sábado, 19 de setembro de 2009

Newsletter do Blog do Ale' Italia

 

Blog do Ale' Italia

Seminário resgata a história da imigração italiana e de seus descendentes em MG

Posted: 18 Sep 2009 04:55 AM PDT


Seminário resgata a história da imigração italiana e de seus descendentes em MG
26 de outubro a 01 de novembro 2009
Belo Horizonte, Escola de Arquitetura da UFMG

Embora a presença italiana em Minas Gerais seja marcante, pouco se conhece até hoje sobre a trajetória dos imigrantes e de seus descendentes em território mineiro, assim como suas contribuições para a formação e consolidação da sociedade mineira contemporânea. O acervo de depoimentos orais e relatos acerca da história da imigração é grande, bem como a demanda em relação à necessidade de recuperar, preservar e revitalizar o patrimônio histórico, social, artístico e arquitetônico do Estado e, conseqüentemente, a memória de suas fontes de origem relacionadas com a imigração italiana.

A fim de suprir esta lacuna, a Associação Ponte entre Culturas desenvolveu o projeto do Seminário sobre Imigração Italiana em Minas Gerais que, com freqüência anual, pretende estimular e divulgar a pesquisa sobre o assunto com o objetivo de criar um Museu Virtual com um banco de dados completo sobre a presença italiana em Minas Gerais que permita desenhar um "mapa histórico-geográfico" da imigração italiana em Minas Gerais.

A recuperação da memória coletiva da imigração italiana em Minas Gerais, o conhecimento apropriado das trajetórias individuais e familiares de italianos e descendentes na sociedade mineira, representam uma oportunidade ímpar para melhor compreensão da identidade e multiplicidade cultural brasileira. O evento será gratuito, aberto ao público em geral e contará com a presença de palestrantes italianos e brasileiros que têm estudos destacados nesta área.

Palestrantes italianos confirmados
Angelo Trento, professor aposentado (2008) de História da América Latina na Universitá L'Orientale di Napoli. Atua nos seguintes temas: história latino-americana do século XX , imigração italiana no Brasil, história da revolução cubana. Autor de uma centena de ensaios e livros entre os quais: Là dov'è la raccolta del caffè (1984), Fascismo Italiano (1986), Do Outro Lado do Atlântico: Um Século de Imigração Italiana no Brasil (1989), Il Brasile. Una grande terra tra progresso e tradizione (1808-1990) (1992), L'America Latina nel XX secolo (1992), Castro e Cuba dalla rivoluzione a oggi (1998, 2002, 2006), traduzido em vários idiomas, Os Italianos no Brasil/Gli italiani in Brasile (2000), La rivoluzione cubana (2002).

Luigi Biondi, possui graduação em "Lettere", com "Tesi di Laurea" em História, pela Università degli Studi di Roma La Sapienza e doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. Tem experiência na área de História e de Letras, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, e em língua, literatura e cultura italiana, atuando principalmente nos seguintes temas: história social e história política; história do trabalho e movimento operário; migrações internas e internacionais; revoluções da época moderna e contemporânea; movimentos sociais e políticos; história da imprensa; história da cidade; nação, nacionalidades e nacionalismos; história social dos conflitos; história social do esporte; memória e história oral; língua, cultura e literatura italiana.

Emilio Franzina, professor titular de História Contemporânea na Universidade de Verona (Itália), fundador e diretor do Arquivo Histórico da Emigração Italiana, Presidente do Instituto Veronese de História da Resistenza e de História Contemporânea. Integra o comitê cientifico das revistas: Altreitalie, Studi Emigrazione, Italia Contemporanea, Belfagor e Quaderni Storici. Seu campo de investigação abrange estudos sobre história do desenvolvimento capitalista e industrial, memória oral, história do movimento católico a socialista, movimentos migratórios, com ênfase na história do Brasil, da Argentina e da América Latina.

