quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Escovar a História dos Imigrantes

Posted: 04 Aug 2009 02:40 PM PDT

Um texto publicado na semana passada despertou comentário interessante de um leitor. Para Alexandre Ferreira, "a tradição valorizada no antigo sistema de ensino é muito mais confortável, não exige que o aprendiz se esforce para compreender coisa alguma. Basta decorar, porque não se vai fazer coisa alguma com o que se aprende na escola". Por outro lado, argumenta o leitor, "o produto deste ensino é um ser quase não-pensante, que não pode construir conhecimento sobre um nada que lhe foi exigido para a prova. É um consumidor de soluções prontas, com forte tendência a desenvolver preconceitos de todos os tipos".

De fato, Alexandre, o que é diferente nos causa desconforto. Se nos defrontamos com algo diverso de uma verdade em que acreditamos, a tendência é rechaçar como inverdade. Nós acreditamos naquilo que foi construído em nossa socialização. Se não tivemos oportunidade de "vasculhar" um determinado tema, se nos foi imposta uma verdade absoluta e inquestionável, criaremos barreiras contra outras visões sobre o mesmo tema.

Você se ressente de preconceitos contra os imigrantes, seja no passado ou no presente. E agradece por apresentarmos informações sobre os colonos imigrantes porque, na sua opinião, a memória deles foi sepultada pelo desconhecimento. Optamos por agradecer seu comentário abrindo esta nova postagem principalmente porque, conforme sugere Benjamin, "os mortos não estarão em segurança se o inimigo vencer". Se perpetuarmos uma versão unicista sobre os nossos imigrantes, pespegando-lhes um determinado rótulo, estaremos contribuindo com mais uma pá de cal sobre o túmulo.

Entretanto, acreditamos que a ilusão do Grande Um é maniqueísta, ditatorial. O objetivo de publicar nossos estudos sobre os imigrantes é apenas apresentar a nossa versão, a conclusão que extraímos da escovação dos pelos desta história.

Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Fixar o passado na Memória

Posted: 03 Aug 2009 05:57 AM PDT

Marc Bloch, em Apologia da História, declara que "a obra de uma sociedade que remodela, segundo suas necessidades, o solo em que vive é, todos intuem isso, um fato eminentemente histórico".

A criação da Colônia Agrícola da Constança, em abril de 1910, é um fato histórico inquestionável. Capturá-lo do passado onde se inscreve e analisá-lo, permite navegar por outros fatos marcados na história de Leopoldina. Entretanto, parece que até 1994 ninguém se dedicara a tentar compreendê-lo. E segundo Benjamin, na Tese número 5, "o passado só se deixa fixar no momento em que é reconhecido".

Conforme temos informado em várias oportunidades, quando concluímos o levantamento sobre batismos e casamentos em Leopoldina até 1930, procuramos literatura que nos ajudasse a compreender o que representou a Grande Imigração para Leopoldina. O percentual de estrangeiros que viveu na cidade era significativo e julgávamos que o fenômeno teria sido estudado, uma vez que provavelmente teria tido um peso significativo em todos os aspectos da vida local. Para nós, era um passado que deveria estar fixado.

Na medida em que buscávamos a literatura disponível, éramos surpreendidos pela reação das pessoas a quem procurávamos. Na Biblioteca Municipal as funcionárias olharam espantadas quando perguntamos sobre obras que tratassem do assunto. Informaram que conheciam muitos descendentes de italianos mas nunca tinham ouvido falar que algum livro tivesse sido escrito a respeito. Restou-nos pedir os antigos jornais. A ideia era descobrir alguma pista através do noticiário da época e sabíamos que o primeiro jornal de Leopoldina circulou na década de 1880. Infelizmente, porém, ninguém ali sabia que existiram outros jornais antes do periódico que sobreviveu até o final do século XX.

Com algumas informações pinçadas nos poucos exemplares antigos que encontramos na Biblioteca, decidimos procurar outros leopoldinenses conhecidos pelo interesse na história local. De decepção em decepção, concluímos que estávamos trilhando um caminho desconhecido. O jornal mencionava uma colônia agrícola mas deveria ter sido alguma coisa muito pequena e passou despercebida.

A última pessoa que procuramos naquela oportunidade foi o Mauro de Almeida Pereira, mentor para outros estudos desenvolvidos já há duas décadas. Ele sabia do levantamento feito nos livros paroquiais mas não havíamos conversado sobre a grande quantidade de imigrantes que vivia em Leopoldina no final do século anterior. Informou que não sabia da existência de estudos a respeito e indicou o Luiz Raphael como pessoa que provavelmente ajudaria.

O Luiz Raphael não era propriamente um amigo. Já nos encontráramos algumas vezes mas a conversa jamais foi ampla. Acreditávamos que era uma pessoa reservada, de fala pouca. E não foi fácil encontrá-lo. Somente numa próxima temporada em Leopoldina, e depois de lido um bom número de obras generalistas sobre o tema, conseguimos chegar ao Raphael. Bela surpresa! Além da ótima recepção, mostrou-nos um pacote de documentos que marcaria a primeira fase do projeto de pesquisas.

A Colônia Agrícola da Constança surgiu em nosso horizonte de forma muito tímida, a partir do momento em que decidimos organizar um projeto de pesquisa sobre a Imigração em Leopoldina. Já que não foi encontrada literatura a respeito, a solução seria partir do zero. Ao longo destes 15 anos, conseguimos reunir um bom número de fontes. Pode-se dizer que atualmente muitos moradores de Leopoldina já sabem que a cidade abrigou um núcleo criado para acolher imigrantes. A intenção de convidar os moradores para comemorarem o Centenário da Colônia faz parte deste processo. Se realizarem o evento, o conhecimento atingirá um maior número de pessoas e, conforme ensinou Benjamin, este passado terá sido reconhecido e estará fixado na memória local.

Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Cartas como Fonte de Pesquisa

Posted: 02 Aug 2009 07:20 AM PDT

Frequentemente recebemos consulta de leitores sobre as fontes que utilizamos em nosso trabalho. Na maioria dos casos, o interesse é por documentos que esclareçam a composição de uma família e, principalmente, o local de nascimento. Entretanto, há diversas perguntas sobre a melhor maneira de recuperar outras informações. Na medida do possível, indicamos material publicado que permita ao leitor aproximar-se do universo em que viveu o personagem em questão.

Para nós, todo tipo de informação é importante na composição do perfil dos imigrantes que viveram em Leopoldina. A dedicatória no verso de uma fotografia descortina uma relação de amizade ou parentesco, por exemplo. E, claro, a própria imagem fixada pode nos dizer muito mais do que os traços físicos. De modo geral, temos mais interesse por quem foi o imigrante do que exatamente pela sua aparência física.

Sem a colaboração dos descendentes nosso trabalho seria bem mais difícil. Por isto as visitas pessoais aos familiares mais velhos é sempre um grande prazer. Mas nem sempre isto é possível e atualmente, com maior facilidade de comunicação, podemos conseguir muito através de um e-mail.

Foi o que aconteceu, por exemplo, a partir da troca de mensagens com um descendente de Braz/Biase Arleo. Além de fotografia, Antonio nos forneceu cópia de algumas cartas que nos ajudaram a conhecer um pouco mais sobre este italiano de Maratea que morou em Vista Alegre, Conceição da Boa Vista, Cisneiros e Itapiruçu. Pois numa das cartas fornecidas pelo Antonio encontramos uma expressão interessante: "encomenda sem dinheiro fica no Rio de Janeiro". Braz/Biase demonstrou, por estas palavras, sua perfeita adaptação aos costumes da região.

Dada a proximidade da capital do país, o comércio e o consumo locais eram mediados pela importação de bens encontráveis naquela praça. E o dito popular tornou-se corrente em função do antigo hábito de pedir ao viajante para trazer determinado item, sem contudo dar dinheiro para a aquisição. Ao escrever para seu filho, que residia no meio norte da zona da mata mineira, Braz pediu um produto e acertou a forma de pagamento, citando a expressão destacada.

Pelo menos um dos filhos de Braz Arleo foi batizado em Leopoldina, levando-nos a crer que inicialmente viveu no distrito de Ribeiro Junqueira. Em 1896 este italiano é citado como contribuinte de impostos municipais em Leopoldina, relativos à taxa escolar e a uma casa de negócio denominada Braz Arlego & Cia. Considerando que Vista Alegre, distrito de Cataguases, antigamente denominava também uma parte do território da margem direita do rio Pomba, que permaneceu como território de Leopoldina após a emancipação de Cataguases, é possível que a família Arleo tenha vivido naquele lado, hoje distrito de Ribeiro Junqueira. Além disso, o distrito de Conceição da Boa Vista, hoje município de Recreio, foi subordinado a Leopoldina até 1930. E Itapiruçu, hoje distrito de Palma, pertenceu a Leopoldina até pouco antes de Braz Arleo passar ao Brasil.

