O DataGramaZero de dezembro de 2009 esta' disponível
O DGZ é uma escritura denunciada pelo "grammé", o traço de uma escrita com condições externas à linguagem convencional, pois agrega outros sentidos ao entendimento e não se prende unicamente a visão linear do texto de enunciação continua.
Este número celebra onze anos de publicação da revista
o DataGramaZero de dezembro de 2009 que os seguintes artigos:O DGZ é uma escritura denunciada pelo "grammé", o traço de uma escrita com condições externas à linguagem convencional, pois agrega outros sentidos ao entendimento e não se prende unicamente a visão linear do texto de enunciação continua.
Este número celebra onze anos de publicação da revista
1 - O Bibliotecário 2.0 e a Emergência de Novos Perfis Profissionais
por Brasilina Passarelli
Resumo: A pesquisa original contempla o estado das redes sociais e das novas formas de aprender e produzir conhecimento complementada pelo mapeamento das novas competências necessárias ao bibliotecário para atuar neste contexto. A pesquisa de campo compreende o mapeamento das grades curriculares da graduação em biblioteconomia.
2 - O funcionamento discursivo das nuvens de tags na rede eletrônica: sentidos sobre Capitolina
por Vivian Lemes Moreira e Lucília Maria Sousa Romão
Resumo : Partindo do pressuposto de que a rede eletrônica é composta por diversas vozes formando um grande arquivo esse trabalho tem como intento analisar, à luz da Análise do Discurso de filiação francesa, o funcionamento discursivo da nuvem de etiquetas do campo textual que aparece em algumas páginas eletrônicas.
3 - Classificação Social da Informação na Web: Tecnologia, Informação e Gente
por Alessandra Galdo e Angel Freddy Godoy Viera e Rosângela Schwarz Rodrigues
Resumo : Analisa as razões que levam o usuário de informação a colaborar livre e espontaneamente na classificação social da informação ou folksonomias e a utilizá-las para navegar por informações na Web. Faz-se uma reflexão a respeito dos desafios que a Internet traz à classificação e recuperação da informação.
4 - Metadados e Web Semântica para estruturação da Web 2.0 e Web 3.0
por Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos e Rachel Cristina Vesú Alves
Resumo : O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação vem ocasionando uma evolução na Web e várias ferramentas e metodologias foram sendo desenvolvidas na tentativa de solucionar os problemas de busca e recuperação das informações em novos ambientes informacionais.
5 - O pós-moderno e a organização do conhecimento no ciberespaço: agenciamentos maquínicos
por Silvana Drumond Monteiro e Joel Gomes de Abreu
Resumo: O artigo elege e apresenta algumas categorias da organização do conhecimento, presentes no período pós-moderno e moderno, como base para discussão: imagem do conhecimento, modos de ser, linguagem, paradigma semiótico, suporte, representação e ontologias.
6 - Informação e construção de conhecimento no horizonte museológico
por Daniel M. V. Souza
Resumo: Neste artigo existe a intenção de analisar as múltiplas posturas teóricas e abordagens práticas nas quais se encontram envolvidas as ações de informação em museus. A importância, muitas vezes negligenciada, de não enfatizar procedimentos essenciais que permitem uma efetiva ação de inserção social.
------------------------------------------------------------------------------------
Ainda, no DZG temos a recensão Desafios do Impresso Digital: questões contemporâneas da Informação e do conhecimento. Os LINKS remetem a sites relacionadas com os artigos deste número. Em Colunas o artigo de opinião Bibliotecas comunitárias como território de memória interagindo práticas da aprendizagem e mudanças por Geraldo Moreira Prado.
O DataGramaZero de dezembro 2009 está disponível em:
http://www.dgz.org.br
http://www.e-iasi.org/DGZ/
http://www.datagramazero.org.br
Este é um periódico de acesso livre e tem o ISSN 1517-3801. É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet livre para leitura e cópias. No mesmo site é possivel o acesso aos dez anos do Datagramazero com cerca de 40 números da Revista, 350 artigos, algo como 500 autores e 4 mil referências vinculadas a estes artigos.
O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à informação por meio digital. Tem um leitorado médio estimado em 3.500 acessos com leitura ao mês e esta registrado no Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal em http://www.latindex.unam.mx/larga.php?opcion=1&folio=9535 e tem PAGEKANK 5 no Google. É, ainda, indicado, pelo Qualis da Capes para mais de uma área do conhecimento.
___________________________________________________________________________________________________________________________________
DataGramaZeroDataGramaZeroDataGramaZeroDataGramaZeroDataGramaZeroDataGramaZeroDataGramaZeroDataGramaZero
http://dgz.org.br
http://www.e-iasi.org/DGZ/
http://www.datagramazero.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário