sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Famílias alemãs de SC: 180 sobrenomes homologados e mais uma semana para inscrições

SANTA CATARINA COMEMORA 180 ANOS DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ E CONVIDA SUA FAMÍLIA PARA REGISTRAR ESSA HISTÓRIA!
INSCRIÇÕES ATÉ 11 DE AGOSTO



Na condição de coordenador do projeto de elaboração do livro FAMÍLIAS CATARINENSES DE ORIGEM GERMÂNICA e moderador do Fórum IMIGRAÇÃO ALEMÃ (disponível em:http://br.groups.yahoo.com/group/imigracaoalema/ ) venho convidá-lo(a) a participar conosco desse desafio. Sua participação consistiria na elaboração de um artigo sobre uma FAMÍLIA CATARINENSE DE ORIGEM GERMÂNICA – possivelmente a sua – para publicá-lo em nosso livro comemorativo aos 180 ANOS DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ EM SANTA CATARINA (1829-2009).

Gostaria de poder contar com sua participação como autor de um (ou mais) artigo(s) que têm como objeto de pesquisa uma ou mais famílias vinculadas ao Estado de Santa Catarina. Gostaria também que você me ajudasse na divulgação desse nosso projeto no sentido de conseguirmos novas adesões. Poderia contar com sua colaboração?

Para se inscrever o candidato deverá enviar para a conta de e-mail wlmailhtml:%7BE04B245C-EF90-4AF8-AFFF-1B193A13028D%7Dmid://00000322/!x-usc:mailto:tonijochem@gmail.com ou wlmailhtml:%7BE04B245C-EF90-4AF8-AFFF-1B193A13028D%7Dmid://00000322/!x-usc:mailto:toni@tonijochem.com.br as seguintes informações:

INFORMAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO DO ARTIGO
INSCRIÇÕES ATÉ 11 DE AGOSTO

Do Autor:
1 - Nome Completo:
2 - Endereço Postal Completo:
3 - Endereço Eletrônico:
4 - Número Telefone(s):
5 - Pequeno Curriculum Vitae:
6 – Observações:

Do Artigo:
1 - Nome da Família (ou ramo da Família) sobre a qual escreverá:
2 - Resumo (umas 20 linhas) do artigo versando sobre a trajetória da família (ou ramo da família) objeto de sua pesquisa (vinculando-a ao Estado de Santa Catarina):
3 – Observações: Citar a bibliografia (tanto quanto possível) que será utilizada na elaboração do artigo e mencionar as instituições (arquivos e instituições congêneres) onde pesquisará.

Atenciosamente,

Toni JOCHEM
Palhoça – SC
Historiador – Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina
Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina
Sócio do Instituto de Genealogia de Santa Catarina
Membro da Academia de Letras de Santo Amaro da Imperatriz
Presidente da Associação da Família Jochem no Brasil
Editor do Website “Imigração Alemã”: www.tonijochem.com.br
Pesquisando: Imigração Alemã no Brasil


INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS
ATÉ 01/08/2009


FORMATAÇÃO DO PROJETO:
“FAMÍLIAS CATARINENSES
DE ORIGEM GERMÂNICA”

LIVRO COMEMORATIVO AOS 180 ANOS DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ
NO ESTADO DE SANTA CATARINA
1829 – 2009

NOSSO OBJETIVO: Publicar histórias de FAMÍLIAS CATARINENSES DE ORIGEM GERMÂNICA que, de alguma forma, contribuiram com o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (com especial destaque para as famílias anônimas que não são ou foram objetos de pesquisa histórica). Ao se proceder ao estudo das famílias que dão visibilidade a etnia alemã em Santa Catarina pode-se compreender o modo de ver o mundo de um povo que deixou sua terra natal para reiniciar sua nova vida em solo catarinense.


