domingo, 25 de maio de 2008

"O Fluminense"

·         Publicado em 19/03/1908

"Esteve hontem nesta redacção Spiridião Francisco Candido, que confirmou tudo o que temos publicado sob o titulo <<Violencia policial>> e referente a prisões injustas no 3º districto.Spiridião é filho de Cyrillo Francisco Candido, uma das victimas e declarou-nos que indo procurar seu pae, foi tambem preso.Conforme dissemos, o capitão Pedro Magro, digno subdelegado, não vendo motivo para a prisão, pôz em liberdade as victimas."

"Na estação desta cidade acham se retidos telegramas para Adélia, rua da Conceição n. 73 e Aerelio, rua Marechal Deodoro n. 70".

  • Publicado em 21/03/1908

"Prisão de um desertor

A' requisição da autoridade competente, o capitão Luiz Alves Coelho, subdelegado do 4 º districto, acompanhado dos commissarios Antonio da Costa Corêa, José Henrique Braga e Carlos Pinto e tres praças do corpo militar, deu cerco hontem, pouco antes de uma hora da manhã, na casa n.68 da alameda de S. Boaventura, onde reside o sr. Caetano Soares de Miranda, e com a devida permissão deste effectuou a prisão do seu filho Humberto Soares de Miranda, desertor do batalhão naval.

Humberto offereceu tenaz resitencia á prisão, investindo, armado de uma faca, contra as pessoas que delle se aproximavam.

Ficaram feridos pelo desertor o commissario Corrêa, com um pontaço no cotovello esquerdo e outro no pulso direito, e a ordenança do subdelegado, com dous pontaços na mão direita."

"Junta Eleitoral  de Recursos Sob a presidencia do dr. Raul Martins,juiz federal, servindo de secretario o capitão Lima Braga, presentes os srs, desembargador J.J Palma e dr. Octavio Martins Rodrigues, reuniu-se hontem, em sessão, no edificio da Camara Municipal a Junta Eleitoral de Recursos.O sr. presidente communicou haver recebido mais um recurso geral para annullação da revisão feita em Santo Antonio de Pádua."

  • Publicado em 23/03/1908

"Na visinha Capital falleceu ante-hontem o sr. Claudino Ferreira de Abreu, antigo artista typographo do Jornal do Commercio, contando cerca de 57 annos de casa, desde o dia em que começou aprendiz.
'A empreza do Jornal do Commercio já o havia aposentado, conforme a praxe que segue relativamente aos seus antigos empregados."

·    Publicado em 26/03/1908

 

 "Accidente

Um nocturno ferido – No 3º districto

A's 3 horas da manhã de hontem o guarda n.11 do corpo de Vigilantes Nocturnos dos 2º e 3º districtos, de nome Manoel Martins, de uma ronda na rua Dezembargador Lima Castro, foi victma de um accidente.

Quando o referido vigilante passava pelo largo do Marrão, cahiu-lhe da cinta o revólver e com a queda disparou, indo a bala alojar-se no terço inferior da perna direita.

Por companheiros foi o ferido transportado para o hospital de S. João Baptista, onde ficou em tratamento.

A bala que penetrou em toda a massa muscular foi hontem mesmo extrahida pelo dr. Domingos de Sá.

Na occasião do accidente tambem prestaram socorros ao guarda os srs. dr. Balthazar Bernardino e Arthur Silva, residentes á rua dr. Paulo Cezar n.51 e 49."

"No Rio Cricket

Queda de uma barreira – o emterro das victimas

No cemiterio de Maruhy foram hontem inhumados Antonio Lopes e Sccundino de Mello os infelizes trabalhadores victimas da queda de uma barreira no Rio Cricket, conforme noticiamos minunciosamente.

- Pede-nos Alda de Magalhães Mello que declaremos ser ella casada com Sccundino de Mello."

·         Publicado em 27/03/1908

"Afim de frequentar a Escola de Guerra partiu ante-hontem, para o Rio Grande do Sul, o jovem Vicente Pereira da Silva, distincto ex-alumno do Collegio Militar, filho do general dr. Antonio Americo Pereira da Slva, commandante superior da Guarda Nacional deste Estado."

"Tem estado enferma, já apresentando, felizmente, sensiveis melhoras, a exma. sra. d. Raphaela Ramirez da Silva, esposa do sr. Affonso Alexandrino da Silva e cunhada do nosso companheiro Antonio Melendez, chefe da officina de impressão desta folha."

  • Publicado em 29/03/1908

"S. União B. Nictheroyense

Com a presença dos srs. Administradores inscriptos no livro respectivo, presidido pelo sr. Azevedo Coutinho e secretariado pelos srs. Firmino Pacheco e capitão Álvaro Bahiense, realizou o conselho administrativo a 4ª sessão ordinária do anno corrente, á 26 deste mez.
Depois de approvada a acta da sessão anterior, foram approvadas também as contas constantes do boletim de Fevereiro ultimo e a admissão dos candidatos: Octavio Rosas, Firmino Carolino da Cunha e Heitor Nipho de Oliveira foram propostos para sócios contribuintes e regeitados dois candidatos também propostos, tudo conforme os pareceres das commissões de fianças e de syndicancia.
Ficou inteirado dos despachos favoráveis que o sr. presidente proferio em seis requerimentos de sócios pedindo beneficência e de dois que pediram o adiantamento de dois mezes de beneficência cada uma para tratamento fora da zona social.
Foi igualmente lida uma carta do visconde de Gemunde accusado e agradecendo as congratulações que o conselho lhe dirigiu por occasião do 36º anniversario da installação da sociedade da qual aquelle sr. é o único iniciador sobrevivente, sendo o conteúdo dessa carta recebida com especial agrado por todo o conselho. Resolvidos outros assumptos de  interesse social, foi encerrada a sessão."

"Santa Thereza

De Santa Thereza recebemos ontem, á noite, o seguinte telegramma:
<<Neste momento foi atirada á casa do dr. juis municipal uma bomba de dynamite, ao que assistiram o dr. Lopes Domingues, Eloy Andrade, Alves Monte e o official Castro. A população indignada afflue á residência do magistrado. Providenciae – Mario Rodrigues".


Por: Marco Beranger - Nictheroy - RJ  [marcoberanger@yahoo.com.br]
Pesquisando Beranger, Bérangère, Belangier
Rio, Cabo Frio, Niterói.
São Paulo, Tatuí, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Juquiá.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...