Os Arleo espalharam-se por diversos municípios mineiros mas também migraram para o Espírito Santo. Embora não haja vínculo direto com a Colônia Agrícola da Constança, é uma família de imigrantes que partilhou da vivência daqueles primeiros anos da Imigração em Leopoldina, que em 2010 completará 130 anos.

Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Reminiscências do Passado

Posted: 01 Aug 2009 08:31 AM PDT

Até há pouco tempo, nós estudávamos história como um dado fixo, determinado, irretocável. Os que não se sentiam atraídos por conhecer aquele passado, argumentavam não ter interesse em conhecer datas, feitos heróicos e acontecimentos de uma época que não lhes diria respeito. Muitos declaravam que apenas decoravam o que foi pedido para as provas do colégio.

Felizmente, hoje vigora uma outra maneira de olhar para este passado. Busca-se não mais a superfície de cada momento histórico, alimentando uma certa melancolia pelos "tempos que não voltam mais". Agora procuramos compreender de que material foi construído este passado, se as vigas da construção eram de madeira ou ferro, como foram cozidos os tijolos ou como nasceu o formato de uma telha moldada na perna de um artífice. Atualmente, muitos declaram que é preciso compreender o passado para melhor viver o presente e construir solidamente o futuro.

Walter Benjamin, no texto Escavando e Recordando que faz parte do capítulo Imagens do Pensamento no livro Rua de Mão Única, ensina que "a memória não é um instrumento para a exploração do passado; é, antes, o meio". Podemos aplicar instrumentos para escavar este meio - a memória. E descobriremos que o nosso hoje conserva objetos daquele passado que sequer conhecíamos.

Os psicanalistas vão pelo mesmo caminho quando nos sugerem escavar o nosso passado para descobrir momentos mal resolvidos que nos perseguem até hoje, sem que disso tenhamos clareza. Revolvendo-os, temos a possibilidade de concluí-los e prosseguir na construção de nossas vidas.

Voltando a Benjamin, numa de suas famosas Teses ele considera este movimento como uma escovação da história a contrapelo. Quando passamos o pente no sentido inverso dos pelos da história, podemos nos apropriar de reminiscências que reconfiguram o nosso passado. Daí advindo uma nova visão, uma nova imagem de um presente que nasceu naqueles tempos mais ou menos longínquos.

Dentro desta linha encontram-se os inúmeros questionamentos sobre o que seja a verdade. Existe Uma Verdade, assim em maiúsculas, única, inquestionável? Ou o que decoramos para a prova era apenas a visão de quem fixou uma imagem com o objetivo de transformá-la em verdade?

Qual é a "sua" verdade sobre as colônias agrícolas criadas no alvorecer dos novecentos? Para você, elas foram celeiro de mão de obra para os latifúndios? Foram berço de novas relações de trabalho? Os colonos foram escravos de cor de pele diferente dos anteriores? Foram artífices de uma nova ordem social?

Nós acreditamos que o passado não é um objeto isolado, fixo, imutável. Cada momento do vivido pode ser aproveitado como argamassa do porvir. Escovar a contrapelo a Colônia Agrícola da Constança nos permite vislumbrar os alicerces de uma construção social na Leopoldina que recebemos das mãos de milhares de homens e mulheres que nos antecederam. E assim como cada um representou seu papel, no exercício de reconhecê-los nós nos preparamos para nossa própria atuação, sedimentando o futuro que queremos ter.

Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Objetivo do Estudo

Posted: 31 Jul 2009 06:12 AM PDT

Frequentemente nos perguntam o motivo pelo qual decidimos estudar a imigração em Leopoldina. E temos respondido que toda pesquisa nasce de um questionamento, de uma pergunta para a qual não temos resposta. Assim é que, durante um levantamento nos livros paroquiais de Leopoldina, observamos o grande número de estrangeiros entre os noivos e os pais das crianças batizadas. Ao procurar publicações a respeito, nada encontramos. A falta de estudos seria decorrente da baixa representatividade da imigração na história da cidade? A esta primeira questão, outras se somaram no início da década de 1990, quando decidimos tentar resgatar a memória daquelas famílias de sobrenome não português.

Num primeiro momento, os estudos resultaram no texto A Imigração em Leopoldina através dos Assentos Paroquias de Matrimônio, só publicado alguns anos depois. Paralelamente, organizamos um projeto de pesquisa que tinha por objetivo identificar as famílias, descobrir seu modo de vida e suas relações econômicas e sociais, colhendo informações que ficariam disponíveis para outros interessados no assunto. Trata-se de um trabalho complexo, com uma tal diversidade de nuances que nos obriga a dividir o tema em vários aspectos.

Em 2010 completam-se 100 anos da criação da Colônia Agrícola da Constança, objeto de nossos estudos atuais. Mas temos certeza de que a imigração deve gerar inúmeras outras questões. E esperamos que outros estudiosos se dediquem ao tema, ampliando o conhecimento sobre este aspecto importante da história de Leopoldina.

Newsletter do Blog do Ale' Italia

 

Blog do Ale' Italia


Informativo COMITES

Posted: 05 Aug 2009 04:20 AM PDT


05/08/2009 – 20h00 – A Associazione Piemontesi nel Mondo de São Paulo, dando prosseguimento aos seus encontros mensais, convida a todos para o próximo jantar que, já tradicionalmente, ocorrerá no Circolo italiano. A pedidos, foi programado o "risotto ai funghi porcini con involtino". Quem preferir poderá optar por outro prato do cardápio, uma vez que a conta é individual. Para informações e reserva ligar para (11) 3885-8958 com Cecília (Diretor Secretário) ou e-mail:g.manassero@bol.com.br.

A Commissione Giovani do Comites São Paulo comunica que dia 06 de agosto p.futuro às 19h00 será realizada na Sede do Comites (Rua Rocha, 245 – Bloco B - 2º andar - Bela Vista/ São Paulo) a Reunião sobre a evolução dos trabalhos para a realização do evento de música italiana contemporânea.

No próximo dia 07 de agosto será realizada em Recife a Reunião Intercomites convocada pelo atual presidente do Intercomites, Sr. Salvador Scalia, sendo convidados a participar o Deputado italiano pela América Meridional On. Fabio Porta, os Presidentes dos Comites Brasil e os Conselheiros do C.G.I.E., tendo como ordem do dia: Participação do Coordenador ao encontro de Roma; Task Force: resultados e avaliações; Cortes: conseqüências para os italianos do Brasil; O futuro dos neo italianos do Brasil: propostas concretas; Vários e eventuais.

04/08/2009 – 19h00 – O Istituto Italiano di Cultura inicia o ciclo Enrico Caruso, o tenor do novo século. Apresentação do Prof. Sergio Casoy. Há 88 anos, a 2 de agosto de 1921, falecia em Nápoles Enrico Caruso, cujo legado artístico até hoje não encontra precedentes na história do canto italiano. Caruso cria um novo tipo de interpretação personalíssima que acaba por definir o tenor do século XX, influenciando toda uma linhagem de grandes cantores que se estende até os dias de hoje. Iniciando o ciclo será exibida a ópera PAGLIACCI, música e libreto de Ruggero Leoncavallo. A ópera será precedida pela exibição de trechos raros filmados com Caruso em 1919.

Reapresentação dia 05 de agosto às 15 hs. Local: Istituto Italiano di Cultura –
Salone – Av. Higienópolis, 436 – São Paulo. Informações e reservas: (11) 3660.8888.

05/08/2009 – 19h00 – O Prof. Maurizio Russo da Universidade "Federico II di Napoli" apresenta "As faces de Eduardo de Filippo: ator, dramaturgo e poeta".

Descrição da parábola artística de Eduardo de Filippo e análise das suas multíplices atividades artísticas e de sua produção literária. Local: Circolo Italiano San Paolo – Av. São Luiz, 50 – 1º andar/SP. Informações: (11) 2189.2900.

05/08/2009 – 19h30 - Coquetel de Lançamento do livro "San Paolo" de Vincenzo Scarpellini, com a presença do jornalista Gilberto Dimenstein. O italiano Vincenzo Scarpellini chegou ao Brasil no final da década de 90. Contratado para participar da reformulação gráfica da Folha de São Paulo, apaixonando-se pela capital paulista e alugou um apartamento na praça da República, bem em frente ao edifício Itália.