1 – O que se entende por FAMÍLIAS CATARINENSES DE ORIGEM GERMÂNICA?
Por FAMÍLIAS CATARINENSES DE ORIGEM GERMÂNICA entendemos as famílias alemãs, suíças, austríacas, luxemburguesas, polonesas etc (critério: uso do idioma alemão) que têm vínculo com o Estado de Santa Catarina. Dessa forma, consideramos que a identidade alemã é dada pelo conceito de “Kultur”, com todos os seus significados correlatos. Ela – a identidade alemã – se calca em fatos intelectuais, artísticos e religiosos, refletindo a consciência da nação. Daí porque consideramos alemães os imigrantes que faziam uso da língua alemã através dos conceitos decorrentes do jus sanguinis: direito pelo sangue, direito pela herança. Por esse conceito classifica-se como “alemão” todo aquele que faz uso das especificidades decorrentes do jus sanguinis, independente do País/Estado onde tenha nascido. Provinham dos Estados do Reich Alemão de 18 de janeiro de 1871, incluindo a Alsácia-Lorena (hoje França), Luxemburgo, Suíça, Áustria, Hungria, República Tcheca (antiga Boêmia, Morávia e parte da Silésia), Romênia, Polônia, Bielorrússia, Ucrânia, Lituânia, Letônia, Estônia além do Tirol (hoje norte da Itália) e imediações. Dessa forma entendemos que a nacionalidade configura uma condição humana desvinculada da condição de cidadania. Se a nacionalidade – que podemos denominar de Volkstum ou etnicidade – é um atributo cultural decorrente do povo a cidadania decorre das prerrogativas do Estado enquanto unidade autônoma e soberana.

2 – Quem pode participar?
Quem assim o desejar, mas, de preferência, quem está desenvolvendo ou já desenvolveu pesquisas históricas/genealógicas sobre a família com a qual deseja participar.

3 – Pessoas nascidas em outros Estados, mas descendentes de famílias germânicas que colonizaram Santa Catarina podem participar?
Sim, claro. Mas terão que ter como objeto de seu artigo uma família que tenha vínculo inequívoco com o Estado de Santa Catarina. Estas famílias não precisam estar referenciadas com as primeiras levas de imigrantes instalada em solo catarinense; portanto, é possível retratar também aquelas que vieram mais tarde... Se a família chegou ao Estado de Santa Catarina no mês passado ainda assim poderá ser objeto de nosso projeto.

4 – Será um livro ou uma série de livros?
Isso vai depende exclusivamente do número que adesões que o projeto terá. Se tivermos a adesão de 10 famílias publicaríamos um livro com umas 100 páginas. Mas, se tivermos, por exemplo, a adesão de 100 famílias, publicaríamos dois volumes com, aproximadamente, 500 páginas cada.

5 – Quando será lançado?
O livro será lançado, possivelmente, em dezembro de 2009.

6 – O livro servirá para marcar alguma data em especial?
O lançamento do livro integrará os festejos dos 180 anos de imigração alemã em Santa Catarina.

7 – Até quando poderei enviar o meu texto?
O processo de elaboração de um livro como o que estamos propondo é tarefa árdua. Exige tempo para pesquisas, para redação, para revisão de conteúdo/ortográfica/gramatical... Vamos sugerir talvez o mês de AGOSTO/SETEMBRO de 2009, IMPRETERIVELMENTE, para a entrega definitiva do artigo (já devidamente revisado, inclusive gramaticalmente). Nosso calendário de trabalho terá os seguintes itens: I – Motivar o pessoal e receber as inscrições dos interessados; II – Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos sugerindo individualmente, se for o caso, “isso ou aquilo”; esse projeto quer acolher e não excluir – sei que algumas pessoas têm dificuldade em escrever; III – Entrega preliminar do artigo; IV – Entrega definitiva do Artigo.

8 – Deverei seguir normas para a elaboração do meu artigo?
Sim. A elaboração dos artigos deverá obedecer, tanto quanto possível, as normas vigentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) através da NBR6023/2002. Nosso Fórum “Imigração Alemã” terá pessoas que poderão prestar orientações de como elaborar o citado artigo observando as citadas normas, mas sugerimos que você solicite objetivamente a ajuda desejada. Portanto, as notas e referências deverão seguir a NBR 6023/2002.Segue um link para um manual de aplicação da NBR 6023/2002 – Normaspara referenciação bibliográfica:http://www.prsc.mpf.gov.br/biblioteca/novidades/Manual_Referencias_Bibliograficas.pdf
As notas deverão ser de fim (depois das Referências). Outras especificações/recomendações/exigências serão encaminhadas oportunamente.

