terça-feira, 3 de setembro de 2013

7tembro - Só pra historiar.


7tembro

 

Acabei de ler sobre a criação dos meses na revista online Aventuras na História, o post é de 2005 mas continua pertinente.
 
 


Por que setembro não é o mês sete, outubro o mês oito e assim por diante?

Eles eram. 
Setembro era o mês sete, outubro o oito, novembro o nove e dezembro o dez – isso até janeiro e fevereiro serem inventados, no século 8 a.C. 

O calendário romano original, obra do primeiro rei latino, Rômulo, era baseado na lua e tinha 10 meses, ou 304 dias. Martius, aprilis, maius e junius eram os primeiros, com nomes dedicados a deuses e eventos, como o início das plantações. Os meses seguintes eram contados em latim: quintilis, sextilis, septembre, octobre, novembre e decembre

Como o calendário seguia o ciclo lunar, as estações do ano, ligadas ao sol, caíam em épocas diferentes. Para minimizar o problema, o rei Numa Pompílio, que sucedeu Rômulo em 717 a.C., criou mais dois meses, janus e februare, para anteceder março. Janeiro, dedicado a Jano, deus que representava entradas e saídas, se tornou o mês número 1 para trazer bons presságios. A homenagem fez os meses de nomes numéricos perderem o sentido. "O uso se manteve pelo costume", diz o arqueólogo Pedro Paulo Funari, da Unicamp. 

Em 45 a.C., após conhecer os métodos orientais de determinar o tempo, o imperador Júlio César reformou novamente o calendário. A folhinha romana se tornou solar, alinhada ao ciclo das estações, e com os 365 dias que usamos hoje. Graças à reforma, o senado escolheu quintilis para homenagear o imperador, e o sétimo mês virou julius. Mais tarde, a mesma honra foi concedida a Augusto, cujo nome transformou sextilis, o oitavo mês, em agosto.




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...