quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Produção literária brasileira no século 19 circulava pelo mundo



Trocas recíprocas de livros e impressos entre Brasil, França, Portugal e Inglaterra na época contrariam o paradigma do atraso e dependência cultural do país, aponta estudo realizado por pesquisadores dos quatro países
Produção literária brasileira no século 19 circulava pelo mundo
 
19/09/2012
Por Elton Alisson
Agência FAPESP – Já no início do século 19 um leitor no Rio de Janeiro podia encomendar um livro recém-lançado em Paris, na França, e recebê-lo em 28 dias, que era o tempo que a obra necessitava para ser transportada por navio até o Brasil e que equivale, aproximadamente, ao mesmo prazo que empresas de comércio eletrônico estrangeiras, como a norte-americana Amazon, levam para entregar uma obra hoje no país quando não encomendada pelo sistema de correio expresso.
Na mesma época, obras de autores brasileiros, como Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810), foram traduzidas para o francês, o italiano, o latim e o russo, a exemplo do que ocorre atualmente com os livros mais lidos no mundo, que são lançados quase que simultaneamente em diferentes idiomas.
Como os exemplos demonstram, a globalização da cultura não é um processo que se iniciou no século 20, com o advento das tecnologias de informação e comunicação. Mas remonta ao início do século 16 – quando espanhóis e portugueses começaram a viajar pelo globo – e se intensificou no século 19, quando os livros e impressos começaram a circular pelo mundo, criando uma forma especial de conexão entre as pessoas em diferentes partes do planeta, tal como a internet faz hoje.

Missão cultural a Berlim e Portugal com inscrições abertas até 21 de setembro


BrasilAlemanha - De Primeiro Mundo por um Brasil de Primeiro Mundo


Missão cultural a Berlim e Portugal com inscrições abertas até 21 de setembro

Com 10 participantes já confirmados, o presidente do Instituto Cavaleiros Farroupilhas, Dorotéo Fagundes, aguarda novas adesões. Veja o roteiro completo.

Deutsche Welle lança programa sobre inovação científica para o Brasil

\"Futurando\" vai mostrar projetos nas áreas de ciência, tecnologia e meio ambiente que ajudam a criar um mundo melhor, pela Rede Minas, sábados à tarde.

Japão anuncia plano de abandonar energia nuclear até 2040

Alvo de pressões da sociedade desde o desastre de Fukushima, governo japonês informa que desligará seus reatores nucleares nas próximas décadas.

Palestra sobre colonização alemã abre festividades da Semana Farroupilha
Faça como a  Famílias Bervian e Berwian  - Universalize seu Encontro de Família através do portal BrasilAlemanha, da mala direta BrasilAlemanha/Neues e do programa radiofônico AHAI, no maior quadro de Encontros de Família da Internet!


Conheça as melhores Oktoberfests do Brasil e do mundo


Inscrições abertas para festival Brasil-Alemanha no Rio de Janeiro

Festa da Alegria divulga os vencedores do Concurso de Desenhos e de Histórias


O singular dentro do plural – Lissi Bender*


Músicas natalinas, folclore e temas de filmes ao vivo com os Schwabenmusikanten

Orquestra de Sopros da região de Stuttgart, Alemanha, faz segunda turnê pelo Brasil em dezembro. Contatos para completar roteiro de shows com JJ Klein Intercâmbios Culturais.

Pressemitteilung: \"I LIKE\" - Das Auswärtige Amt auf Facebook


Livro Lavagem de Dinheiro, da Editora Unisinos, representará o Brasil na Frankfurter Buchmesse

Convite: IX Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana

A Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana num mundo multipolar é uma iniciativa euro-brasileira organizada pela Fundação Konrad Adenauer.

Eleitores holandeses descartam radicais e optam pela Europa

Com vitória do primeiro-ministro Mark Rutte, holandeses escolhem continuidade do curso tomado por Berlim na rota de austeridade financeira e descartam euroceticismo.

Resultados de superação da extrema pobreza no Brasil serão apresentados na Alemanha

O programa de transferência de renda brasileiro, o Bolsa Família, terá destaque no XIV Congresso da Rede Mundial de Renda Básica, que ocorre de 14 a 16 de setembro, em Munique, na Alemanha.

Brasil e Portugal querem construir imagens de países modernos em eventos de promoção cultural

   

Central de Notícias BrasilAlemanha. Notícia do portal www.brasilalemanha.com.br - um universo temático à sua espera. Aguardamos sua visita! Mande suas sugestões para contato@brasilalemanha.com.br
Obrigado!
Sílvio Aloysio Rockenbach, editor
Tiragem desta edição: 84.948 destinatários.

 brasilalemanhabrasilalemanhabrasilalemanhabrasilalemanha
 Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial. Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...