Observação: Se o artigo se demonstrar inconsistente, tendencioso ideologicamente e/ou contendo outras graves limitações de qualquer ordem e se o respectivo autor se recusar em adaptá-lo de acordo com as sugestões pertinentes o mesmo será CONSIDERADO INAPTO PARA PUBLICAÇÃO EM NOSSO LIVRO.

9 – Qual a abordagem dos textos?
Cada artigo versaria sobre a trajetória de uma determinada família (veja um possível exemplo de artigo no arquivo em anexo) ou sobre um determinado ramo de uma família. Vejam só: são artigos específicos especialmente/cuidadosamente/criteriosamente elaborados para tal publicação contendo, se possível, fotografias, documentos, mapas etc... Sua elaboração deverá seguir normas que serão elaboradas para tal fim. O referido artigo não seria, portanto, somente um apanhado de informações genealógicas ou um simples verbete biográfico ou autobiográfico.

10 – Qual tamanho deve ter o texto?
O artigo deverá ter, no máximo, 10 páginas. A tipologia, o espaçamento entre as linhas e o número de caracteres serão divulgados oportunamente.

11 – Posso escrever sobre mais de uma família?
Sim. Há a possibilidade de um mesmo autor escrever sobre mais de uma família (não haveria limite); mas teria limite a quantidade de páginas de cada artigo.

12 – Posso colocar ilustrações (fotos, mapas)?
Sim. Seria interessante ilustrar o artigo.

13 – Os interessados em participar precisarão pagar?
Nosso projeto para a publicação do livro foi encaminhado aos órgãos competentes para a sua inclusão nas leis de incentivo à cultura. Se aprovado NINGUÉM PRECISARÁ PAGAR NADA PARA PARTICIPAR DO PROJETO – esse é o “PLANO A”. Mas, se nosso projeto não merecer o apoio das leis de incentivo à cultura aplicaremos o “PLANO B” para viabilizá-lo. O “plano B” consiste em cada autor contribuir com uma determinada quantia em dinheiro para viabilizar a edição da obra. Nesse caso, seriam publicados os artigos somente de quem efetivamente contribuísse, financeiramente, para a edição do livro. Tudo indica que teremos o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, para publicar nossa obra FAMÍLIAS CATARINENSES DE ORIGEM GERMÂNICA. Se isso realmente ocorrer - terei a confirmação nos próximos dias - ninguém precisará pagar nada para participar do referido projeto pois os livros, em sua grande maioria, serão destinados às Escolas e Bibliotecas de Santa Catarina e a instituições congêneres. Portanto, os livros não poderão ser comercializados. E, se o governo viabilizar a publicação de nosso livro o mesmo não poderá ser comercializado. Terá parte da edição destinada a Escolas, Bibliotecas e instituições afins.

NOVIDADE: Cada autor receberá gratuitamente (mas terá que pagar os correios!), por conta de sua participação, uma quantidade X de toda a obra publicada. Talvez X represente 5 exemplares. Dessa forma, se publicarmos 3 tomos cada autor receberia 15 unidades. Mas, antes de definirmos esse aspecto precisaremos ter certeza do apoio efetivo do Governo ao nosso projeto.

Com a definição do governo formataremos em definitivo o nosso projeto com a fixação das normas, cronograma etc etc...

14 – Terei direito a receber algum livro?
Sim. Cada autor que aderir ao nosso projeto receberá 2 (dois) exemplares do livro (ou dos livros – caso publicarmos mais de um volume) por cada artigo publicado, como forma de gratificação pela colaboração.

15 – Participando do livro, terei que ceder os direitos autorais do mesmo? Poderei usar as informações contidas no artigo caso eu queria escrever um futuro livro sobre minha família?
Sim, claro. Mas, quando da entrega definitiva do artigo para integrar o nosso livro o respectivo autor deverá encaminhar também um TERMO DE CESSÃO DE USO. Somente com o referido TERMO o artigo integrará nosso livro. Sobre o assunto, para dirimir dúvidas, informo que: 1 – O TERMO DE CESSÃO DE USO a que me refiro é regido pela lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil. 2 – O TERMO DE CESSÃO DE USO terá validade exclusivamente e tão-somente para a inclusão do artigo em nosso livro e refere-se unicamente aos direitos de edição, de publicação. A autoria do artigo será de quem o elaborou. O referido TERMO seria apenas uma garantia tentando evitar aborrecimentos futuros. NÃO QUERO E NÃO VOU USURPAR DIREITOS AUTORAIS DE NINGUÉM. Portanto, cada autor será dono de seu artigo por todo o sempre e dele poderá fazer uso como melhor lhe convier. Só preciso de garantias através de um TERMO DE CESSÃO DE USO para poder incluí-lo em nosso livro. 3 – Será liberada a reprodução parcial/total do artigo publicado em nosso livro. Portanto, cada autor poderá usá-lo em outras publicações, ou para qualquer outro fim. Isso depende, exclusivamente, da vontade de seu autor. 4 – No TERMO DE CESSÃO DE USO o cedente declarará que é autor e titular da propriedade dos direitos autorais do artigo. 5 – O CEDENTE declara que o artigo não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.

