sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A Digitalização do Acervo de Tom Jobim




Welcome to ENARA - Executiva Nacional de Associações Regionais de
Arquivologia

A Digitalização do Acervo de Tom Jobim

15 anos sem Tom Jobim

Acervo de Tom Jobim está quase todo digitalizado, permitindo o acesso on-line a versões de melodia e letra da maior parte de suas mais de 200 composições

O maestro Antonio Carlos Jobim não era um homem organizado. Em sua casa, partituras e letras de música viviam espalhadas nas gavetas e, por vezes, desapareciam. Em 1980, sua segunda mulher, Ana Lontra Jobim, decidiu dar um basta nisso. Prevendo que esse material poderia ser precioso no futuro, ela convidou a museó-loga Vera Alencar – a quem o maestro, bem-humorado, passou a chamar de "minha taxidermista" (especialista em empalhar animais) – para organizá-lo. Foi o embrião do Instituto Antonio Carlos Jobim, criado em 2001, sete anos após a morte do maestro. Dirigida pelo primeiro filho de Tom, Paulo Jobim, a instituição se tornou um exemplo raro no país. Em geral, o acervo pessoal de um autor, quando está disponível para consulta, fica restrito a pesquisadores dispostos a se embrenhar em pilhas de papéis velhos, empoeirados e mal organizados.
Agora, o instituto vai finalizar a organização dos últimos documentos que ainda ficaram em poder da família. "A ideia é que todo o acervo, a não ser coisas muito sensíveis, que podem afetar terceiros, esteja disponível on-line", diz Paulo Jobim.

Clique em "Leia Mais".



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...