gazzetta Ufficiale n. 161. La legge contiene norme volte ad assicurare l'osservanza degli obblighi derivanti dalla partecipazione dell'Italia all'Unione europea, nonché a recepire nell'ordinamento nazionale la normativa adottata a livello comunitario. Trovano spazio nel testo importanti deleghe in materia di qualità dell'aria, di tutela dell'ambiente marino e di riordino della disciplina in materia di inquinamento acustico. Tra le direttive oggetto di delega al governo quelle riguardanti: l'attuazione del principio della parità di trattamento fra uomini e donne in materia di occupazione e impiego; i servizi del mercato interno; le procedure di ricorso in materia di appalti pubblici. Tra i principali interventi normativi conseguenti all'approvazione della legge comunitaria meritano particolare attenzione quelli sulla disciplina dell'Iva. Tra l'altro, sono previste una nuova disciplina per il gioco ondine e norme per contrastare la diffusione del gioco illegale, per assicurare un'adeguata tutela dei consumatori e dei minori, per prevenire, infine, le infiltrazioni della criminalità organizzata.





Referti medici on line

Il Garante per la protezione dei dati personali, Francesco Pizzetti, ha approvato, con deliberazione del 25 giugno 2009, specifiche "Linee guida in tema di referti on-line". I risultati di analisi, radiografie e referti medici potranno arrivare direttamente (nel più totale rispetto delle misure a protezione dei dati sanitari) sulla casella di posta elettronica o essere consultati sul computer, a patto che l'assistito abbia dato il proprio consenso. Per consentire all'interessato di esprimere una scelta consapevole, il titolare del trattamento deve fornirgli una informativa chiara e trasparente sulle caratteristiche del servizio di refertazione on line ed acquisirne il consenso a trattare i suoi dati personali, anche sanitari. I dati personali devono essere resi noti all'interessato solo accompagnati da un giudizio scritto di un medico, designato dallo stesso, disposto a fornire ulteriori chiarimenti qualora l'interessato ne faccia richiesta. L'adozione di specifici accorgimenti dovrà assicurare idonei livelli di sicurezza, ad es.: la convalida degli indirizzi di posta elettronica con verifica on line, l'uso di password per l'apertura del file, il ricorso alla cifratura. Sulle Linee guida è stata avviata il 15 luglio una procedura di consultazione pubblica (che si concluderà il 30 settembre), per acquisire i pareri di organismi e professionisti sanitari, pubblici e privati.



Alimenti per l'infanzia: nuove regole

A partire dal 22 luglio 2009 gli alimenti per lattanti e quelli di proseguimento destinati alla prima infanzia possono essere messi in commercio solo se conformi alle disposizioni fissate nel decreto 82/2009 emanato dal ministero del Lavoro, Salute e Politiche sociali, di concerto con il ministero dello Sviluppo economico, in attuazione della direttiva 2006/141/CE. Il regolamento, pubblicato nella G.U. n.155 del 7 luglio scorso, stabilisce le prescrizioni relative non solo alla commercializzazione ma anche alla produzione, composizione, etichettatura e pubblicità di tali alimenti. È prevista un'attività di monitoraggio sui prezzi di vendita degli alimenti per lattanti e una campagna sulla corretta alimentazione dei più piccoli, tesa a valorizzare l'allattamento al seno, favorendo una corretta informazione al riguardo e l'adozione di corsi preparatori. Prevista, infine, un'attenta vigilanza affinché, al momento della dimissione dai reparti maternità, non vengano forniti in omaggio prodotti e materiali in grado di interferire con l'allattamento al seno, e sarà contrastata ogni forma di pubblicità, anche occulta, di comportamenti che sconsigliano il ricorso al latte materno.
Dossier "Alimenti per l'infanzia: nuove regole"


