sexta-feira, 4 de abril de 2008

Barão de Caldas


O BARÃO DE CALDAS

CALDAS

O barão e visconde de CALDAS foi Luiz Antônio de Oliveira
que nasceu em Minas Gerais.

Adendas

Luís Antônio de Oliveira - agraciado com o título (Dec 19.07.1879) de Barão de Caldas; elevado ao título ( Dec 10.08.1889 ) de Visconde de Caldas. Título de origem toponímica, tomado à cidade onde nasceu o titular. Filho de Joaquim José de Oliveira e Francisca Cândida da Paixão, neto paterno de Joaquim José de Oliveira e Rita Maria da SIlva, neto materno do Padre Francisco Antônio Junqueira e Antônia Maria da Paixão. Nasceu em Caldas -MG em 30.08.1831 e faleceu em LUMINÁRIAS - MG, na Fazenda do Jardim , às 8 horas do dia 05.03.1910. Foi sepultado no adro da Igreja Matriz de São Tomé das Letras - MG. Casou-se a primeira vez com sua prima Francisca Cândida Junqueira da Costa, no dia 24.11.1852 em São Tomé das Letras e foram pais de: 1- Maria Luiza de Oliveira c.c. Joaquim Junqueira ; 2- Francisca Cândida de Oliveira; 3- Clotilde Hortênsia de Oliveira c.c. Carlos Ribeiro Gomes da Luz. Casou a segunda vez, em Baependi - MG , com Felicidade Ribeiro Gomes da Luz, Viscondessa de Caldas, filha de Antônio Máximo Ribeiro da Luz e Mariana Gomes Ribeiro e foram pais de : 1- Elvira Augusta de Oliveira c.c. Aristides Cecílio de Assis Coimbra; 2- Antonieta Augusta de Oliveira c.c. Camilo de Assis Coimbra; 3- Mercedes Augusta de Oliveira c.c. Antônio Benedito Valadares Ribeiro 4- Luís Antônio de Oliveira c.c. Maria Rita de Andrade.

Colaborador: Rogério Evandro Farah - pesquisador no Rio de Janeiro

http://br.geocities.com/luminarias_mg/curioso.html


.

__,_._,___

2 comentários:

Anônimo disse...

Joaquim Bento Ribeiro da Luz, nasceu a 18 de julho de 1855, na cidade de Cristina, estado de Minas Gerais, sendo filho do estadista do Império Joaquim Delfino Ribeiro da Luz.
O casarão que abriga atualmente a Prefeitura de Pouso Alto, casarão do Barão de Monte Verde, pertenceu ao Dr. Joaquim pois ele foi casado com a filha do Barão.

Rogério Evandro Farah disse...

Entre as fontes de pesquisa utilizadas, quero destacar os microfilmes da Igreja Mormon contendo os livros de registros civís e religiosos de São Tomé das Latras. Também no museu imperial de Petrópolis encontrei documentos com referências ao Visconde de Caldas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...