quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Inclusão,gestão e bibliotecas

Gestão da Informação na era da inclusão Social: instrumento de mudança nas Bibliotecas Públicas
Começo talvez, por uma nostalgia do presente, referindo-me ao passado. Assim  volto a 1945, na época do final da segunda guerra e ao enorme volume de informação restrita por segredo de guerra e que se tornou pública passando a integrar o fluxo formal de informação disponível ao público.

Assim, dentro de uma determinada contemporaneidade de domínio da  tecnologia dos sistemas de recuperação da informação, havia um problema bem determinado e uma solução simplista. O problema consistia em  como controlar e gerenciar o volume  da informação, em um mundo de muitos documentos.   A solução  técnica operacional trouxe, porém uma "economia de informação"   baseada em uma  exclusão  documental, simbólica  e de pessoas, estas  por desletramento operacional  para lidar com a  solução técnica.

O sistema de recuperação da informação obedecia, então,  um rígido formalismo técnico  que foi necessário  aos propósitos do gerenciamento e controle da informação  naquela situação.  Só a partir dos anos 80 e com novos modelos tecnológicos  aconteceu uma modificação no posicionamento dos agentes que operavam a exclusão da informação  em função da melhor  produtividade do sistema.

Isso aconteceu, principalmente, devido a uma nova compreensão do conceito de que a informação se relaciona com o conhecimento e com o desenvolvimento humano e, assim,  qualquer solução correta deveria colocar o homem como prioridade da gestão.

A Internet trouxe a liberdade das vozes, da troca dos enunciados em documentos abertos e colaborativos e da disponibilidade do documento digital para leitura.  Acessos e arquivos foram abertos e enormes acervos foram e estão sendo digitalizados e colocados disponíveis e sem custo na web. Mas junto trouxe um novo e maior problema de gestão,

As bibliotecas nacionais e públicas  têm com esmerado esforço seguido o rastro das tecnologias intensas e mutantes  para diminuir a inclusão digital e  por este caminho chegar, talvez,  à inclusão social.

Mas grandes barreiras persistem.  A primeira barreira é poder comprar o computador, a segunda é poder pagar o acesso a web. A terceira é a proficiência digital do receptor.

O letramento digital  emperra o a inclusão digital. Ser digitalmente fluente envolve saber como usar as ferramentas da tecnologia. Mas é preciso,  também, saber como construir para si mesmo  coisas significativas,  com estas ferramentas.  Seguir as pegadas do conhecimento em um entrosamento de  documentos digitais  é como percorrer um labirinto  de opções,  onde o trajeto para o saber  é permitido a cada passo do andar. O caminhante só faz o caminho que é consentido por suas competências em abarcar o conhecer.

Um estudo com excluídos digitais, moradores de rua,  na Escócia * analisa o poder que as tecnologias de informação têm em realizar mudanças no  bem estar social.  Verifica, então, que  o estilo de vida daqueles desprivilegiados é nômade e  temporário. É construído por  uma permanência transeunte que é  mediada pela satisfação imediata de suas necessidades básicas. Quando em um ambiente social e econômico estável  existe o desejo e a motivação para a mudança, e tudo se comporta  adequadamente e de outra forma.

Mas estes grupos de excluidos formam  uma sub-cultura,  de moradores de rua,  descrita no estudo como caótica, usando o termo para indicar uma vida sem organização e de  eventos errantes e imprevisíveis.  A rota da inclusão social  é uma  realidade muito complexa e requer muitos mais fatores do que só o acesso  e o uso da potencialidade da tecnologia digital.

Foi aberto a estes excluídos socialmente o acesso, através das bibliotecas públicas, de um instrumental de condições de acesso digital,  como a doação de um celular aberto, uma conta de email aberta, acesso ilimitado a web  e aos computadores das bibliotecas públicas que permeassem  sua passagem.  Após algum tempo se reexaminou  o grupo estudado e foi verificado que a inclusão digital em nada  contribuiu ou ocasionou qualquer  inclusão social ou sequer uma modificação qualitativa na vida das pessoas daquele grupo.

Assim,  devemos olhar além da visão determinista de que a tecnologia trará sempre e somente benefícios positivos pela sua implantação e trajeto. As novas tecnologias digitais, somente, não resolvem o processo de ajudar indivíduos socialmente empobrecidos  a mudar suas vidas para o melhor.  A inclusão digital não gera, necessariamente,  inclusão social.

Democratizar a informação em sentido da  inclusão social  não pode envolver somente programas para facilitar e aumentar o acesso a este tipo de informação. É necessário que o indivíduo que a receba tenha condições (até de uma vida organizada) para elaborar este insumo recebido, transformando-o em conhecimento esclarecedor e libertador, em benefício próprio e da sociedade onde vive. A grande força da inclusão social pela informação  é a educação, em todos os seus sentidos.



* Digital Inclusion without Social Inclusion: The Consumption of Information and Communication Technologies (ICTs) in Homeless Subculture in Central Scotland. Artigo de  Claire E. Buré, Universidade de Edimburgo para o The Journal of Community Informatics , Vol. 2, No. 2
http://ci-journal.net/index.php/ciej/article/view/251/212

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