Depois, casado adorava passear pelo centro e se tornou quase um especialista em São Paulo. Mas a vida, infelizmente, foi-lhe muito breve: faleceu em julho de 2006, aos 41 anos. Mas sua arte, abrilhantada pelos textos de Gilberto Dimenstein, está eternizada no livro "San Paolo", que tem o apoio cultural exclusivo da CA. Local: Café Aprendiz – Rua Belmiro Braga, 186 (Vila Madalena). Serviço de Valet no local. RSVP: 5503.6239 com Larissa Molinari ou 5503.6184 – Fernanda Craveiro.

Nos dias 24, 25 e 26 de julho p.passado foi realizada em Santa Olímpia (Piracicaba) a 13ª Festa da Polenta 2009, sempre com o tradicional prato feito de "polenta e osei". Também puderam ser presenciados magníficos corais e danças folclóricas tipicamente da região trentina. Apresentaram-se o coral "Stella Alpina" (da própria comunidade) e o grupo trentino de Rodeio (Santa Caterina). Foi uma tarde alegre e cheia de espetáculos emocionantes. (Alberto O.Flangini – Assoc.Veronesi nel Mondo)

A Federazione delle Associazioni Venete dello Stato di San Paolo e Gioveb (Giovani e oriundi Veneti del Brasile) realizaram no dia 25 de julho p. passado, no Circolo Italiano San Paulo, a palestra "Belluno Brasile ida/volta", sobre a imigração brasileira a Belluno, proferida pelo Dr. Francesco Gallio. Na mesa dos relatores estavam presentes: Dr. Francesco Gallio, Dr. Attilio de Gasperis, novo diretor do Istituto Italiano di Cultura, a Presidente da Federazione Veneta Sra. Bruna Saccardo Spinelli e Camila Meneghello, Presidente da Gioveb. O Dr. Francesco Gallio falou da sua pesquisa sobre a imigração brasileira a Beluno e também esclareceu algumas dúvidas sobre a cidadania italiana. Após a conferência foi oferecido um coquetel aos presentes.

07/8/2009 – O Istituto Italiano di Cultura comunica a estréia nacional do filme italiano: Pranzo di Ferragosto, de Gianni di Gregório, ganhador do Premio Luigi de Laurentis na 65ª Mostra Cinematográfica de Veneza em agosto de 2008. Consultar a programação das salas de cinema do circuito comercial.

A Società Italiana di Santos, por ocasião de seu aniversário, convida a comunidade italiana e ítalobrasileira para assistir as seguintes palestras: 07/08/2009 – 20hs – "Humanidade Decepcionada, com quem?", proferida pelo Prof. Luiz Antonio Capriello (prof. Capri). Abordagem da formação/construção do pensamento ocidental até os dias de hoje.

Influência da Itália neste processo e quem é o homem do século XX. Abordagem histórica, filosófica, sociológica, teológica e geográfica. Um outro modo de ver a humanidade;

14/08/2009 – 20hs – "Itália em seus aspectos lingüísticos – Ênfase em uma das 20 regiões da Itália – Sardegna", palestra proferida pela Prof.ª. (doutora) Domenica Ferretti. Sua obra de pesquisa sobre a língua Sarda é única e se destaca nas Universidades de SP e Campinas.
Local: Società Italiana di Santos – Av. Ana Costa, 311 – Cobertura / Santos-SP – Fone (13) 3222.9585.

O Circolo Italiano San Paolo informa: últimos dias de matrículas! Os cursos de italiano são divididos em 3 estágios: básico, intermediário e avançado. Os alunos com a carteirinha poderão freqüentar a sede social e a sede campestre do Circolo Italiano. Maiores informações pelo tel. (11) 2189.2912 (com Raffaele Papa).

08/08/2009 – 19h30 – A Associazione Italiana "Giuseppe Verdi", de Salto/SP, em comemoração aos 106 anos de sua fundação, estará realizando a "Noite Italiana", com o jantar servido pelo restaurante 'Ponto de Encontro', com massa e vinho. As músicas italianas serão abrilhantadas pelo "Grupo Salto de Música Italiana". Local: Rotary Club de Salto – Rua Marechal Deodoro, 1687. Maiores
Informações: (XX 11) 4029.5023.

O Arsenal da Esperança convida os amigos para o Grande Bazar Beneficente que será realizado dia 08/08/2009 – das 8h00 às 13h00, com o objetivo de arrecadar recursos para manter aberta a porta do Arsenal. Local: Rua Dr. Almeida Lima, 900 – Mooca (Próximo a Estação do Metrô Bresser).
Informações: (11) 2292.0977. – Participem!

09/08/2009 – 12h00 – Dia dos Pais – O Circolo Italiano San Paolo comunica que a partir do meio-dia estará a disposição um Buffet especial com pratos frios e quentes, na Sede Central, para festejar o dia dos Pais. Na Sede Campestre, como todos os domingos, o restaurante ficará aberto no horário do almoço.
Informações: (11) 2189.2900.

A Unione Italiana – Associazione Beneficente Culturale, com sede à Rua João de Almeida, 55 (Tatuapé) comunica aos interessados em aprender a Língua Italiana que encontram-se abertas as inscrições para o curso. As aulas terão início no dia 04/08/2009. Maiores informações (11) 2294.3718 a partir das 15hs.

O Istituto Italiano di Cultura, Auditório Ibirapuera, Clube Hebráica, Memorial da América Latina, Interarte, Regione Piemonte convidam para a apresentação do grupo "Gli Otto violoncelli di Torino" com Massimo Barrera, Alberto Capellaro, Umberto Clerici, Fabrice De Donatis, Paola Perardi, Claudia Ravetto, Heike Scuch e Manuel Zigante. Formados com notas máximas no Conservatório Giuseppe Verdi de Turim "Gli 8 violoncelli di Torino" formam desde 2005 um grupo de altíssimo nível artístico, coordenado pelo maestro Fabrice De Donatis.

Todos os músicos são discípulos do lendário maestro Antonio Janigro ou de sua escola e, também, bolsistas da Associazione Musicale De Sono. Estarão se apresentando em São Paulo nos dias: 09/08 às 17h00 no Auditório Ibirapuera, bilheteria: tel. 3629.1000; 13/08 às 21h00 no Teatro Arthur Rubinstein (Clube Hebraica), bilheteria: tel. 3818.8888 e 15/08 às 20h00 no Auditório Simon Bolívar
(Memorial da América Latina). Entrada Franca.

Programa "Buon Giorno Itália", veiculado pela Rádio Imprensa FM 102.0 aos domingos das 12:00 às 13:00 hs. No ar há 16 anos apresentado pela radialista Emilia Cairo. Música italiana de todos os tempos e gêneros e notícias para a comunidade italiana. Ouça também via on line:www.radioimprensa.com.br.
Contatos:emiliacairo@ig.com.br. – fone: (11) 5061.12.46 ou 5061.0178.

11/08/2009 – 19hs - O Istituto Italiano di Cultura continuando com o ciclo Enrico Caruso, o tenor do novo século, com apresentação do Prof. Sergio Casoy, exibirá a ópera FEDORA, música de Umberto Giordano, Libreto de Arturo Colautti. Reapresentação dia 12 de agosto às 15 hs. Local: Istituto Italiano di Cultura – Salone – Av. Higienópolis, 436 – S.Paulo. Informações e reservas: (11) 3660.8888

16/08/2009 – A comunidade italiana está convidada a participar da Grande Festa de Santa Maria a Mare que festeja a Assunção de Maria Santíssima. A Festa será realizada na Igreja de Santo Inácio de Loyola da Vila Mariana, localizada à Rua França Pinto, 115, com a procissão que emociona a todos, que terá início às 10hs com a banda marcial, fogos de artifício, música e oração para a benção da Mãe Celeste. Às 11h30, após o ingresso majestoso da Santa Mãe, será celebrada a missa solene. A tradicional festa chegou ao Brasil em 1941, com os devotos de Santa Maria a Mare, vindas de Santa Maria di Castellabate e que continua através dos seus descendentes e paroquianos. Maiores informações: (11)5531.3276 com Sra. Nadia.

Scade il 30 Agosto il Bando della Regione Campania, che ha messo a disposizione dieci borse di studio da 6.900 euro l'una per ragazzi campani residenti all'estero (su iniziativa del Regione Campania e del Consultore Regionale in Brasile Rosa Marra Pacifico).

Il provvedimento è rivolto a tutti i giovani di origine campana, tra i 18 e 28 anni, residenti all'estero ed iscritti all'Aire (Anagrafe degli Italiani all'Estero), che intendano frequentare per l'anno scolastico 2009/2010 un corso di studio presso una delle università della Campania.

La presentazione delle domande dovrà essere accompagnata da un documento che attesti l'iscrizione all'Aire, dal curriculum scolastico comprensivo dei voti riportati e dalla copia di un documento di riconoscimento in corso de validità.

Le domande andranno indirizzate a: Regione Campania – Assessorato alle Politiche Sociali – Servizio Emigrazione – Via Nuova Marina 19 C – 80133 Napoli – Italia.

