terça-feira, 1 de março de 2011

Livros de Registro da Hospedaria de Imigrantes


Construída entre os anos de 1886 e 1888, a antiga “Hospedaria de Imigrantes do Brás” foi um dos maiores centros de recepção de estrangeiros já existentes no Brasil. Por suas dependências, passaram mais de dois milhões de pessoas entre os anos de 1887 e 1978.

As informações aqui apresentadas registram a parte mais significativa deste fluxo migratório, sendo a transcrição dos registros dos livros de matrícula desta hospedaria para os anos de 1887 até 1958. Adicionalmente, também há no banco registros da antiga Hospedaria do Bom Retiro (predecessora da Hospedaria do Brás) que cobrem os anos de 1882 até 1886.    O banco de dados ora apresentado é proveniente do Memorial do Imigrante de São Paulo. Com o fechamento desta instituição para reformas, o Arquivo Público do Estado de São Paulo ficou com a custódia temporária de seu acervo arquivístico, sendo também o responsável pela emissão das “Certidões de Desembarque” elaboradas com base na documentação em questão.

Cabe observar, que como esses registros estão transcritos literalmente como aparecem nos Livros, é comum que a grafia de nomes em sobrenomes possa não condizer com a forma correta.

Também cabe notar que os registros eram feitos em nome dos “chefes de família” (via de regra o parente do sexo masculino, em idade produtiva, mais velho). Sugerimos pois que a consulta seja feita pelo nome destes.

Boa pesquisa!


Nota do Blog - Entre na página do Arquivo Público do Estado de São Paulo e no link acima digite as informações que possui ou apenas o sobrenome que deseja pesquisar. Caso eles possuam os dados nos arquivos aparecerão as informações.
Agora consta informações que antes não publicavam on line.  
Como idade, navio...e outras informações - se existirem.
Pode-se pesquisar apenas pelo primeiro nome.
E, muito bom...da para ver a lista toda do livro de registro digitando o numero dele.( e achar outros parentes)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...