sábado, 6 de fevereiro de 2010

Newsletter do Blog do Ale' Italia


Blog do Ale' Italia

Mostras na Itália: "Sobrevoando Roma, a história fotográfica de Roma dde 1883 até 2010" O crescimento da Capital italiana em 100 fotos aereas

Posted: 05 Feb 2010 01:11 AM PST


Voando sobre Roma temos o privilégio de observar a cidade de um ponto de vista único, que eleva a perspectiva humana e ajuda a refletir e avaliar de forma diferente tudo o que não foge no olhar panorâmico.

"O voo sobre Roma, a história fotográfica de Roma de 1883 até 2010″ O crescimento da capital italiana em 100 fotos aéreas, foi uma mostra que aconteceu em janeiro na capital italiana no "Aeroporto dell'Urbe no âmbito do evento ">"Gate XXI, do ultraleve até o satélite", a primeira exposição internacional realizada na Itália dedicada ao mudo dos aeroportos e das tecnologias aeroespaciais.

Com mais de cem voos nos céu da capital italiana, "In volo su Roma" mostrou o crescimento de Roma na contemporaneidade, desde o alvorecer dos primeiros momentos da jovem capital italiana, até o nascimento dos novos bairros de Testaccio, Prati, San Saba, Monteverde e Garbatella. E outros acontecimentos e criações importantes.


Festas Populares: a Polentona de Castel di Tora, em Rieti

Posted: 05 Feb 2010 01:07 AM PST


Esta festa popular é muito legal, ela começa no dia 21 de fevereiro em Castel di Tora, na Província de Rieti. Na entrada do centro histórico será colocado um paiol gigante de cobre que será aquecido por uma enorme fogueira, que uma especialista em polenta da cidade irá mexer sem parar.

Esta "polentona" será temperada tradicionalmente com um molho de arengue, atum, bacalhau e alici. Para dar uma pitada de inovação à festa, será criado o cantinho dedicado aos "Sabores da nossa Província" com a degustação da Bruschetta de azeite extra virgem da Sabina, com a supervisão da Pro loco de Casaprota e na tarde será possível experimentar os famosos "espaguetes à amatriciana" preparados pela Proloco di Amatrice.

O dia 21 de fevereiro será dedicado não só à degustação, mas também ao resgate histórico das tradições e dos costumes mais antigos. Na parte da tarde os visitantes poderão ver o desfile com roupas medievais pelas ruas da pequena cidade e as lutas simuladas por atores fantasiados. Castel di Tora (apesar de estar na região do Lazio, e esta região não ter uma tradição com a poenta) é um dos 16 vilarejos que fazem parte da Associação Cultural dos "Polentões da Itália", unidos pelo mesmo desejo de resgatar as tradições e se reunir através da "Polenta", prato que une idealmente a Itália do Norte dom a do Sul. Então, aquela máxima italiana que diz que a região norte da Itália é polentona, não é verdade!

Em viagem a Belém, Silvio Berlusconi pergunta: "Muro? Qual muro?"

Posted: 05 Feb 2010 01:03 AM PST




O primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi, viajou de Jerusalém a Belém nesta última quarta-feira, mas não percebeu o marco mais comentado da região - um muro com oito metros de altura erguido por Israel  como medida de segurança.

- Vou decepcionar você porque que não percebi - disse Berlusconi a um jornalista italiano que perguntou ao premiê qual era a impressão dele sobre a barreira de concreto, durante uma entrevista coletiva do primeiro-ministro da Itália ao lado do presidente palestino, Mahmoud Abbas.

O protocolo obrigou Berlusconi a descer no frio e sob chuva do carro israelense onde estava para um carro palestino num ponto de verificação no muro, onde um portão de aço controla o acesso à Cisjordânia, disseram fontes palestinas.
No entanto, o líder italiano disse que não prestou atenção no muro.
- Estava pensando no que dizer ao presidente (Abbas). Peço desculpas - disse ele.
O muro em Belém faz parte de uma longa barreira formada na maior parte por uma cerca de segurança, que Israel diz ser necessária para impedir que militantes palestinos armados e suicidas sigam para cidades israelenses.

Visitantes importantes da Igreja da Natividade em Belém, onde os cristãos acreditam que Jesus tenha nascido, são normalmente convidados para visitar o muro coberto de grafite.

O papa Bento XVI, que visitou a região em maio, disse que o muro era uma "lembrança dura do impasse" nas relações entre Israel e os palestinos.

Os palestinos dizem que a barreira não é para a segurança de Israel, mas sim para o governo israelense tomar o controle da Cisjordânia.

http://www.radioitaliana.com.br/

Notícias

Posted: 05 Feb 2010 12:54 AM PST

Projeto do Circulo de Farroupilha é Inédito na América do Sul

Posted: 05 Feb 2010 12:41 AM PST



O Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Farroupilha, em uma iniciativa inédita no Continente Sul Americano, implementou desde o final de 2009 um projeto voltado para deficientes visuais no campo de ensino da língua e cultura italiana.

O projeto que atende jovens e adultos portadores de deficiência visual parcial ou total, conta com uma metodologia diferenciada desenvolvida pelo Circulo especialmente para facilitar o aprendizado dos alunos. As aulas acontecem na sede da instituição e o curso já conta com cerca de 10 alunos provenientes de Farroupilha bem como de outras cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Todos eles se mostram muito empolgados com a oportunidade de aprender um idioma tão identificado com suas raízes, já que a região fora colonizada principalmente por imigrantes italianos desde o ano de 1875.

A iniciativa do projeto partiu do próprio presidente da entidade, o Dr. Paulo G. Canterelli que contatou a Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (AFADEV) para intermediar o contato com os alunos. A professora responsável pelo projeto é a Sra. Salete Reolon Somacal que é a atual coordenadora de ensino da entidade e está a muitos anos participando das atividades do Circulo. Ela se emociona ao falar do projeto, principalmente por que os alunos estão muito empenhados se dedicando nas aulas e proporcionando uma experiência inédita no ensino do italiano.

Ainda faltam alguns recursos para facilitar ainda mais o aprendizado, como mais impressoras de braile, mas o Círculo está em contato com entidades na Itália e no Brasil que estão interessadas em contribuir com o projeto.

Por conta desse pioneirismo o Circulo passa a ser uma referencia no ensino de língua italiana para deficientes visuais. O local e época não poderiam ser mais propícios, já que Farroupilha é o berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul e estamos no ano em que comemoramos 135 anos dessa imigração no estado.

http://circuloitaliano-farroupilha.blogspot.com/

Pedal Livre em Miracema

Posted: 05 Feb 2010 12:12 AM PST

Radio Veneti nel Mondo

Posted: 05 Feb 2010 12:09 AM PST


Transmitindo diretamente de Gambellara (VI) encontramos a Radio Veneti nel Mondo, toda em língua vêneta e dedicada aos vênetos esparsos pelo mundo. Ela só é encontrada pela internet.



Fonte:Federação Vêneta La Piave FAINORS

Foto: página web da rádio
http://veneti.blogspot.com/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...