sábado, 7 de fevereiro de 2009

Blog do Ale' Italia

 

Blog do Ale' Italia

Prefeito de Roma aprova decreto contra eutanásia em Eluana

Posted: 05 Feb 2009 08:31 AM CST

O prefeito de Roma, Gianni Alemanno, ratificou nesta quinta-feira seu apoio à aprovação do decreto, que é analisado pelo governo italiano, para proibir a suspensão da alimentação e hidratação de Eluana Englaro, que está em estado vegetativo há 17 anos. "Compartilho o desejo para a aprovação de um decreto que finalize o que está acontecendo com Eluana Englaro", apelou Alemanno, explicando que este caso não é "particular ou familiar, é uma situação que envolve a comunidade nacional e as leis do Estado". Na quarta-feira, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, declarou que o governo está avaliando como intervir no caso. Fontes do Executivo do país disseram que havia a possibilidade de emitir um decreto de urgência que proibisse a suspensão da alimentação artificial de Eluana. Beppino Englaro, pai da italiana, obteve o direito de interromper a alimentação e a hidratação da filha graças a uma decisão definitiva da Corte de Cassação em novembro passado. Vista como um ato de eutanásia ativa, que é proibida pela Constituição da Itália, a decisão foi criticada pelo Vaticano e pelo governo. "Eu acredito que a vida humana não pode ser um fato particular", disse Alemanno para a rede de televisão TeleRoma 56. "Creio que devemos defender a vida de todos, sou absolutamente contra a decisão de suspender a alimentação de Eluana. Devemos defender a vida humana em todas as suas formas", afirmou. Eluana está internada na clínica La Quiete, localizada em Udine, nordeste da Itália, desde terça-feira e deve iniciar hoje a redução progressiva da alimentação e da hidratação.
O arcebispo Giuseppe Casale pediu nesta quinta-feira o fim dos protestos contra a família da italiana Eluana Englaro, comparando o caso da jovem com os últimos dias de vida do papa João Paulo II, afirmando que o Pontífice pediu a interrupção dos tratamentos que não faziam mais efeitos. "A alimentação e a hidratação são assimiladas a tratamentos médicos, e se um tratamento não trará mais benefícios, pode ser legitimamente interrompido. No final (da vida, ndr.), João Paulo II também pediu para não insistirem com intervenções terapêuticas inúteis", disse o religioso ao jornal La Stampa, contrariando a posição do Vaticano em relação ao caso. João Paulo II, que sofreu por muitos anos do mal de Parkinson, morreu em 2 de abril de 2005. Nos últimos meses de vida foi hospitalizado várias vezes e submetido a uma traqueotomia. A hipótese de eutanásia de Karol Wojtyla também se tornou um tema polêmico após o lançamento de um livro, em 2007. A obra afirmava que o Pontífice havia praticado "suicídio assistido", o que é proibido pela Igreja Católica.
Com informações da Ansa

Senado italiano aprova que médicos denunciem imigrantes ilegais

Posted: 05 Feb 2009 08:27 AM CST

Roma, 5 fev (EFE).- O Senado italiano aprovou hoje artigos da lei de segurança nos quais se prevê que médicos possam denunciar imigrantes ilegais, que se estabeleça um registro de ociosos e se fixe entre 80 euros e 200 euros o imposto para obter a permissão de residência.O controvertido projeto de lei apresentado pelo Governo de Silvio Berlusconi, que também classifica a imigração ilegal como crime, terá que ser aprovado em sua totalidade no Senado e depois voltar à Câmara dos Deputados para sua ratificação final.

Itália tem 1º banco de dados sobre obesidade

Posted: 05 Feb 2009 08:23 AM CST

A Itália terá o seu primeiro banco de dados de obesos, criado com o objetivo de diagnosticar as pessoas que sofrem desta doença, e controlar a sua evolução futura até a recuperação, anunciou o Instituto Superior de Saúde.

