terça-feira, 3 de junho de 2008

Aberta a Semana da Imigração Italiana no Espírito Santo


Solenidade marcou a abertura da Semana da Imigração Italiana no Espírito Santo


Os 134 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Espírito Santo foram homenageados na abertura da “Semana da Imigração Italiana no Espírito Santo”, realizada junto ao Monumento ao Imigrante Italiano, em Vitória, por iniciativa da deputada Luzia Toledo (PTB), vice-presidente da Assembléia Legislativa do Estado.

Em seu discurso, a deputada lembrou os italianos que morreram tentando chegar ao Espírito Santo. “A solenidade hoje é simbólica e mostra a forte imigração italiana que existe no nosso Estado, afinal, 73% do sangue capixaba também é italiano e eles merecem todo o nosso respeito”, destacou.

O vice-cônsul da Itália, Franco Gaggiato, explicou que a homenagem traz à tona um passado de lutas dos imigrantes italianos. Para Gaggiato, a semana vai mostrar aos capixabas um pouco da história de desigualdade, e também de sucesso, que eles encontraram aqui no Estado. Segundo ele “uma boa parte do desenvolvimento do Espírito Santo foi possível pelo trabalho dos imigrantes que aqui chegaram há 134 anos”.

Uma coroa de flores foi colocada no monumento por bombeiros e, sem seguida, um corneteiro da Polícia Militar entoou o “Toque de Silêncio”. Aproximadamente 25 pessoas participaram da homenagem póstuma, entre elas o prefeito de Rio Bananal, Felismino Ardizzon (PSB), e o prefeito de São Roque do Canaã, Ethevaldo Francisco Roldi (PTB).

Feira D'ItáliaApós a solenidade no monumento, foi realizada, no térreo da Assembléia Legislativa, a abertura da Feira D'Itália, com apresentação dos grupos de dança italiana de Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante e Santa Teresa. O espaço conta com estandes dos municípios de Serra, Cariacica, Alfredo Chaves, Itarana, Venda Nova do Imigrante e Nova Venécia, onde é oferecida degustação de produtos típicos italianos.

Na programação da Feira D'Itália, o público pode conferir, com entrada franca, apresentações de corais e de grupos de danças típicas italianas. O evento acontece até sexta-feira (6), das 8h às 19h. Além de homenagear os imigrantes e seus descentes, a Semana da Imigração Italiana tem como objetivo promover a integração dos municípios e das associações culturais italianas.

Sessão EspecialEntre as atividades da programação está uma Sessão Especial da “Imigração Italiana no Espírito Santo”, em comemoração ao 60º aniversário da Constituição Italiana e ao 20º aniversário da Constituição Brasileira, nesta terça-feira (3), às 19 horas, no Plenário “Dirceu Cardoso”.

Na abertura, haverá apresentações do Coral Della Mama, formado por 22 crianças, sob a regência de Ivana Paganini, de Alfredo Chaves; da cantora Elaine Rowena Scarpi e do grupo de dança folclórica Circolo Trentino, de Santa Teresa. Em seguida, haverá palestras do juiz Marco Aurélio de Araújo Bello Ramos, sobre a Constituição Brasileira, e do diretor do Circolo Italiano do Espírito Santo, Giovanni Battista Castagna, sobre a Constituição italiana.

A solenidade será encerrada com a entrega de comendas a autoridades do Estado. Estão confirmadas as presenças do cônsul-geral da Itália, Ernesto Massimo Bellelli, e do vice-cônsul, Franco Gaggiato, que receberão comendas.

A Semana da Imigração Italiana no Espírito Santo será encerrada na próxima sexta (6) com uma sessão solene no Plenário “Dirceu Cardoso”. Na oportunidade, serão entregues certificados e placas aos homenageados. Também haverá apresentações do Coral de Tradições Italianas Joaquim Lovatti (Hino Nacional Italiano); da Lira Municipal Toscano e dos músicos Lauromir Gobetti e Mirano Shuller.Foto: Antônio Carlos Sessa Neto (Tonico)


Redação revista eletrônica Oriundi

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...