sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Newsletter do Blog do Ale' Italia

 

Brasil - Horário de verão começa no dia 18 de outubro

Posted: 24 Sep 2009 04:46 AM PDT


O horário de verão este ano vai começar à 0h de 18 de outubro e vai até à 0h de 21 de fevereiro de 2010. Os relógios terão que ser adiantados em uma hora. A mudança de horário só vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Do G1

Boletim da FIBRA- RS

Posted: 24 Sep 2009 04:42 AM PDT


Of. 21B/09
Para:
Taliani, Italianos e Simpatizantes

Serafina Corrêa, 12 de Setembro de 2009.

Caros Amigos

Estamos convidando a todos e gostaríamos que repassassem este a que puderem. Realmente queremos realizar Encontros marcantes proporcionando cultura, homenagens, entretenimento e espaço para relações interpessoais com troca de experiências.

Serafina Corrêa – RS

Programação:

13/11/2009 – SEXTA FEIRA
14:30 horas: II Fórum Nacional do Talian.
Cine Teatro Carlos Gomes.
21:00 horas: Festa de Confraternização Italiana com entrega
Troféu Mérito Talian e 134 Anos da Imigração
Italiana.

14/11/2009 – SÁBADO
09:30 horas: XIII Encontro Nacional dos Difusores do Talian.
Cine Teatro Carlos Gomes
23:00 horas: Baile Municipal com escolha das soberanas do 50º
Aniversário do Município.

15/11/2009 – DOMINGO
09:00 horas: Tributo ao Frei Rovílio Costa.
Santuário Nossa Senhora do Rosário
11:00 horas: Missa en Talian
Santuário Nossa Senhora do Rosário
12:30 horas: Festival da Massa (Pastasciuta) - Tradicional Festa da Culinária Taliana.
Clube Paulo XVI.

Programe-se, pois pessoas importantes como vocês estarão aqui.
A cultura Taliana e Italiana espera a todos.

Lair Zanatta Dr.Paulo Massolini
Presidente ASSODITA Presidente - FIBRA

Um pedacinho da Itália está no Brasil até 30 de setembro

Posted: 24 Sep 2009 04:19 AM PDT



O convite a uma viagem cultural tem o objetivo de aproximar o público brasileiro a um dos mais belos e românticos países do mundo, que possui uma variedade de paisagens maravilhosas e o maior patrimônio artístico já conhecido. Localizada no sul do continente europeu, a Itália contribuiu com a nossa cultura e história

Quando pensamos na Itália, vem à cabeça a sua riqueza histórica; o espetáculo de Veneza; o glamour de Milão na moda; a beleza e religiosidade do Vaticano; a "cidade eterna" de Roma; a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas, representada pela Fontana di Trevi; um dos mais famosos cartões-postais do país, a Torre de Pisa; a deliciosa gastronomia das massas acompanhadas dos saborosos vinhos; as festas e, claro, a alegria de seu povo. Talvez por isso a Itália seja tão popular no ranking de lugares mais visitados durante o ano todo. Dá até vontade de voar para lá agora! Mas não precisa ir tão longe para conhecer ou matar a saudade de tudo isso.

Uma exposição exclusiva e riquíssima está aberta, gratuitamente, a todos que visitarem a praça de eventos do Central Plaza Shopping em São Paulo-SP. O projeto, criado pela Biblioteca de Idéias — eventos e estandes ambientalmente corretos —, reproduz, perfeitamente, o país da beleza num cenário fantástico. "É um verdadeiro convite cultural. E tem despertado a atenção de todos que passam pelo local, não só os adultos, como também os jovens e as crianças. Tornou-se um ambiente de entretenimento, de conhecimento e até de saudade por parte de quem já teve a oportunidade de conhecer o país", comemora a idealizadora do projeto, Mari Viana, diretora da Biblioteca de Idéias, empresa que atua no segmento de eventos empresariais.

"É importantíssimo trazer a Itália perto do povo brasileiro porque é uma nação muito presente entre nós, principalmente no Sudeste e Sul do Brasil, quando, em meados do século XIX, chegaram os primeiros imigrantes italianos, que deixaram as suas marcas na nossa formação e, o mais importante, na alma das pessoas que admiram as suas tradições, cultura e arte", apoia a mestre em história pela UNESP, Universidade Estadual Paulista de Franca-SP, Liamar Tuon. "Num cenário de 150 metros de diâmetro, a seleção dos temas sintetizou o que a Itália pode oferecer e muito mais", completa a assistente executiva da Agência Nacional Italiana de Turismo, Rosana Lopreiato.

O cenário mostra um pouquinho de cada uma das principais atrações turísticas do país e a sua história. A viagem encantadora começa com uma réplica cenográfica de 4,5 metros de altura da ambiciosa Fontana de Trevi, acompanhada de uma piscina para manter a superstição de atirar uma moeda e realizar um desejo. Na sua real produção, possui 26 metros de altura e 20 metros de largura, toda composta por esculturas. O espaço central é dominado pela figura de Netuno guiando uma carruagem, puxada por dois cavalos, geralmente descritos como um agitado e outro manso.

Ao entorno da fonte estão distribuídos outros encantamentos da Itália, como um dos mais famosos cartões-postais do país. Uma maquete de 3 metros de altura reproduz o monumento Torre de Pisa, magnífica obra da arquitetura italiana. Os seus mais de 55 metros de altura foram construídos a partir de 1174 para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa. Quando três, dos seus oito andares, estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação em razão de um afundamento do terreno. Hoje, a sua inclinação chega a cinco graus (aumenta uma média de 20 milímetros por ano).