Evento luso oferece 'viagem medieval' a 500 mil pessoas

Porto, 28 jul (Lusa) - Cerca de meio milhão de pessoas deverão participar da 13ª Viagem Medieval, que começa na quinta-feira em Santa Maria da Feira, norte de Portugal. O tema deste ano é o reinado de D. Afonso 4º, o que levará os visitantes até o século 14."Todos estão enquadrados na época histórica escolhida como tema em cada ano, pelo que são sempre totalmente diversos", explicou Paulo Pais, administrador da empresa municipal Feira Viva, que tem a seu cargo a animação cultural do distrito, entidade que produz este evento.
Durante os 12 dias do evento serão apresentadas outras 10 performances novas, cada uma delas dedicada a uma época específica do reinado de D. Afonso 4º, que teve um governo atribulado, já que esteve em guerra com os seus irmãos e sua mãe, a Rainha D. Isabel. "Mais conteúdo histórico e mais espetáculo são os objetivos principais da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria este ano", afirmou Pais. Ele destacou várias áreas novas, sobretudo a "Mouraria", que durante séculos foi uma realidade em grande parte das cidades e vilas portuguesas e que até agora não tinha sido contemplada no evento.O âmbito físico da Viagem Medieval também se modificou, alargando-se este ano à Rua dos Descobrimentos e ao Mercado Municipal da Feira (onde vai ficar a "Mouraria"), o que aumentou a superfície ocupada para 33 hectares.

O Assalto ao Arraial é um espetáculo novo que vai ser apresentado todos os dias com 60 atores e figurantes.Entre as novidades, está também o espaço dos Arautos Celestes, dedicado à astronomia medieval, que resulta de uma parceria com a Fundação Navegar, que gere o Centro Multimeios de Espinho e o seu planetário.

Sombras do Castelo é outro evento novo, que envolve uma visita noturna ao Castelo da Feira, que se revelará aos visitantes como lugar mal assombrado. O programa de animação diurno inclui "Os dias da Viagem", o formato em cada dia da animação no Castelo da Feira, onde, a cada 20 minutos será apresentada uma rápida viagem pelos dez espetáculos-âncora da feira.Pais afirmou que a iniciativa envolve um orçamento de 750 mil euros, dos quais cerca de 550 mil são cobertos por patrocínios, aluguel de espaços comerciais e bilheteira, já que, embora a circulação seja livre em todo o espaço ocupado pela iniciativa, há alguns espetáculos que são pagos.

Por isso a Viagem Medieval custa à prefeitura local cerca de cerca de 200 mil euros, num evento que cuja realização envolve diariamente 1.100 pessoas, entre elementos da organização, atores (mais de 400), mercadores (40) e mais de uma centena de artesãos, figurantes e colaboradores em regime de voluntariado.

Brasilia: Curso Imigração Italiana + gastronomia



Brasilia: História da imigração, genealogia, boa comida e café especial!


Caro(a) ítalo-brasileiro(a),

Nos dias 14, 15 e 16 de agosto (6ª feira à noite, sábado e domingo) será realizado em Brasilia, DF, a 11a edição do Curso “Imigração Italiana: dados históricos e pesquisa genealógica”.

Este Curso fornece uma visão histórica básica sobre a Itália e o Brasil em fins do séc. XIX e início do séc. XX, com a qual se poderá conhecer, entender e "sentir" o processo social e a experiência pessoal da emigração/imigração dos nossos antepassados. Fornece também elementos para que cada participante trabalhe com os dados que coletar na própria família e inicie a confecção de sua árvore genealógica.

Com duração total de 16 horas, o Curso é ministrado de forma participativa e em linguagem acessível. Não há nenhum pré-requisito... a não ser uma profunda e sincera admiração por nossos bravos antepassados!

Para tornar o programa ainda melhor, ele será realizado na PARLANDO ITALIANO - ESCOLA DE GASTRONOMIA DE BRASILIA. No sábado (no intervalo entre as aulas de manhã e da tarde), e no domingo (ao final do Curso) a Chef Ana Toscano apresentará pratos especiais, resultado do seu trabalho de resgate da culinária da primeira imigração italiana ao Brasil. Tudo, naturalmente, acompanhado do café do nosso especialista, o famoso barista ítalo-brasiliano Antonello Monardo. É tudo de bom!!

Mais detalhes sobre o conteúdo podem ser encontrados no site www.imigracaoitaliana.com.br , pelo Skype virginio.mantesso, ou pelo tel (11) 5523-8012. Endereço, horários, e informações sobre inscrição estão no blog http://parlandoitaliano.blogspot.com/2009/07/11-edicao-do-curso-imigracao-italiana.html .

Até lá, saluti,

Virginio

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...