terça-feira, 5 de maio de 2009

Cidadania italiana: Consulado em Porto Alegre divulga novo procedimento para legalização de documentos

A partir da última segunda-feira (04), todos os documentos apresentados para legalização, a fim de que sejam reconhecidos juridicamente na Itália, antes deverão ser validados junto ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Brasília. A informação está publicada no site do Consulado Geral da Itália em Porto Alegre. A norma, vigente em São Paulo desde 01 de abril, não é referida nos sites dos demais consulados italianos, localizados nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife.

A legalização por parte do MRE é gratuita, e pode ser solicitada pessoalmente ou pelo correio, numa quantidade máxima de 15 documentos por vez, por requerente. O prazo para a entrega dos documentos é de 24 horas, se entregues pessoalmente, ou de até 40 dias, se forem remetidos ao Ministério por via postal.

A necessidade de validação consular dos documentos expedidos em cartórios brasileiros para que sejam juridicamente válidos na Itália, se deve ao fato de o Brasil não ter assinado a Convenção de Haya (de 05/10/1961) que supre a exigência de legalização dos documentos públicos estrangeiros expedidos pelos países que assinaram o acordo.

Leia aqui as informações completas sobre a legalização de documentos pelo MRE.


Redação revista eletrônica Oriundi

Um comentário:

La Nostra Italia disse...

Ola Leila,
Desculpe, mas so vi seu comentario agora... claro que pode adicionar meu link nos seus preferidos! Vou ficar feliz!
Achei seu blog muito interessante. Adoro Historia e descobrir sobre genealogias.
Quanto a cidadania italiana, em Sao Paulo a fila cresce a cada ano. O consulado ja providenciou concursos para contratar mais funcionarios... vamos ver como vai ficar a situaçao daqui para frente.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...