La selezione avverrà in base al curriculum scolastico presentato e all'età del candidato (al più giovane sarà assegnato un punteggio più alto, col crescere dell'età sarà assegnato un punteggio a scalare).

Poi entro il 20 settembre la graduatoria con l'elenco degli assegnatari delle dieci borse di studio sarà pubblicata sul sito:www.campaninelmondo.org e sul portale della Regione Campania.

Entro il 15 ottobre 2009, gli assegnatari delle borse di studio, pena l'esclusione dalla graduatoria,dovranno presentare agli uffici della Regione Campania un documento di accettazione della borsadi studio ed un attestato di iscrizione al corso universitario che si intende frequentare. (aise).

Festas italianas: comer bem e se divertir nas "sagras" de agosto

Posted: 05 Aug 2009 04:13 AM PDT

Na Itália o verão, que tem o seu auge em agosto, é marcado pelas "sagra". São festas populares que em muitos casos têm conotação religiosa. Mas o mais importante, sem dúvida, é comer bem e se divertir.

No campo esportivo do município de Ferrara, de 8 ao 24 de agosto, comemora-se uma tradição da região padana: o salame na brasa, e que claro, dá o nome a festa, Sagra do salame na brasa. De 9 a 17 de agosto em Bagnore, município de Santa Fiora na região da Toscana, acontece a sagra da acqua cotta (prato típico das regiões de montanha e a base de verduras e pão), mas também pode-se saborear os tortelli de polenta e picadinho de javali. Na cidade de Fisa, na província de Chieti, de 7 a 17 de agosto, acontece a sagra do presunto com melão e bruschetta e todas as noite no final da festa o tradicional espaguete da meia-noite. De 7 a 10 de agosto em Monte di Porcida, província de Nápoles, vai acontecer a sagra del marea flegrea onde as frituras e os pratos a base de mexilhão são os carros chefes. Já no dia 8 e 9 de agosto, em Pietradifusi, perto de Avellino, é a vez da sagra do fusillo quem estiver por lá terá a oportunidade de provar o ótimo vinho aglianico. No centro histórico de Donnalucata, província de Ragusa, de 8 a 10 de agosto, acontece a sagra do peixe azul com muita músicas e fogos de artifício. Mas talvez a mais simpática de todas é a sagra do lanche da vovó, em Giovinazzo na província de Bari, onde o único problema é saber o que escolher no cardápio, escrito no dialeto da cidade, como por exemplo os lanches: "pemedorre sott'ogl, con reuche e pemedorre o con tonn e pemedorre".

Foto de Porfirio.
http://www.blogbelavida.com

Il Milan aspetta Berlusconi. E Fabregas

Posted: 05 Aug 2009 04:02 AM PDT

Silvio Berlusconi

Il summit, rinviato di un giorno per impegni politici del presidente del Consiglio, arriva dopo un mese di preparazione in cui il Milan ha messo in evidenza tutto il vuoto lasciato da Kakà in una rosa troppo corta per competere ai massimi livelli in Italia e in Europa: un concetto chiarito sia da Leonardo, sia da Rino Gattuso, che ha detto di confidare in Berlusconi.

Eppure la prima questione su cui sarà chiamato ad esprimersi il patron rossonero e' un'altra cessione, quella di Andrea Pirlo. Galliani potrebbe sottoporgli la nuova offerta del Chelsea: 12 milioni di euro piu' Claudio Pizarro. E' probabile che a queste cifre l'affare si possa fare e l'attaccante cileno, che non convince né la dirigenza né lo staff tecnico rossoneri, possa essere utilizzato come pedina di scambio con il Siviglia per arrivare a Luis Fabiano.

"Faremo di tutto perché rimanga". Poche ma chiare parole quelle rivolte ieri da Leonardo a un tifoso del Milan che gli chiedeva del futuro di Andrea Pirlo. Il tecnico rossonero non ha nascosto ai supporter la sua speranza di trattenere il centrocampista fortemente voluto dal Chelsea. Ma a sbloccare la situazione indirettamente potrebbe essere il Real Madrid, che ieri ha chiuso per Xabi Alonso, 27 anni, centrocampista del Liverpool. I Reds ora premono per Aquilani (Roma), e a cascata il passaggio di Pirlo al Chelsea potrebbe portare ad altri movimenti di centrocampisti molto appetiti ma 'prigionieri' di richieste troppo alte: Ledesma (Lazio), D'Agostino (Udinese) e Poulsen (Juventus). Suggestiva è l'idea che porta a Cesc Fabregas (Arsenal). Lo spagnolo, classe 1987, ha l'eta' che piace a Berlusconi, il talento e l'esperienza per sostituire Pirlo, e al Milan verrebbe molto volentieri ma non costa meno di 35 milioni di euro. Ecco perche', ora come ora, sembra piu' realistica la pista che porta a Mahmadou Diarra: tutt'altre sono le caratteristiche tecniche, ma soprattutto il prezzo (meno di 10 milioni), per un giocatore reduce da qualche guaio fisico e ai margini del progetto del Real Madrid. Infine, punto assai caro a Leonardo, ci sarebbe da trovare un terzino in grado di dare la spinta utile al suo modulo. Oddo non convince, cosi' si cerchera' di proporre uno scambio con la Lazio per De Silvestri, in questi giorni pero' molto vicino alla Fiorentina.

Insomma, le idee sono tante, ma finche' non si esprimerà Berlusconi resteranno tali. Anche la squadra, senatori in testa, attende un segnale dal patron, mentre gli abbonamenti vanno a rilento, sui forum dei tifosi abbonda lo scetticismo, e ieri Galliani è stato insultato da un contestatore davanti alla sede del club.

Rainews24.it

Immigrazione, l'altolà di Scajola alla Lega

Posted: 05 Aug 2009 03:59 AM PDT

Roma - La questione sembrava chiusa ma prima Scajola in un'intervista e poi, subito dopo, la secca replica di Maroni hanno riaperto la discussione sulla regolarizzazione degli immigrati che lavorano nel nostro Paese. L'ipotesi di "riaprire le porte" non solo a colf e badanti ma anche ad altri lavoratori era un ragionamento "non ideologico ma pragmatico", chiarisce il ministro per lo Sviluppo economico Claudio Scajola. Un ragionamento dettato anche dalla preoccupazione per i possibili danni che "si procurerebbe a molte piccole e medie imprese soprattutto del centro-nord non tenendo conto del problema" e "non pensavo di suscitare tante discussioni". Scajola replica così, implicitamente, al suo collega dell'Interno Roberto Maroni, secondo il quale la sua proposta "è respinta. Considero tutte le opinioni utili e importanti - dice Scajola - anche se in qualche caso avrei gradito un tono più pacato. Rispetto per altro la posizione della Lega che su questa materia ha fatto da sempre una battaglia identitaria".

A dire no è solo Berlusconi "Ma vorrei ricordare - aggiunge Scajola - anche a qualche collega ed amico, che per quanto riguarda il Pdl e la collegialità dell'azione di governo il potere eventualmente di respingere (o di accogliere) una proposta compete a una sola persona, che si chiama Silvio Berlusconi, presidente del Consiglio. Tutto qui, e non è poco. È una questione seria, di metodo e di merito".

Il dibattito Scajola si mostra sorpreso delle polemiche nel governo sul tema dell'immigrazione. "Quando ho provato a dire (in un intervista al Corriere della Sera di domenica, ndr) delle cose che mi sembrano di buon senso sul tema dell'immigrazione clandestina, non pensavo di suscitare tante discussioni. Ma considero molto positivo che si sia aperto un dibattito sul tema che ho sollevato".

Niente linea morbida Il ministro però tiene ad essere preciso sui termini della questione: "Non chiedevo e non chiedo affatto una linea più morbida verso l'immigrazione clandestina e la criminalità che ne deriva. Tentavo invece un ragionamento, non ideologico ma pragmatico, com'è nostro costume. Abbiamo introdotto una nuova legge, che condivido, che istituisce il reato di immigrazione clandestina".

Chi è già in Italia e lavora Il punto, dunque, è che fare di quelli che sono già in Italia, che lavorano, ma non sono in regola con il permesso di soggiorno. Scajola vede "tre possibilità: cacciarli dai loro posti di lavoro con espulsioni di massa, ammesso che sia possibile, e condannare i loro datori di lavoro; costringere i lavoratori a vivere di attività illecite o criminali; oppure chiudere gli occhi e fare finta di nulla continuando come oggi e, quindi, disapplicando di fatto la legge che noi stessi abbiamo voluto; oppure studiare qualche forma di soluzione, come abbiamo fatto, giustamente, per le badanti. Una soluzione che sarebbe un vantaggio anche per l'economia e per l'erario".

