quarta-feira, 22 de agosto de 2012

115 anos de Società Italiana di Santos!

 

Blog do Ale' Italia


115 anos de Società Italiana di Santos!

 

 
Aos 22 de agosto de 1897, a Società di Beneficenza Italiana  era fundada. Um grupo de italianos que já viviam em Santos idealizaram uma associação que desse auxílio médico, funerário, de documentação e até apoio financeiro aos imigrantes compatriotas recém chegados. Com o passar dos anos, o fluxo da imigração diminuiu e a entidade foi rebatizada para Società Italiana di Santos, passando a ter os objetivos de reunião e confraternização da numerosa colonia de italianos e descendentes, além da promoção da língua e cultura italiana.
 
Ao longo dos 115 anos de existência o funcionamento das atividades haviam sido interrompidos apenas pela 2ª guerra mundial, ocasião em que o governo brasileiro proibiu o funcionamento desses tipo de associação. Para tristeza dos associados que ainda resistem e dos apreciadores da língua, cultura, arte, gastronomia e história italiana, a atual diretoria liderada pelo Sr. Domenico di Iorio, sem qualquer consulta à assembléia, fechou esta tradicional associação. 
 
Cursos de língua e cultura foram extintos, funcionários e professores foram demitidos e associados passaram a não receber mais boletos de cobrança associativa, ocasionando em não pagamento e automático desligamento da entidade. Improvável qualquer contagem de associados chegar ao número de 30 ou 40, número de associados apontados pelo sr. Domenico em entrevista ao jornal Atribuna de 30/05/2012.
 
Um esclarecimento pertinente que o presidente e a diretoria em exercício devem fazer, é explicar o por que de se afastar os associados e fechar uma associação que tem receitas de R$ 15.000,00 mensais e patrimônio milionário (3 andares inteiros no Edifício Italia, Av. Ana Costa, 311).
 
Neste auguri di buon compleanno, aproveito para desejar mais 115 anos de "vida" para a Società Italiana di Santos, sem diretorias que acumulem dívidas trabalhistas, de condomínio, de IPTU, e tampouco repitam a conduta da atual gestão.
 
Dario Diegues Spinelli
Tel. 013 9128-6105
RG 30.375.735-8
Rua Santos Dumont, 162 apto. 81 Santos-SP
 
Divulgação: Célia Bertolini 
Imagem arquivo virtual Google

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...