segunda-feira, 23 de junho de 2008

Palestra Nicolas Antoine Taunay

Palestra a ser realizada pelo Embaixador Alberto da Costa e Silva, Coordenador-Geral da Comissão D. João VI e pela Profa. Dra. Lilia Moritz Schwarcz sobre o tema 'Nicolas-Antoine Taunay no Brasil: uma leitura dos trópicos'.
Data da palestra : 25 de junho de 2008, 4a feira.
Horário: 15h30.
Local: Auditório Leandro Joaquim, Museu Nacional de Belas Artes, Av. Rio Branco, 199, 3o andar, Centro, Rio de Janeiro.
Maiores informações: 2240-0068, ramal 23.
A referida palestra marca o fim da temporada da exposição 'Nicolas-Antoine Taunay no Brasil: uma leitura dos trópicos' no Museu Nacional de Belas Artes, RJ, cuja visitação pública se encerrará no próximo dia 6 de julho.A exposição seguirá para São Paulo e será aberta para visitação a partir do dia 20 de julho de 2008, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Divulgação Lúcia Garcia

CORRESPONDÊNCIA DO CAPITÃO DE DRAGÕES SIMÃO DA CUNHA PEREIRA, 1736-1753.

O livro " Correspondência do Capitão de Dragões Simão da Cunha Pereira, 1736-1753" é um estudo e análise de uma coletânea de 57 cartas trocadas entre os Governadores e Capitães Generais das Minas Gerais e o Tenente de Dragões e, depois, Capitão de Dragões Simão da Cunha Pereira, que era o Comandante da tropa paga do Distrito Diamantino, no período 1736-1753, em seu contexto histórico, começando com fatos marcantes da História de Minas Gerais, como os chamados “Motins do Sertão”, e terminando com a trama que culminou com a prisão, no Arraial do Tejuco, atual cidade de Diamantina, MG, do Contratador dos Diamantes, Felisberto Caldeira Brant, e, finalmente, do próprio Capitão de Dragões Simão da Cunha Pereira. Acrescentaram-se, ainda, mais duas cartas para terceiros, com referências ao Capitão de Dragões Simão da Cunha Pereira, e mais duas endereçadas a Frei Brás da Cunha Pereira e ao Capitão de Ordenança Manoel da Cunha Pereira.

Como complemento e parte integrante, o livro é acompanhado por um CD-ROM de Dados, no qual o leitor encontrará: 1) relações de cartas, por códices e por data; 2) imagens digitalizadas das cartas, por códices, no formato JPEG; 3) imagens digitalizadas das cartas, por data, no formato JPEG.

Maiores informações com o autor:

JORGE DA CUNHA PEREIRA FILHO
Rua Nascimento Silva, 4/C/1004 – Ipanema
22.421-020 - RIO DE JANEIRO - RJ

Tel.: 0xx (21) 2267-1459 / 2287-6580
e-mail: jorgecpf@all.com.br

EMIGRAÇÃO DO NORTE DE PORTUGAL PARA O BRASIL

O CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, em Portugal, "é um centro de investigação com vocação inter-universitária e tem por objecto a investigação e divulgação dos temas directa ou indirectamente relacionados com a população, economia e sociedade."

Recentemente divulgou o seguinte sobre o tema EMIGRAÇÃO DO NORTE DE PORTUGAL PARA O BRASIL:

"Face ao conhecimento directo que temos das fontes históricas ligadas à emigração, quer em Portugal, quer no Brasil, o presente Projecto pretende dar um contributo indispensável e, em boa parte, definitivo para o conhecimento: do volume dos efectivos migratórios dos portugueses para o Brasil; do âmbito sócio-demográfico dos emigrantes portugueses das regiões de origem; da comparação dos ritmos migratórios com a evolução económica; do impacto sócio-demográfico da emigração portuguesa para o Brasil, e reflexo migratório; da importância da emigração portuguesa para a construção do Brasil contemporâneo. Para tal, o CEPESE pretende criar um Portal Autónomo na Internet, do qual constem os emigrantes portugueses para o Brasil, a partir de 1822, estudo que está a ser efectuado a partir dos livros de passaportes do Norte de Portugal, ou seja, dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Bragança (os distritos para os quais dispomos de equipas de inventariação dos registos e processos de passaportes), complementados com as fontes brasileiras existentes no Rio de Janeiro, Santos e outras bibliotecas e arquivos além-Atlântico, constando a identificação dos requerentes dos passaportes (nome; naturalidade; estado civil; profissão; acompanhantes; destino no Brasil; idade; sexo; nível de alfabetização). O Portal, findo o Projecto continuará a ser enriquecido e actualizado pelo CEPESE.


Este Projecto, com uma equipa constituída exclusivamente por sócios do CEPESE, foi apresentado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo sido avaliado por uma comissão internacional e classificado como Excelente. No âmbito deste Projecto, que vai durar três anos, foi estabelecido um protocolo com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, através da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-FAPERJ, de forma a se levantarem as fontes documentais no Brasil sobre o mesmo tema. Foi ainda concedido para este projecto um apoio financeiro por parte do GRICES - Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior. Este Projecto integra quinze investigadores (quatro doutores, sete mestres e quatro licenciados). Está já disponível para consulta, em versão beta, a Base de Dados com os emigrantes do Norte de Portugal para o Brasil. "


Pelo interesse que poderá vir a ter nos dois lados do Atlântico, recomendamos o portal do CEPESE, sugerindo que consultem a base de dados em:


http://cepese.up.pt/passaportes_pesquisa.php

A cada nome encontrado hoje na pesquisa corresponde uma ID (= nº de identificação), pelo qual, poderão ser obtidos diversos dados sobre a pessoa em julho próximo, segundo acima.

Quando estiver completo e totalmente operacional, será um excelente instrumento de pesquisa.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...