quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ágora - Neoclassicismo - Newsletter do Blog HISTÓRIA VIVA

 

Ágora


 
«A ágora acolhia todos os aspectos da vida quotidiana dos atenienses. […] É neste recinto público que atinge o seu auge uma das formas arquitectónicas mais populares da Grécia: a stoa, um pórtico com colunas que ofereciam sombra e refúgio aos cidadãos. […] Nas stoas, as entradas e saídas eram livres, as suas colunatas abertas delimitavam um espaço para o debate público e, inclusive, filosófico.»
 
 
Nigel Spivey e Michael Squire, Panorama del Mundo Clásico, Barcelona, Ed. Blume, 2005 (adaptado)

História Viva
 


Neoclassicismo

 
 

Jacques-Germain Soufflot, Igreja de Santa Genoveva ou Panteão, Paris, c. 1755-61,
in http://pt.wikipedia.org

«O Neoclassicismo […] [é] uma reação contra a frivolidade da arte e dos costumes da primeira  metade do século XVIII e contra as complicações do estilo rocaille ou "rococó", condenado por  razões morais e estéticas. Os filósofos das "Luzes", os autores da Enciclopédia, esforçam-se por transformar a sociedade, quer pelo progresso científico e técnico […], quer por um regresso à simplicidade e à pureza "primitivas": sonha-se com um mundo melhor, com uma espécie de "idade do ouro" governada pela razão natural e pela justiça. […]
Propõem-se à gente nova exemplos de virtude cívica, de dedicação ao bem público, [...] que na arte se traduzem pela força plástica, pela simplicidade da composição, do desenho e da cor, e pelo empobrecimento voluntário da técnica. O regresso ao antigo não passa de um meio de alcançar este ideal: pedem-se assuntos morais à história da Grécia e da República Romana e uma  linguagem formal à arte greco-romana.»
 
Albert Châtelet e Bernard Philippe Groslier, História da Arte Larousse, 2, Lisboa, Civilização, 1985 (adaptado)


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...