domingo, 25 de maio de 2008

Barão Ribeiro de Sá

 

RIBEIRO DE SÁ

O barão de RIBEIRO DE SÁ foi Miguel Ribeiro de Sá, natural do RS. Era Coronel da Guarda Nacional.

Adendas

1 - Óbito do Barão Ribeiro de Sá, no livro 4 de óbitos de Paraíba do Sul/RJ, fls 112v, termo 264, 11.01.1904 - Barão Miguel Ribeiro de Sá, viúvo, natural de Portugal, 74 anos, causa : uremia.(copiado do microfilme 1615312 do CHF)

O Barão era filho de José Ribeiro de Sá e da Dona Ana Joaquina de Sá, veio para o Brasil vindo de Penafiel em Portugal ainda menino com a idade de 13 anos. De início foi trabalhar como auxiliar de balconista na venda de negócios do Major Carvalhinho, à margem do Caminho Novo, em Fernandes Pinheiro não longe da fazenda Boa União, onde viviam o Major e sua esposa Dona Mariana. Miguel Ribeiro de Sá trabalhou nesta venda durante 14 anos até 1856, quando o casal proprietário recebeu com grandeza e dignidade os títulos de Barões do Rio Novo. Miguel Ribeiro de Sá aos poucos foi adquirindo terras e nelas plantando café, conseguindo fazer fortuna progressiva e gradual. Era proprietário da Fazenda Rio Novo em Paraíba do Sul e casou-se com a viúva Maria da Trindade Ribeiro de Sá. Na cidade de Paraíba do Sul construiu dois palacetes, um deles serve hoje à Prefeitura do Município e é chamado de Palacete Barão Ribeiro de Sá.Com a senhora Maria da Trindade teve um único filho, José Lino Ribeiro de Sá. Miguel foi Tenente Coronel da Guarda Nacional de Paraiba do Sul e Comendador antes de tornar-se Barão, o que ocorreu pelo decreto régio de 18 de abril de 1882 assinado por S.M. Pedro II.

Foi um entusiasta na construção da Casa de Caridade de Paraíba do Sul quando, como vereador, exercia a presidência da Câmara. Com o apoio econômico e material da Condessa do Rio Novo, empregou um legado em dinheiro deixado pelo Visconde do Rio Novo para a realização da obra, conseguindo ainda doações de muitos outros fazendeiros proprietários para o mesmo objetivo. Concorreu ainda para a construção da Matriz de São Pedro e São Paulo ofertando um altar de São Miguel entalhado em carvalho, proporcionou a distribuição de obras didáticas para as escolas da Provincia do Rio de Janeiro, doações de valores para a Santa Casa de Penafiel em Portugal, foi benfeitor do Hospital da Real Beneficência Portuguesa, recebendo da instituição a Cruz Humanitária.( A História de Três Rios e seus Vultos Importantes - Dr. Marciano Bonifácio Pinto Filho) 

2 - Óbito da Baronesa de Ribeiro de Sá, no livro 3 de óbitos de Paraíba do Sul/RJ, fls 2, termo 1279 - 0l.01.1896 - Dona Maria da Trindade Araújo e Sá - casada em segundas núpcias com o Barão Ribeiro de Sá - causa: febre palustre biliosa.

 Colaboração de:

                Cinara Maria Bastos Jorge Andrade do Nascimento

Três Rios - RJ

 

http://www.sfreinobreza.com/Nobr.htm

.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...