A campanha se intitula "Dai peso al peso" (Dê importância ao peso, em uma tradução livre) na qual também participam o Instituto San Raffaele Pisana de Roma, a Sociedade Italiana de Obesidade e a empresa Acaya, especializada em simulações sanitárias. Também conta o apoio das empresas farmacêuticas Abbott e Coop.A campanha estréia nos dias 13 e 14 de fevereiro em Roma e se prevê que os trabalhos de levantamento em nível nacional terminem em junho.

Mais de 200 médicos, 100 enfermeiros e oito ambulâncias participarão da coleta de dados que, quando de sua conclusão, permitirá uma ampla pesquisa do Instituto Superior de Saúde.

Por sua vez, se espera que o resultado dê origem a um banco de dados de 10 mil pessoas com excesso de peso ou obesas, que poderão ser re-contatadas no futuro para acompanhamento de seu caso. Os controles prevêem visitas, questionários e análises de sangue em postos externos à rede Ipercoop.Nos últimos 15 anos a fabricação de hambúrgueres, biscoitos e lanches aumentou muito os riscos de levar ao excesso de peso e à obesidade, alertou Giuseppe Rosano, diretor do centro de pesquisas clínicas e experimentação do Instituto romano San Raffaele Pisana, ao apresentar a campanha em uma coletiva à imprensa.

Como exemplo, citou que "os hambúrgueres atualmente contém 1.200 calorias, contra as 500-600 calorias de 15 anos atrás".

Ansa

Crucifixo erótico é confiscado

Posted: 05 Feb 2009 06:18 AM CST

O juiz italiano de investigações preliminares Bruno Giangiacomo convalidou a apreensão de um crucifixo considerado blasfemo por representar um dignitário eclesiástico com mitra, acaso um Papa, e um enorme membro viril em ereção.O juiz de Bolonha (norte da Itália), convalidou o confisco da obra - que aconteceu em 27 de janeiro passado, no último dia da Feira da Arte, exposição internacional de arte contemporânea na qual era exibido.O autor da obra é Federico Solmi, de 35 anos, acusado junto ao diretor da galeria de arte que expôs na Feira da Arte, a Not Gallery de Nápoles, por "ofensa a uma fé religiosa mediante vilipendio".


Ansa
/imagem arquivo virtual

Berlusconi estuda decreto para evitar eutanásia de mulher em coma

Posted: 05 Feb 2009 03:34 AM CST

Roma, 5 fev (EFE).- O premiê italiano, Silvio Berlusconi, confirmou que estuda aprovar um decreto urgente para evitar a eutanásia de Eluana Englaro, de 38 anos e em estado vegetativo desde 1992."Estamos preparados para intervir", afirmou Berlusconi ontem à noite, segundo informa hoje a imprensa local.

Cidadania: acordo permite mais rapidez na análise de processos de naturalização

Posted: 05 Feb 2009 03:28 AM CST

A Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) e o Arquivo Nacional da Casa Civil assinaram acordo, nesta quarta-feira (4), que permitirá mais rapidez na emissão de certidões (ou negativas) de naturalização pelo Ministério da Justiça. O acordo permitirá à SNJ terá o acesso aos processos datados do início do século XIX até 1959 - hoje, apenas os dados de 1956 a 1960 estão em versão eletrônica e somente os processos a partir de 1975 estão sob responsabilidade da Secretaria.

A burocracia tem resultado num trabalho lento e cheio de obstáculos. A cada pedido, o departamento de estrangeiros da SNJ faz uma consulta sobre o processo de naturalização armazenado em papel nas sedes do Arquivo Nacional - em Brasília e no Rio de Janeiro. O atraso na pesquisa contribui para a deterioração de documentos históricos, que são manuseados com freqüência.


