domingo, 16 de agosto de 2009

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Arquivo Histórico em Leopoldina

Posted: 15 Aug 2009 06:07 AM PDT

Estamos acompanhando, com vivo interesse, o esforço da professora Natania para organizar o arquivo permanente da Câmara Municipal de Leopoldina. Em postagem de ontem, intitulada Documentos da Câmara de Leopoldina, Natania nos trouxe mais algumas informações interessantes. E nos fez reler um texto que escrevemos há alguns anos sobre o assunto.

Quando soubemos da iniciativa do Arquivo Histórico do Espírito Santo, facilitando consulta à distância, lembramo-nos do sonho de organizar o Arquivo Histórico de Leopoldina, iniciativa que tentamos levar a efeito em meados da década de 1990. A distância, entretanto, nos fez desistir do projeto. Na época, publicamos um comentário sobre nossa grande admiração pela declaração de Le Goff, em Reflexões sobre a História, a respeito do único nacionalismo admissível como sendo o que clarifica para os homens o funcionamento da sociedade na qual está inserido.

E hoje acrescentamos palavras de March Bloch, em Apologia da História, sobre ser necessário que as sociedades organizem racionalmente o conhecimento sobre si mesmas, tendo em mente os dois responsáveis pelo esquecimento e pela ignorância:
"a negligência, que extravia os documentos; e [...] a paixão pelo sigilo [...] que os esconde ou destrói"(pag. 85).
Estimular os leopoldinenses a conhecerem a sua história sempre foi o objetivo maior de nossos estudos. E pelo que conhecemos do acervo da Câmara Municipal de Leopoldina, não temos dúvidas em afirmar que ali está a fonte mais preciosa para resgatarmos a memória do município.

Newsletter do Blog do Ale' Italia

 

Blog do Ale' Italia


Após levar picada, italiana de 87 anos mata cobra com as próprias mãos

Posted: 15 Aug 2009 01:56 PM PDT

Após ser picada por uma cobra venenosa em Tampa, no estado da Flórida (EUA), a italiana Ester Orrino, de 87 anos, matou o réptil utilizando uma bengala e as próprias mãos, segundo reportagem do jornal norte-americano "St. Petersburg Times".



Cobra que foi morta pela italiana Ester Orrino, de 87 anos. (Foto: Reprodução/St. Petersburg Times)

"Ela é uma pessoa muito forte", disse sua filha Maria Pellicone. Por causa do veneno --ela levou uma picada no dedo da mão direita--, Ester precisou ser internada para tomar soro antiofídico, mas já está praticamente recuperada.A filha contou que sua mãe tinha vista ao algo escuro sobre o tapete do lado de fora da casa. Ela chegou a tocar com a bengala, mas o réptil não seu moveu. Pensando que era um pau, a idosa tentou pegá-lo e levou uma mordida no dedo.
G1

Seguranças ocupam Coliseu de Roma contra privatização

Posted: 15 Aug 2009 01:52 PM PDT

Roma (Reuters) - O Coliseu de Roma, anfiteatro que já serviu de palco para combates entre gladiadores, foi invadido por seguranças que ocuparam o andar superior para protestar contra uma privatização que resultaria em corte de empregos.

Sete homens subiram ao ponto mais alto do prédio de 48 metros, cantaram e estenderam cartazes no lado de fora da construção de 2 mil anos, protestando contra a privatização da companhia estatal de segurança para a qual trabalham. Centenas de manifestantes também realizaram piquetes neste sábado nos arredores da atração turística. Os guardas, que disseram que a privatização implicaria inevitavelmente na perda de postos de trabalho, afirmaram que não descerão até os representantes do governo garantirem que vão se reunir com eles.

"Só estamos pedindo para trabalhar. Queremos trabalhar e queremos preservar nossos direitos", disse Gianluca Tonini, vice-secretário do sindicato da categoria.

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, tem prometido reformar o setor público do país, mas analistas advertem que quaisquer medidas nesse sentido devem enfrentar dura oposição do forte sindicalismo italiano.

(Reportagem de Cristiano Corvino)
imagem Corriere della Sera

Ferragosto: O que e? Qual a sua origem?

Posted: 15 Aug 2009 04:59 AM PDT


Hoje, 15 de agosto, é feriado em toda a Itália. Esta tudo fechado, inclusive, nem o sorteio da SuperLoto que ia rolar hoje, foi transferido para segunda feira. Férias geral para todos, pois è dia de Ferrragosto! Mas o que significa Ferragosto? Qual é a sua origem?

O termo "Ferragosto" deriva do latim FERIAE AUGUSTI, dias festivos criados pelo Imperador Augusto que aconteciam no mês de agosto, quando eram suspensas todas as atividades lavorativas e o costume daquela época era dar alegria e presentear um aos outros. Ferragosto, não era uma festa limitada ao dia 15 de agosto, mas durava todo o mês, a partir de quando o primeiro imperador romano instituiu as FERIAE AUGUSTI, isto é, as festas em homenagem a Augusto. Esta festa esta coligada as férias que eram celebradas na Roma antiga: no dia primeiro de agosto eram feitas as colheitas, em homenagem ao Deus Conso ( do latim "Concedere") , protetor da agricultura. No dia 13 de agosto acontecia uma outra festa religiosa importante para os romanos: a festa da Deusa Diana, a Deusa da vida dos bosques, das fases lunares e da maternidade. Todos podiam participarem da festa, patrões e empregados, sem distinção de classe social. Nessa ocasião, os trabalhadores davam "auguri" aos seus padrões e recebiam gorgetas em trocas. A festa do mês de agosto, como outras que aconteciam no mesmo período, na verdade representam o momento em que o verão esta terminando e o final da colheita. Nessas festas, os antigos romanos utilizavam o fogo como fonte de purificação. Por esse motivo, ainda hoje, na vigilia de Ferragosto as pessoas acendem fogueiras nas praia para combaterem as forças do mal e retardar a chegada da nova estação. Nessa cerimônia, a água tem um papel muito importante também, pois è muito comum o banho da meia noite no mar, da mesma forma que fazemos no Brasil na noite do dia 31 de dezembro. No mesmo período, aconteciam diversas outras festas em homenagem a outras divindades que eram sempre ligadas a prosperidade e fertilidade da natureza e da mulher. Atualmente, no dia 15 de agosto, è celebrado a festa de Ascenção da Virgem Maria, a "festa della Madonna" que foi estabelecida pelo Papa Nicolò I eleito no ano de 858 e morto em 867.Para muitos italianos, infelizmente, o dia de hoje, 15 agosto é somente mais um feriado, tem muita gente por aqui, que não conhece a origem da festa, infelizmente.

Deixo para vocês………."Bonas Ferias Augustales!" ops !!! Buon Ferragosto!

Jazz Festival Recife

Posted: 15 Aug 2009 04:54 AM PDT


Joana Sodré
Assistente de Marketing e Projetos
Engenho Comunicação e Marketing
81-3339.3843
81-8718.9252

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...