sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Décimo primeiro curso/expedição de campo em Ecologia e conservação da Mata Atlântica

Décimo primeiro curso/expedição de campo em Ecologia e conservação da Mata Atlântica
Olá... Saudações aos amigos...

O Grupo Brasil Verde, através do seu Centro de Capacitação Técnica em Conservação da Natureza, está fechando a turma para o décimo primeiro curso de campo em "Ecologia e Conservação da Mata Atlântica". O curso será ministrado de 16 a 26 de janeiro de 2009 durante a expedição Mata Atlântica, realizada no estado do Paraná. São dez dias viajando por Unidades de Conservação e outras instituições, dentre elas: APA de Guaraqueçaba, Estrada da Graciosa, Parque Estadual do Pico do Marumbi, Município de Morretes, Floresta Estadual do Palmito, RPPN Sebuí, Parque Nacional de Superagui, Estação Ecológica de Guaraqueçaba, RPPN Salto Morato, Ilha do Mel, Associação dos Artesãos de Morato, UNILIVRE, Museu de História Natural de Curitiba, Parque Iguaçu (Zoológico de Curitiba), Parque Estadual de Vila Velha, Parque Barigui, Parque Tanguá, Jardim Botânico. Utilizamos como base os municípios de Guaraqueçaba e Curitiba.

O objetivo do curso é discutir diferentes estratégias de conservação da Mata Atlântica, visitando lugares onde a preocupação com esse tema é constante. Também serão exibidos vídeos, ministradas palestras com gestores das áreas e muito bate papo sobre Ecologia e Conservação da Natureza. É também uma oportunidade para quem gosta de viajar pela natureza preservada do Brasil. No trajeto, estão incluídos passeios de barco pela Baía de Guaraqueçaba, em meio a uma fauna e flora exuberantes e o passeio de trem mais famoso do Brasil, de Morretes a Curitiba pela Serra do Mar.

A turma é sempre composta por pessoas de diferentes formações e origens, participam pessoas de diferentes estados brasileiros, o que possibilita incrementar a sua rede de relacionamentos, tão importante para o sucesso profissional nos dias de hoje.

Caso tenha interesse, entre em contato conosco pelos e-mails majela@fusoes.com.br / centrodecapacitacao@grupobrasilverde.org / andersonpedrosa@grupobrasilverde.org / majela@grupobrasilverde.org que enviamos todos os detalhes sobre o curso/expedição.

Maiores informações podem ser obtidas através de e-mails ou no nosso site www.grupobrasilverde.org onde é possível ver fotos no link Expedição Mata Atlântica.

Esperamos tê-lo(a) consoco e agradeceria muito se pudesse diulgar entre seus amigos...
Atenciosamente.


Prof. Geraldo Majela Moraes Salvio
Coordenador Geral do Grupo brasil Verde

P.S. Ao visitar o site
www.grupobrasilverde.org além de fotos da expedição mata Atlântica, veja também outras expedições e cursos oferecidos pelo Centro de Capacitação em Conservação da Natureza do GBV.

SOLICITA-SE DIVULGAÇÃO

20 de novembro: "LOGRADOUROS DE MIRACEMA COMPLETA 2 ANINHOS!"


Há dois anos, no dia 20/11/2006, foi lançado o volume I (capa ao lado) da obra "Logradouros de Miracema", numa radiante noite ocorrida no Centro Cultural Melchíades Cardoso. Esse trabalho nasceu do encontro virtual de "Conterrâneos e Amigos de Miracema", grupo que se encontra diariamente pela internet.

Desde 2005, vinham os "Miracemenses e Amigos de Miracema" discutindo a terrinha, lembrando histórias antigas, trocando opiniões, manifestações em prol de uma Miracema melhor. Um dos integrantes do grupo, Luiz Carlos Martins Pinheiro, demonstrava grande interesse na história local, com experiência em pesquisas genealógicas há mais de 10 anos, principalmente, no que diz respeito a Miracema, sobre a família Moreira. Nos bate-papos, num projeto intitulado "MIRACEMA, EU GOSTO DE VOCÊ!" (PMEGV), de autoria do amigo Mundinho, o Luiz Carlos recebeu a incumbência de levar adiante sua idéia de escrever as páginas de resgate da memória de nossa terra tendo como escopo os LOGRADOUROS.

Algumas pessoas saíram, outras esqueceram de 'guardar os 15 minutos diários por Miracema', mola mestra do PMEGV, mas o Luiz Carlos, após encontrar o apoio de Tia Ricarda ao projeto, levou adiante, fazendo nascer há 2 anos, a obra 'LOGRADOUROS DE MIRACEMA'.