Affrontare i problemi "Io credo - aggiunge il ministro - che il dovere di chi governa sia affrontare i problemi che esistono, senza pregiudizi: gli ideologi (di qualsiasi colore politico) vorrebbero piegare la realtà ai loro desideri, noi da liberali sappiamo che le nostre idee devono ogni giorno essere messe in discussione (falsificate, direbbe Popper) dal confronto con la realtà. E quindi siamo pronti anche a cambiare idea, quando è giusto farlo".

IlGiornale.it

Ministro italiano sugere regularização seletiva de imigrantes

Posted: 05 Aug 2009 03:41 AM PDT

O ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Claudio Scajola, defendeu ontem sua proposta de regularizar a situação de imigrantes ilegais que exercem determinadas profissões no país, como a de empregado doméstico. Em entrevista à ANSA, Scajola explicou que seu projeto "não é ideológico, mas pragmático", e que está baseado no fato de que, "para muitas pequenas e médias empresas, sobretudo no centro-norte, recorrer à mão-de-obra estrangeira é uma necessidade de sobrevivência". O funcionário também disse que não esperava que a proposta "suscitasse tantas discussões". Sua sugestão foi criticada pelo ministro do Interior do país, Roberto Maroni, responsável pelas principais ações do governo do premier Silvio Berlusconi para coibir a imigração ilegal. "Considero todas as opiniões úteis e importantes, embora preferisse que fossem colocadas em um tom mais pacato. Respeito, por outro lado, a posição da Liga [Norte], que sempre faz deste assunto uma batalha de identidade", comentou o ministro, referindo-se ao partido conservador que sustenta as mais duras posições contra os estrangeiros que vivem na Itália clandestinamente. Scajola disse considerar "muito positivo que se tenha aberto um debate sobre o tema", mas chamou a atenção para o que, em sua opinião, é "uma questão de método e de mérito". "Gostaria de lembrar a alguns colegas e amigos que, no que se refere ao [partido governista] Povo da Liberdade e à coletividade da ação do governo, o poder de rejeitar uma proposta compete a uma só pessoa, que se chama Silvio Berlusconi, presidente do Conselho de Ministros", destacou Scajola, em resposta às críticas de Maroni. Ele reiterou que não é contra a nova lei que criminaliza a imigração irregular, medida que o governo conseguiu aprovar recentemente. "Não pedia e não peço uma linha mais 'flexível' em relação à imigração clandestina e à criminalidade que deriva dessa prática", enfatizou. Sobre o destino que seria dado aos imigrantes que trabalham na Itália mas não têm permissão para viver no país, Scajola enxerga "três possibilidades", além de sua proposta: "expulsá-los de seus postos de trabalho e condenar os empregadores, obrigá-los a viver de atividades ilícitas ou fechar os olhos".


Ansa

Metade da população italiana nunca usou a internet, diz UE

Posted: 05 Aug 2009 03:27 AM PDT

Um relatório da União Europeia (UE) publicado ontem indica que a Itália é o país do bloco que menos usa a internet "regularmente". "Apenas uma minoria de italianos usa a internet com regularidade, e metade da população nunca abriu uma página da web", afirma o documento, elaborado pela Comissão Europeia, braço executivo do bloco. O levantamento aponta que os italianos também estão abaixo da média europeia no uso de conexão de banda larga residencial e os coloca em último lugar em relação a downloads de filmes, músicas e vídeos. Embora a banda larga tenha se ampliado na Itália nos últimos anos, atingindo 31% das moradias do país, seu alcance está ainda quatro pontos abaixo da média registrada em toda a União Europeia. Entre os sites mais visitados pelos italianos estão o da rede social Facebook, o do motor de buscas Google e o do YouTube. Em relação a todos os 27 países-membros da UE, o relatório diz que um terço dos cidadãos jamais acessou a internet, um quarto nunca usou um computador e 40% não tem acesso à rede em casa.


Da Ansa

Vinho tinto aumenta erotismo feminino

Posted: 05 Aug 2009 02:50 AM PDT


Vino rosso aumenta l'erotismo femminile

Um estudo desenvolvido por pesquisadores italianos da Universidade de Florença descobriu que o consumo moderado de vinho tinto é capaz de estimular o erotismo feminino. A matéria está no jornal Corriere della Sera (4/8/09). Segundo o chefe do estudo, Nicola Mondaini, uma ou mais taças de vinho tinto ao dia estão associadas à melhor saúde e ao maior prazer sexual. A pesquisa foi feita com 798 mulheres italianas da região toscana de Chianti. Tim, tim.Uno studio condotto da ricercatori italiani presso l'Università di Firenze ha rilevato che un consumo moderato di vino rosso è in grado di stimolare l'erotismo femminile. La questione è stata pubblicata nel Corriere della Sera (4/8/09). Il capo dello studio, Nicola Mondaini, dice que uno o più bicchieri di vino rosso al giorno sono associate a una salute migliore e un maggiore piacere sessuale. La ricerca è stata fatta con 798 donne della regione toscana regione del Chianti. Saluto!

Cento e lode per tremila studenti

Posted: 05 Aug 2009 02:42 AM PDT

Tutti i nomi dei ragazzi che hanno ottenuto il massimo dei voti agli esami.

Ecco l'elenco completo degli studenti più meritevoli d'Italia, Regione per Regione: più di tremila ragazzi che hanno raccolto il massimo dei voti dall'esame di maturità 2009.




Clicca sulle regioniper conoscere i nomi de gli studenti









Corriere Della Sera

Prefeitura italiana perde parte dos salários em loteria

Posted: 05 Aug 2009 01:53 AM PDT


O prêmio da loteria ficou acumulado em cerca de 119 milhões de euros

O prefeito da cidade italiana de Ficarra, na Sicília, perdeu parte de seu salário e dos salários dos servidores municipais que havia apostado na loteria do país.

Basilio Ridolfo, o prefeito, e os funcionários da prefeitura tiraram 115 euros (cerca de R$ 305) de seus salários para apostar na loteria italiana SuperEnalotto alegando que usariam o prêmio para reforçar o orçamento da cidade.

A loteria estava acumulada desde janeiro e o prêmio seria 116 milhões de euros (mais de R$ 307 milhões). Mas o sorteio desta terça-feira não teve vencedores e o prêmio foi acumulado em cerca de 119 milhões de euros.

Planos
De acordo com o correspondente da BBC em Milão Mark Duff, o governo municipal se cansou de esperar pelas verbas que o governo em Roma deve ao município e não tinha nem mesmo a pequena quantia necessária para as apostas. O prefeito dizia que as chances de ele e os funcionários municipais ganharem na loteria seriam mais altas do que as de receber as verbas pedidas ao governo. Ridolfo contou com a fé para acertar os seis números da loteria.

"Escolhemos os números que estão ligados à padroeira da cidade, a Nossa Senhora da Assunção", disse o prefeito. "

Ridolfo dizia que metade do prêmio seria gasta em projetos da prefeitura e o restante, dividido entre os 2 mil moradores da cidade.

O prêmio recorde anterior da SuperEnalotto, de quase 100 milhões (cerca de R$ 265 milhões), foi para a cidade também siciliana de Catânia, em outubro de 2008.

Os sorteios da SuperEnalotto ocorrem três vezes por semana, mas o prêmio tem acumulado nos últimos meses porque nenhum apostador conseguiu acertar o seis números. O próximo sorteio será na quinta-feira.

BBC

Newsletter do Blog do Ale' Italia

 

Blog do Ale' Italia


Thailandia, aereo contro torre di controllo

Posted: 04 Aug 2009 04:30 AM PDT


Il pilota è morto, tra i passeggeri feriti anche un italiano Lo schianto è avvenuto all'aeroporto di Koh Samui .
BANGKOK, Corriere della Sera - Un aereo si è schiantato contro una torre di controllo di un'isola turistica in Thailandia. Lo ha reso noto un responsabile aeroportuale. Secondo le prime informazioni, il volo è della Bangkok Airways una compagnia locale e a bordo c'erano 68 persone più quattro membri dell'equipaggio, di questi 57 sarebbero stranieri. L'incidente è avvenuto a Koh Samui. Il pilota è rimasto ucciso. Quarantuno i passeggeri feriti, nessuno in gravi condizioni, ma comunque sono stati trasportati in ospedale. Tra i contusi anche un italiano. A bordo c'erano 10 connazionali.

L'INCIDENTE- L'aereo, un ATR72, stava atterrando all'aeroporto di Koh Samui quando a causa della forte pioggia è uscito dalla pista ed è andato a sbattere contro la torre di controllo, prendendo fuoco. Il volo PG266 era decollato da Krabi per arrivare all'isola turistica che dista circa 480 chilometri dalla capitale. L'incidente è avvenuto alle 14 ore locali, 9 del mattino in Italia. La torre di controllo che è stata colpita non era in uso. In ogni caso l'aeroporto è stato chiuso subito dopo lo schianto.