"Alguns registros foram escritos com caneta de pena e não estão tão legíveis", informou o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior. "A demora também ocorre pela existência de homônimos (pessoas com mesmo nome e sobrenome) e que passará a ser será mais fácil filtrar com a digitação".

Todos os anos, a SNJ recebe mais de 19 mil pedidos de brasileiros descendentes de estrangeiros que desejam obter dupla cidadania. Além das certidões, a Secretaria é responsável por emitir a segunda via e a averbação (confirmação) dos registros.

Na ponta, o maior beneficiado acaba sendo o requerente, uma vez que terá a resposta em menos tempo. "Queremos prestar um bom serviço aos cidadãos que têm o direito de resgatar a sua origem familiar. A informatização vai reduzir a morosidade na obtenção desse documento. Isso é cidadania", afirmou o secretário.Na primeira fase do acordo, o Arquivo Nacional vai compartilhar com a SNJ uma planilha que informa o nome do imigrante, o número do processo e localização no acervo. Já na segunda fase, serão digitalizados os dados completos - como nome, sexo, idade e origem – e o amparo legal das decisões. Esse trabalho deve ser concluído até o julho.

A iniciativa é uma das ações financiadas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A SNJ estima que logo as informações estarão, ainda, disponibilizadas na Internet para pesquisa e para a emissão online das certidões negativas. "Não é admissível que no século XXI o Estado demore até 5 anos para emitir um documento que pode ser disponibilizado com um "click" no computador. O Pronasci vai nos permitir essa nova realidade", concluiu Tuma Júnior.

Governo italiano quer proibir que menores de 18 façam implantes no seio

Posted: 04 Feb 2009 01:08 PM CST

O governo italiano estuda a aprovação de uma lei para proibir as menores de 18 anos de se submeter a implantes nos seios por motivos estéticos. Durante a apresentação de um estudo sobre medicina estética, a vice-ministra da Saúde Francesca Martini explicou que o governo de Silvio Berlusconi está trabalhando neste pacote de medidas em colaboração com sociedades científicas e profissionais da cirurgia estética.

"Cada vez mais, as adolescentes, que são mais frágeis e sensíveis às mensagens dos meios de comunicação, querem seios novos por razões puramente estéticas", disse ela.

A vice-secretária assinalou ainda que, antes do fim de fevereiro, será criado um registro de próteses mamárias implantadas na Itália.

Segundo o estudo apresentado nesta quarta-feira (4), 180 mil italianos recorrem à cirurgia plástica por ano, e o número de mulheres que se submetem a implantes nos seios chega a 25 mil anualmente.

Mais proibições
Na Itália, há outros tipos de proibições que deram o que falar. No verão de 2008, em determinadas cidades, ficou proibido circular com garrafas de vinho ou latas de cerveja na mão, andar sem camisa, soltar fogos de artifício em festas privadas - exceto aos sábados entre as 20h30 às 23h - e cortar grama nos finais de semana.

Em Assis, o prefeito decretou que mendigos não podem ficar a menos de 500 metros das igrejas e outros lugares de culto, praças e prédios públicos. Em 2006, a cidade de Milão proibiu modelos que tenham índice de massa corporal (IMC) menor que 18,5 de desfilar. O IMC é obtido dividindo o peso em quilos pelo quadrado da altura em metros.

G1 com agências

Itália quer cúpula com organizações regionais para discutir reformas

Posted: 04 Feb 2009 01:01 PM CST

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, afirmou nesta quarta-feira que seu país, como presidente de turno do G8 (grupo dos sete países mais ricos e a Rússia), pretende convocar uma cúpula com a participação de organizações regionais do mundo todo para contribuir com as discussões de novas regras para uma reforma do sistema político-econômico mundial. Segundo o chanceler, a cúpula se insere no espírito de inclusão e co-responsabilidade, com os quais a Itália pretende conduzir sua presidência do turno do G8 em colaboração com a Organização das Nações Unidas (ONU). O ministro explicou que a Itália possui como objetivo principal aproximar as instituições globais dos cidadãos, concentrando-se nos problemas reais e enfrentando de maneira concreta as novas "crises" criadas pela globalização, a começar pelas econômicas e ambientais.