Alguns atropelos, muitas vitórias, após esses anos contamos já com 4 volumes publicados, com material para lançar pelo menos uns 6 volumes. De impressão doméstica, para viabilizar a falta de recurso financeiro, além de outros benefícios, como a atualização ilimitada, contamos para essa obra com a participação voluntária de miracemenses, do grupo, de interessados 'não-miracemenses', mas que abrem seus baús... e seguimos adiante.

Com muita alegria comemoramos os 2 aninhos de 'Logradouros de Miracema', certos do objetivo alcançado, com a pretensão maior de preservar a memória de nossa terra e de nossa gente, sem nenhum compromisso com patrocinadores, entidades ou qualquer outra fonte que iniba a busca da verdade histórica, apenas a certeza de que cada indivíduo guarda em si uma memória e uma verdade inquestionáveis e também imprescindíveis ao resgate de nossa história.

Tia Ricarda traz ao papel a imagem pitoresca, sensível, de cada cantinho percorrido nos logradouros, para conduzir o leitor a uma viagem pelos vários momentos registrados em cada capítulo sob a forma de fotografias, biografias, genealogias, depoimentos e documentos. O leitor se pega num repente integrado ao cenário, que se não foi seu, foi de seus antepassados ou conhecidos.

Não há aqui a versão conquistadores x conquistados, ou vitoriosos x derrotados, ou criador x criatura, mas a certeza de proporcionarmos um novo olhar ao nosso paraíso, nossa Princesinha do Norte Fluminense, com depoimentos muitas vezes esquecidos e desconhecidos.

Parabéns aos coordenadores por essa vitória! E a todos aqueles que de uma forma ou de outra colaboraram com o sucesso o nosso muito obrigada!

Texto de Angeline Coimbra, 20/11/2008

Semana de Minas Gerais em Piemonte


Minas Gerais vai a Piemonte
Fonte: SETUR

A assinatura de acordos de cooperação técnica e a consolidação de parcerias tecnológicas e comerciais, além de eventos nas áreas de cultura e turismo vão marcar o encontro "Minas em Piemonte", entre os dias 18 e 21 de novembro, em Turim, na Itália. A programação integra a agenda de cooperação entre os governos de Piemonte e Minas Gerais, a partir do Acordo de Irmandade de 1993.

Um dos destaques do encontro é a consolidação da parceria com a Fiat, que pretende implantar um centro de pesquisas em automobilismo e design no Estado. O Centro é gerido, na Itália pelo Instituto Polítécnico de Turim, considerado um dos três melhores do mundo. O acordo prevê aos participantes a dupla titularidade tanto para os alunos da Universidade de Minas Gerais (Uemg), quanto para os italianos.

O Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), e apoio da Indústria e Artesanato de Minas Gerais e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, o Governo de Minas organizou uma missão empresarial, com a participação de 25 empresas mineiras, das áreas de autopeças, biotecnologia, metalurgia, mecânica, logística, artefatos de borracha, serviços, advocacia, bebidas, construção civil e educação.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apresentará os principais produtos turísticos do Estado para os operadores italianos e, na seqüência, serão realizadas rodadas de negócios entre os operadores de Piemonte e um grupo de operadores de Minas Gerais.

A Setur também é responsável pela Exposição Viver Minas, que será aberta no dia 18 de novembro no Museu de Ciências Naturais de Turim, permanecendo até o dia 14 de dezembro. A mostra, composta por 18 salas, leva ao público italiano as singularidades de Minas Gerais. Concebida pelo diretor artístico Paulo Pederneiras, o público de Piemonte será apresentado ao Estado por um de seus ícones: as montanhas mineiras.

As 18 salas da exposição, com recursos sonoros e visuais, apresentam o passado colonial com destaque para o Barroco, manifestações populares, turismo de aventura, arte contemporânea, esculturas e peças de artesanato, mineiros ilustres como Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e Santos Dumont, grupos artísticos e culturais como Giramundo, Galpão e Uakti, as riquezas hídricas e alguns dos destinos turísticos como as cidades históricas, Estrada Real e o portão de entrada, a capital Belo Horizonte. Ao lado do museu de Turim, será montado um espaço com gastronomia e música, executada por 38 artistas.

Outra demonstração da riqueza cultural de Minas será a tamborzada mineira, cortejos que serão realizados pelas ruas de Turim, onde estão os espaços que recebem programação de Minas. Participam desta ação os mineiros Maurício Tizumba e o Grupo Tambolelê.

As instituições mineiras participantes do Programa de Cooperação Científica e Tecnológica de Minas Gerais em Piemonte são: Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...