LA FARNESINA- L'unità di crisi del ministero degli Esteri ha confermato che a bordo dell'aereo c'erano anche dieci italiani. Uno di loro è rimasto ferito nello schianto. Le autorità consolari stanno andando all'ospedale per verificare le sue condizioni.


Italiano se fere em acidente aéreo na Tailandia, diz Chancelaria

Roma,4 ago, Ansa - O Ministério das Relações Exteriores da Itália confirmou que dez cidadãos do país estavam a bordo do bimotor ATR-72 da companhia aérea Bangkok Airways que se chocou hoje contra uma torre de controle, ao aterrissar no aeroporto da ilha tailandesa Koh Samui.
Segundo as informações oficiais, apenas um italiano se feriu no acidente, mas suas condições de saúde ainda são desconhecidas.

As autoridades da Tailândia, por sua parte, afirmaram que, até o momento, há uma vítima fatal, o piloto da aeronave, e cerca de dez pessoas com ferimentos leves.

O acidente ocorreu por volta das 14h30 locais (4h30 no horário de Brasília), quando o avião tentava aterrissar sob forte chuva e vento, o que fez com que a aeronave derrapasse na pista e se chocasse contra uma torre de controle desativada.

O bimotor havia decolado de Krabi e levava 68 passageiros, a maioria turista, já que tanto a localidade como a ilha de Koh Samui são grandes destinos turísticos do país.

Turismo na Itália: a grande árvore Old Floor na praça da Prefeitura de Cortina

Posted: 04 Aug 2009 04:13 AM PDT


Durante todos os sábados de agosto a praça da Prefeitura de Cortina d'Ampezzo será dominada por uma árvore muito especial.

Chama-se Old Floor (como a empresa produtora dos pisos de madeira que decidiu patrocinar a iniciativa) e será a alegria das crianças que quiserem brincar por horas, sob o olhar dos pais neste laboratório lúdico inspirado nas idéias de Bruno Munari o famoso designer italiano.

Nos seus laboratórios lúdicos, Munari trabalhava na extrema receptividade sensorial dos menores, para ele a infância é o momento mais fértil para a formação de uma personalidade plenamente criativa.


Agosto é o mês das portas fechadas

Posted: 04 Aug 2009 04:04 AM PDT


Agosto è il mese delle porte chiuse

Se você chegar à Itália em agosto, não se assuste caso encontre muitas lojas com as portas fechadas. No mês das férias, o costume, em muitos comércios no país, é parar totalmente. Nada de revezamento, no estilo uma equipe folga em julho e outra em agosto. Já vi lojas com as portas trancadas até em Milão, uma das maiores cidades, teoricamente sempre agitada. É que, na Itália, a tradição é levada a sério. Não tem conversa.Se vieni in Italia nel mese di agosto, non spaventarsi si vedrai molti negozi con le porte chiuse. Nel mese di vacanze, l'abitudine del paese, em qualche negozi, è fermare totale. Niente di rotazione, con un gruppo faccendo il riposo a luglio e altro a agosto. Ho visto negozi con le porte chiuse anche a Milano, una delle più grandi città d'Italia, in teoria sempre piena d'agitazione. Tradizione in Italia è preso sul serio. Non ha alcuna conversazione per cambiare.

Burle Marx

Posted: 04 Aug 2009 03:47 AM PDT

Roberto Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do nosso século, distinguido e premiado internacionalmente. Artista de múltiplas artes, foi também, desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de jóias, sensibilidades que conferiram características específicas a toda a sua obra.

Nasceu em São Paulo, a 4 de agosto de 1909, passando a residir no Rio de Janeiro a partir de 1913. De 1928 a 1929 estudou pintura na Alemanha, tendo sido freqüentador assíduo do Jardim Botânico de Berlim, onde descobriu, em suas estufas, a flora brasileira.Seu primeiro projeto paisagístico foi para a arquitetura de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932, passando a dedicar-se ao paisagismo, paralelamente à pintura e ao desenho.

Em 1949, com a compra de um sítio de 365.000 m2, em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, organizou uma grande coleção de plantas. Em 1985 doou esse Sítio, com todo o seu acervo, à extinta Fundação Nacional Pró Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.Em 1955 fundou a empresa BURLE MARX & CIA LTDA., pela qual passou a elaborar projetos de paisagismo, fazer a execução e manutenção de jardins residenciais e públicos. Desde 1965, até seu falecimento, contou com a colaboração do arquiteto Haruyoshi Ono.Roberto Burle Marx faleceu no dia 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro, aos 84 anos.


Sequestro reperti in casa di aste

Posted: 04 Aug 2009 03:44 AM PDT

Ansa, Firenze, 4 ago - Sequestro di 573 reperti archeologici, alcuni dei quali contraffatti, in una casa d'aste fiorentina. Gli eredi del defunto proprietario della collezione, che volevano venderla per dividere il patrimonio, sono stati denunciati per appropriazione illecita di beni dello Stato e per contraffazione. Secondo gli inquirenti, gli eredi non avevano verificato il legittimo possesso dei beni,ne' avevano richiesto l'autorizzazione al trasferimento di proprieta'.

Medicina: collirio anti- glaucoma

Posted: 04 Aug 2009 03:42 AM PDT

E' a base della molecola nfg scoperta dal nobel Montalcini

Ansa, Roma - Scienziati italiani hanno messo a punto un collirio speciale che potrebbe curare una grave malattia del nervo ottico: il glaucoma. Si tratta di un collirio a base della molecola NFG, cioe' il fattore di crescita scoperto dal premio Nobel Rita Levi Montalcini. Somministrato in collirio, NGF previene e ripara i danni del glaucoma, la principale causa di cecita' nel mondo. Lo dimostra uno studio pubblicato questa settimana sulla rivista dell'Accademia Americana delle Scienze 'PNAS'.

Itália encontra esqueleto de guerreiro de 4.500 anos

Posted: 04 Aug 2009 03:38 AM PDT

Um esqueleto com aproximadamente 4.500 anos de idade, provavelmente um guerreiro morto por uma flecha no peito, foi descoberto em uma praia no sul de Roma, informou a polícia italiana neste sábado. O esqueleto bem preservado, apelidado de "Nello", foi encontrado durante patrulha de rotina em torno de áreas de interesse arqueológico em maio. "Nós achamos que fosse de um soldado romano, mas então os especialistas identificaram que remonta ao terceiro milênio A.C. (antes de Cristo)", disse Raffaele Mancino, uma autoridade da divisão policial que supervisiona a herança cultural da Itália.

Seis pequenos vasos foram descobertos enterrados junto com o esqueleto, cujos pés estão desaparecidos. O jovem homem provavelmente viveu a apenas centenas de anos de "Otzi", o homem do gelo, cujo corpo foi encontrado congelado nos Alpes Italianos, em 1991.

Arqueologistas disseram que planejam novas escavações, já que a descoberta pode ser um indício de um cemitério mais amplo na área.

Reuters

Grã-Bretanha pode endurecer leis para obtenção de cidadania

Posted: 04 Aug 2009 03:33 AM PDT


O ministério do Interior da Grã-Bretanha divulgou, nesta segunda-feira, um projeto que tornaria o processo de concessão de cidadania a imigrantes mais rigoroso, com a adoção de um sistema de pontos.

As mudanças na lei podem aumentar de seis para 10 anos o prazo para a obtenção de um passaporte britânico.

Atualmente, aqueles que trabalham legalmente na Grã-Bretanha por cinco anos com visto de residência temporária recebem o direito de se tornarem residentes permanentes no país. Após mais um ano - ou seja, no 6º ano trabalhando legalmente - podem requisitar a cidadania e o passaporte britânicos.

De acordo com o novo plano, após os cinco anos como residentes temporários, os imigrantes iniciariam o processo de contagem de pontos, que pode prolongar o processo de obtenção de cidadania entre um e cinco anos.

O governo britânico ainda estuda como funcionaria este sistema de pontuação.

Ganhos e perdas
Uma possibilidade é que o que o governo classifica como "contribuir para a vida democrática no país", como se sindicalizar, ingressar em partidos políticos ou fazer trabalhos voluntários possa reduzir o tempo de espera.

Isso significa que imigrantes vinculados a partidos políticos e sindicatos, por exemplo, seriam contemplados com mais pontos e poderiam acelerar o processo de obtenção da cidadania.

Já imigrantes que tenham "mau comportamento" – o que alguns críticos afirmam que poderia incluir a participação em protestos contra a guerra, por exemplo – perderiam pontos.