De acordo com Frattini, a crise econômica mundial, as mudanças climáticas, a luta contra o terrorismo, o desenvolvimento da África e as questões de segurança, serão as prioridades da Itália à frente do G8. Para solucionar os problemas financeiros, o chanceler acredita em um acordo com o G20 (grupo de países em desenvolvimento, do qual o Brasil faz parte), com o qual, segundo ele, deve-se colaborar, e não "competir". Ao comentar as mudanças climáticas, Frattini defendeu que os grandes países poluidores, como Estados Unidos, China e Índia, deveriam seguir o caminho traçado pela União Europeia com a adoção do pacote sobre a energia e o clima, que promove a redução da emissão de gases que causam o efeito estufa, o aumento das quotas de energias renováveis e a eficiência energética. Definindo o terrorismo e a proliferação de armas nucleares como "uma ameaça existencial às democracias", o chanceler disse ser necessário mobilizar o esforço de todos e responsabilizar um número maior de países.

O ministro também reforçou que a Itália pretende estabelecer acordos mais "estruturados" entre os membros do G8 e países fundamentais para a economia mundial, como Brasil, China, Índia, África do Sul, Egito e México, além de ressaltar o papel decisivo que a União Africana e a Liga Árabe podem ter para solucionar as situações de crises regionais.

Da Ansa

Aeromoça diz que abandonou 'Big Brother' pelos colegas demitidos

Posted: 04 Feb 2009 12:49 PM CST

A aeromoça de 35 anos que abandonou a edição italiana do 'Big Brother' (ou 'Grande Fratello', em italiano) disse que a sua profissão é uma paixão antiga e que por isto não trocaria o programa pelo emprego. "Ser aeromoça sempre foi meu sonho", disse Daniela Martani. "A CAI (que administra a Alitalia) não meu deu possibilidade de exercer meu direito, que todo trabalhador tem", completou ela. Daniela acredita que a postura da empresa, que a ameaçou de demissão, ocorreu porque ela participou ativamente dos protestos em setembro de 2008, quando a Alitalia ficou bem perto de ser fechada por problemas financeiros. Na época, ela foi uma das mais fotografadas e chegou até a colocar uma corda no pescoço durante uma das manifestações."Tenho que voltar ao trabalho em respeito aos meus colegas que não tiveram a segunda chance", disse ela, se referindo aos 3 mil empregos cortados da empresa.

Os problemas para Daniela Martani começaram há uma semana, quando a companhia abriu um expediente por ela não ter se apresentado no aeroporto Fiumicino, de Roma, para um voo. Ela disse, porém, que havia pedido uma licença para a empresa para poder participar do programa.

Daniela Martani dá entrevista nesta terça-feira (3) em Roma. (Foto: AFP)

A Alitalia
Criada em 1947, a Alitalia se tornou símbolo do crescimento econômico italiano depois da Segunda Guerra Mundial, alcançando o posto, na década de 70, de sétima maior companhia aérea do mundo.

A Alitalia foi adquirida por um grupo de empresários, reunidos sob a sigla Companhia Aérea Italiana (CAI). Ao todo, 49,9% de suas ações pertenciam ao Estado italiano, que assumiu os prejuízos acumulados ao longo dos últimos 15 anos após o fracasso de todos os projetos aventados para recuperá-la.

Após ter demitido mais de 3.000 pessoas como parte de seu processo de enxugamento, a companhia renovada contará com 12.000 funcionários. A nova Alitalia nasceu em 13 de janeiro passado e prevê uma redução de voos em relação à etapa anterior.
Globo on line com agências
 
 
Conheça o Blog do Ale'Italia : http://blogdoaleitalia.blogspot.com
 
 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...