Lorenzo Prencipe, possui graduação em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana de Roma e graduação em Teologia pela PUC de São Paulo. Licenciatura em Teologia dogmática pela Pontificia Università Gregoriana de Roma e Licenciatura em Sociologia pela Université René Descartes Paris V – Sorbonne. Mestre em Sociologia, Sociobiologie de la communication, Paris Université René Descartes Paris V – Sorbonne. Membro da Commission nationale du SNPM (Service national de la Pastorale des Migrants), París – França e Diretore do CIEMI (Centre d'Information et d'Études sur les Migrations Internationales), Parigi – Francia (1994-2002); Vice-presidente del GIP ADRI (Agence pour le Développement des Relations Interculturelles) e do Comité Français du Réseau Européen contre le Racisme (1999-2002). Representante da Santa-Sede na Commission des Migrations, des Réfugiés et de la Démographie de l'Assemblée parlementaire do Conselho d'Europa. Atualmente é professor de "História moderna e contemporânea dos fenômenos migratórios" no SIMI (Scalabrini International Migration Institute) de Roma; representante da Santa-Sede no Comitê Europeu das Migrações (CDMG) do Conselho de Europa; Vice-Presidente do SIMI e Presidente do CSER – Centro Studi Emigrazione di Roma. Integra o comitê cientifico do Museu Nacional da Emigração Italiana, com sede em Roma.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Prof. Dr. Dimitri Fazito (Universidade Federal de Minas Gerais)Prof. Dr. Emilio Franzina (Universitá di Verona)

ENTIDADES PROMOTORAS
Ponte entre Culturas - MG
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade de Verona (Itália)
Associação de Cultura Ítalo-Brasileira - ACIBRA MG
Comitê da Imigração Italiana - Comitês MG,TO,GO
Patronato INCA CGIL

COORDENAÇÃO GERAL
Giusi Zamana

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO
Raquel Mendes
Federico Vaccari

APOIO INSTITUCIONAL
Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG
Consulado da Itália em Belo Horizonte
Embaixada da Itália

INCENTIVO CULTURAL
Fundação Municipal de Cultura, Prefeitura de Belo Horizonte
Ministério da Cultura, Governo do Brasil

PATROCÍNIO
Almaviva do Brasil
Edison – Ibiritermo
FAPEMIG

Arroz nos noivos está proibido

Posted: 18 Sep 2009 04:49 AM PDT


Em um município de Vercelli, Saluggia (região do Piemonte) foi proibido jogar arroz aos noivos, segundo determinação do prefeito Marco Pasteris, que sugere como alternativa pétalas de rosa.

O ministro italiano das Políticas Agrícolas, Luca Zaila, foi convidado para o primeiro casamento sem arroz celebrado dia 14, mas não pode comparecer.

"O arroz é um elemento nobre, indispensável na alimentação, e em um momento de crise econômica generalizada, como o atual, e pensando nas populações que para sobreviver só dispõem de um punhado de arroz diário, este costume é um desperdício que não se justifica", afirma Pasteris.

No casamento, os noivos Antonio Canazza e Sonia Ancielleri, ambos de Saluggia, foram homenageados na saída do Palácio Municipal com o lançamento de pétalas de rosas.

"Trata-se de uma iniciativa simbólica, mas de grande valor humanitário", explicou Pasteris.

Ansa

Da Rembrandt a Gaugin a Picasso

Posted: 18 Sep 2009 04:45 AM PDT

Da Rembrandt a Gaugin a Picasso
10 Outubro 2009 Al: 14 Março 2010

O Castel Sismondo em Rimini oferece uma oportunidade única para apreciar ao vivo sessenta e cinco obras-primas da pintura européia, do século XVI ao XX,provenientes do Museum of Fine Arts de Boston atualmente em restauração. a mostra será organizada de acordo com seis importantes sessões temáticas: O sentimento Religioso, A nobreza do retrato, A intimidade do retrato, Natureza morta e interiores.A exposição reunirá artistas extraordinários e a cultura de sua época.



