quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Blog do Ale' Italia



Blog do Ale' Italia

Vaticano pede que bispo que negou Holocausto retire o que disse

Posted: 04 Feb 2009 07:38 AM CST

Cidade do Vaticano Reuters) - O Vaticano ordenou, na quarta-feira, ao bispo tradicionalista que negou o Holocausto, que faça uma retratação pública caso queira servir como prelado na Igreja Católica. Em comunicado, o Vaticano disse também que o papa Bento 16 não sabia da negação que o bispo Richard Williamson fazia do Holocausto quando o pontífice decidiu suspender a excomunhão dele e de três outros bispos tradicionalistas, no mês passado.

Brasileiro é detido na Sardenha com mais de 1kg de cocaína

Posted: 04 Feb 2009 07:33 AM CST

Um brasileiro foi detido hoje após ter desembarcado no aeroporto de Olbia, na ilha de Sardenha, com 1,1 quilo de cocaína em sua bagagem de mão, informou hoje a agência italiana "Agi". A detenção aconteceu dentro de uma operação antidrogas, baseada na cooperação internacional da Polícia italiana.O brasileiro, de 26 anos, foi revistado em um hotel de Olbia, pouco após sua chegada, em um voo com origem na península italiana.No total, a Polícia apreendeu 1,1 quilo de cocaína pura, que, após misturada, poderia ter alcançado no mercado um preço de 300 mil euros. Em novembro do ano passado, a Polícia deteve 13 pessoas, na maioria sul-americanos, no aeroporto de Fiumicino (Roma) por tentar entrar com 80 quilos de cocaína escondida em seus corpos e bagagens.
EFE

Família de Carla Bruni vende palácio em Piemonte

Posted: 04 Feb 2009 07:27 AM CST

Castagneto Po

Roma, 4 fev (EFE).- A família de Carla Bruni, esposa do presidente francês, Nicolas Sarkozy, decidiu vender o palácio que possuem em Castagneto Po, em Piemonte (norte da Itália) a um xeque árabe, informa hoje o jornal "La Stampa". O preço será de cerca de 9 milhões de euros, e o contrato será assinado assim que estiverem prontos os documentos de avaliação patrimonial e de gestão do imóvel.O "La Stampa" se refere a declarações da mãe da primeira-dama francesa, Marisa Bruni Tedeschi, que teria dito a amigas de Turim que já encontrou comprador para o sítio. "Um árabe, são os únicos que podem tentar a compra de uma residência desse tipo", teria dito Marisa, acrescentando que a família não vai há tempos ao palácio de Castagneto Po.O jornal afirma também que, há menos de um mês, Marisa, Carla e sua irmã Valeria tinham transformado em comanditária a sociedade que administra o palácio familiar, o que permite dividir a propriedade de forma mais simples no caso de uma venda.

Berlusconi: ajuda de 40 bilhões de euros para setores estratégicos

Posted: 04 Feb 2009 07:22 AM CST

A Itália pretende investir 40 bilhões de euros para ajudar os setores estratégicos da economia do país como medida para enfrentar a crise econômica mundial, anunciou o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi. Em uma entrevista ao programa de TV Mattino Cinque, Berlusconi afirmou que o governo dispõe de "40 bilhões de euros [para injetar na economia do país], que podem virar 80 bilhões se os fundos europeus e regionais ajudarem". O premier também explicou que esta medida virá junto com "outros procedimentos que serão aplicados nos próximos dias para ajudar setores estratégicos, como o automobilístico, o de eletrodomésticos e o de peças, visando incentivar a utilização de produtos que consomem menos energia elétrica". A economia italiana está em recessão oficialmente desde o terceiro trimestre de 2008, quando seu Produto Interno Bruto (PIB) sofreu uma redução de 0,5%, após, no segundo trimestre, a economia ter se retraído 0,4%.

Ansa

Jantar caro vira caso de Polícia na Itália

Posted: 04 Feb 2009 07:15 AM CST

Roma, 4 fev (EFE).- Um jantar para seis pessoas em um luxuoso restaurante de Milão, a convite de um importante executivo que se negou a pagar a conta de 4,14 mil euros, acabou com a intervenção da Polícia antes que clientes e donos causassem mais confusão.O incidente é publicado hoje pelo jornal "La Stampa", mas ocorreu em 13 de dezembro do ano passado no exclusivo restaurante Cracco, em Milão.