16 – Quais as instituições estão dando apoio?
Visitaremos diversas instituições solicitando o apoio ao nosso projeto. Infelizmente, as chuvas que atingiram SC dificultaram esse trabalho. Mas, até agora, temos o apoio das seguintes entidades: Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara-SC, Prefeitura Municipal de Águas Mornas-SC, Coordenação Estadual dos Festejos dos 180 anos de Imigração Alemã em SC, do Instituto de Genealogia de SC e da Academia de Letras de Santo Amaro da Imperatriz-SC.

17 – Como será a distribuição dos livros?
Se o livro for patrocinado pelas leis de incentivo à cultura 20% de sua tiragem (ainda não definida) será distribuída às Bibliotecas Públicas do Estado de Santa Catarina e instituições congêneres. Se houver lucro com a venda do livro o mesmo reverterá para a ampliação do website IMIGRAÇÃO ALEMÃ disponível no seguinte endereço eletrônico: www.tonijochem.com.br O referido website vem divulgando e socializando, gratuitamente, informações sobre imigração alemã no Brasil e precisa ser atualizado para melhor servir aos consulentes.

18 – Haverá algum evento para marcar o lançamento da publicação?
Para o lançamento pretende-se realizar o encontro dos membros do Fórum Imigração Alemã. O local e a data ainda não estão definidos.



Apoios: Portal BrasilAlemanha / informativo Neues / Programa radiofônico AHAI / LIVIBRAL - Livraria Virtual BrasilAlemanha


Imigrantes Italianos

Uma das mais completas, senão a melhor página na net onde podemos obter mais informações sobre a chegada de imigrantes italianos, contendo dicas preciosas e links importantes, o http://www.imigrantesitalianos.com.br/ é um dos sites mais visitados por aqueles que buscam informações sobre sua ancestralidade ou desejam saber mais sobre cidadania italiana.

Elaborado e conduzido por Lea Beraldo, advogada, pesquisadora em genealogia e imigração italiana, residente na Cidade e Estado de São Paulo, são dela as palavras abaixo de introdução da página:

Seja muito bem-vindo a esta página e saiba que o objetivo deste trabalho é apresentar a você (graciosamente) muitos sobrenomes de imigrantes italianos, com as respectivas origens, entre os quais, com alguma sorte, poderá encontrar os de seus ancestrais. Caso não os encontre desde logo, não desanime. A Internet tem facilitado muito a troca de informações e aqui serão acrescentadas todas as que meus preciosos amigos internautas têm "garimpado" e me indicado.
Caso seu objetivo seja o reconhecimento da cidadania italiana, veja AQUI como a Itália tem negado esse direito e como você pode ajudar se conscientizando do problema e protestando.

Ainda que o objetivo primeiro de suas pesquisas seja a obtenção do passaporte europeu, não se esqueça de preservar e reverenciar a memória dessa "brava gente" que tanto ajudou na construção do Brasil. Lembrando que o caminho da genealogia italiana é quase sempre longo e espinhoso, enquanto a pesquisa for se desenrolando aproveite para conhecer, nos muitos endereços aqui reunidos, um pouco da Itália: sua história, sua língua, sua gente, seus artistas, escritores, suas igrejas, suas cidades e tantas outras curiosidades que falam tão de perto à nossa alma ítalo-brasileira.

O Cepesle-news convida você leitor, que ainda não conhece esta página que faça uma visitinha e, para os que já a conhecem, convém lembrar que ele está em constante atualização e novidades encontram-se lá.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...