Como reconhecer uma nota falsa de euro

Posted: 18 Sep 2009 04:35 AM PDT

Devido a crise, cada dia que passa é sempre mais difícil ter dinheiro no bolso, seja ele, real, dolar, euro ou qualquer outra moeda deste mundo. Pra quem acha que falsificação de moeda só existe no Brasil, posso dizer que aqui na Europa não é diferente. Encontrei uma matéria muito interessante no Yahoo falando sobre o tema, nos ensinando ainda, como reconhecer uma nota de euro falsificada.

Nos primeiros meses de 2009, o número de euros falsos descobertos e retirados de circulação pela "Banca Centrale Europea" aumentou assustadoramente em 17%. De janeiro a junho deste ano, foramo removidos 413.000 notas falsas do mercado a respeito de 354.000 na última metade de 2008. A nota mais falsificada é aquela de 20 euros, que representa 48,5% do total falsicado, seguida da nota de 50 euros (34%) e a de 100 euros (13,5%). O número de notas falsas começou a crescer no mercado a partir da primeira metade do ano de 2007, quando foram descobertas 265 mil notas falsas.Mas como podemos fazer para estarmos tranquilos para não recebermos euros falsificados?Diversas características nos permitem de reconhecer imediatamente uma nota verdadeira. A regra base para reconhecer moedas e notas falsas são quatro: tocar, olhar, mover e controlar.TocarA impressão calcográfica está presente em diveras áreas das notas e é facilmente percebida ao tato graças ao característico efeito de relevo. E ainda, ao longo da borda das notas de 200 e 500 euros, foram inseridos elementos especiais de tato para não vedentes.OlharObservem bem as notas contra a luz. Dessa forma podemos ver a "filigrana",(figura1) e o fio de segurança (figura 2) e o registro de impressão "recto-verso" - linha holográfica (figura 3). As três características são visíveis nos lados das notas autênticas.Mover Inclinando a nota se pode observar:* Uma linha holográfica na qual é presente o símbolo do euro e o valor nominal (figura 3).* Uma linha iridescente vertical que inclinando a nota sob um fonte de luz brilha e troca levemente a cor (somente em notas acima de 50 euros). - figura 4* Uma plaquinha holográfica, onde inclinando-a, é possível observar uma imagem e o valor nominal.Controlar Com o uso de uma lente de aumento é possível ver uma sútil inscrição (microcaractere) que deve aparecer de forma nítida e não desfocada. Observem bem a imagem "cangiante" (imagem que muda contra a luz) da lâmina holográfica, deve aparecer a linha e a plaquinha. Controle também a consistência da nota: o papel tem uma particular consistência. As notas são fabricadas com fibras de puro algodão que confere uma certa rigidez e opacidade. A provada somaCada país que emite uma nota de euro tem um próprio número e uma própria letra identificativa. Cada nota possui um código serial alfanumérico. A letra incial identifica o país.Exemplo: S= Italia, o qual o número correspondente a tabela é o 7. Somando todos os números de série da nota, se obtém uma cifra que deverá corresponder o número de controle assinalado para cada nação. Exemplo: S 05614786285 0+5+6+1+4+7+8+6+2+8+5= 52; 5+2 = 7....e a prova dos 9Para podermos verificar se uma nota é autêntica existe também um outro procedimento matemático mais complicado, a prova dos "9".Pegue uma nota de euro qualquer, por exemplo, uma nota de 10 euros. No início do número de série tem um letra (correspondente ao país de emissão) o qual vai associado a um número de progressão (onde A=11, B=12 e assim por diante). A Italia tem como letra o "S" e como número "29". Continuando com o caso precedente, a nota è assinalada com a seguinte numeração: S 05126215327. Agora substitue a letra "S" pelo número 29. Elimine o último número de série, no nosso exemplo o número "7". Depois divida o numero encontrado (290512621532) por 9. Pegue o resto da divisão (2) e subtraia do número "9".Qual foi o resultado que você encontrou?Se foi o número 7, aquele último número da série que haviamos excluído, a nota è autêntica.O que fazer em caso de dúvida?Se você tem alguma dúvida quanto a autenticidade da nota, a única coisa a fazer a contatar a policia fornecendo o maior numero de detalhes referentes a proveniência da nota. Você pode procurar também os bancos ou a Posta Italiana. Se a nota for falsa será recolhida e você não terá direito a nenhum tipo de reembolso, exatamente da forma como funciona no Brasil.