Pai da italiana que ganhou o direito de morrer pede 'silêncio e respeito'

Posted: 04 Feb 2009 07:09 AM CST

O pai de Eluana Englaro, a italiana de 37 anos que está em estado vegetativo desde 1992 e que foi transferida para um hospital para morrer, pediu silêncio e respeito nos últimos dias da filha. Em declarações publicadas nesta quarta-feira (4) pelo jornal "La Repubblica", Giuseppe Englaro pediu que "se coloque uma cortina" ao redor da cama da filha.Giuseppe Englaro disse que não voltará a falar até que "termine tudo".A família Englaro pediu na terça-feira, por intermédio de seu advogado, Vittorio Angiolini, que "o episódio final desta tragédia seja concluído com silêncio" e anunciou que não serão emitidos boletins médicos sobre o estado de Eluana.

O silêncio e a discrição cercaram a primeira noite de Eluana na clínica Quiete, em Udine, no noroeste da Itália, onde, nos próximos dias, uma equipe de voluntários retirará progressivamente a alimentação e a hidratação da italiana. Os médicos, enfermeiros e responsáveis da clínica mantêm um silêncio total sobre o caso, respeitando o pedido da família, e policiais vigiam tanto o lado de fora do centro médico quanto a porta do quarto de Eluana, para garantir a privacidade. Os médicos calculam que, retirada a sonda, Eluana deve demorar 15 dias para morrer.

Protesto e polêmica
Durante a noite, um grupo de membros do Partido Radical e da associação Luca Coscioni fez uma manifestação diante da clínica Quiete, para pedir ao governo que aprove uma lei sobre o testamento vital. Nestes dias, o centro médico de Udine deve se transformar no cenário da profunda divisão do país sobre o caso de Eluana, com contínuas manifestações de grupos a favor ou contra o "direito de morrer". Eluana Englaro, a italiana que se tornou um símbolo do movimento pró-eutanásia, foi transferida na terça-feira para Udine.

A ambulância que a levou deixou a clínica onde ela estava em Lecco, próximo a Milão, desde que entrou em estado vegetativo após sofrer um acidente de carro 17 anos atrás.Um grupo de manifestantes contrários à eutanásia tentou evitar a saída do veículo. Eles gritavam "Não a matem", segundo a agência Ansa. A decisão de permitir o fim da vida de Eluana gerou um imenso debate na Itália, com o Vaticano apoiando os adversários do "direito de morrer". Em 21 de janeiro, um tribunal de Milão derrubou uma decisão de autoridades regionais que impedia os hospitais da região de cooperar com o fim da vida de Eluana. Isso encerrou a batalha judicial de dez anos travada pelo pai de Eluana, Beppino. Um clínica geriátrica de Udine ofereceu-se para encerrar a vida de Eluana, dizendo-se preparada para os procedimentos. No domingo, o Papa Bento XVI rejeitou a eutanásia como uma "falsa resposta" ao sofrimento, dizendo que aqueles que estão com dor deveriam ter ajuda para enfrentá-la. O pontífice apoiou a campanha da Igreja Católica contra a eutanásia de Eluana.
Médicos dividem-se sobre se Eluana vai sofrer dor após suspender alimentação
Médicos e cientistas na Itália estão divididos sobre se Eluana Englaro, a italiana de 38 anos em estado vegetativo desde 1992, sofrerá depois que a hidratação e alimentação dela forem suspensas.
A equipe de voluntários seguirá um estrito protocolo médico para esta operação e, segundo os especialistas, Eluana levará várias semanas para morrer. A pergunta feita por vários meios de comunicação italianos é se Eluana, questão que os médicos do país responderam sem encontrar uma posição comum.O responsável da equipe de voluntários que ajudará Eluana a morrer, o anestesista Amato De Monte, disse que ela "não sofrerá, porque está morta há 17 anos".

O anestesista Mario Riccio, que foi o encarregado de ajudar o italiano Piergiorgio Welby a morrer em 2006, ao retirar o ventilador que o mantinha com vida, disse que Eluana "não pode sentir fome, sede ou dor", porque "os estímulos dependem do córtex cerebral, que, neste caso, não funciona". "O fato de uma pessoa que está em estado vegetativo há 17 anos tenha uma mínima percepção de dor é algo que podemos excluir com uma ampla e razoável segurança", disse Davide Mazzon, diretor do departamento de anestesia do Hospital de Belluno (norte).

Por outro lado, Giuseppe Nappi, neurologista e diretor científico da Fundação Mondino, de Pavia, disse que "a dor é uma reação primordial, que pode ser experimentada inclusive em condições de total inconsciência", assim como "não se pode excluir que uma pessoa em estado vegetativo não possa tê-la".

O diretor científico do Instituto para o Estudo e a Cura dos Tumores, de Milão, Marco Pierotti, disse que "ninguém pode dizer com total segurança o que Eluana está sentindo. Pierotti, membro da Associação de Médicos Católicos, acrescentou que pode garantir "que retirar a alimentação e hidratação pode ter consequências extremamente dolorosas".