A próxima parada dessa viagem cultural é Veneza, cidade famosa por seus passeios românticos, museus, monumentos e certames internacionais, como o Festival de Cinema e a Bienal de Artes. A reprodução está tão perfeita, que o visitante se percebe integrado com o cenário. "Ao tirar uma foto, por exemplo, parece que se está em Veneza, é criada uma realidade visual. A gôndola, que leva os turistas aos mais belos passeios pelos canais da cidade, também compõe o cenário, e foi construída com estrutura de um barco original", explica Mari Viana.

O Vaticano, menor país independente do mundo, encravado na zona norte de Roma, é mais um marco de despertar a atenção — esse espaço está representado por painéis e muitas fotos. O Vaticano abriga a sede da Igreja Católica e residência oficial do Papa. Os turistas, além das razões religiosas, o visitam pela praça de São Pedro, o Museo e túmulos dos Papas.

Passando por Milão, a mais rica das cidades italianas, pode-se saber mais sobre as cobiçadas lojas de supergrifes, enfatizando a importância desse segmento para o mundo. Os painéis expostos, vídeos de desfiles e estilistas de Milão contam um pouco desse fascínio.

A capital da Itália não poderia ficar de fora do passeio. Roma, a "cidade eterna", é a melhor síntese da Itália: boas massas, pizzas, ruínas, obras de arte, um dos maiores centros culturais do mundo. Como diz o ditado, "todos os caminhos levam a Roma", basta pensar que a cidade reúne três realidades distintas que convivem em harmonia em um mesmo espaço. Ou seja, Roma por inteiro, que é a união de uma metrópole cosmopolita (Roma atual – capital da Itália), como uma cidade antiga, fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos pela civilização (Roma existe há mais de 2.700 anos e foi a capital de um dos mais poderosos impérios da antiguidade) e cristã, afinal, é onde está a grande sede da Igreja Católica, o Vaticano.

Também fazem parte desse roteiro cultural, a presença da Itália no futebol, com seus principais times do país representados em manequins vestidos com uniformes da seleção; no cinema; na arte e ciência; gastronomia e nas festas em homenagem aos seus santos devotos — um painel destaca a comemoração de San Gennaro e outras festas incorporadas ao nosso calendário. E, para concluir, tem tudo sobre a imigração italiana no Brasil. "O período em que o Brasil mais recebeu imigrantes foi de 1880 a 1920. Eles passaram por muitas dificuldades, aqui o trabalho era duro e as condições de vida mais adversas. O trabalho, antes realizado pelos escravos nas fazendas de café, passou a ser feito pelos imigrantes. Também vieram os que já possuíam algum ofício, uma profissão artesanal, como pedreiro e sapateiro", conta a historiadora.

Segundo estimativa da embaixada italiana no Brasil, vivem no país cerca de 25 milhões de descendentes de imigrantes italianos. "A cultura italiana, de forma geral, se misturou e ajudou a formar a nossa história, comportamento e costumes", conclui o diretor de criação da Biblioteca de Idéias, Duda Januzzi. "A exposição multimídia resgata aspectos importantes da imigração italiana, apresentando um passado desconhecido para a maioria dos visitantes", complementa o professor de história, João Bonturi.

E a mostra não termina assim... Interagindo com o público, promotores falando italiano ajudam os visitantes a formar a árvore genealógica da família em busca de sua linhagem. As pessoas ainda podem consultar um site no local para saber sobre a chegada dos antepassados no Brasil por meio dos sobrenomes — basta ter apenas o nome e a data da entrada.

Ainda não acabou... Quem for à exposição, recebe um cupom para participar de um concurso cultural. O autor da melhor frase será contemplado com uma viagem à Itália, com direito a acompanhante.


Local da exposição:
Central Plaza Shopping, praça de eventos
Endereço: Av. Dr. Francisco Mesquita, 1.000 Vila Prudente São Paulo-SP
Evento: exposição sobre a Itália nos 10 anos do Central Plaza Shopping
Data: até 30 de setembro
Entrada e estacionamento gratuitos


Fonte:ScriptTerreri Comunicação Assessoria de imprensa

Mafioso italiano usava crocodilo para extorquir população

Posted: 24 Sep 2009 04:12 AM PDT

Homem ameaçava população de cidade do sul da Itália com o animal.

Da BBC
A polícia de uma cidade do sul da Itália afirma que apreendeu um crocodilo que estaria sendo usado por um mafioso local para aterrorizar e extorquir a população. O réptil tem 1,7 metros de comprimento e pesa 40 quilos. O animal foi encontrado durante uma busca por armas na casa do mafioso, na cidade de Caserta, na semana passada. O crocodilo era mantido pelo homem no terraço da sua casa. Segundo a polícia, ele alimentava o animal com coelhos vivos em frente aos vizinhos. O crocodilo está agora em um centro para tratamento de animais. O diretor da divisão de combate à máfia da Itália, Maurizio Vallone, disse que o crocodilo era mantido em uma área do terraço equipada com câmeras, para garantir que ninguém o matasse.

O homem detido pela polícia é suspeito de gerenciar vários grupos criminosos em Caserta, onde atua a Camorra, a famosa facção da máfia de Nápoles.

Os policiais não acharam nenhuma arma nas buscas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...