segunda-feira, 4 de maio de 2009

A imigração italiana no Brasil

Com a presença do cônsul geral da Itália, Umberto Malnati, que deu início aos trabalhos, foi realizado no dia 07 de abril, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, o Seminário "A Imigração Italiana no Brasil", com a participação do diretor do Arquivo Central de Roma, Professor Aldo Ricci, recebido pelo diretor-geral do Arquivo Nacional, Professor Jaime Antunes da Silva, e pelo diretor do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, doutor Rubens Piovano.

As duas instituições estudam a possibilidade de estabelecer um acordo de colaboração científica que facilite a pesquisa dos dois importantes acervos - brasileiro e italiano, bem como permita avançar mais um passo no estudo deste importante capítulo na história dos dois países.

O evento abordou a historiografia da imigração italiana para o Brasil, do final do século XIX ao início do século XX, com as seguintes palestras: A ambientação urbana do imigrante italiano no Brasil - Professor dr. Vitor Manoel Marques da Fonseca; O acervo do arquivo nacional e a imigração italiana - Carmen Tereza Coelho Moreno; Um balanço historiográfico da imigração italiana no Brasil;características e lacunas - Prof.ª dr.ª Ismênia de Lima Martins; A imigração italiana no Brasil - Prof. Aldo Ricci.
Arquivo Nacional

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...