O projeto prevê ainda que, no caso de imigrantes considerados "econômicos", que apenas trabalham e contribuem com impostos, o governo levaria em consideração as necessidades do mercado de trabalho britânico na área de atuação do trabalhador estrangeiro.

Além disso, mudar para áreas menos povoadas, como a Escócia, poderia render pontos extras, assim como a aquisição de conhecimento artístico ou científico.

Outra forma discutida para se acumular pontos é voltar temporariamente ao país de origem, para ajudar a combater a "fuga de talentos" de países em desenvolvimento.

Valores
O plano divulgado pelo governo prevê ainda que imigrantes que "mostrarem falta de consideração por valores britânicos" poderiam perder pontos.

Apesar de ainda não estar claro o que o governo poderia considerar como "falta de consideração" por seus valores, analistas sugerem que atitudes como participar de manifestações pacifistas quando o país se engajar em algum conflito possa ser um exemplo.

As novas leis para obtenção de cidadania britânica podem entrar em vigor a partir de 2011.


BBC

Benzina schizza a 1,34 euro al litro

Posted: 04 Aug 2009 03:29 AM PDT


Ancora rincari sui prezzi dei carburanti E la benzina schizza a 1,34 euro al litro

Roma - E' arrivata, immancabile, anche quest'anno. E' la stangata estiva sui carburanti che, a ridosso delle vacanze estive, gonfia i prezzi dell'oro nero e svuota i portafogli degli italiani che vanno in vacanza. A correre più di tutti è l'Agip che ha aumentato i listini portando la benzina a 1,34 euro e il gasolio a 1,16. "I nuovi aumenti sono la dimostrazione lampante della doppia velocità di adeguamento dei prezzi dei carburanti", denunciano Federconsumatori e Adusbef accusando l'Agip di rialzare i prezzi "alla velocità della luce".

Prezzi alle stelle
Riprende a correre il prezzo dei carburanti. L'Agip, secondo quanto riferisce la Staffetta Quotidiana, ha deciso un sensibile aumento dei listini consigliati ai gestori, portando la benzina a 1,34 euro (+3 centesimi) e il gasolio a 1,162 euro (+2,5 centesimi). Con questo aumento la verde si riporta così ai livelli di ottobre dello scorso anno. Rincari, ma più contenuti, si registrano anche presso i marchi Api/Ip, Erg, Q8 (solo per la verde), Shell, Tamoil e Total.

Le accuse dei consumatori
Secondo le associazioni dei consumatori, si tratta "dell'ennesima dimostrazione lampante dell'inaccettabile meccanismo speculativo di doppia velocità di adeguamento dei carburanti, pronti a scattare al rialzo non appena le quotazioni del petrolio accennano ad aumentare, ma lentissimi ad adeguarsi quando queste ultime sono in ribasso". Per il presidente di Federconsumatori, Rosario Trefiletti, e di Adusbef, Elio Lannutti, "è necessario, come da sempre ribadiamo, da un lato avviare dei seri controlli sulle speculazioni in atto (attualmente calcolabili in 6-7 centesimi al litro, pari ad una maggiore spesa di 84 euro ad automobilista solo per costi diretti) e, dall'altro, agire con decisione in direzione di una completa liberalizzazione del settore, aprendo la vendita anche alla grande distribuzione, così come già avviene con successo nel resto d'Europa".


IlGiornale.it

Vaticano desmente concessão de direitos a filhos de sacerdotes

Posted: 04 Aug 2009 03:17 AM PDT

Padre Federico Lombardi

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, negou nesta segunda-feira, 3, que a Igreja católica esteja analisando a possibilidade de conceder alguns direitos jurídicos a filhos de sacerdotes. "São informações sem fundamento", afirmou Lombardi, referindo-se à notícia publicada por alguns veículos da imprensa de que o Vaticano poderia permitir, entre outras coisas, que filhos de religiosos recebessem o sobrenome do pai e herdassem alguns bens.Segundo o porta-voz, nenhuma proposta neste âmbito foi feita pela Congregação para o Clero, assim como também não ocorreram reuniões sobre o tema.O jornal italiano La Stampa havia anunciado, citando fontes oficiais, que diante de alguns casos de sacerdotes que mantiveram relações amorosas e tiveram filhos, o Vaticano estudava estender direitos às crianças e às mães.A publicação explicou que esta medida foi apresentada pela Congregação para o Clero, cujo prefeito é o cardeal gaúcho Cláudio Hummes, e teria a finalidade de evitar ações judiciais de reconhecimento de paternidade.

Estadão
Colaboração Mirna Lanius Borella Bravo - RS

Lula sanciona lei que facilita processo de adoção

Posted: 04 Aug 2009 03:16 AM PDT


Brasília, (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira uma nova lei que facilitará a adoção de quase dez mil crianças que esperam em orfanatos a possibilidade de ter uma família.

Ler mais

Centro Cultural Midrash é inaugurado no Rio

Posted: 04 Aug 2009 03:08 AM PDT

rabino Nilton Bonder


O Centro Cultural Midrash foi inaugurado na noite desta segunda-feira (4) no Rio de Janeiro.

Quem visita o novo espaço se surpreende logo na entrada. A escultura em fibra de vidro cobre a fachada com escrituras em hebraico. A inspiração do arquiteto Isay Weinfeld veio da palavra que dá nome ao lugar. O Centro Cultural se chama Midrash, termo em hebraico que significa buscar o sentido das coisas. A ideia é que as pessoas usem a arte e o conhecimento para refletir sobre quem são e o que representam no mundo. "É um local muito interessante que promove a questão da tolerância e de fazer um país como o nosso de pluralidade, diminuir estranhamentos e ver as dimensões universais para contribuir a todos", afirma o rabino Nilton Bonder. A inauguração , na zona sul do Rio, reuniu autoridades e representantes da comunidade judaica. O prédio de três andares conta com auditórios e salas modernas. No espaço haverá cursos e palestras em áreas como história e filosofia, além de exposições e atividades de meditação. E o maestro Paulo Moura, um dos curadores do Centro Midrash, é o responsável pela programação musical.




Do G1, com informações do Jornal da Globo
imagem www.paulomoura.com.br

Anita Garibaldi

Posted: 04 Aug 2009 02:47 AM PDT


Ana Maria de Jesus Ribeiro
(Anita Garibaldi)

* Brasil 1821 + Itália, Mandriole 04.08.1849
Mãe: Maria Antónia de Jesus * 12.06.1788

Casamentos
Casamento I: Laguna, Igreja Matriz 30.08.1835 Manuel Duarte de Aguiar

Filhos
Filhos do Casamento I:
Não houve descendência deste casamento

Filhos de Giuseppe Garibaldi * 04.07.1807
Domenico "Menotti" Garibaldi * 16.09.1840 Italia Bidischini dall' Oglio
Rosa Gariba
ldi * ? 1842
Teresita Garibaldi * 1844
Ricciotti Garibaldi * 1847 N


Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, (Morrinhos, Laguna, 30 de agosto de 1821Mandriole, Itália, 4 de agosto de 1849) foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos". Ela é considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época.

Anita Garibaldi, descendente de portugueses imigrados dos Açores à província de Santa Catarina no século XVIII, provinha de uma família modesta. O pai Benito era comerciante em Lages e casou-se com Maria Antônia de Jesus, com a qual teve seis filhos. Após a morte do pai, Anita cedo teve que ajudar no sustento familiar e, por insistência materna, casou-se, em 30 de agosto de 1835, aos catorze anos, com Manuel Duarte de Aguiar, na Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos da Laguna. Depois de somente três anos de matrimônio, o marido alistou-se no exército imperial, abandonando a jovem esposa.


Revolução Farroupilha
Durante a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, a serviço da República Rio-Grandense, participa da tomada do porto de Laguna, na então província de Santa Catarina, onde conheceu Anita. Ficaram juntos pelo resto da vida de Anita, que seguiu Garibaldi em seus combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai (Montevidéu) e Itália. O casal teve quatro filhos, o primeiro dos quais, chamado Menotti Garibaldi, nasceu no estado do Rio Grande do Sul, na então vila e atual cidade de Mostardas.
Batalha de Curitibanos
Na batalha de Curitibanos, no início de 1840, Anita foi feita prisioneira, mas o comandante do exército imperial, admirado de seu temperamento indômito, deixou-se convencer a deixá-la procurar o cadáver do marido, supostamente morto na batalha. Em um instante de distração dos guardas, tomou um cavalo e fugiu. Após atravessar a nado com o cavalo o rio Pelotas, chegou ao Rio Grande do Sul, e encontrou-se com Garibaldi em Vacaria. Em 16 de setembro de 1840 nasceu o primeiro filho do casal, que recebeu o nome de Menotti Garibaldi, em homenagem ao patriota italiano Ciro Menotti. Depois de poucos dias, o exército imperial cercou a casa e Anita fugiu a cavalo com o recém-nascido nos braços e alcançou o bosque onde ficou deitada por quatro dias, até que Garibaldi a encontrou.
No Uruguai
Em 1841, quando a situação militar da República Riograndense tornou-se insustentável, Garibaldi solicitou e obteve do general Bento Gonçalves a permissão para deixar o exército republicano: Anita, Giuseppe e Menotti transferiram-se a Montevidéu, no Uruguai, onde permaneceram por sete anos. Em 1842 oficializaram sua união, casando-se na paróquia de San Bernardino. No Uruguai nasceram os outros três filhos do casal: Rosa (1843), Teresa (1845) e Ricciotti Garibaldi (1847). Rosa faleceu aos dois anos de idade por asfixia, por causa de uma infecção na garganta.