1 - "Filigrana" - Contra a luz é possivel ver uma imagem e o valor nominal da nota.

2 - Fio de segurança - Observando a nota contra a luz, percebemos uma linha escura que atravessa em senso vertical.

3 - Linha holográfica - No lado direito das notas de valor elevado (50, 100, 200 e 500 euros) existe um linha holográfica. Inclinando a nota, é possivel observar na sua linha o motivo arquitetonico e o valor nominal.

4 - Linha irisdecente - As notas de 50, 100, 200 e 500 euros foram impressas com "inchiostro otticamente variabile", isto è, inclinando a nota contra uma fonte de luz, a linha brilha e troca levemente de cor, passando do violeta para o verde oliva e marron.


Kabul: Napolitano, missione non muti

Posted: 18 Sep 2009 04:33 AM PDT

No dissensi dal Pd. Lega e maggioranza? Chiedetelo al premier

(ANSA) - TOKYO, 18 SET - 'Non credo ci sia nulla da rivedere nella missione italiana in Afghanistan', afferma il presidente della Repubblica, Giorgio Napolitano. Parlando con i giornalisti a Tokyo, il capo dello Stato ha fatto riferimento alla posizione assunta dal responsabile esteri del Pd, Piero Fassino, aggiungendo che 'non trapela nessuna divisione da quella parte'. Alla domanda sulle posizioni della Lega e nella maggioranza, Napolitano ha risposto: 'Questo chiedetelo al presidente del Consiglio'.

Sanità ed escort, Tarantini arrestato in aeroporto

Posted: 18 Sep 2009 04:30 AM PDT


Fermato l'imprenditore Tarantini

È al centro delle inchieste sulla sanità in Puglia e su un giro di escort che sarebbero state alle Tarantini (Ap)

BARI - La Guardia di Finanza ha sottoposto a fermo l'imprenditore barese Gianpaolo Tarantini, al centro delle inchieste sulla sanità in Puglia e su un giro di escort che sarebbero state portate anche nelle residenze del premier, Silvio Berlusconi. Il procuratore della Repubblica, Antonio Laudati, ha spiegato che Tarantini è stato fermato per spaccio di stupefacenti e perché, secondo informazioni investigative, «c'era un pericolo di fuga e un forte inquinamento delle prove».
LA CONFERMA - La notizia del fermo è stata confermata da uno degli avvocati difensori di Tarantini, Nico D'Ascola. Il provvedimento cautelare è del pubblico ministero Giuseppe Scelsi, controfirmato da Laudati.

