O Papai (Guilherme Auler, 1914-1965), relatou em artigo publicado no "Jornal do Brasil" (25/08/1957) que, em 1941, por indicação do Prof. Hélio Viana, recebeu correspondência do Cel. Laurênio Lago, solicitando a colaboração para completar seu trabalho de pesquisa sobre os titulares pernambucanos, no sentido de corrigir e complementar o "Archivo Nobiliarchico", dos Barão de Vasconcellos e Barão Smith de Vasconcellos (Lausanne: Imprimerie La Concorde, 1918)
Nas palavras de Guilherme Auler: "Ocorreu, então, o inevitável: o asaunto igualmente nos atraiu e apaixonou. E das portas onde baterámos em busca de soluções, chegaram outros oferecimentos valiosos de temas marginais. Destacamos os retratos e curiosos livros de família, apressadamente copiados, [...]".
http://www.irwanderley.eng.br/Nobiliarquia/BaraoTracunhaem/BaraoTracunhaem.htm
Assim, Guilherme Auler pesquisou e obteve cópias fotostáticas dos decretos de nomeação dos titulares pernambucanos, colecionou retratos, reunião notas biográficas e procurou traçar a genealogia desses agraciados.
Digitalizei (em anexo) o retrato do Consº Antonio Frco. de Paula e Hollanda Cavalcanti d’Albuquerque (Visconde de Albuquerque), obtido por fotografia de litografia constante de "A Grande Politica - Balanço do Imperio no Reinado Actual - Liberaes e Conservadores - estudo politico-financeiro", Tito Franco d'Almeida (Rio de Janeiro: Imperial Instituto Artistico, 1877).
http://memoria.nemesis.org.br/index.php?o=p
O Imperial Instituto Artístico sucedeu a conhecida oficina tipo-litográfica fundada por Henrique Fleuiss, estando no verso da fotografia anotado, a lápis, (a letra não é de G.A.):
"Visconde de Albuquerque
Litografia de A. Off.
Reproduzida do livro "A
Grande Política", de
Tito Franco de Almeida."
Aliás a litografia está assinada: "A.[nônimo] [da] Off.[icina]".
Pedro Auler
Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ
P.S.: "A Grande Política" é interessante leitura sobre economia e finanças do Império (passei os olhos em trecho que discute o liberalismo e o intervencionismo). P.A.
Fonte: GenealBR
Nenhum comentário:
Postar um comentário