domingo, 15 de agosto de 2010

Seminário ItaliaBrasil Um Intercâmbio de Culturas e Possibilidades


Seminário ItaliaBrasil

Um Intercâmbio de Culturas e Possibilidades

 
Realização:
Empresa Mestres e Doutores & Casa D’Itália Anita Garibaldi

Local de Realização: Universidade Estácio de Sá – Campus Bingen

Dias 3 e 8 de Setembro de 2010
Faixa etária: 12 anos

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

Inscrições no período de 23 a 27 de agosto no Campus Bingen da Universidade Estácio de Sá


Dia 03/09 – início 13h30

Palestrantes

• 14h - Palestra: Direitos: Título de Cidadania, Trabalho na Itália e Previdência - A Assistência Social Italiana prestada no Brasil. Palestrante: Rita Martire - Diretora do Istituto Nazionale Assistenza Sociale – INAS do Rio de Janeiro.

• 14h50 - Palestra: Comunidade italiana de Niterói: Histórias de Família. Através de depoimentos, recuperam-se os valores e as trajetórias de vida dos imigrantes italianos que aqui chegaram nos anos 50, em especial na cidade de Niterói-RJ. Palestrante: Patrícia Souza Lima - Historiadora, Pesquisadora e Professora. Doutora em História Social pela UFRJ, Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Especialista em Comunicação Jornalística pela Cândido Mendes.

• 15h30 - La rete della pausa caffè

• 16h - Palestra: Italianos e o Brasil Colonial - Como famílias de grandes mercadores italianos ajudaram a colonizar o Brasil. Conta-se a história dos Cavalcantis, Acciaiolis (Acciolis), Spinolas, Dorias, Lomellinis e outros, no Brasil dos séculos XVI e XVII. Palestrante: Francisco Antonio Doria – Professor Emérito da UFRJ, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Genealogia e Membro da Academia Brasileira de Filosofia.

• 17h - Palestra: O Brasil que veio da Itália – Relato Iconográfico da Imigração Italiana no Brasil – Uma contribuição ao estudo da importância da imigração italiana na formação do Brasil. Palestrante: Dr. José Luiz D’Amico – Diretor Cultural da Casa D’Italia Anita Garibaldi de Petrópolis, Auditor do Governo Federal na Área de Políticas Públicas de Saúde do Trabalhador, Vice-Presidente da Sociedade Petropolitana de Médicos Escritores, Membro Titular da Academia Brasileira de Poesia, Língua e Cultura Italianas Scuola Dante Alighieri – Universidade de Camerino - Itália.

• 18h - Palestra: Inédita Biografia da Imperatriz Dona Teresa Cristina. Palestrante: Aniello Angelo Avella – Professor Titular da Universidade de Roma Tor Vergata e membro do Conselho Nacional de Pesquisas no Departamento de Identidade Cultural – Itália.

Dia 08/09 – início 19h

Palestrantes

• 19h - Palestra: A influência do Direito Romano no Direito Brasileiro. Palestrante: Ercilia De Stefano – Diretora da empresa Mestres e Doutores, Mestre em Engenharia de Sistemas pela UFRJ/COPPE, Especialista em: Gestão Estratégica Pública e Gerência e Desenvolvimento de Sistemas. Estudante de Direito e Contabilidade pela Universidade Estácio de Sá.

• 19h30 - Palestra: Carta Del Lavoro. Palestrante: José Luis de Oliveira – Advogado. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho.

• 20h - La rete della pausa caffè

• 20h20 - Palestra: Petrópolis - Cidade Operária: O movimento sindical das indústrias têxteis pós 1930. Palestrante: Norton Ribeiro - Graduado e Pós-graduado em História Moderna (Latu Sensu) pela UFF.

• 21h - Palestra: Norberto Bobbio e o futuro da democracia. Resumo da palestra: Delinear o que o filósofo italiano vislumbrava para o Estado Moderno e sua relação com a sociedade civil, bem como a superação da dicotomia entre direita e esquerda, que se instituiu na discussão política moderna a partir da Revolução Francesa. Palestrante: Nilton José dos Anjos de Oliveira - Graduado em Filosofia pela UFRJ, Mestre e Doutor em Ciência da Literatura com Pós-doutorado em Teoria Literária pela UFRJ e Filologia Moderna pela Universidad de Salamanca - Espanha.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...