sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG


Em busca da família Benatti

Posted: 13 Aug 2009 07:10 AM PDT

Esta semana chegaram duas consultas sobre a família Benatti. Embora não tenhamos dados muito consistentes, sabemos que Luigi Benatti, procedente de Conselice, província de Ravenna, na Emilia-Romagna, passou ao Brasil em 1897 com a esposa Elvira e os filhos Teresa, Giuseppe, Vico, Prima e Sebastiano, além de Giovanni Benatti, pai de Luigi.

O grupo deu entrada na Hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora, no dia 16 de setembro e de lá saiu sob contrato com José Augusto Junqueira para trabalhar em uma fazenda no distrito de Santa Isabel, hoje Abaíba.

Não encontramos referências à família em outras fontes de Leopoldina, além do manifesto do vapor Espagne e do livro da Hospedaria. Sendo assim, até o momento nada podemos informar sobre a trajetória.

O sobrenome Benatti aparece em outros municípios da zona da mata mineira. Além da família de Luigi, que foi para Leopoldina, encontramos grupos chefiados por:
- Maria Benatti, acompanhanda de filhos, noras, genros e netos de sobrenomes Manion e Rizzo, procedente da Emilia-Romagna, chegou em 1896 e saiu da hospedaria para a própria cidade de Juiz de Fora;
- Carlo Benatti, procedente de Conselice, Ravenna, Emilia-Romagna, chegou em 1897 e foi para Rio Pomba;
- Giuseppe Benatti, procedente de Cento, província de Bologna, na Emilia-Romagna, chegou em 1897 e ficou em Juiz de Fora;
- Francesco Benatti, procedente de Modena, na Emilia-Romagna, chegou em 1899 a Minas mas saiu da Hospedaria com destino ao estado de São Paulo.

Se algum leitor tiver outras informações, desde já agradecemos pela colaboração.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...