Philosophy fest kicks off in Modena

Posted: 18 Sep 2009 04:27 AM PDT


This year's event focuses on individual and the community

(ANSA) - Modena, September 18 - The wisdom, imagination and insight of philosophers past and present is to infuse Modena this weekend, as the central Italian city gears up for its famous philosophy festival. The three-day event, which pulled over 130,000 visitors in 2008, kicks off on Friday at 40 locations across Modena, and in the nearby towns of Carpi and Sassuolo. The central topic of this year's festival is the relationship between the individual and the community, with nearly 200 events planned, most of which free. The festival will include an array of different initiatives but the focal point will be a series of open, debating classes conducted by over 50 philosophers from around the world. Among those leading the classes are top Italian names, such as Roberto Esposito, Massimo Cacciari and Stefano Rodota', as well as famous international thinkers, who account for around a third of the event's special guests.France's Jean-Luc Nancy, Spain's Fernando Savater, Richard Sennett of the US, Norwegian Jon Elster, Israeli Avishai Margalit, Germany's Bernhard Waldenfels and India's Vandana Shiva are among those on the list. In response to public demand, a new section has been added to the festival this year, devoted to introducing visitors to the central ideas of some of philosophy's greatest names. Key texts by Jacques Derrida, Thomas Hobbes, Karl Marx, Hannah Arendt and Carl Schmitt are among those set for consideration. In addition to the main philosophical program, a host of collateral initiatives have been lined up, such as literature readings, theatre, cinema and music. Gourmands will also be catered to, with a series of ''philosophy meals'' at 50 restaurants and wine bars designed to incorporate and promote discussion on symbolic ideas into delicious local specialty menus. Launched in 2000, the Philosophy Festival has been more successful than anyone imagined possible.Now in its ninth edition, the festival has also been a major cultural boost for Modena, a city more famous abroad for its balsamic vinegar, tortellini and the nearby Ferrari headquarters.''Because it's such an original idea, the philosophy festival has become a defining moment for our city,'' said Modena Mayor Giorgio Pighi. ''It's something that everyone feels involved with''.For more information about the festival, visit www.festivalfilosofia.it.

Revista AFFARI - Condições exclusivas para associados ITALCAM

Posted: 18 Sep 2009 04:24 AM PDT


Italcam

Após ataque, Berlusconi diz que quer tirar logo as tropas italianas do Afeganistão

Posted: 18 Sep 2009 03:35 AM PDT


O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, dá entrevista nesta quinta-feira (17) em Bruxelas.

(Foto: AFP)

Da Reuters, em Bruxelas - A Itália quer retirar suas tropas do Afeganistão "o mais rápido possível", mas não tomará tal decisão unilateralmente, disse o primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi, nesta quinta-feira (17). "Estamos todos ansiosos e esperançosos para trazer nossos homens de volta o mais rápido possível", disse Berlusconi a jornalistas em Bruxelas, na Bélgica, depois que seis militares italianos foram mortos por um ataque suicida em Cabul nesta quinta. "Estamos todos convencidos que é melhor para todo mundo deixar o Afeganistão logo", acrescentou. Berlusconi disse que a Itália já estava planejando uma "forte redução" em sua tropa de aproximadamente

Encontro de Genealogia

Posted: 18 Sep 2009 03:25 AM PDT


Lei que unifica CPF, RG e passaporte vai à sanção de Lula

Posted: 18 Sep 2009 03:09 AM PDT

O Senado aprovou na noite de quarta-feira (16) um projeto de lei que unifica os documentos de identificação. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 46/03, que agora vai à sanção presidencial, determina que o Cadastro de Pessoa Física (CPF), a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte passem a ter o mesmo número do Registro da Identidade Civil (RG).

O projeto também exige que a carteira de identidade contenha o tipo e o fator sanguíneo do titular e permite, a pedido do dono do documento, a inclusão de carimbo para comprovar deficiência física. A deficiência deverá, contudo, ser atestada por autoridade de saúde competente.

De acordo com o relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Almeida Lima (PMDB-SE), o projeto tem por objetivo evitar fraudes e aperfeiçoar a identificação civil. O senador também destacou que a exigência de registrar o fator sanguínio na carteira de identidade irá facilitar o atendimento médico em casos de emergência.


G1

Daniel Pellegrini

Posted: 17 Sep 2009 01:56 PM PDT


Daniel Pellegrini apresentou-se ontem no SESC Nogueira, Petrópolis, RJ com grande sucesso. Suas músicas das românticas que levaram vários casais hospedados no SESC à pista de dança recordando sucessos de ontem e hoje até forró, rock e muito mais.

Dia 19 de setembro, o cantor, compositor e músico apresenta-se na

Luka's Itaipava

Estrada União Indústria, 10215 - Petrópolis/RJ - Tel.: 2222-5252 / 2222-5258


Vale a pena conferir e não perder o show!
Contatos para shows danielpellegrini01@gmail.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...