Garibaldi e Anita, ferida, fogem de San Marino, 1849 (quadro de anônimo, século XIX)


Na Itália
Em 1847, Anita foi para a Itália com os filhos e encontrou-se com a mãe de Garibaldi, em Nizza (atual Nice, na França). O próprio Garibaldi reuniu-se a eles alguns meses depois.

Em 9 de fevereiro de 1849, presenciou com o marido a proclamação da República Romana, mas a invasão franco-austríaca de Roma, depois da batalha no Janículo, obrigou-os a abandonar a cidade. Com 3 900 soldados (800 deles a cavalo), Garibaldi deixou Roma. Em sua perseguição saíram três exércitos (franceses, espanhóis e napolitanos) com quarenta mil soldados. Ao norte lhes esperava o exército austríaco, com quinze mil soldados.

Anita, em estado avançado de gravidez, tentou não ser um peso para o marido, mas suas condições pioraram quando atingiram a República de San Marino. Ela e Garibaldi decidiram não aceitar o salvo-conduto oferecido pelo embaixador americano e continuaram a fuga. Com febre e perseguida pelo inimigo, foi transportada às pressas à fazenda Guiccioli, próximo a Ravenna, onde morreu em 4 de agosto de 1849.

Caçado pelos austríacos, sem nem sequer poder acompanhar o sepultamento da esposa, Garibaldi saiu outra vez para o exílio e, nos dez anos em que esteve fora da Itália, os restos mortais de Anita foram exumados por sete vezes. Por vontade do marido, seu corpo foi transferido a Nice. Em 1932, seu corpo foi finalmente sepultado no monumento construído em sua homenagem no Janículo, em Roma.

O legado de Anita
Considerada, no Brasil e na Itália, um exemplo de dedicação e coragem, Anita foi homenageada pelos brasileiros com a designação de dois municípios, ambos no estado de Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis. Muitas cidades brasileiras possuem ruas com seu nome.


GeneAllNet/Wikipédia

Homenagem a Galileu

Posted: 04 Aug 2009 02:42 AM PDT

O grande astrônomo italiano Franco Pacini da Universidade de Florença (Observatório de Arcetri), após ter inaugurado, com ato solene a "XXVII Assembléia mundial da International Astronomical Union" com uma conferência sobre Galileu e a sua herança, perante a um público de aproximadamente três mil astrônomos provenientes do mundo inteiro, aceitou o convite do Instituto Italiano de Cultura para falar, para um público leigo no Planetário do Rio de Janeiro, sobre a evolução da astronomia desde os tempos da primeira observação com o telescópio até a atualidade.

Conhecido pela sua brilhante ação de divulgação ao público, o Planetário acolhe com satisfação a imperdível ocasião de prestar homenagem ao pai da astronomia moderna, a quem deseja dedicar, ainda este ano, uma estatua próxima ao edifício.

Informações
Data: sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Horários: 18:00
Local: Planetario do Rio de Janeiro - Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea
Organizado por: Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro
Em colaboração com: Fundação Plánetario
Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro
Planetário da Gávea
Colaboração Lea Beraldo www.imigrantesitalianos.com.br

Associação Itália-Brasil é lançada em Roma com o propósito de ampliar e fortalecer as relações entre os dois países

Posted: 03 Aug 2009 05:24 AM PDT


Associação Itália-Brasil é lançada em Roma com o propósito de ampliar e fortalecer as relações entre os dois países

Promover um maior desenvolvimento cultural, econômico, institucional e social entre a Itália e o Brasil são objetivos da Associação Itália-Brasil, criada, nesta semana, em Roma. A entidade será presidida pelo deputado Fabio Porta, único parlamentar italiano eleito no Brasil, vice-presidente do Comitê Permanente para os Italianos no Exterior, na Câmara dos Deputados da Itália. Domenico Bosi será o secretário-geral.

Durante duas reuniões separadas, realizadas com os embaixadores Josè Viegas Filho e Gherardo La Francesca, chefes da diplomacia dos dois países, Porta e Bosi apresentaram as finalidades e o programa da Associação, bem como as primeiras iniciativas previstas para os próximos meses na Itália e no Brasil.
- A associação tem o propósito – segundo Fabio Porta – de interessar os ambientes políticos, econômicos, sociais e culturais italianos e brasileiros ao exame dos diversos aspectos das trocas mantidas entre os dois países, visando a sua ampliação e melhoramento. "Creio que seja fundamental – acrescenta o presidente da Itália-Brasil – assegurar um trabalho contínuo para o progresso de relações mais sólidas entre os dois países. É nossa intenção, ainda, promover e realizar estudos, programas de comunicação para a difusão do conhecimento, da imagem e da cultura da Itália no Brasil e do Brasil na Itália".
São dois os pontos de força da Associação Itália-Brasil: o primeiro, uma estreita ligação com a Associação européia EUBrasil, com sede em Bruxelas, ponto de referência das relações institucionais e econômicas entre a Europa e o Brasil, com a qual já está programada uma missão conjunta para o próximo mês de agosto. O segundo, a criação do Conselho Empresarial Itália-Brasil para promover uma maior cooperação industrial e econômica entre os dois países - em particular, nos setores de energia e energia alternativa, de infraestrutura, da defesa e das comunicações -, e de um conhecimento mais aprofundado do Brasil junto às empresas italianas e, ao mesmo tempo, das exigências que as mesmas possuem, visando o desenvolvimento mais profícuo da colaboração com as empresas brasileiras.
Nasce l'Associazione Italia-Brasile
L'iniziativa presentata all'Ambasciatore del Brasile in Italia Viegas e al neo Ambasciatore d'Italia in Brasile La Francesca.
E' nata l'Associazione Italia-Brasile con l'obiettivo di sviluppare, agevolare e promuovere i rapporti culturali, economici, istituzionali e sociali tra l'Italia ed il Brasile.
A presiederla sarà l' on. Fabio Porta unico parlamentare italiano eletto in Brasile e membro della Commissione esteri alla Camera dei Deputati.
Domenico Bosi sarà il Segretario Generale.
I vertici della nuova entità hanno incontrato ieri i capi delle diplomazie dei due Paesi ai quali hanno illustrato le finalità e presentato il programma dell'Associazione; nel corso dei due distinti incontri con gli Ambasciatori Josè Viegas Filho e Gherardo La Francesca sono state altresì presentate le prime iniziative previste per i prossimi mesi in Italia e Brasile.
"L'associazione ha lo scopo - secondo l'on. Fabio Porta - di interessare gli ambienti politici, economici, sociali e culturali italiani e brasiliani all'esame dei diversi aspetti delle relazioni tra i due paesi, al loro sviluppo e miglioramento. " "Credo che sia fondamentale - aggiunge il Presidente di "Italia-Brasile" - assicurare un lavoro continuo per lo sviluppo di relazioni più solide tra i due paesi. E' nostra intenzione anche promuovere e realizzare studi, programmi di comunicazione, per la diffusione della conoscenza, dell'immagine e della cultura dell'Italia nel Brasile e del Brasile in Italia."
Due i punti di forza dell'Associazione Italia-Brasile: il primo uno stretto collegamento con l'Associazione europea EUBrasil con sede a Bruxelles, punto di riferimento dei rapporti istituzionali ed economici tra l'Europa ed il Brasile, con la quale è già in programma una missione congiunta per il prossimo mese di agosto. Il secondo la creazione dell' Italy-Brazil Business Council per promuovere una maggiore collaborazione industriale ed economica tra i due Paesi in particolare nei settori dell'energia e delle energie alternative, delle infrastrutture, della difesa e delle comunicazioni, ed una più approfondita conoscenza del Brasile tra le aziende italiane e cogliere, nel contempo, le esigenze delle medesime per un più proficuo sviluppo della collaborazione con quelle brasiliane.
Cláudia Rejane Turelly do Carmo
Assessora de comunicação
51.91451944

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...