Diante dessa incerteza, a sociedade médica interdisciplinar Promed Galileo pediu a realização de uma ressonância magnética em Eluana para "saber se sofrerá quando desligarem a sonda".
Globo on line com agências internacionais

Valentino Rossi sofre acidente doméstico

Posted: 04 Feb 2009 03:36 AM CST

Oito vezes campeão mundial de motovelocidade e um dos pilotos que menos caíram de suas motos ao longo da carreira, o italiano Valentino Rossi sofreu um pequeno acidente na segunda-feira. Mas ao contrário do que pode parecer, o Bambino não estava guiando uma motocicleta, e tampouco havia algum motor por perto. Ao tentar fechar uma das cortinas de sua casa, Valentino acabou perdendo o equilíbrio e caiu em cima de uma mesa de vidro. Com o peso do piloto, o vidro se quebrou, provocando cortes no dedo anelar da mão esquerda e também na sola do pé esquerdo do campeão. Rossi levou pontos nos locais machucados e, depois, embarcou para Sepang, na Malásia, onde a partir desta quinta-feira acontecem os primeiros testes coletivos da temporada 2009 da MotoGP.


O Globo

Eluana : aguardando a morte

Posted: 04 Feb 2009 03:18 AM CST

Protestos em Udine
Eluana Englaro, a italiana que se tornou um símbolo do movimento pró-eutanásia, foi transferida ontem para um hospital da cidade de Udine onde vai morrer pacificamente. A decisão de permitir o fim da vida de Eluana gerou um imento debate na Itália. Em 21 de janeiro, um tribunal de Milão derrubou uma decisão de autoridades regionais que impedia os hospitais da região de cooperar com o fim da vida de Eluana. Isso encerrou a batalha judicial de dez anos travada pelo pai de Eluana, Beppino. Um clínica geriátrica de Udine ofereceu-se para encerrar a vida de Eluana, dizendo-se preparada para os procedimentos. No domingo, o Papa Bento XVI rejeitou a eutanásia como uma "falsa resposta" ao sofrimento, dizendo que aqueles que estão com dor deveriam ter ajuda para enfrentá-la. O pontífice apoiou a campanha da Igreja Católica contra a eutanásia de Eluana.

O pai de Eluana, Beppino Englaro, disse nesta terça-feira que não vai mais falar em público sobre o caso de sua filha -- que depois de 17 anos em coma terá sua alimentação interrompida -- até que ela esteja morta. Os médicos calculam que, retirada a sonda, Eluana deve demorar 15 dias para morrer.

Vaticano: «Così la uccidete»
Napolitano: «Legge sul testamento biologico»
Maurizio Sacconi: «Stiamo valutando l'idoneità della clinica»

Redação do AI com agências de notícias

Líder alemã questiona Vaticano por readmitir bispo

Posted: 04 Feb 2009 03:08 AM CST

A chanceler alemã Angela Merkel disse que os esclarecimentos do Vaticano sobre a readmissão de um bispo que nunca reconheceu a extensão total do Holocausto não foram suficientes. A declaração da líder alemã é uma reação à decisão do papa Bento 16 de revogar a excomunhão do bispo Richard Williamson. O bispo ficou conhecido por declarar que as câmaras de gás nunca existiram durante o regime nazista. Bento 16 optou por se distanciar do assunto e expressou "completa e inquestionável solidariedade" aos judeus.

Conseqüências
Em novembro último, o bispo Williamson, nascido na Grã-Bretanha, provocou a ira de líderes judeus no mundo quando disse na televisão sueca: "Acredito que não havia câmaras de gás (durante a Segunda Guerra Mundial)". Na ocasião, Williamson também disse acreditar que até "300 mil judeus morreram em campos de concentração nazistas, mas nenhum em câmaras de gás".

Fraternidade
O sacerdote foi um dos quatro bispos, integrantes da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, que tiveram sua excomunhão foi suspensa pelo papa no mês passado. A fraternidade foi fundada por um arcebispo francês, Marcel Lefebvre, em 1970, em protesto contra as reformas do Segundo Conselho do Vaticano envolvendo liberdade de expressão e pluralismo. O Vaticano disse que não estava ciente das opiniões do bispo Williamson a respeito do Holocausto quando tomou a decisão de readmitir os quatro sacerdotes.

Cerca de 6 milhões de judeus foram mortos durante o Holocausto.
Com informações da BBC


VISITE O BLOG DO ALE'ITALIA : http://blogdoaleitalia.blogspot.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...